Como praticar comunicação não-violenta

Comunicação não-violenta envolve um método para a comunicação clara e empatia que consiste em 4 etapas: observações, sentimentos, necessidades e solicitações.

A SEC procura encontrar uma maneira de obter todos os presentes o que é importante para eles, sem recorrer a culpa, humilhação, constrangimento, coacção ou ameaça. É muito útil para a resolução de conflitos, conectar com os outros, e viver de forma consciente, desta maneira, e em linha com o genuíno, vivendo necessidades pessoais e as dos outros.

passos

1

Ela levanta as observações de que você quer falar. Eles devem ser observações objetivas puros. Por exemplo, "É 2 de manhã e ouvir o som do" é um fato observado, enquanto "É tarde demais para that`re fazendo tanto barulho" é uma avaliação. As pessoas nem sempre concordam em avaliações porque valorizam coisas de forma diferente, mas os fatos observados diretamente fornecer uma base comum para a comunicação.

2

Aumenta a sensação observação de que provoca-lo.Nomeie a emoção sem julgar moralmente permite conectar respeitoso e cooperativo. Executa este passo, a fim de identificar com certeza a sensação de que você ou a outra pessoa está experimentando no momento, e não com o objectivo de embaraçar-la por aquilo que ele sente. Por exemplo, "meia hora esquerda para o show começa, e Eu te vejo andando andas" (observação). " Você está nervoso? "Ou:" Eu vejo o seu cão correr sem coleira e latindo "(Observação)". Tenho medo." Às vezes os sentimentos são difíceis de expressar em palavras.



3

A necessidade surge causando essa sensação. Quando as nossas necessidades são satisfeitas, estamos felizes, e se não, nós experimentamos sentimentos negativos. Para sintonizar o sentimento é fácil de localizar a necessidade escondido. Peça sentimento nonjudgmental irá mostrar claramente o que acontece com você e a outra pessoa naquele momento. Por exemplo, "Eu vejo que você ligar para outros lugares como eu falo, e foram falar muito suavemente, não ouvem" (observação) ". Eu me sinto desconfortável "(sentimento)" porque eu preciso essa conexão." Ou para a outra pessoa, "Eu percebi que você não mencionou seu nome nos agradecimentos. Você tem ressentimento que você não vai mostrar a apreciação que você precisa? ". Sentimentos têm um significado especial na CNV: elas são comuns a todos e não estão ligados a qualquer estratégia ou circunstância que satisfaz. Então, querendo ir ver um filme há uma necessidade e desejo de passar tempo com uma pessoa específica não é uma necessidade. A necessidade, neste caso, a empresa. Essa necessidade pode ser satisfeita de várias maneiras, não apenas com essa pessoa específica e não apenas ir a um filme.

4

Fazer um pedido específico para preencher essa necessidade e você identificou. Chama clara e especificamente o que você quer, neste momento, em vez de dar faixas ou indicar apenas que você não quer. Por exemplo, "Eu noto que você não tenha falado nos últimos 10 minutos" (observação). " Você está entediado? "(Feeling)" "Se a resposta for sim, você pode compartilhar seus próprios sentimentos e propor uma ação:" Bem, eu também estou aborrecido. Ei, o que se ir ao parque? ". Para a petição é realmente isso, e não um fim-permite que a outra pessoa a dizer não ou para propor uma alternativa. Você é responsável por suas próprias necessidades, e deixá-los assumir a responsabilidade por sua própria. Quando você fazer alguma coisa juntos, que deve ser porque ambos vieram voluntariamente a essa conclusão como uma forma de preencher as suas próprias necessidades e desejos, e não apenas culpar ou se sentir pressionado. Às vezes você pode encontrar uma atividade que atenda as necessidades de ambos, e às vezes tem que ir com cuidado em lados diferentes.

Exemplos de Orações

Às vezes, um exemplo memorizada pode ajudá-lo a estruturar o que você precisa dizer:

  • "Você sente ____ ____ porque você precisa? "Empathize o seu melhor para preencher os espaços, e muito provavelmente você vai conseguir ver a situação como você vê a outra pessoa.

  • "Você está chateado porque você está pensando em ____?" A raiva é conduzido por pensamentos como "Eu acho que você mentiu", ou "Eu acho que merece um aumento de mais de fulanito." Pensou descobrir, e estão a caminho de descobrir essa necessidade escondido.

  • "_____ Eu vejo "ou" ouvir que _____ "são maneiras de aumentar claramente uma observação para a outra pessoa vê-lo como uma observação.
  • Um exemplo completo para quatro etapas seria: "Eu vejo _____. Sinto-me _____ porque _____ eu preciso. Você estaria disposto a _____? "Ou:" Vejo _____. Você sente que você precisa ____ ______? ", Seguido por" Eu pago se eu ____? "Ou uma frase sobre seus próprios sentimentos e necessidades seguido de um pedido.

dicas

  • Haverá situações em que todos os 4 passos não será necessário.
  • Os exemplos acima da CNV estão focados em uma comunicação formal. Na vida cotidiana usamos a CNV coloquial, em que o informal, mas com a mesma linguagem ideia é usado. Por exemplo, diríamos, "Você está indo ao redor, Peter. Nervoso? "Em vez de o som menos natural" Quando eu vê-lo pendurado em torno gostaria de saber se você se sentir nervoso, porque você quer manter seu trabalho para atender às suas necessidades sustento e abrigo ".

Você pode usar os mesmos 4 passos para analisar suas próprias necessidades e agir com inteligência.

  • Embora pareça simples, a CNV pode ser muito mais difícil de implementar. Ler um livro, ir para oficinas, prática em sua vida diária.
  • Evite dizer "Você me fez sentir ____", "I siento____ porque você fez ____", e, especificamente, "Você está me deixando com raiva." Estas frases dar a outra pessoa o controle sobre seus sentimentos, e não ajudá-lo a identificar o precisa que é a verdadeira causa de seus sentimentos.
  • Pode nem sempre adivinhar o que a outra pessoa está realmente sentindo, mas obteve-o para ser aberto mais para que você tenha uma melhor compreensão ou um sentido diferente do que está acontecendo.

  • A CNV pode ser muito útil mesmo quando a outra pessoa não pratica ou não sabe nada sobre isso.
  • Quando alguém se dirige a você de uma maneira ameaçadora, você chama por outros nomes ou dizer-lhe juro, você sempre pode "ouvir" o que essa pessoa diz como uma expressão de suas necessidades. Por exemplo, "Clumsy, cale-se e sente-se!" É uma expressão comum de uma necessidade de beleza e elegância.
  • aviso

    • Na CNV, as "necessidades" não são modismos: a necessidade não é uma desculpa para dizer "tenho que fazer isso, porque isso é o que eu preciso."
    • Não tente argumentar com uma pessoa com raiva, apenas ouvi-lo. Depois de entender seus sentimentos e necessidades genuínas e tê-los mostrado que ouviu sem julgamento, você pode estar pronto para ouvi-lo. Isso é onde você pode encontrar específico para ter esse benefício ambas as ações.
    • A técnica básica é a primeira a se conectar emocionalmente para identificar as necessidades de cada um, em seguida, procurar uma solução e encontrar razões para entender as coisas de forma diferente. Ir directamente para a resolução do problema quase sempre deixa a pessoa com a sensação de que não foi ouvido ou relutantes em permanecer em sua posição.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados