Como se diferenciar entre ser assertivo e ser agressivo

A literatura sobre gestão da raiva, auto-ajuda e desenvolvimento da auto-confiança sempre explica a importância de ser assertivo em suas interações diárias, em vez de se comportar de forma agressiva. Às vezes pode ser difícil de reconhecer que se aproximar de você estiver usando, se você está tentando decifrar o seu desenvolvimento pessoal e seus relacionamentos. No entanto, é importante saber quando você foi deixado para trás a raiva, finalmente, alcançar uma abordagem assertiva.

passos

1
Pense em como você responder a coisas que normalmente fazem você se sentir mal. Você se sente imediatamente um aumento da temperatura, um sentimento de injustiça e um desejo de ficar ainda nem nunca se preocupar? Ou você responde calmamente, percebendo que a vida vai sempre colocar obstáculos e você precisa lidar com a situação com firmeza e determinação, enquanto você permanecer respeitosa dos outros e seus próprios limites?
  • A raiva deixa-lo sentir-se mal. Ele transcende o evento que iniciou e muitas vezes faz você se sentir frustrado, chateado e indignado. Muitas vezes você se sente "forçado" para tomar uma decisão que você gostaria que você não tinha feito sentir raiva por muito tempo depois, desejando "punir" a pessoa ou a situação que você deixou com esses sentimentos. A raiva também pode levá-lo a dizer coisas que mais tarde se arrepender racista, classista, egoísta, sexista, abusivo, etc, e simplesmente não pode voltar ao passado para apagar caracteres. Ou você gritar muito alto, quando até aquele momento, que as pessoas viram-lo como um mouse tranquila.
  • Assertividade faz você entender que, embora você não tenha, talvez, mudou a forma como você se sente sobre uma situação injusta, feixe deixou claro que você pode fazer e não mais, sem ceder a desrespeitar-se ou ficar mesmo com os outros.
  • 2


    Veja este exemplo: Se o seu chefe lhe pede para ficar trabalhando até tarde e você perca uma ocasião importante, se ressentem seu chefe, irritá-lo mais e, em seguida, deixar essa raiva para ser lançado em algum momento? Ou você informar o seu patrão educadamente, mas com firmeza que você já planejou um evento para a noite e você não pode trabalhar hoje à noite, mas você vai ficar feliz em ir ao escritório amanhã cedo que o habitual para ajudar?
  • No primeiro caso, o ressentimento, a incapacidade para defender a sua posição e, eventualmente, arrebatando são sinais de raiva que é amplamente internalizados, mas finalmente consegue se libertar.
  • No segundo caso, de ter apresentado o seu caso e suas limitações, comportando-se, assim, de forma assertiva. Deixe a situação respeitando o seu chefe, você mesmo eo valor de suas decisões e seu tempo.
  • 3
    Perceber as consequências de cada estilo de se relacionar com os outros. A raiva não faz mal só a pessoa a quem o diriges- final faz com que você se machucar, porque ele danifica sua paz de espírito, a sua reputação trabalho, sua vida familiar e suas relações com os outros. As pessoas não entendem por que carga tanta raiva interna. Você acaba demolir os outros em vez de seus argumentos, diminuindo o seu valor, em vez de apontar para fora porque seu pedido não é razoável. E que em breve vai desagradar-los para as pessoas que vão deixar você com medo de sua raiva. O comportamento assertivo, por outro lado, estabelece rapidamente que definitivamente acredito no que você diz, mas não minimiza o valor da outra pessoa e cria equilíbrio. Sua paz de espírito é restaurada e mantida quando você sabe que tem defendido a si mesmo.


  • 4
    Seja realista sobre a posição de raiva em sua vida. A raiva é real e afeta a todos, mais cedo ou mais tarde. Ele se torna um problema quando ele se torna o seu método usual para responder às pessoas e quando você mudar a sua visão da vida, por exemplo, se você acha que o mundo sempre É injusto, sempre é exigente demais, sempre Dói. Esse tipo de perspectiva é emocionalmente e fisicamente saudável e diminui suas chances de se conectar com outros forma genuína. No entanto, a raiva ocasional é nada do que você deve assustá-lo a raiva pode estimular a ação, te tirar de baixo-astral e fazer você se concentrar como nada mais pode fazer. Apenas certifique-se que é devido a uma importante razão e não sua personalidade todos os dias.
  • Tente evitar fazer os outros o alvo de sua raiva. Quando você perde a paciência e levá-la para fora em alguém simplesmente porque está convencido de ser certo, que você deixa se sentindo melhor por saber que você estava certo? Normalmente não. Verbalmente destruir alguém dói, não importa como eu estava errado e como certo que você era. E você quebra com seu olhar de surpresa, sua reação à dor e seus próprios sentimentos exageraram muito tempo depois do fato.


  • 5
    Diferença entre outros intimidar e ter confiança em si mesmo. comportamento bullying é baseada na raiva e tentar controlar as pessoas do ponto de vista de suas próprias irritações e deficiências. Talvez você está chateado com um membro do escritório, porque você não pode fazer coisas para as quais você contratou-lo e levá-lo para fora em sua própria incapacidade de fazer uma boa entrevista de emprego. Por outro lado, ter confiança em si mesmo é o comportamento assertivo, porque você confia em si mesmo e sua capacidade de tomar decisões. Não tente controlar as pessoas, mas se sentir confiante o suficiente para deixar as suas próprias capacidades brilhar ao lado da sua e buscar maneiras de ajudá-los a melhorar. Tomando o exemplo de um membro do escritório não é tão bom em seu trabalho, como você queria. Em vez de gritar com ele por sua incompetência, sua versão assertiva começa a perceber o que está dominando e começar a pensar sobre como mover para uma posição onde ele pode explorar os pontos fortes e encontrar alguém com as habilidades certas para se encarregam corrente. Ou talvez, se isso não é uma opção, você pode buscar formação adequada com uma explicação firme mas amigável de suas escolhas estão treinando ou procurar um novo emprego em outro lugar.
  • 6
    Mantenha-se em seu objetivo de se relacionar bem com os outros. Se você está preocupado confundem ser assertivo com ser agressivo, considere o seguinte:
  • Concentre-se no impacto das suas palavras. Como você vai sentir as palavras que você usa para outra pessoa?
  • Como se sente? Se você sabe claramente que você está chateado, tome a sua licença da situação para dar-lhe tempo para pensar sobre isso. Dormir com ela. Por outro lado, se você sabe que você a certeza de que algo precisa fixação, usar a linguagem apropriada e ser claro com os seus conceitos para ajudar a outra pessoa a ver o seu ponto de vista.
  • Considere o contexto. Está tudo bem para sentir raiva neste momento? Às vezes, mostrar um pouco de raiva reprimida pode garantir o respeito a sua ordem em uma fila ou você não empurrar para a saída. No entanto, na maioria das vezes, certifique-se ignorar em favor de alguém que não mostra agressão, pois isso assusta as pessoas e as faz colocar extremamente alerta e cauteloso.
  • Como você vai se sentir amanhã, quando você se lembra agora? Pergunte a si mesmo e tomar a decisão de tomar uma assertiva para se certificar de que você não se lembra do momento com abordagem arrependimento.
  • Artigos Relacionados