Evitando vergonha
3 partes:Desenvolver a segurança em si mesmoLidar com situações embaraçosasUse estratégias de enfrentamento
É um sentimento que todos nós tivemos: que você fazer ou dizer algo errado e todos os olhos estão em você. Você tem certeza de que todos vocês estão julgando e pensando em seu erro. Seu rosto começa a blush, seu coração começa a corrida e queria estar em qualquer outro lugar. Estes sentimentos de vergonha são experiência humana universal, mas, embora comum, definitivamente não são bem-vindos. Felizmente, você pode tomar medidas para construir confiança em si mesmo, evitar situações embaraçosas e lidar com o constrangimento no momento.
parte 1
Desenvolver a segurança em si mesmo1
Concentre-se em seus pontos fortes. Este é o primeiro passo para construir a confiança em si mesmo. Porque a vergonha está relacionada com o sentimento de incompetência, lembre-se suas qualidades positivas pode ajudá-lo a se sentir menos constrangido em situações sociais.
- O que você é bom? Quais são os seus melhores atributos? Faça uma lista. Peça-lhes alguns comentários para os amigos e parentes mais próximos. Lembre-se de incluir alguns traços de personalidade, habilidades e talentos, habilidades físicas, sociais ou interpessoais e qualquer outra coisa que você pode pensar. Leia a lista todas as manhãs e adicionar o que quiser.
- Seja gentil com você mesmo e prática positiva auto-fala. Para olhar no espelho pela manhã, sonríete e dizer: "Você merece ser feliz hoje!". Você também pode escolher uma característica física que você gosta de si mesmo e fazer alguns elogios. Tente dizer, por exemplo: "Bom dia bonito (a)! Você tem o melhor sorriso!".
2
Descubra os seus desafios e, em seguida, definir algumas metas. Identifica os desafios que podem fazer você se sentir inseguro ou incompetente. Tente trabalhar sobre estes desafios e conjuntos metas mensuráveis e realizáveis para melhorar nestas áreas, tanto quanto possível.
3
Manter relações que edificá-los. Às vezes, a falta de segurança em si mesmo pode ser atribuída a seus amigos ou familiares ou repreendê-lo colocar muita ênfase em coisas superficiais, como ter as melhores roupas ou a maquiagem mais elegante. Reconhece se seus amigos próximos e familiares que você construir ou fazer você crítica devastadora e não tenha medo de procurar novos amigos se a corrente de causar-lhe dor.
4
Você entende que todas as pessoas têm vergonha. Vergonha ocorre mais frequentemente quando você sente que as pessoas vão observar e julgá-lo como incompetente. Pode acontecer de repente (por exemplo, se você tropeçar em público) ou gradualmente (durante a preparação de um discurso), mas sempre surge do medo de incompetência e sentimentos de insegurança. O simples reconhecimento de que todas as pessoas têm vergonha é um dos passos mais importantes para melhorar a si mesmo.
parte 2
Lidar com situações embaraçosas1
Reconhece os gatilhos de vergonha. Que tipos de situações são mais embaraçoso para você? Você se sente mais vergonha quando você pensa que julgar estranhos, como quando você tem que dar um discurso para um grande público? Ou você se sentir mais vergonha quando as pessoas próximas a você vê-lo fazer algo desconfortável, como você sabe quando o alimento fica preso em seus dentes ou papel higiênico em seus pés?
- Algumas pessoas tendem a se sentir mais vergonha quando as pessoas que sabem que vejo algo errado. Este sentimento está intimamente relacionado a ele.
- Outros disparadores incluem outras pessoas que falam ou fazem coisas que parecem inadequadas (como falar de sexo ou funções corporais perto de você).
- Outras vezes, a vergonha vem de sentimentos gerais de inadequação. Isso pode se manifestar como um medo de conhecer novas pessoas, vergonha sobre sua aparência ou com medo de falar em sala de aula.
2
Ele reconhece que não há nenhum problema a ser constrangido. Todo mundo se sente vergonha que é parte do ser humano! Como quando você cometer erros e aprender com eles, as situações embaraçosas pode te ensinar muito sobre quem você é como pessoa e que você valoriza. Eles também podem ensinar-lhe sobre as áreas onde você quer crescer como pessoa.
3
Esquecer os erros do passado. É fácil obcecar sobre as coisas embaraçosas que aconteceram e imaginar as outras pessoas pensam sobre essas coisas quando o vêem. A verdade é que a maioria das pessoas têm suas próprias inseguranças suficiente para pensar em se preocupar com seus problemas!
4
Evite situações que você sabe que vai ser embaraçoso. Às vezes, reconhecer o tipo de pena que você está mais propenso pode ajudar a evitar situações que possam vir a ser gatilhos.
5
Peça-lhes para apoiar seus amigos. Se você confiar em sua família e seus amigos não tirar proveito de suas inseguranças para constranger o caminho, você pode contar com eles para ajudá-lo a evitar situações embaraçosas. Diga a seus amigos que são o mais vergonhoso para você e perguntar questões para ajudá-lo evitá-los.
parte 3
Use estratégias de enfrentamento1
Controle suas respostas fisiológicas. O corpo registra vergonha como medo e inicia uma resposta ao medo que produz sintomas como ritmo acelerado coração, palmas das mãos suadas, bochechas coradas e gaguejando. Com a prática, você pode aprender a controlar essas respostas fisiológicas, atraindo a atenção e acalmar a mente, utilizando técnicas semelhantes às usadas para aliviar os ataques de pânico.
- Concentre sua atenção em algo no quarto não-ameaçador, como um relógio, um cartaz ou mesmo uma rachadura na parede. Pense em seus detalhes e, em seguida, começar a praticar técnicas de respiração profunda.
- Respire lenta e profundamente, contar até três para cada inalação e exalação. Concentre-se na sensação de ar que enche o peito e fora de seu corpo. Imagine que o estresse ea ansiedade enquanto expira.
- Se a situação embaraçosa algo já planejado (como um discurso ou uma reunião para conhecer os pais de seu cônjuge), tenta fazer algo relaxante, pouco antes de começar. Muitos artistas que devem deixar o palco tem rituais praticados antes do show que ajudá-los a concentrar-se e eliminar o medo do palco último minuto. Por exemplo, Brian Wilson dos Beach Boys recebe uma massagem e fazer uma oração antes de cada show.
2
Ele reconhece vergonha. Caso você faz algo inesperado e embaraçoso, como derramar a bebida em cima da mesa na sala de conferência ou você dizer ao seu chefe o nome errado, reconhecer a situação vai ajudar a suavizar a atmosfera.
3
Rir de si mesmo. Se você faz algo constrangedor durante uma reunião ou em sala de aula, as chances são de que alguns dos presentes risada. Rir das situações embaraçosas é uma resposta natural do ser humano e não significa que a pessoa que você pensa mal. Rir de si mesmo mostra que você tem um bom senso de humor e não se levar muito a sério.
4
Reconhece se mais de embaraço. Por vezes, a tendência para constranger pode ser uma das características de uma personalidade perfeccionista. No entanto, menos frequentemente, os sentimentos de vergonha pode ser indicativo de uma transtorno de ansiedade social.
dicas
- Sentindo pena não é a pior coisa na vida e também todas as pessoas têm vergonha às vezes.