Como lidar com pessoas que não valorizam
3 Métodos:
Analisar o problemaPense sobre o papel que tem no relacionamentoTrabalhando com os outrosA partir de uma fase inicial de sua vida, que lhe ensinam a respeitar os outros e fazendo coisas boas para eles, tais como oferecendo hospitalidade ou cuidar de crianças. No entanto, em alguns casos, as pessoas começam a tirar proveito de sua generosidade e sua natureza gentil, esperando mais do que o que é considerado justa ou direita. Estas pessoas poderiam perguntar favores repetidamente e fazer você se sentir obrigado a fazer isso sem dar nada em troca e mostrar-lhe respeitar. Quando os limites são passadas, pode ser difícil de re-endurecimento de uma pessoa. Se você sentir que há pessoas em sua vida que você não valorizam, é hora de proteger e restabelecer esses limites.
método 1
Analisar o problema1
Reconheça seus sentimentos. É importante reconhecer que se sente desvalorizado. Você não pode processar ou tratar seus sentimentos até que você admitir o mundo. Algumas pesquisas sugerem que expressa e analisar seus sentimentos negativos está relacionada com uma variedade de benefícios para a saúde física e mental. Suprimir tais sentimentos só pioram a longo prazo.
- Há uma diferença entre reconhecer seus sentimentos e obcecado com eles. Concentre-se nos sentimentos negativos sem analisar ou tentar corrigi-los pode fazer você se sentir pior do que você começou.
2
Note-se que você tem o direito de se sentir respeitadas. imprensa social e cultural pode incentivá-lo a acreditar que é rude para dizer "não" para os outros quando eles pedem alguma coisa. Também é possível que você tenha sido ensinado a sentir que o seu trabalho é menos valioso do que outros e não merecem reconhecimento (isto é particularmente um problema no caso das mulheres, especialmente em um contexto doméstico). Essas coisas podem fazer você se sentir desvalorizado. Todo mundo tem o direito de ser respeitado e apreciado, e ele não está errado querer ser tratada dessa forma.
3
Pense sobre por que você se sentir assim. Para lidar com o fato de se sentir desvalorizado, você precisa examinar o que faz você se sentir desta forma. Faça uma lista de comportamentos e eventos específicos que fazem você se sentir desvalorizado. Talvez você encontrar as coisas que você poderia pedir a pessoa a mudar. Você também pode encontrar coisas sobre a sua própria forma de comunicação em que você precisa para trabalhar. Por exemplo, você pode precisar de uma comunicação mais clara praticar seus limites.
4
Identifica o que mudou na relação. Se alguém não se sente valorizado, pode ser porque já se sentiu que a pessoa em questão o fez. Também poderia surgir a partir do conhecimento que você deveria sentir apreciado, mas não é. Seja qual for a causa, identificar o que mudou em suas interações com a outra pessoa pode ajudá-lo a se sentir melhor. Ele também pode ajudá-lo a encontrar uma solução para o relacionamento.
5
Pense sobre o ponto de vista da outra pessoa. Quando você sente a injustiça em um relacionamento, seja com um colega de trabalho ou com um parceiro, pode ser difícil considerar a perspectiva da outra pessoa. Você se sente punido e desrespeitados, então por que tentar entender por que eles tratá-lo desta maneira? Tentando entender o que a outra pessoa sente pode ser útil para entender o que acontece. Ele também pode ajudá-lo a trabalhar com a outra pessoa a encontrar uma solução para o problema.
método 2
Pense sobre o papel que tem no relacionamento1
Examine sua comunicação. Você não é responsável pelo comportamento de outros LSO e você não deve culpar a si mesmo quando os outros não são uma espécie ou generosa. No entanto, você pode controlar suas próprias ações. Se você sentir que os outros não respeitá-lo e ignorá-lo, você poderia afetar a maneira de responder a mudar a sua comunicação e comportamento. A seguir estão algumas atitudes e comportamentos que podem encorajar outros a tratá-lo injustamente:
- Aceitar tudo o que a outra pessoa (ou alguém) pede-lhe, mesmo se o pedido for inadequado ou inoportuno.
- Você não está disposto a dizer não ou pedir uma revisão das expectativas para o medo de não agradar a outra pessoa ou para encontrar a falha com você.
- Não expressar seus sentimentos verdadeiros, pensamentos ou crenças.
- Expresse suas opiniões, necessidades ou sentimentos de uma forma demasiado contrito ou humilde (por exemplo, "Se não houvesse muita dificuldade, você se importaria de ..." ou "apenas a minha opinião, mas ...").
- Você acha que os sentimentos e pensamentos dos outros são mais importantes do que o seu.
- Você despreza-se contra os outros (e muitas vezes a si mesmo).
- Outros pensam que só o amor se você quer ou fazer o que eles esperam de você.
2
Considere as suas crenças sobre si mesmo. Psicólogos identificaram uma série de "crenças irracionais" que podem causar danos e infeliz se forem mantidos. Muitas vezes, essas crenças exigir mais de você do que outros. Elas também podem usar palavras como "deveria". Acho que se qualquer uma das seguintes ideias passaram por sua cabeça:
3
Reconhece o pensamento distorcido. Além ter crenças irracionais, e sentir que você deve sempre ser capaz de fazer qualquer coisa que alguém lhe pergunta, você também pode pensar em você de uma forma distorcida. Para lidar com a sensação de estar desvalorizado, você deve enfrentar os pensamentos ilógicos e distorcidas sobre si mesmo e aos outros.
4
Pense no que você quer. Você sabe que eu não quiser se sentir desvalorizado. Mas o que você realmente quer? Vai ser difícil de ver qualquer mudança na sua situação, se você sentir uma vaga insatisfação, mas não têm ideias claras sobre o que poderia ser melhorado. Tente fazer uma lista de coisas que você quer mudar na relação. Depois de saber que a sua ideia interacção pode tomar melhores medidas para alcançá-lo.
5
Respeite a si mesmo. Somente você pode definir um limite e cumpri-lo. Você pode se sentir desvalorizado porque não comunicar suas necessidades e sentimentos de forma clara, ou poderia ser porque você interagir com uma pessoa manipuladora. Infelizmente, há pessoas que manipulam os outros, sempre que possível, a fim de obter o que querem. Se o tratamento de outra pessoa para você surge da ignorância ou manipulação, não assuma que a situação será resolvida por conta própria. Você precisa tomar medidas.
6
Desafie seus interpretações de interações com os outros. Você pode se sentir subestimado por causa de você correr para conclusões sobre a maneira em que as interações são realizados. Por exemplo, você pode pensar que a outra pessoa vai se sentir magoado ou com raiva de você, se você dizer "não". Ou, você poderia supor que porque alguém se esqueceu de fazer alguma coisa para você, não se importa. Tente acalmar e pensar logicamente cada situação.
7
Aprender a ser assertivo. comunicar assertivamente não significa que você é arrogante ou hostil. Isso significa que expressar claramente suas necessidades, sentimentos e pensamentos para os outros. Se outras pessoas não sabem quais são suas necessidades e sentimentos, pode tirar vantagem de você mesmo se eles não têm a intenção de fazê-lo. A pesquisa revelou que é ainda possível expressar emoções negativas, sem ferir os outros, enquanto você fazer assertiva em vez de forma agressiva.
8
Sinta-se confortável com o confronto. Algumas pessoas tentam evitar o conflito a todo custo. Isso pode ser porque eles têm medo de perturbar os outros. Poderia ser devido a valores culturais (por exemplo, pessoas que vêm de uma cultura coletivista não poderia considerar a prevenção de conflitos como negativo). Se o seu desejo de evitar conflitos significa que callas suas próprias necessidades e sentimentos, torna-se um problema.
9
Procurar ajuda. Pode ser difícil para combater a impotência e culpa aprendeu por conta própria. Uma vez que o padrão é formado, pode ser difícil de quebrar, especialmente se você teve problemas de longo prazo com alguém em uma posição de autoridade sobre você e fez sentir que tinha que obedecer o tempo todo. Não seja duro consigo mesmo, porque esses comportamentos são formados como um mecanismo de enfrentamento, maneiras de protegê-lo do perigo e ameaça. O problema é que agora tornaram-se mecanismos de enfrentamento ineficazes que fazem você cair na mesma todos o tempo. Lidar com eles vai ajudá-lo a se sentir mais feliz e mais seguro.
método 3
Trabalhando com os outros1
Comece pequeno. Comunicar suas necessidades e defender-se provavelmente não é algo que você pode fazer durante a noite. Você pode querer praticar em situações de baixo risco antes de tentar enfrentar alguém em uma posição de autoridade ou importância (por exemplo, um chefe ou namorada).
- Por exemplo, se um colega de trabalho lhe pede para trazê-lo de café a cada vez que você ir para a Starbucks, mas nunca se ofereceu para pagar, você poderia lembrar o preço da próxima vez eu te perguntar. Não há necessidade de insultá-lo ou ser agressivo quando hagas- apenas dizer de forma amigável, mas clara: "Você se importaria de me dar o dinheiro para comprar o seu ou melhor, eu colocá-lo em meu cartão de débito e então você pague a próxima rodada?".
2
Seja direto. Se você não se sente valorizado, você precisa notificar a outra pessoa. No entanto, você não quer dizer simplesmente "não me valorizar." Ataques e frases na segunda pessoa interromper a comunicação e pode fazer uma situação ruim. Em vez disso, ele usa frases simples e objetivas para explicar o seu desconforto.
3
Ele fornece meios para a outra pessoa resolver o problema. Outras pessoas podem nem mesmo perceber que tirar vantagem de você. Na maioria dos casos, eles querem resolver a situação imediatamente quando você tornar a nota, mas você pode não saber como. Dê à pessoa maneiras de resolver o problema para que você tanto pode se sentir bem sobre o relacionamento.
4
Use a empatia ao interagir com os outros. Não há necessidade de iniciar lutas para se defender e fingir que você é um calo de dizer "não" para os outros enganar. Manifestar o seu interesse nos sentimentos da outra pessoa pode ajudar a aliviar a tensão em situações desconfortáveis e tornar mais dispostos a ouvir as suas preocupações.
5
Pratique o que você quer dizer. Poderia ser útil ensaiar o que você quer dizer a outra pessoa. Grave a situação ou comportamento que você se aborreceu e descrever o que você gostaria de mudar. Não há necessidade de memorizá-la verbalmente o objetivo é se sentir confortável com o que você quer expressar para que possa se comunicar de forma clara a outra pessoa.
6
Use linguagem corporal assertivo. É importante que você tenha certeza que suas palavras e jogo comportamento não enviar sinais mistos para a outra pessoa. Se você tem que se recusem a cumprir um pedido ou definir um limite, usar a linguagem corporal assertiva pode ajudar a outra pessoa a entender que você está falando sério.
7
Seja consistente. Deixá-lo claro para a pessoa quando você diz "não", você faz a sério. Não ceder a manipulações ou "culpa". No início, as pessoas podem testar seus limites, especialmente no passado, muitas vezes têm dado às suas exigências. Seja persistente e educada quando você estabelece seus limites.
dicas
- Lembre-se que queremos respeitar tanto as necessidades da outra pessoa como o seu. Não há necessidade de intimidar os outros para se defender.
- Não faça sacrifícios para as pessoas, a menos que você pode realmente dar o tempo, esforço, dinheiro, etc. Caso contrário, você pode acabar sentindo ressentimento por eles.
- Seja assertivo quando se esqueça gentilmente permanecem educado. Desrespeito pode fazer a outra pessoa a agir de uma forma hostil.
- Ter um pensamento racional e reconfortante pode ajudar muito se você é forçado a cumprir a vontade dos outros por medo de perder o relacionamento. O pensamento racional irá ajudá-lo a parar de tomar decisões com base no medo da reação da outra pessoa.
- Peça a outra pessoa o que ele pensa e sente. Não tente ler sua mente ou fazer suposições.
avisos
- Sem problemas que você enfrenta alguém que pode se tornar violento. Se você tem medo que uma pessoa pode reagir violentamente e não podia ficar longe dela, procurar ajuda externa, como através de um abrigo, polícia, conselheiros, parentes ou amigos que não estão relacionadas a ele, etc.