Evitando vergonha

3 partes:Desenvolver a segurança em si mesmoLidar com situações embaraçosasUse estratégias de enfrentamento

É um sentimento que todos nós tivemos: que você fazer ou dizer algo errado e todos os olhos estão em você. Você tem certeza de que todos vocês estão julgando e pensando em seu erro. Seu rosto começa a blush, seu coração começa a corrida e queria estar em qualquer outro lugar. Estes sentimentos de vergonha são experiência humana universal, mas, embora comum, definitivamente não são bem-vindos. Felizmente, você pode tomar medidas para construir confiança em si mesmo, evitar situações embaraçosas e lidar com o constrangimento no momento.

parte 1
Desenvolver a segurança em si mesmo
1
Concentre-se em seus pontos fortes. Este é o primeiro passo para construir a confiança em si mesmo. Porque a vergonha está relacionada com o sentimento de incompetência, lembre-se suas qualidades positivas pode ajudá-lo a se sentir menos constrangido em situações sociais.
  • O que você é bom? Quais são os seus melhores atributos? Faça uma lista. Peça-lhes alguns comentários para os amigos e parentes mais próximos. Lembre-se de incluir alguns traços de personalidade, habilidades e talentos, habilidades físicas, sociais ou interpessoais e qualquer outra coisa que você pode pensar. Leia a lista todas as manhãs e adicionar o que quiser.
  • Seja gentil com você mesmo e prática positiva auto-fala. Para olhar no espelho pela manhã, sonríete e dizer: "Você merece ser feliz hoje!". Você também pode escolher uma característica física que você gosta de si mesmo e fazer alguns elogios. Tente dizer, por exemplo: "Bom dia bonito (a)! Você tem o melhor sorriso!".
  • 2
    Descubra os seus desafios e, em seguida, definir algumas metas. Identifica os desafios que podem fazer você se sentir inseguro ou incompetente. Tente trabalhar sobre estes desafios e conjuntos metas mensuráveis ​​e realizáveis ​​para melhorar nestas áreas, tanto quanto possível.
  • Por exemplo, se você é facilmente constrangido por uma pequena conversa, porque você não acha que tem fortes habilidades interpessoais, você pode primeiro trabalhar em suas habilidades interpessoais e, em seguida, definir uma meta para desafiar nessa área.
  • Desenvolver habilidades interpessoais começa por estar ciente das mensagens enviadas e, em seguida, praticar a enviar mensagens diferentes. Você pode juntar-se com um amigo (de preferência com alguém que tem excelentes habilidades sociais) e fazer alguns jogos de RPG para melhorar suas habilidades. Não deixe de ler o artigo desenvolver habilidades interpessoais para saber mais sobre o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
  • Estabelece um pouco para iniciar uma conversa com um colega cada meta semana. Gradualmente, você pode aumentar o número de conversas até que você pode ter um dia.
  • Leia o artigo aumentar a auto-confiança Para mais dicas sobre como desenvolver a segurança em si mesmo.
  • 3
    Manter relações que edificá-los. Às vezes, a falta de segurança em si mesmo pode ser atribuída a seus amigos ou familiares ou repreendê-lo colocar muita ênfase em coisas superficiais, como ter as melhores roupas ou a maquiagem mais elegante. Reconhece se seus amigos próximos e familiares que você construir ou fazer você crítica devastadora e não tenha medo de procurar novos amigos se a corrente de causar-lhe dor.
  • Bons amigos comemorar com você quando eles tiverem sucesso e desafio você a experimentar coisas novas.
  • Depois de passar tempo com um amigo, pergunte-se como você se sente: Você se sente renovado e revigorado, pronto para enfrentar o dia? Ou você se sente esgotado ou exausto, como se você teve que torná-lo forte? Seu estado emocional depois de passar tempo com alguém pode mostrar muito sobre o efeito que provoca que a segurança pessoa em si mesmo e no seu bem-estar emocional geral.
  • 4
    Você entende que todas as pessoas têm vergonha. Vergonha ocorre mais frequentemente quando você sente que as pessoas vão observar e julgá-lo como incompetente. Pode acontecer de repente (por exemplo, se você tropeçar em público) ou gradualmente (durante a preparação de um discurso), mas sempre surge do medo de incompetência e sentimentos de insegurança. O simples reconhecimento de que todas as pessoas têm vergonha é um dos passos mais importantes para melhorar a si mesmo.
  • A maioria das pessoas lutam com sentimentos de incompetência ao longo de sua vida e embaraço em situações sociais é uma forma muito comum manifesto. Tente ver as celebridades a partir de outra perspectiva: Jim Carey, Kim Cattrall e William Shatner têm lutado com medo do palco incapacitante que quase destrói suas carreiras. No entanto, eles se mudaram e são muito bem-sucedida.
  • Muitas vezes, sentimentos de inadequação de volta à infância. Por exemplo, se você sentiu que tinha de lutar pela adopção ou cuidados de seus pais, se o que você fez nunca foi bom o suficiente para atrair a sua atenção ou se os seus colegas intimidado, você pode até a idade adulta lutar com sentimentos de incompetência. Em alguns casos, a terapia pode ser útil para lidar com os problemas das crianças que contribuem para sentimentos atuais de vergonha.
  • parte 2
    Lidar com situações embaraçosas

    1
    Reconhece os gatilhos de vergonha. Que tipos de situações são mais embaraçoso para você? Você se sente mais vergonha quando você pensa que julgar estranhos, como quando você tem que dar um discurso para um grande público? Ou você se sentir mais vergonha quando as pessoas próximas a você vê-lo fazer algo desconfortável, como você sabe quando o alimento fica preso em seus dentes ou papel higiênico em seus pés?
    • Algumas pessoas tendem a se sentir mais vergonha quando as pessoas que sabem que vejo algo errado. Este sentimento está intimamente relacionado a ele.
    • Outros disparadores incluem outras pessoas que falam ou fazem coisas que parecem inadequadas (como falar de sexo ou funções corporais perto de você).
    • Outras vezes, a vergonha vem de sentimentos gerais de inadequação. Isso pode se manifestar como um medo de conhecer novas pessoas, vergonha sobre sua aparência ou com medo de falar em sala de aula.
  • 2
    Ele reconhece que não há nenhum problema a ser constrangido. Todo mundo se sente vergonha que é parte do ser humano! Como quando você cometer erros e aprender com eles, as situações embaraçosas pode te ensinar muito sobre quem você é como pessoa e que você valoriza. Eles também podem ensinar-lhe sobre as áreas onde você quer crescer como pessoa.
  • Facilmente sentir vergonha é um traço de personalidade é parte do que você faz quem você é. As pessoas que são facilmente envergonhado também tendem a sentir outras emoções profundas, o que torna as pessoas com grande empatia e grandes amigos. Seja orgulhoso de quem você é!
  • Pergunte aos seus amigos para as coisas vergonhosas que aconteceram com eles. Te vai tranquilizar o conhecimento de que todas as pessoas passam por momentos embaraçosos!
  • 3


    Esquecer os erros do passado. É fácil obcecar sobre as coisas embaraçosas que aconteceram e imaginar as outras pessoas pensam sobre essas coisas quando o vêem. A verdade é que a maioria das pessoas têm suas próprias inseguranças suficiente para pensar em se preocupar com seus problemas!
  • Ocasionalmente, não há nenhum problema se você revive uma vergonha passado, mesmo que apenas para colocar as situações embaraçosas atuais em perspectiva. Afinal, você superou todos os embaraçoso coisas do passado, então por que isso seria diferente?
  • Caso contrário, ser gentil consigo mesmo, dar-se a chance de esquecer e seguir em frente. O que você diria a um amigo que você estava? Lembre-se de ser amigo de si mesmo.
  • 4
    Evite situações que você sabe que vai ser embaraçoso. Às vezes, reconhecer o tipo de pena que você está mais propenso pode ajudar a evitar situações que possam vir a ser gatilhos.
  • Se você tem que dar um discurso, fazendo falar em público é o gatilho, tente usar um PowerPoint ou outro auxílio visual. Isso irá ajudá-lo a evitar sutis forma como as pessoas vêem você como você fala. Você também deve praticar até que você se familiarizar completamente com todo o material- isso vai fazer você se sentir mais seguro sabendo o assunto.
  • 5
    Peça-lhes para apoiar seus amigos. Se você confiar em sua família e seus amigos não tirar proveito de suas inseguranças para constranger o caminho, você pode contar com eles para ajudá-lo a evitar situações embaraçosas. Diga a seus amigos que são o mais vergonhoso para você e perguntar questões para ajudá-lo evitá-los.
  • Se seus amigos tendem a enfatizar que seu rosto está vermelho, pedir-lhes para parar. Alguns estudos mostram que o simples ato de dizer a alguém que seu rosto está vermelho, vai corar ainda mais!
  • Pergunte às pessoas de confiança para parar zombando de você sobre algumas questões sensíveis. Para algumas pessoas, o mais embaraçoso é quando você provoca uma de suas inseguranças (como atributo físico ou alguém que eles gostam). Se alguém realmente se preocupa com você e saber que este problema o incomoda, ele vai parar de fazer diversão. Se você não parar, pode ser hora de procurar novos amigos.


  • parte 3
    Use estratégias de enfrentamento
    1
    Controle suas respostas fisiológicas. O corpo registra vergonha como medo e inicia uma resposta ao medo que produz sintomas como ritmo acelerado coração, palmas das mãos suadas, bochechas coradas e gaguejando. Com a prática, você pode aprender a controlar essas respostas fisiológicas, atraindo a atenção e acalmar a mente, utilizando técnicas semelhantes às usadas para aliviar os ataques de pânico.
    • Concentre sua atenção em algo no quarto não-ameaçador, como um relógio, um cartaz ou mesmo uma rachadura na parede. Pense em seus detalhes e, em seguida, começar a praticar técnicas de respiração profunda.
    • Respire lenta e profundamente, contar até três para cada inalação e exalação. Concentre-se na sensação de ar que enche o peito e fora de seu corpo. Imagine que o estresse ea ansiedade enquanto expira.
    • Se a situação embaraçosa algo já planejado (como um discurso ou uma reunião para conhecer os pais de seu cônjuge), tenta fazer algo relaxante, pouco antes de começar. Muitos artistas que devem deixar o palco tem rituais praticados antes do show que ajudá-los a concentrar-se e eliminar o medo do palco último minuto. Por exemplo, Brian Wilson dos Beach Boys recebe uma massagem e fazer uma oração antes de cada show.
  • 2
    Ele reconhece vergonha. Caso você faz algo inesperado e embaraçoso, como derramar a bebida em cima da mesa na sala de conferência ou você dizer ao seu chefe o nome errado, reconhecer a situação vai ajudar a suavizar a atmosfera.
  • Tentar explicar por que a situação aconteceu. Por exemplo, você pode dizer: "Desculpe, eu te chamei pelo nome errado! É porque eu tive isso e isso em mente esta semana".
  • Você também pode tentar pedir ajuda. Se você derramar alguma coisa ou você tropeçar e cair no chão, pedir um visualizador para ajudá-lo. Em vez de rir o erro, as pessoas vão se envolver para procurar uma solução para o problema.
  • 3
    Rir de si mesmo. Se você faz algo constrangedor durante uma reunião ou em sala de aula, as chances são de que alguns dos presentes risada. Rir das situações embaraçosas é uma resposta natural do ser humano e não significa que a pessoa que você pensa mal. Rir de si mesmo mostra que você tem um bom senso de humor e não se levar muito a sério.
  • Alguns estudos mostram que o uso de humor para compensar situações embaraçosas é a solução mais eficaz, para aprender a rir de si mesmo. Você pode dizer algo engraçado se você pensar rápido (por exemplo, se você derramar café em um relatório durante uma sessão, você poderia dizer: "Espero que não houve nada importante lá!") - Caso contrário, apenas sorrir e dizer: "Bem, isso foi estranho!".
  • 4
    Reconhece se mais de embaraço. Por vezes, a tendência para constranger pode ser uma das características de uma personalidade perfeccionista. No entanto, menos frequentemente, os sentimentos de vergonha pode ser indicativo de uma transtorno de ansiedade social.
  • Se você está preocupado que o fato de constranger ou você julgar os outros interferir com suas atividades diárias ou dificultar a desfrutar da vida social, você pode ter uma condição conhecida como fobia social (também conhecido como transtorno de ansiedade social). Enquanto a maioria das pessoas sentem vergonha se eles tem que dar um discurso na frente público ou tropeço de uma multidão, as pessoas que sofrem de fobia social pode ser constrangido por coisas cotidianas, como encomendar comida em um restaurante ou comer em público. Os sintomas da fobia social geralmente aparecem na puberdade.
  • Existem várias opções de tratamento para pessoas que sofrem de fobia social, incluindo a psicoterapia ou medicação. Ela fala com o seu médico para encaminhá-lo para um terapeuta ou psicólogo.
  • dicas

    • Sentindo pena não é a pior coisa na vida e também todas as pessoas têm vergonha às vezes.
    Artigos Relacionados