Viver com uma pessoa controladora

3 partes:

Suportar vida diáriaDefinir limites firmesEscapar da situação

Caminhando com cuidado é muito cansativo. Você pode fazê-lo se você vive com alguém que é controlador. Este tipo de pessoa é extenuante, se lidar com o seu parceiro, membro da família ou amigo. Ele suporta diariamente para manter a calma e não levar as coisas pessoalmente. Estabelecer limites firmes com o controlador e Imponte quando a pessoa necessário. Encontrar a liberdade longe de casa para passar o tempo com seus amigos.

parte 1
Suportar vida diária
1
Mantenha-se calmo durante as situações frustrantes. Se a pessoa controladora confrontados com a hostilidade, só dão vida às chamas. Quando alguém tenta controlá-lo, mantenha a calma. Estar sob o controle de alguém é compreensivelmente frustrante, mas responder com calma agir é uma forma mais produtiva para fazê-lo chato.
  • A pessoa que se esforça para controlar muitas vezes deliberadamente agressivos. Use essa tática para intimidá-lo a ceder à sua vontade. Se você mostrar que você não pode intimidar, você não poderia dirigir a você.
  • Manter a calma quando você confrontar ou criticar. Antes de reagir, tomar uma respiração profunda e aguarde alguns segundos. Não responder imediatamente a um pedido, e você vai acabar dizendo algo que você vai se arrepender.
  • Em vez de responder com um espírito crítico, eu digo "eu acho" ou "Fale com Ela mais tarde". Este ato vai ter algum tempo para pensar sobre formas saudáveis ​​de estabelecer limites.
  • 2
    Não tome isso pessoalmente. Se uma pessoa está a controlar, não é sobre você. Mesmo se você culpa pelo seu comportamento, não é. A pessoa controladora tem suas próprias razões e problemas não relacionados a você. Em momentos de frustração, tente identificar com ela.
  • Por exemplo, digamos que você vive com seu namorado, que normalmente é muito controladora. Uma noite, você diz que vai sair com um amigo e voltar mais tarde. No entanto, ele diz que ele quer você de volta em algum momento você pensa excessivamente cedo.
  • Em resposta, não se sinta mal. Você não fez nada de errado. Em vez disso, considere por que seu namorado se comporta bem. Por exemplo, "Meu namorado é muito controladora, mas seu pai empurrou duro para crescer. Eu entendo que você se sentir desconfortável se você não tomar o controle, mas não posso dar a minha vida para fazer você se sentir temporariamente confortável. "
  • Note-se que nunca é direito de controlar outra pessoa. Reconhecer como e por que o comportamento não ocorre desculpar. No entanto, tendo um ponto de vista é um meio de manter a auto-estima intacta no momento. Ele não é uma solução permanente. No futuro, você terá que tentar estabelecer limites saudáveis.
  • 3
    Ele incorpora humor. Um bom senso de humor pode ajudar a aliviar a tensão de hostilidade. Se você puder, tente usar um bom humor para acalmar a situação. No entanto, note que funciona melhor em condições mais amenas. Se essa pessoa fica muito hostil, ele pode não ter muito humor.
  • Por exemplo, digamos que você vive com sua mãe, que normalmente é muito controladora. Em uma ocasião, ignorando-lo quando você opusiste reage às suas ordens. Você pode voltar para casa um dia e dizer "Como foi seu dia?" Para que sua mãe não responde.
  • Ele fornece uma resposta alegre e graciosa. Por exemplo, você pode dizer "gato comeu sua língua?" Ou "Terra Mãe!". Isso poderia ajudar a acalmar a situação.
  • 4
    Aprenda a escolher suas batalhas. Você não quero entrar em um conflito de poder com uma pessoa controladora, como este tipo de pessoa prospera sobre este tipo de confrontos por natureza. Portanto, esqueça as questões não importantes.
  • Por exemplo, digamos que você vive com o seu pai, que o desagrada quando sair óculos meia-cheia dentro da geladeira. Muitas vezes ele repreendê-lo, o que você acha frustrante.
  • Enquanto este é definitivamente irritante, você pode erradicar esse comentário. É um problema menor e não se justifica ter um conflito de poder. Tente deixar os vasos com menos frequência na geladeira. Salve sua energia para assuntos mais importantes.
  • 5
    Você não dedicar-se a comportamentos pouco saudáveis. A pessoa que controla pode não ter nenhuma intenção de controlá-lo. Você também pode tentar controlar seu ambiente, seus amigos, sua família e outros. Além disso, você terá a sua ajuda para acessar comportamentos pouco saudáveis. Fazer isso não quer ajudar.
  • Por exemplo, digamos que sua namorada se torna muito controladora sobre os planos sociais. Quando você faz planos com os amigos que têm em comum, ela tem sempre uma razão para mudar, e muitas vezes no último minuto. Ela pode expect`re do seu lado quando necessário para alterar o local para reunião social no último minuto.
  • Não concorde em fazê-lo, se quiser. Tem uma placa dizendo "Eu acho que Joseph realmente gostei dessa atitude bar. Tivemos este plano por um tempo, então vamos encontrar lá. O lugar que você quer ir é um pouco fora do caminho batido de todas as pessoas que vão ".
  • parte 2
    Definir limites firmes

