Como remover o complexo de inferioridade

3 partes:

Confrontar seus sentimentosMude sua maneira de pensarAdotar atitudes positivas

Em algum momento de sua vida, todos os habitantes deste mundo, grandes ou pequenas, gordo ou magro, preto ou branco, pode se sentir inferior aos outros de uma forma ou de outra. Às vezes nós poderíamos dizer que não são bonitos o suficiente, inteligente ou bom, mas esses pensamentos não são de forma baseada em fatos. Felizmente, existem muitos passos simples que você pode tomar para superar um complexo de inferioridade.

parte 1
Confrontar seus sentimentos
1
Tente encontrar a causa de seus sentimentos. O complexo de inferioridade pode ser o resultado de algo que aconteceu em seu passado. Para ajudar a superar isso, é necessário que você determinar a raiz de seus sentimentos. Poderia ser uma má experiência de infância de um evento traumático ou uma cadeia de pessoas que você belittled ao longo dos anos.
  • Refletir sobre o seu passado. Tente se lembrar de experiências que pode ter causado o complexo de inferioridade. Alguns destes poderiam ser armazenados muito profunda em seu ser por causa do quão doloroso que eram.
  • 2
    Determina a quem você se sentir inferior. Se você tem um complexo de inferioridade, isso significa que você se sentir inferior a alguém. Pergunte a si mesmo que faz você se sentir desta forma. Tente ser o mais específico possível, ou começar a pensar sobre muitas opções e descartá-las gradualmente.
  • Você se sente menos do que as pessoas atraentes? Quem tem mais dinheiro? Para aqueles que são mais inteligentes? O que as pessoas bem-sucedida? Tente analisar a categoria indicada e ver destituir os membros do grupo até encontrar o nome de uma pessoa específica que faz parte da sua vida e você gerar esses sentimentos.
  • Quando você ter resolvido o acima, pergunte como ou por que essa pessoa não é superior a você. você pode jogar o piano como você? A sua ética de trabalho, a sua atitude solidária ou seus valores familiares?
  • 3
    Quebrar o seu complexo. Uma maneira de começar a lidar com o complexo é dividida em partes mais pequenas. Ela começa com as características em que você se sentir inferior. Considerá-los logicamente, não emocionalmente. São tais falhas terríveis que você percebe? Se a resposta é ainda sim, lembre-se que toda a gente tem coisas que eles gostariam de melhorar. O que você vê como um defeito pode não ser aos olhos dos outros. Um deles é provável observar o seu queixo grande, mesmo em tudo o que você pensa. Talvez você acha que sua calvície é um defeito, enquanto algumas mulheres pode considerar que os homens carecas são sexy.
  • As falhas que você percebe em si mesmo que você não controla. Tenha em mente que, mesmo se você tem um queixo grande, excesso de peso ou calvície, essas coisas não definem você, mas eles são apenas uma pequena parte de si mesmo e só você identificar e controle, se você permitir.
  • 4
    Ele entende que todos nós somos de alguma forma inferior. Todos os habitantes da Terra estão a menos de alguém em alguma coisa. Não há uma única pessoa que tem tudo. Mesmo se alguém é a mais bela e rica ser humano, não haverá outra compaixão mais inteligente ou mais. Por outro lado, todos é superior aos outros em alguma forma. Todo mundo é uma combinação diferente de atributos positivos e deficiências. Para entender esse conceito poderia ajudá-lo a ver-se a partir de uma perspectiva mais realista.
  • Uma vez que todos nós temos falhas, eles não são uma razão para ser complexado. excessivamente dramatizar o seu padrão e inibição você desenvolvido para esta causa irá gerar sentimentos de inferioridade. Tenha em mente que essa inferioridade é falsa e que só existe em sua mente.
  • parte 2
    Mude sua maneira de pensar
    1
    Parar de querer ser como os outros. O complexo de inferioridade está enraizada no desejo de ser exatamente como outra pessoa, faz você não quer ser. Considere que se você tentar ser alguém que você está não vai não ser injusto para si mesmo. Tenha em mente que isso não significa que você limitar ou não tentar coisas novas, isso significa apenas não tente ser alguém que você não é e você ser você mesmo.
    • Você pode inspirar nas pessoas. Isso significa que você admirar outros que observam algumas das suas virtudes e que você desenvolver-se. Neste caso, a diferença importante é que, se você fizer isso, você ainda não serão tentando copiar alguém ou ser alguém que você não é. Com este método você vai usar as virtudes dos outros como um guia positivo enquanto você vai ficar fiel a si mesmo.


  • 2
    Tente não se preocupar com o que os outros pensam. Um complexo de inferioridade surge da nossa constante preocupação com o que os outros pensam. Nós encontramo-nos frequentemente alegados problemas com base em se os outros pensam que somos bons o suficiente ou não. Isso não representa uma maneira saudável de pensar, assim que parar de se preocupar tanto com o que os outros pensam de você, o único parecer que conta é sua.
  • Às vezes, esses julgamentos são reais, mas muitas vezes são imaginárias. Concentre-se em ser feliz sem se preocupar com o que os outros pensam de você e tentar não estar ciente do julgamento ou crítica dos outros.
  • 3
    Concentre-se em seus atributos positivos. Quando você se sentir inferior você colocar mais ênfase no que você tem em o que você tem. Todos têm qualidades positivas, para assistir a sua vida e se honestamente. Faça uma lista de coisas boas. Isso poderia ser algo como "Eu tenho um bom trabalho com muito espaço para crescer" ou "Eu tenho dentes bonitos". Quando terminar, você pensar em quantas coisas boas você tem em seu favor. Não pode fazê-lo a ser melhor do que alguém, mas não precisa ser melhor, só tem que ser feliz de ser você mesmo e agradeço a todos que você tem em seu favor.
  • Ele inclui coisas de todas as facetas da sua vida. Talvez você acha que está acima do peso, mas você tem belas pernas e pés, ou mãos bonitas. Talvez você tem uma grande família, as crianças inteligentes, uma educação, um bom carro ou você pode bem danado para crochet. Tenha em mente que somos compostos de muitas coisas, de modo a tentar encontrar o lado positivo e se concentrar nele.
  • 4
    Parar de se comparar com os outros. Pessoas com complexo de inferioridade gastar muito comparando com todos em torno do tempo. Se você fizer isso, você vai encontrar uma longa lista de maneiras em que as pessoas são melhores do que você. Você não pode comparar-se com alguém, porque tudo sobre sua vida e circunstâncias são diferentes, a partir da família em que você nasceu para sua genética e suas oportunidades.
  • 5


    Não pense em termos absolutos. Um complexo de inferioridade vai fazer você pensa que, se você pudesse mudar uma coisa, sua vida seria maravilhosa. Você pode pensar algo como "Se pesava 9 quilos (10 libras) menos, a minha vida seria maravilhoso" ou "Se ao menos eu tivesse um trabalho melhor seria mais feliz". Ele considera que se você conseguir essas coisas só obter felicidade temporária, porque no fundo você ainda se sente inseguro. Coisas materiais e superficiais, muitos dos quais são complexos de inferioridade Fed não magicamente resolver o problema. Tente evitar pensamentos como "Se apenas ... então eu ficaria feliz". Isso poderia causar-lhe mais decepções quando você realizou e perceber que não o fazem feliz.
  • Tenha em mente que o foco nos pontos fortes, valores e os benefícios positivos que você possui neste momento será muito mais gratificante. Aprenda a aceitar os seus atributos e virtudes poderia ajudar a avançar no sentido de uma vida mais feliz.
  • 6
    Evite diálogos negativos. Considere que se você falar negativamente sobre si mesmo todos os dias, você pode fortalecer seu complexo de inferioridade. Quando você diz coisas como "Eu não gostava, porque eu sou feio" ou "Eu não vou dar a este trabalho porque eu não sou inteligente o suficiente", Você despreza e você gravar em crenças seu cérebro mais negativos e falsos sobre si mesmo. Quando você encontrar-se dizer algo negativo, parar e dizer algo positivo em seu lugar.
  • Não há necessidade de mentir para si mesmo e dizer "Eu amo porque eu sou o mais bonito". Em vez disso, consulte-se em termos positivos e realistas: "Eu sou atraente e digna de afeto de alguém. Eu sou um tipo e generoso pessoa que os outros querem ser amigos".
  • 7
    Desenvolver a confiança em si mesmo. Como você trabalha em seu complexo de inferioridade, é recomendado que você começa desenvolver a confiança pessoal. Comece por compor a sua imagem mental de si mesmo. O complexo de inferioridade é baseada em equívocos sobre si mesmo. Tente sempre lembrar que isso é falso e não tem base factual.
  • Remove tags que você já adjudicados você. Não pense que você tão burro, feio, falhou, sem sucesso ou qualquer outra coisa. Se recusam a usar estes qualificadores quando você pensa de si mesmo.
  • parte 3
    Adotar atitudes positivas


    1
    Não limite suas interações sociais. O complexo de inferioridade pode fazer você se tornar solitário, anti-sociais ou tímida. Às vezes, as pessoas com essa exposição medo complexa e aberta, de modo a manter em mente que é aconselhável que você me forçar a interagir com os outros, mas estes sentimentos de inferioridade estão em sua mente. Quanto mais você se socializar com os outros, mais você vai entender que as pessoas não julgá-lo, não zombando de você, ou subestimação, e você aprende a se sentir confortável e segura na companhia de outros.
  • 2
    Cerque-se de pessoas positivas. Tenha em mente que as pessoas com quem você se relaciona pode ter um impacto significativo sobre a sua auto-estima. Se você passar a vida com pessoas negativas, para dedicar seu tempo para criticar, analisar e julgar os outros, esta empresa vai começar a afetá-lo. Em vez disso, investir seu tempo com pessoas positivas que procuram a aceitar e tratar os outros sem julgamento. Cerque-se de pessoas que não vão te julgar ajudar a aceitar a si mesmo.
  • Embora a sua confiança deve vir de dentro, ele vai ser reforçada se você incentivar seus amigos com pessoas que te aceitar como você é. Isso ajudará a eliminar a falsa ideia de que tudo o que você julgar e criticar.
  • 3
    Continue trabalhando em si mesmo. Uma maneira de superar sentimentos de inferioridade está melhorando continuamente. Isto pode incluir qualquer área. Trabalho de desenvolvimento de competências relacionadas com o seu trabalho, tente um novo hobby, melhorar um hobby que você já tem, definir uma meta de exercício ou começar a poupar para suas férias de sonho. Trabalhar em sua vida melhor e mais rentável. Isso ajudará a diminuir os seus sentimentos de inferioridade, porque vai ser difícil de se sentir inferior, se você está alcançando seus objetivos.
  • 4
    Fazer trabalho voluntário. Uma maneira que pudesse ajudá-lo a entrar em contato com a realidade está aí para ajudar os outros e sua comunidade. Participar ou em uma cozinha de sopa ou em um hospital veterinário pode ajudá-lo a ver o que é a realidade de sua situação, provavelmente não é tão ruim quanto você pensa que é.
  • O trabalho voluntário poderia lhe trazer um sentimento de realização e orgulho. Este, por sua vez, também vai fazer você se sentir menos inferior, porque você está contribuindo com alguma coisa para a sua comunidade. Além disso, ele irá representar um importante apoio que ajudará impedi-lo sentir-se deprimido e pensando que você é um fardo para os outros.
  • 5
    Enfrentar o seu pior medos. Você acha que as pessoas vão olhar para você olhar ou fazer comentários? Estas são preocupações válidas, mas tenha em mente que somos todos diferentes. Quaisquer comentários negativos que você recebe é inválido e que a melhor coisa é ignorá-la a todo custo. Ele acha que é absolutamente certo de que os outros também acho que há algo de errado com eles.
  • dicas

    • Concentre-se em seus pontos fortes e qualidades positivas.
    • Você é especial, amar a si mesmo. Cada um e cada uma das pessoas que vêm a este mundo são maravilhosos em sua própria maneira.
    • Lembra que não você está sozinho e você não está assim diferente.
    • Acredite em si mesmo, você é especial.
    • Nunca ouvir aqueles que você despreza.
    • Nunca se referir a suas diferenças como inferioridade.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados