4: Métodos
Viva para ser um PASAcalme-se, quando você está sobrecarregadoAvaliar as características do PASPAS entender a personalidadeSe você tem toda a sua vida ouviu comentários como "Você é muito sensível, relaxar" ou "Você chorar muito", Você pode ser uma pessoa altamente sensível (PAS). De acordo com Elaine Aron, um psicólogo clínico que pesquisou o PAS e escreveu muitos livros sobre o assunto, as PAS tem um sistema nervoso naturalmente mais sensível, levando a perceber sutilezas sobre seus ambientes que os outros não notar. Enquanto outros podem entrar em uma sala e observe apenas o mobiliário ou o número de pessoas, você tem uma infinidade de pistas informativos sobre os humores e as relações dos outros, que, ao longo do tempo, deixar o sistema nervoso esgotado. Estas experiências podem muitas vezes levar a retraigas você estar sozinho para lamentar ou processar tudo o que você sentiu, que pode fazer você se sentir sobrecarregado ou pergunta se você tem um problema. Segundo o Dr. Aron, a chave para gerir esses recursos como uma PAS é reestruturar o traço e começar a ver isso como uma vantagem.
método 1
Viva para ser um PAS1
Lida bem com o stress. Como PAS, você tem que gerenciar eficazmente o stress porque seus sentidos aguçados e seu sistema neural sensível fará com que você se sentir o stress de forma mais aguda do que outras formas. É provável que se sentem os efeitos do estresse se você tentar manter-se com as demandas externas quando o seu corpo lhe diz que você precisa de uma pausa para refrescar e se reagrupar.
- O stress provoca uma resposta fisiológica no corpo. Isso faz com que o organismo a aumentar a produção de cortisol e adrenalina, o que torna o seu corpo de vai "vôo". Além disso, o estresse faz com que seu fígado a produzir mais glicose, sua freqüência cardíaca aumenta, os vasos sanguíneos se dilatem, sua taxa de respiração aumenta, seus músculos se contraem e seu estômago quebrar, possivelmente levando a vômitos.
- estresse prolongado ou não tratada pode levar a um risco de hipertensão arterial, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, dores de cabeça crônicas e fadiga persistente.
2
Socializar corretamente. Pessoas com personalidades altamente sensíveis tendem a socializar demasiado ou não o suficiente. É importante encontrar o equilíbrio certo entre sair de casa (e sua zona de conforto!) Enquanto você permitir que a descompressão muito necessária na forma de um tempo sozinho em um ambiente familiar.
Se você gastar muito tempo fora, você pode encontrar-se fazendo mais atenção ao externo do que as necessidades internas e são susceptíveis de oprimi-lo ou você se sente overstimulated regularmente. Isto pode conduzir a sintomas físicos de stress, incluindo dores de cabeça, fadiga, tensão muscular e mesmo insónia.Se você gastar muito tempo em ambientes fechados, você corre o risco de perder experiências e atividades valiosas. Além disso, deixe pode tornar-se cada vez mais difícil à medida que você se acostumar a menos para estar em situações desconhecidas ou desconfortáveis. Se você começar a sentir-se inquieto e sozinho, você pode querer empurrar-se de outras actividades sociais.3
Descanse bastante. Todo mundo precisa dormir o suficiente para prosperar, mas para as pessoas sensíveis podem ser ainda mais importante. Sono ajuda o reparo do corpo e permite que as pessoas a gerir as emoções de forma eficaz. Você pode ir para o PAS-los pior do que outros ao tentar trabalhar turnos noturnos ou recuperar do jet lag.
Pouco sono pode causar problemas de memória, mau humor, diminuição do julgamento e problemas crônicos de saúde.Pouco sono também está ligada ao estresse crônico ou incapacidade de lidar eficazmente com o stress.4
Permita-se tempo de lazer. Muitas pessoas altamente sensíveis são perfeccionistas e permitiu nenhum tempo para relaxar. Incorporar o seu tempo da programação para lazer ou "diversão" Ele pode ajudá-lo a relaxar e gerir o stress.
Algumas atividades que a PAS pode desfrutar incluem a leitura de um livro, jardinagem ou cozinhar uma nova refeição.5
Busca transcendência. Dr. Aron sugere que as pessoas altamente sensíveis encontrar uma maneira de romper "transcendência" ou se conectar com algo maior do que eles mesmos. Isso pode ser meditação, ioga, oração ou apenas contemplação pensativa. Transcendência permite que a mente para descansar enquanto consciente, que pode ajudar com o gerenciamento de estresse e sentimentos gerais de calma.
Meditação ajuda você a se tornar mais consciente de seus pensamentos, sentimentos e ações no momento presente. Você também pode reduzir a pressão arterial e estresse e levar a um aumento no cuidado de si mesmo.6
Definir limites pessoais. Muitos PAS têm dificuldade em estabelecer limites pessoais. Isso os leva a se envolver excessivamente na vida dos outros, estabelecer intimidade com outras pessoas muito rápido e se sentem excessivamente afetados pelas emoções dos outros. limites pessoais pode ser flexível e permitir que você compartilhe o que você deseja compartilhar, mas salve-se algumas coisas quando quiser. Não desanime se tiver dificuldade em estabelecer limites no Think de primeira dele como um processo e não um resultado específico.
Definir limites pessoais pode ser útil nas seguintes maneiras:Ele permite que você para determinar o nível de intimidade ou envolvimento com o qual você se sinta confortávelEle ajuda você a afirmar a importância de suas próprias necessidades e ao mesmo tempo de abordar as necessidades dos outrosExemplos incluem o estabelecimento de limites pessoais dizer a seus colegas não querem ouvir fofoca do escritório ou dizer a um amigo quando você precisa de uma pausa sozinho.Por exemplo, você poderia dizer a um colega: "Eu aprecio que você me incluir na conversa, mas eu prefiro falar sobre outras questões que não envolvem a vida pessoal dos nossos colegas".Por exemplo, você poderia dizer a um amigo: "Julia, eu sei que você está passando por um divórcio difícil e realmente quer estar lá para você, mas hoje eu preciso de uma pausa para relaxar. Podemos nos encontrar na parte da manhã para o café e para que eu possa dar-lhe toda a consideração que merece?".método 2
Acalme-se, quando você está sobrecarregado1
Reorienta a situação. Relembre os aspectos positivos de ter um PAS personalidade (leia a secção "Avaliar as características do PAS".) Diga-se que sua reação à situação dada é uma parte normal da sua personalidade altamente sensível e que não há nada a temer. Regista as coisas ao seu redor que você está mais familiarizado com e tentar se concentrar neles.
2
Repete um mantra. Um mantra é uma palavra ou frase que acalma-lo. Pode ser um citações inspiradas uma frase que é significativo para você ou uma oração. Concentre-se em um mantra dá-lhe uma meditação em miniatura pode reduzir a reação de seu corpo ao estresse e ajudá-lo a se concentrar no momento presente.
Exemplos de mantras são "Eu sou grande como eu sou", "Eu posso lidar com minha sensibilidade" ou "Isso também passará".3
Ouvir música suave. Pessoas altamente sensíveis muitas vezes se sentem muito ligado à música. Eles tendem a reagir emocionalmente a música, então ouvir música suave em tempos de superestimulação pode ajudar a relaxar-los. Enquanto você escuta a música, tente se concentrar em seu estado interior e os sons da música, bloqueando outros estressores externos.
4
Reduz estimulação. Por mais absurdo que pareça, pode ser necessário fechar os olhos, se você sentir-se oprimido. Feche os olhos pode ajudar a bloquear os estímulos visuais esmagadora, o que pode ajudar a separá-lo de estresse externo. Respire fundo, enquanto os seus olhos estão fechados pode ajudá-lo a se sentir mais calmo.
5
Data pausas. Se você é um PAS, você pode ter que incorporar breaks sua programação, especialmente se você tem muitas tarefas a serem executadas ou você está indo estar em um ambiente lotado.
Você pode até mesmo definir um alarme em um determinado intervalo para lhe dar uma pausa. Isso pode ajudar a evitar o sentimento oprimido ou overstimulated.
6
Dê uma caminhada. Andar tem a dupla vantagem de ser uma forma de exercício, o que pode reduzir a tensão muscular, soltou energia nervosa e permitem que você deixe o estímulo estressante.
Se possível, caminhar ao ar livre. Estar ao ar livre é muitas vezes menor do que os esmagadora lotados espaços interiores e vistas pitorescas da natureza pode ser um consolo para pessoas altamente sensíveis.7
Regula sua respiração. Se você achar que você começa a respirar rapidamente (hiperventilar), controlar a sua respiração profunda respiração durante 5 segundos, segurando o ar durante 5 segundos e expirar por 5 segundos. Em seguida, respira normalmente duas vezes e repete o ciclo de respirações 5 segundos.
Isso ajuda a dizer ao seu corpo que você não tem que estar no modo "luta ou fuga".método 3
Avaliar as características do PAS1
Lembre-se de um momento em que você realmente ser um PAS tem ajudado você ou alguma outra pessoa. Porque as pessoas altamente sensíveis estão mais sintonizadas com mudanças sutis, muitas vezes eles reconhecem o perigo antes de outros. Dr. Aron experimentado isso quando salvou toda a sua família de um incêndio quando ele facilmente despertado pela primeira luz do fogo.
- . Para fazer com que os clientes pensam de quão valioso pode ser um PAS, Dr. Aron convidados a responder o seguinte slogan: "Pense em uma ou mais vezes que a sensibilidade salvou você ou qualquer outra pessoa a sofrer uma grande perda ou mesmo a morte".
2
Parar de se comparar com os outros. Todos eles têm personalidades diferentes e não há nenhuma maneira "direito" ou "incorreto" a agir ou sentir. Aceite o fato de que ser mais sensíveis que outros não o torna menos valiosa. Veja SBP personalidade como parte de sua personalidade única, em vez de como um distúrbio ou deficiência pode ajudá-lo a aceitá-lo.
3
ignorar o seu "crítico interno". Muitas pessoas (não apenas PAS) ter uma voz dentro de sua cabeça que constantemente critica. Este interior crítico deve ser desafiado, questionada e, finalmente, em silêncio quando você aprende a aceitar a si mesmo por quem você é e tratá-lo como tratar um querido amigo não um inimigo. Parte deste envolve perceber que você tem pensamentos negativos, parar e mudar o foco.
Por exemplo, o seu interior crítico poderia dizer "Eu estou tão envergonhado de ser a única pessoa que chorou no trabalho na frente dos outros. Algo deve estar errado comigo". Você pode parar e reorientar como "Sou sensível e isso é bom. Embora ocasionalmente chorar no trabalho, eu também sou a pessoa que os meus colegas se sentir confortável se aproximando para o conselho ou empatia com problemas pessoais".4
Se concentrar nos aspectos positivos de sua características PAS. Faça uma lista de características que são únicas para a sua personalidade sensível. Em seguida, em cada um, escreve sobre como esse traço é positivo e valioso. Isso pode ajudá-lo a perceber como você é especial.
Por exemplo, você poderia escrever "ciente dos sentimentos dos outros". Abaixo disso, você poderia escrever todos os benefícios da mesma: você é um bom amigo, você tenta ser gentil com os outros, você sabe quando alguém precisa de um abraço ou rir e podem mediar entre as pessoas que sofrem de conflito.método 4
PAS entender a personalidade1
Ela reconhece os sinais sociais de PAS. É provável que uma pessoa altamente sensível observe as características de sua personalidade em situações sociais ou relacionamentos. Você poderia ser um PAS se você experimentar o seguinte:
- Você é altamente influenciado pelos humores dos outros.
- Você é altamente empática com as pessoas que você conhece e não sabe.
- Você é hyperaware de como suas emoções, comportamentos e palavras afetam os outros.
- Você se sente nervoso quando outros assistem você terminar uma tarefa ou competir.
- Observa diferenças sutis em seu entorno outros tendem a ignorar.
- Você se sente overstimulated em situações sociais lotados e sentir a necessidade de ir e passar um tempo sozinho mais tarde.
2
Avalie suas características emocionais. Pessoas que são altamente sensíveis são muitas vezes mais afetadas por suas emoções do que outros. Algumas características emocionais que caracterizam o PAS são:
uma tendência a retirar-se para os seus pensamentos;uma profunda ligação com a arte e música;a tendência a entrar em pânico ou assustar facilmente;uma incapacidade de se adaptar às mudanças na vida;facilmente sobrecarregado com tarefas ou prazos.3
Pesquisar sintomas físicos da personalidade PAS. Embora muitas das características de um PAS são emocionais ou sociais, existem algumas características físicas envolvidas. Estes podem ser ligada ao fato de que as pessoas com PAS de personalidade tendem a ter um sistema nervoso mais sensível, que afecta tanto as suas emoções e os seus corpos. Se você é um PAS, poderá detectar os seguintes sintomas físicos:
ou sensibilidade à dor agudasentir-se oprimido por ruídos altos, luzes brilhantes ou odores fortesverte altamente afetada por drogas estimulantes (café) ou álcoolreagir violentamente fome (uma redução na concentração ou mau humor)4
Considere os benefícios de ser um PAS. Pessoas altamente sensíveis têm características que devem ser aceites como valioso. Se você tem uma personalidade PAS, você pode detectar coisas que outras pessoas ignoram. Você poderia prevenir ou detectar erros que outros esquecidos, se concentrar por longos períodos de tempo, expressar-se criativamente e realizar movimentos finos habilidades motoras finas.
Além disso, muitos PAS são especializados em auto-reflexão e consciência de si mesmos, compreender instintivamente as necessidades e emoções dos outros e facilmente sentir as pistas verbais e não verbais. Estas são habilidades importantes que podem ser comercializável.dicas
- Se você se sentir fora de lugar, pode ser porque a nossa sociedade tendem a subestimar o valor de sensibilidade e firmeza, baixa emotividade e alta sociabilidade no lugar. No entanto, você não está sozinho e que 15 a 20% da população tem características de PAS.
- Cuide-se. Algumas pessoas sentem que é egoísta para ter tempo para si, mas muitas vezes faz com que você gentil e paciente para com os outros.
avisos
- Se você sente que não pode lidar com a sua sensibilidade, encontrar um terapeuta que pode ajudá-lo a aceitar a sua personalidade e dar-lhe estratégias para lidar com os sentimentos que acompanham o aumento da sensibilidade.