    1
    Tente entender a necessidade de que a pessoa a controlar as pessoas. Isso pode ajudá-lo a decifrar a melhor maneira de tratar o problema. Lembre-se de que suas razões não são uma desculpa para o seu comportamento. No entanto, sabe-los pode ter limites estabelecidos é dado sem complicações.
    • Normalmente, o comportamento do condutor é uma espécie de mecanismo de defesa. Pessoas usá-lo como uma maneira de enterrar as emoções que o incomodam. Considere a pessoa que você controla. Que problemas têm de ser manifestada na necessidade de controle?
    • A maioria das pessoas tem problemas com controle da ansiedade. Eles se sentir desconfortável no mundo e tentar aliviar seus nervos por controle. Tente entender como você pode sentir no interior. Talvez ele não tinha estabilidade na infância, ou tiveram maus relacionamentos no passado. Tudo isso pode ser manifestado na necessidade de controle.
  • 2
    Admita seus direitos fundamentais. Se você vive com alguém que é motorista cronicamente, eu posso ser fácil esquecer os seus próprios direitos. Muitas vezes, as pessoas que controlam culpar as pessoas por seu comportamento e fazer aqueles em torno deles sentem que suas exigências são razoáveis. No entanto, não é. Você tem direitos fundamentais, como uma pessoa, e muitas vezes as pessoas infringir controladores.
  • Todo mundo tem o direito de ser tratado com respeito. Não é aceitável se você sentir que alguém desrespeita você, mesmo que não era sua intenção.
  • Você está autorizado a independência básica. Você deve ser capaz de expressar seus sentimentos e desejos. Você está autorizado a ter opiniões diferentes, em contraste com os outros.
  • Você deve ser autorizado a ter suas próprias prioridades. Você deve ser capaz de dizer "não" alguém sem culpa.
  • 3
    Seja claro sobre o comportamento é aceitável ou não. Você tem que deixar claro para a pessoa controladora. Parte estabelecer limites é estabelecer onde a linha é. Quando você falar com essa pessoa, deixa claro que não vai tolerar. Transmitir o que comportamentos você parecer desrespeitoso e prejudicial para a relação que eles têm.
  • A pessoa controladora tem a tendência de exceder os limites que você tem, por isso, tomar uma posição. Da mesma forma, você pode discutir com você ou deixá limites seja perdido ou dar lugar ao longo do tempo. Quando você impor, ter uma atitude muito clara e manter os limites no lugar. Por exemplo, você pode definir um limite para dizer ao seu namorado "Eu me sinto desconforto e dor quando você diz obscenidades durante as discussões. Eu não quero fazer isso de novo. " Em seguida, define um limite, dizendo: "Se você começar a dizer obscenidades, terminar a conversa ou eu vou sair de casa até se acalmar."
  • Se o seu namorado diz "Eu discordo com as pessoas apenas dizer palavrões quando falam, que é agora uma parte aceitável de uma conversa. É assim que eu me expressar ", dizem os limites novamente. Eu digo "Eu entendo que você se sente assim, mas acho que é desrespeitoso e eu não vou tolerar isso."
  • No futuro, é possível que o seu namorado ultrapassa. Você pode não dizer palavrões, mas eu digo obscenidades quando você tenta impor o controle. Quando isso acontece, lembre Você define o limite. Por exemplo, você pode dizer "Você está dizendo obscenidades, e eu lhe disse que não é aceitável."
  • 4
    Você aceita que algumas pessoas não vão mudar. Você não pode fazer uma mudança pessoa. Mesmo quando você define os seus limites, que controlam muitas pessoas não têm a força mental para mudar. Se essa pessoa não abrir mão do controle, você tem que considerar pôr fim à relação e sair.
  • Lembre-se que não é sobre você. Os controladores têm problemas com pessoas que não conseguem lidar, muitas vezes se manifesta como uma necessidade de controle.
  • Você tem uma escolha na situação. Você pode aceitar suas regras ou você pode desligarte dessa pessoa. Esta última significa geralmente termina a relação de comunicação ou minimizar, tanto quanto possível.


  • 5
    Ele reconhece quando o controle é um abuso. O controle pode cruzar a linha e tornar-se abuso, especialmente em relacionamentos românticos. Se você se sentir sob controle ou isolamento em casa, pondera se este comportamento é realmente abusivo ou não.
  • controlo financeiro pode ser um grande alarme. Será que essa pessoa controla a quantidade de dinheiro que você gasta? Incomoda-lhe sobre seus gastos ou manter o seu cartão de crédito, às vezes? Você também pode ler os recibos de cartão de crédito ou extratos bancários e força você a explicar as suas despesas.
  • Será que essa pessoa isola-lo? Muitos abusadores tentar isolar pessoas formas de apoio. É possível que essa pessoa faz você se sentir culpado por passar o tempo com sua família e amigos ou fazer uma atividade que não está diretamente relacionado a ele.
  • Uma pessoa abusiva é bom para negar seu mau comportamento. Você pode culpar as circunstâncias (pode dizer "eu estava em pânico quando eu disse que eu juro! Você não pode segurar-me responsável por isso!"). Da mesma forma, você pode se culpar por experiências passadas (pode dizer "eu ter enganado no passado, por isso é difícil quando você ir sem mim"). Você pode culpar (pode dizer-lhe: "Se você me der mais razões para confiar em você, não seria uma atitude de controle").
  • 6
    Imponte quando necessário. Você não pode dar ao luxo de estar sob o seu controlo em todas as situações. Se você sentir seus limites são, na verdade, desrespeitados, Imponte naquele momento. Tenha uma atitude firme, mas não agressivo, como expressar com calma o seu caso.
  • Quando você sente que um limite é ultrapassado, indicam com segurança. Informe o seu erro que a pessoa e explicar as consequências do seu comportamento.
  • Lembre-se de manter a calma. Tenha uma atitude hostil só vai mostrar o agressor que obtém uma reação. Por exemplo, o seu namorado o repreende por voltar tarde. Você diz "Eu não gosto de você sair com seu amigo Lucia. Eu não acho que é um amigo adequada para você. " Não responda a significar um comentário irritante como "Você age irritatingly para me dizer que eu deveria ou não ter uma amizade. Isso é ridículo. "
  • Em vez disso, eu digo: "Eu tenho o direito de escolher os meus amigos. Eles não têm para agradar, mas você não pode me obrigar a parar de gastar tempo com eles. "
  • parte 3
    Escapar da situação
    1
    Ficar longe de casa, tanto quanto possível. Se você não é capaz de se livrar da condição de vida, estão procurando quando um espaço para ir possível. Tente passar tanto tempo longe de casa quanto possível para o bem da sua saúde mental.
    • Você pode passar o tempo em lugares públicos. Por exemplo, você pode levar seu laptop a um café e navegar na Internet para uma tarde.
    • Passe algum tempo com seus amigos. Se você não se sentir feliz por estar em casa, ir à casa de seu amigo para uma noite ou convidar algumas pessoas para sair.


  • 2
    Evitar dependendo de uma pessoa controladora. Às vezes isso não é fácil de fazer, especialmente se for um pai ou cônjuge. No entanto, tendem a obter o seu próprio dinheiro e decifrar suas finanças. Você não quer ser financeiramente dependente de uma pessoa controladora, como isso vai tirar um monte de independência.
  • Da mesma forma, você deve proteger-se emocionalmente. Não revele seus sentimentos e segredos mais profundos a essa pessoa, e você pode usá-los para controlá-lo no futuro. Manter a comunicação com o seu grupo de amigos e sistema de apoio.
  • 3
    Pôr fim à relação, se necessário. Você pode ter que mudar se a situação ficou fora de controle. Você pode ficar na casa de um parente ou amigo. Informar a pessoa de controle que já não têm o interesse de ter um relacionamento com ela.
  • É útil pensar que conselho você daria para alguém na sua situação. Imagine alguém que vem a você e diz-lhe estes problemas. Que você diria a essa pessoa para parar?
  • Pense no que você ganhar para terminar o relacionamento. ¿Significativamente menos estresse terá em sua vida? você pode se concentrar melhor em seus próprios objetivos?
  • Pense sobre o motivo para ficar com essa pessoa. Você sente pena dela? Normalmente, um sentimento de culpa torna as pessoas permanecem em relacionamentos negativos.
  • 4
    Considere comunicação corte. Esta poderia ser uma boa opção depois de mover. A pessoa controladora é muito bom manuseamento. Ele poderia continuar causando o estresse, mesmo depois de não compartilhar uma casa com ela. Considere evitar eventos que ajudam, bloqueiam o seu telefone celular e não vê-lo no futuro.
  • 5
    Contactate com as autoridades, se necessário. Às vezes, as pessoas podem tornar-se controladores perigosas. Se alguém impede fisicamente você deixar ou se alguém assedia-lo depois de mover, informou este comportamento à polícia.
  • Se você é um menor em uma situação de controle, entre em contato com um advogado de direito da família. Muitos desses profissionais oferecer conselhos de graça se você sofre de abuso. Você pode considerar a emancipação legal se você precisa escapar de uma situação abusiva.
  • dicas

    • Mantenha o seu relacionamento com os outros. A pessoa que controla vai querer cortar a comunicação com amigos e familiares.

    avisos

    • Se a sua vida exterior deteriorou-se por essa pessoa, então não vale a pena.
    • o relações controladoras Eles podem rapidamente tornar-se abusivo. Assiste a uma terapia imediatamente se você sente que não pode escapar.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados