Como conviver com pessoas difíceis

3 Métodos:

melhorar as relaçõesfazer conversaMantenha sua distância

Todos nós conhecemos pessoas difíceis de tratar. Algumas pessoas são demasiado exigente ou desagradável, outros podem ser arrogante ou emocionalmente abusivo. Em qualquer caso, comunicar com uma pessoa como esta pode ser muito estressante e tomar a abordagem errada pode piorar as coisas em vez de melhorar. As instruções dadas a seguir podem ajudá-lo a melhorar o seu relacionamento com um amigo, membro da família ou trabalho co difícil de tentar, ou pelo menos ajudá-lo a viver com uma pessoa que tem menos estresse e menos conflitos.

método 1
melhorar as relações
1
Sou solidário. Às vezes um relacionamento com uma pessoa difícil pode melhorar com um pouco mais de gentileza. Quando você vê a pessoa difícil com quem você está lidando, sorrir e dizer Olá. Sendo amigável não é um sinal de fraqueza.
  • Às vezes, um pouco de humor pode ser muito útil. Se você pode contar uma piada amigável, este poderia ser de grande ajuda para aliviar o clima.
  • 2
    Faça elogios. Em alguns casos, uma pessoa pode ser difícil de tratar, porque você sente que você não escuta, eles não apreciar ou entender. De vez em quando, fazer um esforço para destacar algo que tem feito bem também pode melhorar o relacionamento.
  • 3
    Tome-se a leitura. Se você realmente quer melhorar um relacionamento com uma pessoa difícil, é importante considerar se suas próprias ações ou atitudes podem causar toda a tensão (ou parte dele) em seu relacionamento com essa pessoa.
  • Você poderia ter sido rude ou você fez algo para ofender a pessoa com quem você tem dificuldades? Se assim for, você deve oferecer um sincero pedido de desculpas.
  • Também é possível que os seus gestos em direção a essa pessoa não ouvir ou comunicar que você considerar as suas necessidades ou sentimentos. Neste caso, melhorar a dinâmica pode ser tão simples como mudar alguns de sua comunicação não-verbal (p. Ex., Seus gestos e seu tom) para mostrar a pessoa que você ouvir, você entende ou que não são contra.
  • 4
    Não tome isso pessoalmente. Se depois de considerar o seu próprio comportamento e sua atitude, você concluir que você não é responsável pelo comportamento difícil dessa pessoa, tente não levar sua grosseria pessoalmente. O problema não é você, é a sua atitude.
  • Mesmo se este for o caso, tente ser compassivo. Note-se que esta pessoa pode tratá-lo mal por causa de alguma dificuldade experimentada em sua própria vida. Isso não significa que você deve parar de abusar de você, mas ser compreensivo pode ajudar a melhorar o relacionamento.
  • método 2
    fazer conversa


    1
    Mantenha a calma. Quando você conversa com um resistente, ficar pessoa calma e racional, evitar a tentação de tentar ganhar o argumento e não deixá-los arrastá-lo para uma luta que você não quer lutar. É muito mais provável conseguir um resultado satisfatório se você pode ficar calmo e racional.
    • Pense antes de reagir. Mesmo se alguém está muito zangado ou muito rude com você, formular uma resposta calma é a melhor abordagem. Isso define limites e envia uma mensagem pedindo-lhe para se acalmar.
  • 2
    Ele reconhece seus sentimentos. Como se observa, muitas pessoas se comportam difícil, porque eles sentem que não ouvem ou não entendem-los. Às vezes, só para mostrar a pessoa que está a ouvir o que ele tem a dizer pode melhorar a situação.
  • É uma boa idéia para deixar a pessoa saber que você reconhece seus sentimentos. Mostre ao seu filho o que sua percepção sobre seus sentimentos e pedir-lhe para apontar o que você acha que dizendo algo como "Parece que agora são muito irritado e triste que você se sentir assim." Isso mostra que você está disposto a compreender a sua perspectiva.
  • Perguntado por que ele está chateado. Você pode mostrar que você está disposto a dar ainda mais empatia, se você perguntar-me falar sobre seus sentimentos.
  • Aceita as críticas válidas. Se a pessoa que você está criticando muito, tentar determinar como muito do que ele diz é verdade e aceita a validade do seu ponto de vista, mesmo que sua crítica não é inteiramente justo ou preciso. Isso pode reduzir a sensação de que a pessoa que está sendo desafiada, mesmo se, em seguida, destacar os pontos em que não é justo ou preciso.
  • 3
    Comunicar com clareza. Quando você lida com uma pessoa difícil, é importante comunicar de forma clara e abertamente. Muitos conflitos surgem de mal-entendidos.
  • Se você puder, tente falar com a pessoa cara a cara e não por e-mail ou qualquer outro meio tecnológico. Isso reduz o risco de falta de comunicação e pode gerar mais empatia.
  • Se você deve se envolver em uma discussão com alguém, dê provas escritas para expor a sua perspectiva e tentar orientar a discussão a argumentos baseados em fatos, em vez de opiniões ou emoções.


  • 4
    Concentre-se no problema, não a pessoa. A conversa incide sobre o problema que você tem para resolver, em vez de a pessoa com quem você está lidando. Isso ajuda a manter a conversa se torna ataques pessoais e pode fazer a pessoa difícil mostrar um pensamento mais racional.
  • Esta abordagem tem a vantagem de projetar-se como alguém que resolve problemas que realmente se preocupa com o problema em questão e ele quer melhorar a situação.
  • 5
    Ser assertivo mas não agressivo. Comunica de uma forma que lhe permite expressar claramente suas opiniões e ideias sobre a situação em questão, mas não silenciar a outra pessoa ou você sente que você não está ouvindo ou você está sendo rude.
  • Sempre que possível, fazer perguntas, em vez de expressar reivindicações. pessoas difíceis, muitas vezes têm opiniões fortes. Se você pode fazê-los ver os erros de seu raciocínio sem dizer-lhes que estão errados, muitas vezes você pode evitar conflitos desnecessários.
  • Por exemplo, pedir educadamente, "Você considerou este problema?" Pode ser mais produtivo para dizer "o seu pensamento sobre ele não tem esse problema."
  • Emprega declarações na primeira pessoa. Quando declarações expressas, orientá-las para você, e não a outra pessoa. Isso pode dispersar a sensação de que você está desafiando ou culpar.
  • Por exemplo, dizendo: "Eu nunca recebi esse e-mail" é menos provocativa para dizer "eu nunca enviou o e-mail". Da mesma forma, "Eu estava ofendido com essa observação" pode ser menos provocativa do que "Você foi muito rude."
  • método 3
    Mantenha sua distância

    1
    Escolha bem suas batalhas. Às vezes é melhor deixar uma pessoa difícil é. Pode ser mais produtivo para ignorar um comentário grosseiro que se envolver em algo que poderia tornar-se um longo e aquecido debate.
    • Da mesma forma, se você tem um colega de trabalho que é muito bom em alguma tarefa específica, pode valer a pena tolerar seu comportamento difícil de colher os benefícios de suas qualidades positivas.
  • 2
    Limitar suas interações. Em alguns casos, o melhor que você pode fazer é simplesmente para limitar o âmbito da sua interação com uma pessoa difícil evitar o contato desnecessário.
  • Por exemplo, se a pessoa difícil é alguém com quem você trabalha, às vezes não poderia participar do almoço com os membros do escritório ou para as reuniões após o trabalho para evitar interações desagradáveis ​​com um de seus colegas de classe.
  • 3
    Fique longe. Às vezes, a melhor opção é ficar longe da situação ou o relacionamento completamente. Se esta é uma opção, pode valer a pena considerar.
  • A solução de curto prazo para os problemas que emprega uma pessoa difícil é dizer simplesmente: "Eu não posso lidar com este problema neste momento. Vamos falar sobre isso mais tarde, quando temos uma chance de se acalmar. "
  • Se você tem um relacionamento pessoal com uma pessoa difícil, você provavelmente terá de considerar acabamento. Isso pode ser difícil, mas se você tentou melhorar a situação e a pessoa em questão não é aberto à mudança, provavelmente não vale a pena manter um relacionamento.
  • dicas

    • É mais provável que as pessoas que você respeita ou com quem você tem um relacionamento próximo estão abertos a mudar. Normalmente, eles são o tipo de pessoas com quem eles interagem pena, em vez de evitá-los.
    • Pensar cuidadosamente sobre como você pode estar fazendo com que a negatividade de uma relação para continuar. Você provavelmente não tem idéia de algumas coisas que você faz e fazer com que outra pessoa a se sentir ameaçado, desafiado, confuso ou magoado.

    avisos

    • Certifique-se se você desafiar um perseguidor agressivo. Às vezes, essas situações podem aumentar e tornar-se perigoso.
    • Se a pessoa que você está lidando com é muito agressivo, pode ser porque ninguém tem desafiado anteriormente. É bom para se defender de agressores, mas não se esqueça de fazê-lo em um ambiente seguro com outras pessoas presentes, se o comportamento agressivo torna-se perigosa para você ou outras pessoas.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados