Usando fisioterapia para se recuperar de uma lesão whiplash
3 partes:Procurar atendimento médico em primeiro lugarO recurso a fisioterapiaUse outros tratamentos físicos
Basicamente, whiplash é uma lesão no pescoço que surge quando você esticar a cabeça para trás (hiperextensão) e depois para a frente (hiperflexão) de uma maneira áspera. Ligamentos, músculos e tendões são as áreas que são feridos mais extent- no entanto, em casos graves, nervos e articulações da coluna também sofrem danos. O Whiplash ocorrem frequentemente devido a choques na parte traseira do carro ou os golpes sofridos nos esportes (como o futebol ou hóquei). Sinais e sintomas de comum whiplash são dor e inchaço do pescoço, menor mobilidade, o enfraquecimento dos músculos do mesmo, dor e fraqueza nos ombros ou braços, dores de cabeça e tonturas. Existem vários tipos de terapia física que podem ser úteis para se recuperar de whiplash.
parte 1Procurar atendimento médico em primeiro lugar
1
Vá ao médico geral. Você deve procurar atendimento médico logo que sofrem whiplash. Um fator que complica a situação é que a dor e incapacidade causada por whiplash pode levar um dia ou mesmo uma semana para demonstrar para completo- no entanto, deve ir para o médico de família, logo que você experimenta um trauma significativo em sua cabeça e pescoço, assim você cerciorarás que nenhum caso de qualquer lesão fatal (fraturas, luxações, hemorragias internas, etc.).
- É provável que o médico tirar um raio-x do pescoço (coluna cervical) para excluir fraturas ou luxações visíveis nas vértebras ou nas articulações.
- Se você sentir dor intensa e têm dificuldade em manter a cabeça erguida, você provavelmente irá recomendar temporariamente usar um colar de suporte de espuma para o pescoço. No entanto, a pesquisa mostrou que, se um colar cervical rígida por mais do que alguns dias é usado, isso pode causar atrofia muscular do pescoço (enfraquecimento) e a dor durar mais tempo.
2
Verifique se o seu pescoço é estável. O médico geral não é um especialista em distúrbios musculoesqueléticos- para ele, você provavelmente terá que obter a opinião de um especialista, se você tem uma grave lesão no pescoço. Um especialista, como um ortopedista pode demorar mais raios-X, uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada do pescoço ou a sua cabeça, para que você tenha uma noção mais clara e pode diagnosticar o whiplash.
- Além de lesões ósseas, a RM pode identificar lesões em tecidos moles, como lesões na medula espinhal, hérnia de disco ou lágrimas de ligamento.
- Antes de iniciar a terapia física, o médico ou os médicos terão de determinar se a estrutura do seu pescoço está intacta, se tem estabilidade fisiológica e se você pode tolerar os alongamentos e exercícios com segurança.
- Os sinais que sugerem a presença de instabilidade incluem pescoço aguda ou rangidos queima acompanhado por fazer movimentos dor, dores lancinantes nos braços e tonturas graves.
3
Controla a dor e inflamação. Você vai ter que aliviar a inflamação e dor antes de começar a esticar e exercer o seu pescoço. O médico é propensos a recomendar o uso de drogas anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) como o ibuprofeno ou o naproxeno, por algum tempo, mesmo que brevemente, se a dor é grave, poderia prescrever algo mais forte, que normalmente é um opióide como oxicodona.
- Você também pode aliviar a dor de garganta com analgésicos contador como o paracetamol (Tylenol) ou relaxantes musculares (como ciclobenzaprina), mas nunca consumir concomitantemente com AINEs.
- Lembre-se que estas drogas podem ser difícil para o estômago, rins e fígado, portanto, é melhor não consumir mais de 2 semanas.
- Coloque-se no gelo é um tratamento eficaz para lesões músculo-esqueléticas quase todos aguda, como dor de garganta. Você deve aplicá-lo na parte mais sensível do seu pescoço por 15 a 20 minutos a cada 2 ou 3 horas para aliviar o inchaço e dor.
- Sempre use uma toalha fina para embrulhar gelo ou gel pacotes frozen- isso irá impedir a sua pele sofre um congelamento.
parte 2O recurso a fisioterapia
1
Obter uma referência a um fisioterapeuta. Se o médico ou especialista descobre que seu pescoço é estável o suficiente para tolerar a gravidade da fisioterapia começa assim que possível. Pessoas que movem o pescoço até certo ponto (mesmo se você só esticar e se mover de uma forma básica) têm um prognóstico melhor para seus cílios. O fisioterapeuta irá avaliar o seu pescoço e, em seguida, criar um plano de recuperação que incluirá alongamento e fortalecimento específico e personalizado.
- Se o médico deriva para um especialista ou prescrito um medicamento, seguro de saúde privado normalmente cobre fisioterapia.
- Para controlar a dor, o fisioterapeuta pode utilizam uma unidade de eletroestimulação percutânea (TENS acrónimo) ou ultra-som terapêutico em seu pescoço e ombros.
- Se necessário, o terapeuta pode usar um dispositivo de estimulação muscular eletrônica para estimular, organizar e fortalecer os músculos do seu pescoço e ombros.
2
Começar a esticar e movendo o pescoço. Os músculos e tendões podem sofrer espasmos endurarse e rapidamente. Depois de sofrer uma chicotada, começa a esticar a frente, traseira e lateral dos músculos do pescoço, logo que possível e tolerar a dor, tanto quanto possível para mantê-los flexíveis. Além disso, se você mover o pescoço lentamente em todas as direções (demonstrações), os músculos permanecerá flexível e vai impedir que as articulações da coluna vertebral tornar-se demasiado rígida. Ao realizar alongamento, ele usa movimentos firmes e lenta, e respirar profundamente. Em geral, manter as extensões de aproximadamente 30 segundos e repita-os 3 a 5 vezes por dia.
- laterais alongamento dos músculos do pescoço: enquanto você estiver em pé, toque em suas costas com o braço direito e mantenha a região logo acima do pulso esquerdo. Puxe o seu pulso esquerdo enquanto suavemente flexione o pescoço lateralmente na direção oposta, de modo que sua orelha direita aproxima o seu ombro direito. Mantenha a postura por 30 segundos e repita o procedimento no outro lado.
- mobilização geral do pescoço: primeiro, mover a cabeça em círculos (primeiro no sentido horário e depois anti-horário) por um período de cerca de 5 a 10 minutos em cada sentido.
- Foco sobre os principais movimentos do pescoço: flexão anterior (olhando para os dedos dos pés), flexão lateral (apontando ombros com as orelhas) e extensão (olhando para o céu). Move o pescoço como você pode em cada uma das quatro direções cerca de 10 vezes por dia.
- É importante lembrar que você não deve esticar em uma amplitude de movimento que irá produzir dor. Se você sentir dor, reposiciona o pescoço lentamente na posição inicial até que você já não sente. Esta será a posição mais distante que você precisa para chegar ao seu estiramento. O estiramento numa gama que não irá causar dor, não será menos provável para irritar os tecidos musculares, ligamentos e articulações feridas.
3
Continua exercícios de fortalecimento. Após o alívio da dor e inchaço no pescoço, e restaurar um conjunto adequado de movimento com alongamento, é hora de começar a fazer exercícios de fortalecimento. É melhor para começar esta sessão com exercícios isométricos.
- Mantenha sua cabeça em uma posição neutra e levanta a mão direita para sua bochecha direita. Mova seus olhos ligeiramente para a direita e tentar virar a cabeça suavemente em direção a esse lado, ao aplicar mão de força suficiente para evitar que se mova. Você apenas tem que exercer 5 a 10% do esforço total na tentativa de virar o pescoço. Repita este procedimento cinco vezes.
- Em seguida, coloque a mão direita no lado direito da cabeça. Agora tente dobrar a cabeça lateralmente para a direita, como se você tentou reunir sua orelha e ombro. Mais uma vez, aplicam-se suficiente para impedir que a cabeça se mova (5 a 10% do esforço total) de resistência.
- Coloque a mão direita na testa. Tente mover a cabeça para frente e dobrá-lo para baixo, mas apenas o suficiente pressão aplicada pela mão, como não se mover.
- Coloque a mão direita atrás da cabeça. Tentar estender a cabeça e aplica-se apenas a resistência suficiente (5-10%) para evitar que ele se mova.
- Repita todos os exercícios com a mão esquerda e no lado esquerdo da cabeça. Faça este exercício três vezes por semana.
4
Executa outros exercícios de fortalecimento com a ajuda de equipamentos de exercício. Você pode fortalecer seu pescoço com a ajuda de bandas resistência elástica, que normalmente têm códigos de cores que indicam os diferentes níveis de tensão. Você também pode considerar o uso de tecnologia de ponta, como uma unidade multicervical.
- Coloque o elástico menos tenso em sua cabeça e fixá-lo em algo que é estável até sua cabeça. Fique longe alguns passos do objeto até sentir que o exercício banda é apertado. Em seguida, executa as quatro principais movimentos do pescoço (flexão, extensão e flexão lateral direita ou esquerda) átonas 10 vezes cada a cada dia. Após cerca de uma semana, começar a usar um exercício banda mais espessa do que gerar mais tensão.
- Prosseguir com o tratamento com uma unidade multicervical. Este relativamente novo tipo de máquina permite que os pacientes com whiplash se sentar em uma máquina e a cabeça para um pequeno conjunto de halteres. Você começa com pesos leves e apressarás pescoço como dirigido pelo fisioterapeuta, assim você irá reforçar diferentes músculos do pescoço.
parte 3Use outros tratamentos físicos
1
Você vai a um quiroprático ou um osteopata. Osteopatas e quiropráticos se especializam na coluna e se concentrar em estabelecer um movimento e função normal nas pequenas articulações da coluna que conectam as vértebras, que são chamados de articulações da coluna vertebral. Pode ser empregue a manipulação manual das articulações (também conhecido como o ajuste) para desbloquear ou reposicionar as articulações que são ligeiramente desalinhados por causa de uma chicotada. Muitas vezes, você vai ouvir uma espécie de "clique" quando você ajustar o pescoço. Além disso, técnicas de tração pode ser útil para restaurar a curvatura normal (lordose) do seu pescoço e aliviar a dor.
- Desalinhamento das articulações da área do pescoço superior (cervical) inibe significativamente a sua capacidade de virar a cabeça e ajuda com tonturas e dores de cabeça.
- Às vezes um único ajuste da coluna pode aliviar problemas no pescoço por completo- no entanto, é provável que necessitam de 3 a 5 tratamentos para receber resultados significativos.
- Além de quiropráticos e osteopatas, fisioterapeutas também pode tratar algumas articulações periféricas e coluna vertebral com técnicas de ajuste manual.
2
Tenha um massagista para dar-lhe uma massagem profunda do tecido. Os cílios geralmente envolvem entorses ligamentares e músculos estirpes ou tendões com gravidade considerável, causando inflamação e espasmos. Uma massagem profunda é útil porque alivia espasmos musculares, combate a inflamação e promove o relaxamento. Comece a receber uma massagem no pescoço de 30 minutos, e se concentrar em seus ombros e os músculos na base do seu crânio (suboccipital). Deixe o terapeuta atinge profundidades que podem tolerar sem sentir muita dor.
- rigidez muscular suboccipitais pode causar dores de cabeça severas chamados cervicogenic.
- Sempre beber muita água logo após uma massagem para remover os produtos inflamatórios e ácido láctico no seu corpo. Se você não fizer isso, você poderia experimentar uma dor de cabeça latejante ou náusea leve.
3
Recorreu à acupuntura. Isso envolve a inserção de agulhas muito finas em determinados pontos de energia dentro da pele ou músculos, a fim de aliviar a dor e inflamação e promover a cura. A acupuntura é geralmente sugerido para a recuperação de uma lesão whiplash e só deve ser tido em conta como uma opção secundária, no entanto, há casos que indicam que este pode ser útil para o alívio da dor e restauração da mobilidade. Vale a pena tentar se você contar dinheiro para ele.
- De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, acupuntura libera endorfinas várias substâncias como serotonina e, o que alivia a dor e inflamação.
- Há muitos profissionais de saúde que praticam a acupuntura, como médicos, quiropráticos, fisioterapeutas, naturopatas e massoterapeutas. Se você estiver em os EUA, que você vá para cada especialista tem de ter uma certificação NCCAOM.
4
Submeter à terapia de infravermelhos. Sabe-se que a utilização de ondas de luz de baixa energia (infravermelho) podem acelerar a cicatrização de ferimentos e a aliviar a dor e a inflamação. Acredita-se que a radiação infravermelha (através de um dispositivo portátil ou uma sauna especial) penetra no corpo e aumenta a profundidade da circulação, gerando calor e dilata os vasos sanguíneos.
- Na maioria dos casos, você pode sentir alívio da dor considerável após o primeiro tratamento com horas IR.
- O alívio da dor geralmente dura por um longo período de tempo, tal como semanas ou mesmo meses.
- Especialistas que mais utilizados terapia infravermelha são alguns fisioterapeutas, quiropráticos, osteopatas e massagistas.
dicas
- Seu corpo estará sob estresse por causa da latigazo-, portanto, uma grande estratégia de recuperar rapidamente é comer uma dieta equilibrada com suplementos vitamínicos e minerais.
- Não transportar bagagem para distribuir o peso de forma desigual o exercício de seus ombros e tensão em seu pescoço como sacos mensageiros de uma única alavanca ou sacos. Em vez disso, use uma mochila com rodas ou duas alças acolchoadas.
- Mantenha uma melhor postura no trabalho e em casa. Sente-se em linha reta e não desleixo ou você inclinar demais para um lado.
- Não fumo, pois isso faz com que o fluxo de sangue insuficiente, privando os músculos e outros tecidos do sangue e nutrientes.