Como parar-se a vítima

2 partes:Mude a maneira como você pensaModificar a sua maneira de se comunicar

Você muitas vezes sente que você merece o melhor e que a vida é injusta? Você sente que as pessoas te tratam mal e você tomar para concedido? Você provavelmente tem uma mentalidade de vítima, que é um tipo de pensamento que faz você se sentir infeliz na vida e acho que você não pode fazer nada para mudar isso. A vida não será sempre que quiser, mas isso não significa que você é uma vítima. Se você mudar sua maneira de pensar e agir, você vai parar de sentir como uma vítima, e começam a se sentir mais segurança e felicidade na vida.

parte 1
Mude a maneira como você pensa
1
Aceitar e enfrentar a sua própria fúria. Muitos negam a nossa própria raiva e projeto para os outros, assim, inconscientemente adotar o papel de vítima. Ao projetar a nossa raiva nos outros, seria de esperar nenhuma razão eles reagem de forma agressiva quando realmente não mostram sinais reais do mesmo. Experimentar suas emoções, em vez de negá-los, mas não classifica outro como bom ou mau, ou certo ou errado.
  • Não invente justificações para a sua raiva. Se fizer isso, você só reforçar o seu sentimento de ser a vítima. Você pode sentir raiva, mas é mais saudável do que esquecer isso e ir em frente com sua vida, em vez de justificativas inventando ou reagir por causa disso.
  • Normalmente, as pessoas que mergulhar em sua raiva e tentar justificar a realidade distorção que os rodeia, para coincidir com seus pensamentos. Por exemplo, você poderia incorretamente ler as expressões faciais dos outros para refletir o que você sente, não a realidade de uma situação.
  • 2
    Note-se que o mundo não lhe deve nada. Se você acha que tem direito a alguma coisa ou que o mundo lhe deve algo de bom, você se sente enganado por não obtê-lo. Isso fará com que a raiva e sentimentos de impotência (ou seja, você vai se sentir como uma vítima).
  • Os psicólogos sugerem a não usar palavras como "justo", "deveria", "certo" e "errado". Estas palavras exprimem expectativas, e você vai se sentir frustrado e como uma vítima, se essas expectativas não forem atendidas. Esqueça essas expectativas e pensamentos que você tem direito a alguma coisa. Ninguém deve nada.
  • Um exemplo que explica como isso acontece isso poderia ser se os pais do seu amigo pagar por sua educação enquanto você tem que pagártela para si mesmo. Você tem dificuldade em pagar a enorme empréstimo de estudante que você requisitou, enquanto o seu amigo pode usar seu dinheiro para viajar ou comprar roupas ou até mesmo ter um carro novo melhor do departamento de seu. Você pode aceitar a sua raiva e seguir em frente, em vez de sentir enganado, raiva e ressentimento com ele, seus pais e talvez o resto do mundo. É ótimo que o seu amigo não tem dívidas, mas não tão grande que você fez tê-los. No entanto, algo não está certo ou errado, ou certo ou errado. As coisas são assim mesmo. Se você aceitar a situação e os seus sentimentos, e você seguir em frente, você vai se sentir mais felicidade e ter mais sucesso na vida.
  • 3
    Identificar pensamentos a sua auto-destrutivos e negativos, e contrarréstalos. Alguns profissionais de chamar esses pensamentos como "voz interior crítica". A voz crítica interna abraça pensamentos autodestrutivos que buscam reduzir a sua auto-estima. Estes pensamentos vêm de raiva e tristeza dentro de você, e seu objetivo é ser infeliz. Nós todos temos uma voz crítica interior, e muitos lutam através de falar bem de nós no entanto, as pessoas que acreditam vítimas ignorá-lo esta voz.
  • É difícil identificar e combater os pensamentos negativos, porque muitos não estão cientes deles. Se nós identificá-los, poderemos ser capazes de lidar. Uma maneira de fazer isso é descobrir o que faz você gastar um bom humor um mau. Preste atenção ao que você diz quando você está nesse estado.
  • Um exemplo de uma voz crítica interna poderia ser sentimentos de injustiça que fazem você pensar "Isso não é justo." Além disso, você pode perceber que generalizar o comportamento dos outros. Por exemplo, você poderia pensar algo como "Nunca me perguntar como eu estou fazendo." Você também pode notar que você se comparar com os outros, por exemplo, você pode perguntar algo como "Por que suas notas são sempre melhor do que o meu?". Se você está fazendo anotações, levará algum tempo e perguntar-se qual é a razão.
  • Por exemplo, se a sua voz crítica interna diz que "nunca mais ouvir o que eu quero dizer," perguntar "Por que digo isso?". Não simplesmente aceitá-la como verdade, porque ele provavelmente não é. Mesmo que isso fosse verdade, a questão mais importante deve ser dirigido para o interior, para que possa identificar suas emoções negativas e se esforçar ativamente para resolvê-los. Depois de refletir por um momento, você vai perceber que você sente que ninguém escuta você, porque você acha que não tem nada de interessante para dizer, e assim pode atuar como apropriado (por exemplo, falar a calma em situações sociais, ou não em todos).
  • 4
    Assumir a responsabilidade por seus sentimentos e ações. Você não é um espectador inútil em sua vida. Se houver uma situação que faz você se sentir infeliz ou pior e você pode alterá-lo, fazê-lo. Se você não pode mudar, se adaptar. Modifica a maneira pela qual os afrontes ou mudar a sua atitude. É bastante provável que a situação que você está lidando com é injusto ou terrível no entanto, não vai conseguir uma mudança investigando isso. Emprega medidas construtivas para combater a obsessão Vitimizar passiva.
  • A necessidade de ter uma atitude proativa relacionado a ele. Você não pode evitar algumas situações, mas se você tem uma atitude pró-ativa, você pode antecipar e obter algum controle sobre uma situação, em vez de apenas reagir a ela quando ela surgir. Você pode até perceber que você pode impedir que algumas coisas indesejáveis. Por exemplo, se você estudar e aplicar para a ajuda que precisa, você pode evitar uma nota ruim em um teste.
  • 5


    Escrever um diário todos os dias. Se você escrever em um jornal todos os dias, isso não só vai ser útil para monitorar seus humores e sentimentos, mas também irá servir para aceitá-los. Novamente, não tente inventar justificativas para os seus sentimentos. Usa o jornal para observar e adaptar, aprender a viver seus sentimentos sem ser controlado. Se você está enfrentando uma situação que você quer resolver, o jornal vai deixar você descobrir as maneiras que você poderia fazê-lo.
  • 6
    Encontrar algo que faz com que a felicidade, e praticá-la frequentemente. Quanto mais tempo você passar a fazer as coisas que você gosta, menos tempo você tem que ficar obcecado com as coisas negativas que fazem você victimices. Comprometer-se a participar activamente na sua vida, em vez de assistir prossegue com uma atitude passiva e inúteis.
  • Ter aulas de dança, participar de uma equipe de esportes, aprender a tocar um instrumento musical ou aprender uma língua.
  • Passe mais tempo com as pessoas que trazem para fora o melhor em você. Se você não sabe uma pessoa bem, junte-se algum tipo de clube ou comunidade (por exemplo, uma comunidade online de fãs de cinema que pensam como você), e forja novas amizades.
  • 7
    Siga um estilo de vida saudável, que inclui exercícios e alimentação saudável. Para controlar seus sentimentos e emoções, você também deve cuidar do seu corpo. Você pode aliviar o estresse e tornar-se certeza de que se você se exercita com freqüência. Se você adotar uma dieta saudável, isso vai ser útil para controlar o seu humor, para não mencionar que você pode entrar em contato com suas emoções muito mais fácil se você lidar com uma dieta inadequada devido a má alimentação.


  • 8
    Seja gentil com você mesmo. Vai levar tempo para desenvolver hábitos que são necessários para estar no controle de sua vida e fazer você aprender a parar a vítima. Se você perceber que você está indo para tomar a mentalidade de vítima e você ficar furioso, você só faz você se sentir pior. Basta dar uma respiração profunda, perdoe-se e começar novamente.
  • parte 2
    Modificar a sua maneira de se comunicar
    1
    Seja assertivo. Entrar em contato com outras pessoas de uma forma que expressa seus desejos e necessidades, mas, ao mesmo tempo respeitar a sua.
    • Para ser assertivo, você deve usar frases em primeira pessoa e fatos em vez de opiniões. Você também tem que assumir a responsabilidade por seus pensamentos e sentimentos e fazer pedidos diretos e claros, ao invés de expressá-las como questões que as pessoas podem responder com um "não".
    • Por exemplo, você pode dizer algo como "Eu notei que você costuma deixar os pratos na pia, em vez de colocá-las na máquina de lavar louça. Quando eu voltar do trabalho (ou escola), estou ansioso para vê-lo lá e sentir a necessidade de limpar a cozinha antes de preparar o meu jantar. Nós desenvolvemos uma programação para lavar os pratos que é adequado para ambos ".
  • Se você nunca usou uma comunicação assertiva, note que esta mudança irá confundir as pessoas que você conhece. Pode ser útil para explicar que você tentar mudar a maneira de se comunicar.


  • 2
    Estabelece limites claros. o limites claros Eles são uma parte necessária de uma atitude assertiva. O seu objectivo é fornecer-lhe proteção e fazer os outros têm uma idéia clara de sua identidade e que você não vai tolerar.
  • Por exemplo, para definir um limite com uma família de alcoólatras, diga a ele que você gosta de passar tempo com ele, mas você não gosta de como ele se comporta quando é ebrio-, portanto, se você chamar ou visitá-lo enquanto estava bêbado, você deve cortar o telefone ou não você deixá-lo entrar.
  • 3
    mostra de segurança. Este é baseado principalmente em linguagem corporal. Se você estiver indo para se comunicar com alguém, você pode usar alguns elementos-chave para procurar segura, como um boa postura, contato com os olhos e uma aparência calma e positiva.
  • Para ter uma boa postura quando em pé, você deve ter os ombros direitos, e relaxado. Você também deve empurrar seu abdômen, os pés devem ser separados na altura do quadril, você deve equilibrar o seu peso em ambos os pés e as mãos devem estar relaxados nas laterais e olhar naturalmente. Além disso, os joelhos devem estar ligeiramente flexionados (não completamente empresa) e sua cabeça deve ser reta, e não inclinada para a frente, para trás ou para o lado.
  • linguagem corporal assertivo inclui olhando diretamente para a pessoa com quem você conversar, sem parar ou sentar-se rigidamente não usar gestos como olhar de desprezo fora ou mover sua mão como se você irá se recusar a sua resposta séria, mas bom- manter e usar um tom de voz calmo e tranquilo.
  • Se você imitar a outra pessoa, isso pode ser útil fazer-se sentir mais conforto e pode estabelecer um ambiente mais propício para se comunicar.
  • 4
    Saiba o que é a diferença entre empatia e compaixão, e evitar o segundo. Mostrar empatia para alguém é entender seus sentimentos e partilha. Se você pena essa pessoa, o que você faz é sentir pena e pena dela. Se você expressar e suscitas respostas compassivas, isto só irá funcionar como um reforço da pensamento vítima.
  • Se você deseja receber compaixão ou fornecê-lo, o que você faz é receber ou entregar pena. É provável observar que falar sobre os seus problemas, apenas incentivos para que as pessoas sintam pena de você porque você enfatizar o quão impotentes você está na situação. Você pode notar que eles irão fornecer soluções ou mesmo tentar salvá-lo. Normalmente, o desejo de salvar alguém é um sinal de bondade, mas também expressar a pessoa que você quer salvar você considerar que ela não pode salvar-se. Esta poderia ser uma resposta compassiva a uma queixa: "Eu realmente sinto muito. Você já tentou ...? ".
  • Se você deseja receber empatia ou fornecê-lo, o que você faz é receber ou prestar apoio. Se uma pessoa dá empatia, ela expressa a compreensão sem piedade. Se alguém é empatia com você, essa pessoa vai compartilhar suas emoções, mas consideram que você é capaz de ajudar a si mesmo. Por exemplo, esta poderia ser uma resposta empática a uma queixa: "Eu imagino o quão difícil deve ser para você. O que você precisa agora? ".
  • Se comportar como uma pessoa sem-teto e buscar compaixão, fazemos de Deus às vítimas e pedir a outros para nos salvar. Isso não é justo para nós ou para as pessoas que querem nos salvar. Uma abordagem empática enfatiza o respeito mútuo e a crença de que cuidar uns dos outros, mas podemos cuidar de nós mesmos.
  • 5
    Respirar. Se você sentir raiva, estresse, ansiedade ou outro desconforto de alguma forma, ter um momento para acalmar através da respiração. Inspire profundamente pelo nariz, considerando que ao fazê-lo, hincharás seu estômago, não o seu peito.
  • avisos

    • Se você tiver uma relação de família abusiva, considerar ir para a ajuda. Veja o artigo "Como lidar com o abuso emocional"Para mais informações sobre o assunto.
    • Se você tiver qualquer outra situação que torna a sua vida está em perigo, solicitou a assistência das autoridades competentes.
    Artigos Relacionados