Como reduzir a sobrecarga sensorial

4 partes:evitar a sobrecargaLidar com overstimulationAjudar uma pessoa autista para lidar com a sobrecargaAjudar alguém a lidar com a sobrecarga

As pessoas que experimentam dificuldade em processar informações sensoriais (como as pessoas autistas com transtorno de processamento sensorial (TPS) ou aqueles que são altamente sensíveis), por vezes, entrar em um estado de sobrecarga sensorial. Tal sobrecarga ocorre quando uma pessoa recebe uma grande quantidade de estimulação sensorial que não pode lidar com um todo, como computador tentando processar muitos dados e superaquece. Isso pode ocorrer quando muita coisa acontecendo, como ouvir as pessoas falar enquanto ressoa televisão ao fundo, sendo cercado por uma multidão ou ver muitas telas luzes piscando ou piscando. Se você ou alguém que você conhece sofre de sobrecarga sensorial, existem alguns passos que você pode tomar para reduzir seus efeitos.

parte 1evitar a sobrecarga

1

Reconhece o início da sobrecarga sensorial. Isso pode ocorrer de maneiras diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, você poderia expressar um ataque de pânico, ficar hiperativo, se tranca em si mesmo ou ter um colapso nervoso (semelhante a um acesso de raiva, mas não fazê-lo de propósito).

  • Durante um momento descontraído, perguntar sobre os sinais de sua sobrecarga sensorial. O que provoca isso? Que comportamento manifestar você (ou seu ente querido) quando você começa a sentir-se oprimido? Se você é um pai ou (zelador), você também pode pedir o seu filho sofre de uma sobrecarga sensorial em seus gatilhos quando relaxado.
  • Quando se sentem sobrecarregados, muitos usam autista "comportamentos auto-estimuladoras" ou gestos repetitivos diferentes de outros tempos (por exemplo rocha quando estão felizes e apertar as mãos quando eles estão sobrecarregados). Pense se você tem um comportamento de auto-estimulação que apenas usar para acalmar-se ou lidar com a sobrecarga.
  • Se você perder as suas capacidades de operação normal (como a fala), este é frequentemente um sinal de sobrecarga grave. Cuidadores ou pais podem perceber esse problema especialmente em crianças pequenas com sobrecarga sensorial.

2

Reduz a estimulação visual. Uma pessoa que experimenta a sobrecarga visual pode precisar de usar óculos de sol dentro, recusando-se a olhar para os olhos dos outros, longe das pessoas que você está falando com ele, cobrir os olhos e bater em pessoas ou objetos. Para ajudar a reduzir a estimulação visual, reduz objetos pendurados no teto ou paredes. Salvar pequenos objetos em contentores ou caixas e organizá-los e classificá-los.

  • Se a luz é esmagadora, usando uma lâmpada em vez de lâmpadas fluorescentes. Você também pode usar lâmpadas mais escuras em vez de focos brilhantes. Use cortinas blackout para minimizar a luz.
  • Se as luzes no interior são esmagadora, pode ser útil usar toldos.

3

Reduz o nível de ruído. A superestimulação som poderia incluir a incapacidade de parar o ruído de fundo (por exemplo, alguém que fala à distância), o que influencia a concentração. Alguns ruídos podem ser percebidos extremamente alto e perturbador. Para ajudar a reduzir a superestimulação som, fechar as portas ou janelas abertas que permitem a entrada de ruído. Baixa ou desligar qualquer música ou distrair você vai em algum lugar mais calmo. Minimiza instruções verbais ou conversas.

  • Pode ser útil ter tampões de ouvido mão, fones de ouvido e ruído branco quando o ruído parecer muito grande.
  • Se você tentar se comunicar com alguém que experimenta som sobrecarga sensorial, fazer perguntas que você pode responder com um sim ou não em vez de fazer perguntas abertas. Eles são mais fáceis de responder e pode ser respondida com os polegares para cima ou para baixo.

4

Reduz a estimulação tátil. Toque de sobrecarga (referindo-se a sensação de toque) pode incluir a incapacidade de suportar a ser tocado ou abraçado. Muitas pessoas com problemas de processamento sensorial são hipersensíveis ao toque e seja fato tocado ou acha que eles estão prestes a ser tocado pode agravar a sobrecarga. A sensibilidade ao toque podem incluir uma sensibilidade para roupas (você preferir tecidos macios) ou tocar certas texturas ou temperaturas. Reconhece as texturas que agradá-lo e não. Certifique-se de que suas novas roupas não causar hiperestimulação.

  • Se você é um cuidador ou um amigo, ouvir quando alguém lhe diz para tocar dói ou quando está longe. Você reconhece sua dor e não continue a tocar-lhe.
  • Ao interagir com alguém com sensibilidade tátil, sempre Avísale quando você está prestes a tocá-lo e abordá-lo em frente, nunca atrás.
  • A consulta com um terapeuta ocupacional para mais ideias de integração sensorial.

5

Regula odores. Alguns perfumes ou odores pode ser esmagador e ao contrário de vista, não é possível fechar o nariz para ficar longe deles. Caso odores são esmagadoras, considerar o uso de shampoos, detergentes e produtos de limpeza sem perfume.

  • Remover o mais vasto conjunto possível de aromas desagradáveis ​​de seu ambiente. Você poderia comprar produtos sem cheiro ou fazer seus próprios pasta de dentes, sabonetes sem perfume e detergentes.

parte 2Lidar com overstimulation

1

Faça uma pausa sensorial. Você pode se sentir sobrecarregado quando você encontrar-se rodeado por grandes grupos de pessoas ou muitas crianças. Às vezes, tais situações são inevitáveis, como uma reunião de família ou uma conferência de negócios. Embora talvez você não pode escapar completamente a situação, você pode fazer uma pausa para ajudar a recuperar a partir de sobrecarga. Tratar de "suportar" só pioram a situação e irá demorar muito mais tempo para recuperar. Pausa lhe permitirá recarregar e ficar longe da situação antes que se torne insuportável.

  • Responde às suas necessidades desde o início e será mais fácil de manusear.
  • Se você estiver em público, considere fazer desculpas para ir ao banheiro ou di "Preciso de ar" e ir para fora por alguns minutos.
  • Se você está em casa, procure um lugar onde você pode deitar-se para descansar.
  • Se as pessoas tentam acompanhar você quando você não pode lidar com isso, diga "Eu preciso de algum tempo sozinho".

2

Encontrar um equilíbrio. É importante que você aprende seus limites e estabelecer-los, mas lembre-se não limitar-se muito assim você acaba entediado. Certifique-se de atender às suas necessidades básicas, uma vez que o limite de sua estimulação poderia ser afetada por coisas como a fome, a fadiga, a solidão ea dor física. Ao mesmo tempo, certifique-se de não cobrir muito de uma vez.

  • Atender a essas necessidades essenciais é importante para todos, mas é ainda mais importante para pessoas muito sensíveis ou que sofrem de transtorno de processamento sensorial (TPS).



3

Defina seus limites. Ao se deparar com situações que podem provocar sobrecarga sensorial, observe alguns limites. Se o barulho Incomoda você, considere ir a restaurantes ou centros comerciais horas mais calmas do dia e não durante as horas de pico. Você pode definir limites para a quantidade de tempo gasto assistindo televisão, usando o computador ou socializar com a família e amigos. Se um evento importante se aproxima, prepare-se durante todo o dia para resolver a situação da melhor forma possível.

  • Pode ser necessário colocar limites em suas conversas. Se você esgotar longas conversas, desculpar-se com cortesia.
  • Se você é um pai ou cuidador, monitora a atividade do seu filho e procurar por padrões de momentos que o uso excessivo da televisão ou do computador está sendo sobrecarregados.

4

Dê-se tempo para se recuperar. Você pode precisar de vários minutos a várias horas para se recuperar completamente de um episódio de sobrecarga sensorial. Se você tiver ativado o mecanismo de "luta, fuga ou paralisia", é mais seguro para terminar muito cansado depois. Se possível, também tentar reduzir o stress que vem depois. Time-out é a melhor maneira para se recuperar.

5

Considere o uso de técnicas de enfrentamento para lidar com o estresse. Trabalhar para reduzir o stress e desenvolver maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse e excesso de estimulação pode ajudar a reduzir a excitação do sistema nervoso. o ioga, o meditação e a respiração profunda são maneiras de reduzir o estresse, encontrar um equilíbrio e uma sensação de segurança, mesmo com o passar do tempo.

  • Use mecanismos de enfrentamento que são úteis para você. Você pode saber instintivamente o que você precisa, por exemplo, balançá-lo ou ir para um lugar tranquilo. Não te preocupes se é algo "raro"- Concentre-se no que pode ajudá-lo.

6

Teste terapia ocupacional. Para adultos e crianças, terapia ocupacional ajuda a reduzir sensibilidades sensoriais e, portanto, para diminuir a sobrecarga ao longo do tempo. O resultado do tratamento é melhor se você começar em uma idade precoce. Como um cuidador, à procura de um terapeuta com experiência em lidar com problemas de processamento sensorial.

parte 3Ajudar uma pessoa autista para lidar com a sobrecarga

1

Tente criar um "dieta sensorial". dieta sensorial é uma maneira de ajudar o sistema nervoso da pessoa a sentir-se organizado e eficiente, proporcionando estímulos sensoriais e forma nutritiva rotina. dieta sensorial pode incluir estímulos sensoriais criadas por interações com os outros, o ambiente, as atividades programadas em determinados momentos do dia e atividades recreativas.

  • Pense na dieta sensorial como se fosse uma dieta saudável e equilibrada. O objetivo é que a pessoa a obter os nutrientes necessários a partir de várias fontes, mas também para não consumir muito ou pouco de algo, pois isso pode atrasar o crescimento ou prejudicar a sua saúde. Com uma dieta sensorial, você deve fazê-la ter uma experiência equilibrada de diferentes estímulos sensoriais.
  • Portanto, se a pessoa está overstimulated por estímulos auditivos (ou sons), você pode minimizar as instruções verbais e em vez disso, usar mais imagens e passar o tempo em lugares com o mínimo de ruído de fundo ou permitem que você use tampões de ouvido . No entanto, o sentido auditivo ainda precisa ser alimentado, então nós também dar tempo pessoa a ouvir a sua música favorita.
  • Minimiza estímulos sensoriais desnecessários que limitam o material visual da sala, permitindo o uso de fones de ouvido ou fones de ouvido, procurando roupas confortáveis, utilizando detergentes Aromais e sabonetes, etc.
  • Com a dieta sensorial é esperado para acalmar a pessoa e normalizar estímulos sensoriais, ensiná-lo a controlar seus impulsos e emoções e aumentar a produtividade.

2

Evite exagerar a agressão. Em alguns casos, as pessoas com sobrecarga sensorial tornar-se fisicamente ou verbalmente agressivo. Como um cuidador, é difícil não tome isso pessoalmente. Esta reação tem mais a ver com o pânico e não com você.

  • Na maioria das vezes, a agressão física ocorre porque você tentou tocá-la, deter ou teria bloqueado a passagem e assim entrar em pânico. Nunca tente pegar uma pessoa ou controlar o seu comportamento.
  • É raro que uma pessoa com sobrecarga sensorial causar sérios danos. Ela realmente não quero feri-lo, tudo que ele quer é fugir da situação.

3

Preste atenção a estímulos vestibulares. Uma pessoa com autismo que sofrem de sobrecarga sensorial pode ser sensível a percepções de equilíbrio ou movimento. É provável que seja suscetível especialmente doença de movimento, perder o equilíbrio facilmente e têm dificuldade com coordenação das mãos ou dos olhos.

  • Se a pessoa parece oprimido pelos movimentos ou inativo, tentar reduzir os seus movimentos ou mover-se lentamente e com cuidado para mudar de posição (por exemplo, de mentir para de pé, etc.).

parte 4Ajudar alguém a lidar com a sobrecarga

1

Intervir precocemente. Às vezes, a pessoa pode não perceber que você está lutando com uma situação e poderia ficar mais tempo devido ou tentativa "suportar". Isso só piora as coisas. Intervir em seu nome apenas notas que você está forçando e ajudá-la a tomar um momento de silêncio para se acalmar.

2

Seja compassivo e compreensão. Seu amado é oprimido e perturbado e seu apoio é reconfortante e ajudá-lo a se acalmar. Sou carinhosa, compreensivo e sensível às suas necessidades.

  • Lembre-se que não fazê-lo de propósito. O juiz só vai piorar o seu nível de stress.

3

Dê-lhe uma saída. O caminho mais rápido para parar a sobrecarga sensorial, muitas vezes é remover essa pessoa da situação. Veja se você pode levá-la fora ou para um lugar mais calmo. Peça-lhe para seguir ou oferecer-lhe a mão se você pode tolerar o toque.

4

Fazer o lugar mais hospitaleiro. Diminui a intensidade das luzes, desligue a música e incentiva os outros a dar um pouco de paz a esta pessoa.

  • Ela percebe quando assistindo os outros e pode se sentir constrangido se você sente o olhar.

5

Pergunta antes de lhes tocar. Durante um episódio de sobrecarga, a pessoa pode ter dificuldade para entender o que acontece e se o susto poderia interpretar mal isso como um ataque. Primeiro, pergunte se você pode tocá-lo e dizer o que você vai fazer antes que você, para que você tenha tempo para recusar. Por exemplo, "Eu pegar sua mão e te tirar daqui" ou "Você gostaria de um abraço?".

  • Às vezes, as pessoas que sofrem de sobrecarga são aliviadas com um abraço forte ou uma massagem nas costas. Outras vezes, tocando só pioram a situação. Perguntar se você pode fazê-lo e não se preocupe se você diz que o não lembre-se que há algo pessoal.
  • Não colocar armadilhas ou entrar em seu caminho. Ela poderia entrar em pânico e reagir violentamente, e empurre para longe da porta para que você possa sair.

6

Faça perguntas simples você pode responder sim ou não. As perguntas abertas são mais difíceis de processar e quando o cérebro da pessoa já está lutando para lidar, você não pode dar uma resposta significativa. No entanto, se é uma questão de sim ou não, ela pode inclinar-se ou aumentar ou diminuir o polegar para responder.

7

Serviços às suas necessidades. A pessoa pode precisar de um copo de água, pausa ou mudança para uma atividade diferente. Pense o que poderia ser mais útil no momento e fazê-la.

  • Como um cuidador, é fácil de responder, deixando a sua frustração, mas lembre-se que você não pode evitar esse tipo de comportamento e precisa do seu apoio.
  • Se você ver que alguém está usando mecanismo de enfrentamento prejudicial, dizer a uma pessoa que sabe o que fazer (por exemplo, um pai ou um terapeuta). Tentar agarrá-la pode causar pânico e reagir violentamente, colocando ambos em risco de lesão. O terapeuta irá ajudar a desenvolver um plano para substituir o mecanismo de enfrentamento prejudicial.

8

Incentivá-la a se acalmar, independentemente do que isso significa para ela. Pode parecer útil balançando para frente e para trás, aconchegar sob um cobertor, hum ou receber uma massagem de você. Não há problema se parece estranho ou não está "idade apropriada", Tudo o que importa é que ele vai ajudar a relaxar.

  • Se você sabe alguma coisa calma com frequência (por exemplo, seu bicho de pelúcia favorito), levá-la e colocá-lo em suas mãos. , Se você quiser, você pode agarrá-lo.

dicas

  • Para adultos e crianças, terapia ocupacional pode reduzir sensibilidades sensoriais e, portanto, reduzir o tempo de sobrecarga. O resultado do tratamento é melhor se começou cedo. Como um cuidador, à procura de um terapeuta com experiência em lidar com problemas de processamento sensorial.

Artigos Relacionados