Lidar com vergonha

3 Métodos:

Lidar com situações embaraçosasLidar com embaraços últimosEntenda o sentimento de vergonha

Todos em algum momento temos sentido constrangido porque todo mundo comete erros. A vergonha pode ser o resultado de receber atenção indesejada, cometer um erro ou estar em uma situação que faz você se sentir desconfortável. Você provavelmente sente que quer se esconder até passar a vergonha no entanto, há melhores maneiras de lidar com esse sentimento: você pode tentar entender melhor seus sentimentos de vergonha, aprender a rir de si mesmo e ser compassivo com você quando você se sentir constrangido.

método 1
Lidar com situações embaraçosas
1
Avalia a situação. A maneira como você lida uma situação embaraçosa depende do que fez você se sentir envergonhado. Por exemplo, se você fez algo errado, como fazer um comentário inapropriado para o seu amigo, você pode se sentir constrangido, porque você não deveria ter dito o que disse. No entanto, se você se sentir envergonhado porque você fez algo por acidente, como tropeçar e cair na frente de um grande grupo de pessoas, é uma situação diferente. Você deve lidar com cada situação de uma forma ligeiramente diferente para superar sentimentos de vergonha.
  • 2
    Desculpas se necessário. Se você fez alguma coisa errada, você deve desculpas por seu erro. Apologize provavelmente fazer você se sentir um pouco embaraçado, mas você precisa fazer para lidar com o constrangimento inicial e seguir em frente. Verifique se o seu pedido de desculpas é sincero e direto.
  • Você pode dizer algo como o seguinte: "Me desculpe, eu fiz o que eu fiz ou disse o que disse. Não foi minha intenção. Vou tentar ser mais considerado no futuro".
  • 3
    Perdoe-se e parar de se culpar. Depois de ter se desculpou (se necessário), você deve perdoá-lo pelo que fez ou disse. Perdonarte é um negócio importante com o constrangimento, pois isso irá ajudá-lo a parar de culpar a si mesmo passo. Quando você perdoa, você envia-se uma mensagem que você fez um erro honesto e não tem que continuar a insistir nisso.
  • Convença-se dizendo a si mesmo algo como o seguinte: "Peço desculpas pelo que fiz. Eu sou apenas um ser humano e eu estou obrigado a cometer erros de vez em quando".
  • 4
    Distraia-se a si mesmo e com os outros. Embora você não deve ignorar a ação vergonhosa que você fez ou o que você disse, você deve ir em frente depois de avaliar a situação e lidou com isso. Você pode ajudar a si e aos outros para superar o fato embaraçoso mudando de assunto ou convidando-os a fazer o contrário.
  • Por exemplo, depois de se desculpar e perdoar a dizer algo impróprio para um amigo, perguntar-lhe se ele viu a notícia na noite do dia anterior. Outra coisa que você pode fazer é dar um elogio. Você pode dizer algo como: "Ei, eu amo seu equipamento. Onde você o comprou?".
  • método 2
    Lidar com embaraços últimos
    1
    Refletir sobre seus momentos mais embaraçosos. Apesar de lembrar das coisas mais embaraçosas que aconteceram com você pode ser doloroso, isso poderia ajudar a colocar em perspectiva outros momentos embaraçosos. Faça uma lista das 5 coisas mais embaraçosas que aconteceram com você e compará-los com a situação mais vergonhosa que ocorreram recentemente.


  • 2
    Rir de si mesmo. Depois de ter feito uma lista de momentos embaraçosos, rir de si mesmo. Coisas que você fez rir pode ser uma experiência de limpeza. Você pode ajudar a si mesmo para superar sentimentos de vergonha passado, se você-los a ver as coisas como tolas que aconteceram no passado.
  • Por exemplo, se você entrou no refeitório com saia escondido em sua roupa de baixo, rir da experiência. Tente ver a experiência de uma perspectiva externa e desligar de sentimentos negativos. Perceber que era apenas um erro bobo que provavelmente fez as pessoas te vi duas ou até a cuspir o que eles estavam bebendo.
  • Falar sobre momentos embaraçosos com um amigo que você confia. É provavelmente mais fácil rir de alguém se você contar a história a alguém que não estava lá. Além disso, isso pode ser uma boa maneira de ouvir sobre os constrangimentos de outra pessoa.
  • 3
    Seja compassivo com você mesmo. Se você não pode rir do que você fez, tente ser compassivo com você mesmo. Reconhecer a sua vergonha e falar sobre si mesmo como um bom amigo. Dê-se permissão para se envergonhar e compreender a dor que esta situação lhe causou.
  • Lembre-se de quem você é e quais são seus valores fundamentais. Fazer isso permitirá que você colocar os pés no chão e minimizar alguns incidentes embaraçosos, além de ajudar com auto-piedade.
  • 4
    Concentre-se no presente. Uma vez que você consolados através do riso ou compaixão, retorna para o tempo presente. Ela reconhece que embaraçoso momento é no passado. Concentre sua atenção sobre o que acontece em sua vida hoje. Você pode perguntar a si mesmo as seguintes perguntas:? Onde você está, o que está fazendo, quem é você? ou como você se sente? Mudar a sua abordagem a esta poderia ajudar a exagerar as coisas que aconteceram no passado.


  • 5
    Continua se esforçando. A vergonha pode ser doloroso, mas também útil para o desenvolvimento pessoal. Se você fez ou disse algo errado que fez você se sentir constrangido, pense no que você pode fazer para evitar dizer ou fazer algo semelhante no futuro. Se você fez um erro honesto que poderia ter acontecido com qualquer um, você reconhece que não fez nada errado e seguir em frente.
  • Não obsess sobre o que você fez ou disse que insistem em que poderia ser mais doloroso do que a experiência inicial.
  • 6
    Considere visitar um terapeuta. Se você não consegue superar sentimentos de vergonha, apesar de fazer o seu melhor, considere procurar ajuda de um terapeuta. Lidies provavelmente algo que exige um trabalho constante ou sua vergonha poderia se relacionar com outros padrões de pensamento e insistem em experiências passadas ou, eventualmente, ter baixa auto-estima.
  • método 3
    Entenda o sentimento de vergonha
    1


    Ele reconhece que é normal sentir vergonha. Se você tem vergonha, você sente que há algo errado com você ou como você está sozinho. No entanto, é importante lembrar que estes sentimentos não são verdadeiras. A vergonha é um sentimento normal como se sentir feliz, triste, irritado, etc. Quando você se sentir envergonhado, lembre-se que toda a gente tem vergonha em algum momento de sua vida.
    • Para perceber que a vergonha é algo que todo mundo se sente, pergunte a seus pais ou outras pessoas em que você confia neles para informá-lo sobre uma experiência constrangedora que tinham.
  • 2
    Descobre que não há nada de errado com que as pessoas percebam que você se sinta envergonhado. Uma das piores coisas sobre ser constrangido é que outras pessoas percebem que você é. Sabendo que outras pessoas já perceberam que você está envergonhado pode fazer você se sentir pior. Isso ocorre porque a vergonha faz você se sentir expostos ou vulneráveis ​​por causa do medo que tem de ser julgado pelos outros. Ao contrário de se sentir constrangido, que pode ocorrer em público ou em privado, vergonha geralmente ocorre em público. Lembre-se sempre que não há nada de errado com que as pessoas saibam que você está envergonhado com algo porque é uma emoção normal.
  • Uma maneira de lidar com o sentimento de ser julgado pelos outros é ser realista e perguntar se os outros julgá-lo ou você que o fazem.
  • 3
    Ele entende que algumas situações embaraçosas pode ser útil. Embora se sinta envergonhado não é uma experiência divertida, situações embaraçosas menores que acontecem de vez em quando pode ser útil. Algumas pesquisas têm mostrado que as pessoas que ficam vermelhas quando eles fazem ou dizem algo ruim pode parecer mais confiável. Isso ocorre porque essas pessoas demonstram que eles sabem as regras sociais. Portanto, se, por vezes, você se envergonhar quando você faz um pequeno erro, ele não fica obcecado com isso, porque ele pode realmente fazer as pessoas vê-lo de uma forma mais positiva.
  • 4
    Considerar a relação entre vergonha e perfeccionismo. O perfeccionismo pode contribuir para sentimentos de vergonha. você provavelmente se apoiar irrealisticamente altos padrões que fazem você se sentir como se você falhou quando você não conhecê-los. Estes sentimentos de fracasso pode causar constrangimento, por isso é importante que os padrões que você definiu para si mesmo são realistas.
  • Lembre-se que você é seu próprio pior crítico. Embora possa parecer como se o mundo vai observar e julgar, isso não é uma perspectiva realista. Pense em quanto você prestar atenção às pequenas coisas que os outros dizem e fazem. É improvável que você examinar os outros da mesma maneira que você faz com você mesmo.
  • 5
    Pensar sobre a relação entre a vergonha e confiança. As pessoas que se confiam tendem a experimentar menos vergonha que pessoas com falta de confiança. Se você tem baixa auto-estima, provavelmente a experiência mais vergonha ou sentimentos de vergonha mais intensas do que deveria. Tente desenvolver a confiança em si mesmo para se sentir menos constrangido diária.
  • Se você é extremamente tímido, você pode até se sentir constrangido, o que não é o mesmo que se sentir constrangido. Sentir pena é o resultado de ter uma auto-imagem pobre, o que pode acontecer com frequência ser constrangido por. Considere a falar com um terapeuta, se você acha que eu sinto vergonha faz você se sentir envergonhado.
  • dicas

    • Rir com os seus amigos. Ele age como se a experiência embaraçosa que você não vai se importar e eles acham que não é grande coisa.
    • Não obcecado com coisas sem importância. Não me debruçar sobre situações menores lembrar. Tente esquecer o problema e seguir em frente.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados