Como entender alguém que sofre de dor crónica

3 partes:

Conteúdo

Investigar relação à dor crônicaFornecer seu apoioSaber o que dizer

A dor crônica é a dor que persiste por semanas, meses e até anos. A dor aguda é uma resposta natural que tem o sistema nervoso para possíveis lesões. No entanto, no caso de dor crónica, a dor sinais continuar anormalmente. Isso pode ser tanto perturbador e estressante para as pessoas que sofrem. Em alguns casos, a dor crónica é causada devido a lesões, doenças ou infecção, enquanto que em outros casos, verifica-se continua e sem história de tais eventos. Caso você quer entender as pessoas que sofrem de dor crônica, você deve aprender sobre isso e saber o que dizer eo que não.

parte 1Investigar relação à dor crônica

1

Saiba mais sobre a dor que ele sente a pessoa. Cada pessoa que sofre de dor crônica é vivida de uma forma única. Pode ser útil se essa pessoa fala sobre sua condição e sua luta diária contra a dor. Quanto mais você sabe sobre as coisas que acontecem uma pessoa com dor crônica estarão mais aptos para entender o que ele sente.

  • Será que essa pessoa torcido para trás, uma infecção grave ou se houver uma causa recorrente de dor, tais como artrite, câncer ou uma infecção no ouvido? Determina quando a dor começou e investigar um pouco ou ler histórias de pessoas que têm problemas semelhantes.
  • Não force uma pessoa que sofre de dor crônica para falar sobre as coisas que você não quer falar. Para alguns, abrir o sujeito apenas fazê-los sentir pior.
  • Entre o produto desconfortos comuns da dor crônica são dor de cabeça, dor na região lombar, decorrente da dor oncológica, a dor da artrite, dor de danos aos nervos periféricos ou o sistema nervoso central, ou dor sem uma fonte conhecida.
  • Uma pessoa pode ter dor crônica mais de uma coexistência como a síndrome da fadiga crônica, endometriose, fibromialgia, doenças inflamatórias intestinais, cistite intersticial, disfunção da articulação temporomandibular e vulvodynia.
  • Você concorda que as palavras podem não ser adequadas para descrever a sensação de dor da pessoa. Lembre-se de um momento em que você sentiu muita dor e imagine que você está arrependido 24 horas por dia todos os dias para o resto de sua vida. É difícil encontrar palavras para descrever esse tipo de dor.

2

Saiba o código. Há uma escala numérica de dor usado para refletir a intensidade da dor, a fim de que o médico pode verificar a eficácia do tratamento. A escala de 1 a 10 descrevem o nível de dor em que 1 é "nenhuma dor" e 10 é "a pior dor que você pode sentir." Peça que a pessoa em que o número nesta escala é a sua dor.

  • Não presuma que a pessoa que sofre de dor crônica não se sentir se ele diz que está bem. Muitas pessoas tentam esconder a dor devido à falta de compreensão por parte dos outros.
  • Quando perguntado sobre o seu nível de dor, é possível que as pessoas que sofrem de dor crônica não indica o nível real. Você, porque sua dor é crônica, estão acostumados a um certo nível de dor e poderia aceitá-la como normal ou como se não houvesse nenhuma dor em tudo. Você só pode fornecer o nível de sentir uma dor real quando, quando o nível "normal" da dor aguda dor com a mudança vida diária, quando experimentam dor de forma diferente (por exemplo, "picando" em vez de " vaga "," queimar "em vez de" bater ") ou quando eles são perguntar diretamente os actuais níveis de fraude aguda e crônica.

3

Reconhece as habilidades de enfrentamento. Se você tiver a gripe, você provavelmente se sente muito mal por alguns dias ou semanas, mas fazer o seu melhor para desempeñarte como de costume. As pessoas que sofrem de dor crônica provavelmente já se sentiu assim por muito tempo. Eles provavelmente têm adotado mecanismos para esconder seu real nível de dor ou pode não ter a força para funcionar normalmente.

4

Considere os sintomas de depressão. A dor crônica pode causar depressão secundário (você não deprimirías se você sofreu a dor de forma contínua durante meses ou anos?). Embora a depressão pode ser o resultado directo da dor crónica, este não ocorre por causa da depressão.

  • A depressão pode fazer algumas pessoas mostram menos emoção, que por sua vez pode esconder a dor, porque o doente deixa de expressá-la. Esteja sempre alerta para sinais de depressão e não deve ser confundido com o fato de que há menos dor.
  • A depressão também pode levar as pessoas a mostrar mais emoção (chorar, sentir-se ansioso, irritado, triste, solitário, desesperado, com medo do futuro, são facilmente estressado, irritado, frustrado, falam muito por causa das drogas , eles precisam de se expressar e não consigo dormir). Este, como o seu nível de dor pode variar dia a dia, hora a hora e minuto a minuto.
  • Uma das piores coisas que você pode fazer é abandonar alguém que sente dor crónica, porque isso dá-lhe uma razão para estar deprimido, sentindo-se sozinho e não ser pensamentos muito positivos. Tente estar ao seu lado e mostrar seu apoio sempre que puder.

5

Respeita limitações físicas. No caso de muitas doenças, uma pessoa irá apresentar sinais evidentes de que sofre, como quando sofrem de paralisia, febre ou fraturas. No entanto, com dor crónica, não há nenhuma maneira de determinar, em qualquer momento o que é a capacidade de uma pessoa a lidar com o movimento. Nem sempre é possível saber para ver seu rosto ou sua linguagem corporal.

  • A pessoa que sofre de dor crônica pode não saber como você vai se sentir quando você acorda todos os dias. Você deve aceitar a cada dia como este, que pode ser confuso para todos e muito frustrante para o sofredor.
  • O facto de a pessoa em causa pode ficar por dez minutos não significa que você pode estar grávida durante vinte minutos ou uma hora. Só porque você foi capaz de levantar-se durante trinta minutos ontem não significa que você pode fazer o mesmo no dia seguinte.
  • O movimento não é a única limitação que pode ter uma pessoa que sofre de dor crónica. A capacidade de sentar, andar, concentrar-se e ser sociável também poderia ser afetada.
  • Ele age muito compreensivo, se a pessoa que sofre de dor crônica diz que ele deve sentar, deitar, ficar na cama ou tomar alguns comprimidos nesse momento. Provavelmente significa que ele não tem escolha e não pode colocá-lo fora só porque ele está em outro lugar ou meio de alguma coisa. A dor crônica não espera por ninguém.

6

Olhe para os sinais de dor. Sorrisos, agitação, irritabilidade, alterações de humor, suor nas mãos, gemidos, problemas de sono, ranger de dentes, falta de concentração, diminuição da atividade e, talvez, o ato de escrever pensamentos suicídio pode ser um indicador de ansiedade ou dor. Eu sou o entendimento sobre o que a pessoa está passando.

7

Note-se que a dor crónica é real. Você pode pensar que as pessoas que sofrem de dor crônica ir ao médico, porque eles querem atenção, eles gostam ou são hipocondríaca. O que eles realmente querem é encontrar algo que irá ajudá-los a melhorar a sua qualidade de vida e geralmente procuram a causa de sua dor, se não se sabe. Ninguém quer se sentir assim, mas eles não têm escolha.

8

Você reconhecer as coisas que você não pode saber. A dor é algo difícil de descrever. É considerado pessoal e baseia-se em ambos os aspectos físicos e psicológicos de pessoas. Mesmo se você estiver muito compreensivo, você nunca assuma que você sabe exatamente como você se sente a dor dessa pessoa. Certamente você sabe como você se sente sobre você, mas cada pessoa é diferente e é impossível para colocar no lugar e sentir a sua dor.

parte 2Fornecer seu apoio

1



empatia prática. Sendo meios de empatia que você tenta entender os sentimentos, opiniões e comportamento de outra pessoa a ver o mundo através de seus olhos. Use esse entendimento para orientar o que você faz e você diz a esta pessoa. Aqueles que sofrem de dor crônica são diferentes de você em alguns aspectos, mas eles também são muito semelhantes a você, então se concentrar no que você tem em comum e procura compreender as diferenças.

  • Estar doente não significa que a pessoa em causa já não é um ser humano. Enquanto sofrem de dor crônica passam a maior parte do dia sentindo dor considerável, ainda ter um interesse nas mesmas coisas que eles são saudáveis. Eles também querem apreciar o trabalho, família, amigos e recreação.
  • A pessoa que sofre de dor crônica pode sentir-se preso em um corpo sobre as quais tem pouco ou nenhum controle. A dor faz com que tudo o que você usou para desfrutar fora do alcance e provocar sentimentos de desamparo, tristeza e depressão.
  • Tente se lembrar de quão sortudo você é fisicamente capaz de fazer todas as coisas que você pode fazer. Então imagine que você não poderia fazê-lo.

2

Respeitar o fato de que a pessoa que sofre a dor está fazendo o seu melhor. Eu poderia tentar lidar, parece feliz e parece normal o mais rápido possível. Viva a sua vida da melhor maneira possível. Observe que quando essa pessoa diz que sente dor, isso significa que ele realmente tem!

3

escuta. Uma das melhores coisas que você pode fazer por uma pessoa que sofre de dor crônica é ouvir. Para ser um bom ouvinte, você deve prestar atenção e tentar entender o que acontece dentro de modo que você pode ter uma idéia de como você sente eo que você realmente precisa.

  • Deixe claro que você quer ouvir o que você tem a dizer. Muitas pessoas com dor crônica sentem que os outros não acredito que eles ou ridículo por ser fraco.
  • Tenta decifrar o que eles escondem ou minimizar através de sua linguagem corporal eo tom de voz.
  • Permita-se ser vulnerável. Partilhar significa que ambos dão alguma coisa. Para criar um forte vínculo empático e fazer a troca realmente importa, você irá revelar seus sentimentos reais, crenças e experiências.
  • Leia o artigo Como ser um bom ouvinte para mais detalhes sobre como se tornar um bom ouvinte.

4

dez paciência. Se você é impaciente e quer uma pessoa que sofre de dor crônica "obter com o seu problema", você corre o risco de fazê-la sentir-se culpada e minar a sua determinação de lidar com ele. Provavelmente você quer satisfazer os seus pedidos para fazer algo, mas não tem a força ou a capacidade de lidar com isso como resultado de dor.

  • Não desanime se a pessoa que sofre de dor crônica parece sensato, como tem sido através de um lote. A dor crônica causa estragos tanto o corpo ea mente. Essas pessoas fazem o seu melhor para lidar com o que é cansativo e dor irritante, mas não pode estar sempre em perfeitas condições. Tente aceitar por enquanto são.
  • É possível que alguém sofre de dor crônica deve cancelar um compromisso anterior no último minuto. Se isso acontecer, não tome isso pessoalmente.

5

Seja Útil. A pessoa que sofre de dor crônica depende em grande parte aqueles que não estão doentes para fornecer-lhe apoio em casa ou visitar quando você está doente demais para sair. Às vezes, você precisa de ajuda com as compras, cozinhar, limpar, fazer recados ou cuidar de crianças. Você também pode precisar de ajuda para ir ao médico. Pode ser a sua ligação com os aspectos "normais" da vida e ajudá-lo a ficar em contato com as áreas da vida que surpreenderam e querem desesperadamente voltar.

  • Muitas pessoas oferecem sua ajuda, mas na verdade não estão presentes quando eles são necessários. Se você oferecer a sua ajuda, certifique-se de cumprir a sua oferta. A dor crónica pessoa que sofre está contando com você.

6

Equilibrar suas responsabilidades sobre o cuidar. Se você vive com uma pessoa que sofre de dor crónica ou ajudar alguém como ela em uma base regular, você precisa manter o equilíbrio em sua vida. Se não se importa suas próprias necessidades, o saldo da sua saúde e trabalho, ficar perto da pessoa afetada pode tornar-se desanimado. Evitar sofrer de exaustão ao solicitar ajuda de outros e fazer uma pausa. Cuidar dessa pessoa como você pode, mas também lembre-se de cuidar de si mesmo.

7

Trate a pessoa com dignidade. Enquanto a pessoa com dor crônica mudou, ainda que ela está pensando a mesma coisa. Lembre-se de quem ele é eo que ele fez antes que a dor piorou. Resta a mente inteligente que ganhou grandes lucros em um trabalho que possa ter amado, mas não tinha escolha a não ser renunciar. Seja cordial, atenciosa e não agir com condescendência.

  • Punir um doente para não continuar com alguma pessoa vai se sentir pior e irá mostrar-lhe realmente não entendo. Aqueles que sofrem de dor crônica e lidar com mais coisas do que a maioria nunca entenderia. Tente entender por que eu não poderia passar com ele.

8

Incluí-lo em sua vida. Só porque alguém não pode realizar determinadas atividades com frequência ou cancelada anteriormente não significa que você não deve pedir para acompanhá-lo para realizar alguma atividade ou você esconda seus planos. Pode haver alguns dias em que a atividade é administrável e dor crônica é o isolamento suficiente, de modo a entender e seguir essa pessoa, incluindo coisas para fazer.

  • Se a pessoa afetada não convidá-lo para um lugar, não porque eles querem ver você. Talvez você não pode limpar a sua casa o suficiente ou não tem a energia para planejar um jantar ou uma festa, etc.

9

Ofereça-lhe um abraço. Em vez de sugerir uma maneira de aliviar sua dor, consideram ser empático e dar um abraço delicado para indicar que você está disponível para prestar apoio. Essa pessoa e consultas com vários médicos que irá dizer-lhe como corrigir ou tratar a sua dor crônica.

  • Às vezes, o simples fato de colocar a mão no ombro de uma pessoa pode ajudá-lo a se sentir confortável. Não se esqueça de agir utiliza um delicado e macio para ajudar a conectar você tocar.

parte 3Saber o que dizer

1

Deixe o discurso motivacional para seus filhos e seu companheiro de ginásio. Por favor, note que a dor crônica varia e uma palestra motivacional pode ser chato e desmoralizante para a pessoa que sofre de dor crónica. Se você quer que eu faça alguma coisa, pergunte se você pode e respeita a sua resposta.

  • Evite dizer coisas como "Mas se você já fez isso antes!" Ou "Vamos lá, eu sei que você pode fazê-lo!".
  • Não dar um sermão sobre a importância do exercício e ar fresco. Para uma pessoa que sofre de dor crónica, estas coisas não poderiam aliviar a dor e, muitas vezes pode agravar-la. Diga-lhe que você precisa fazer exercício ou qualquer outra coisa que lhe permite "desviar a sua mente" pode frustrar. Se capaz de fazer essas coisas a qualquer momento, eu o faria.
  • Outra declaração dolorosa é "Eu só preciso tentar mais." Às vezes, realizar uma única atividade por um curto período de tempo pode causar mais danos e dor física de uma pessoa que sofre de dor crónica, para não mencionar o tempo de recuperação, que pode ser intensa.
  • Uma pessoa com dor crônica não precisa ser dito coisas como "Você é muito sensível," "Você lidar melhor com isso" ou "Você deve fazer X, Y ou Z". É evidente que é uma pessoa sensível! Você não faz idéia das coisas que ele lida ou a quantidade de dor ou preocupação deve enfrentar.

2

Não finja que você é um médico. As pessoas que sofrem de dor crônica continuamente falar com os médicos em um esforço para melhorar e fazer a coisa certa para tratar sua condição. Você não pode dar o conselho certo, especialmente se você não está com formação médica e não têm idéia dos problemas que garras essa pessoa.

  • Mantenha iguaria quando os medicamentos ou tratamentos alternativos sugerir isso. Prescrição de medicamentos, fora de bolsa e terapias alternativas podem ter efeitos colaterais e conseqüências não intencionais.
  • Algumas pessoas com dor crônica não pode apreciar as sugestões, mas não o fazem porque querem melhorar. Você pode ter ouvido isso antes ou ter testado. Provavelmente não está pronto para lidar com um novo tratamento que pode gerar um encargo adicional em suas vidas que se já estão sobrecarregados. Tratamentos que não entraram em vigor antes de ter a dor emocional falha, que pode fazer a pessoa sentir-se pior.
  • Se alguma coisa curado ou pessoas que sentem uma forma particular de dor crônica como a sua ajudou, eu sugiéreselo quando a pessoa em causa parece receptivo e disposto a ouvir. Seja discreto com a forma como você levar o assunto para cima.
  • Você não gostaria de sugerir drogas se um médico receitou-lhe mais tempo. A dor é de difícil controle e às vezes as pessoas que sofrem pode precisar de mais analgésicos do que outros. A tolerância não é um vício.
  • Evite agir criticamente sobre o uso de drogas por aqueles que sofrem de dor crónica. Se a maconha medicinal vida melhor, por que rebaixam que o alívio com uma atitude de retidão moral?

3

Ofereça-lhe alguns recursos para apoiar a pessoa afetada. Há toda uma rede em todo o mundo dentro e fora de pessoas orientadas para a Internet que sofrem de dor crónica. Estes podem ser bons recursos de apoio para pessoas que sofrem crônica e ideias que lhes dão mecanismos de enfrentamento da dor. As pessoas que sofrem de dor crônica também pode ter uma lista de drogas ou atividades que os ajudaram no passado. Você pode verificar com o seu hospital local para saber mais sobre os grupos que enfrentam as pessoas com dor crônica.

4

Nunca use frases "descartáveis". Não suponha que você tem um amplo conhecimento, dizendo coisas como "Bem, isso é vida. Você apenas tem que lidar com isso "," Eventualmente você superar isso "," Até então, você vai ter que fazer o seu melhor "ou o pior de tudo" Bem, você parece muito bom ", etc. Estas frases são uma forma de distanciar-se da pessoa doente. Muitas vezes só faz ela se sentir pior e sem esperança.

  • As pessoas que vivem sentindo dor crônica sei como eles se sentem e são muito conscientes de sua situação, para evitar que a pessoa afetada para expressar como você acha que deve sentir.
  • Ele fornece frases em vez de esperança descartáveis, dizendo coisas como expressões "Como você sobreviveu?".

5

Não compare problemas de saúde. Não diga coisas como "Eu tenho sofrido o mesmo antes e agora me sinto melhor." Fazer isso demonstra a sua falta de compreensão e faz com que a pessoa que sofre de dor crônica sentir como um fracasso por não ser capaz de controlar o que você sente e pensa que os outros fariam muito melhor estar na mesma situação.

6

Seja positivo. É assustador a viver com a dor crônica, mas é ainda pior quando perdem a esperança naqueles que sofrem, interpretar mal ou propagação negatividade. A vida cotidiana pode ser difícil e muito solitário para aqueles que sofrem de dor crónica. É por isso que apoiamos-los constantemente, oferecendo-lhes esperança e mostrar seu amor é crucial para se comunicar com eles.

  • Tranquiliza as pessoas que sofrem de dor crônica e apontá-los sempre de apoio. Um amigo leal é um salva-vidas!

7

Pergunte a ele sobre o tratamento que se segue. Pergunte como a pessoa em causa se sente satisfeito com o seu tratamento. É importante fazer perguntas úteis sobre se você acha que seu tratamento é bem sucedido ou se você acha que sua dor é suportável. Raramente, as pessoas fazem utilidade "questões abertas" eles podem ajudar aqueles que sofrem de dor crônica se abrir e falar muito.

8

Pergunte a ele como ele é. Certifique-se de perguntar como é apenas porque a resposta pode dizer a desconfortável. Ele pode ser a única oportunidade para mostrar que você se preocupa com seu bem-estar e, se você não gostar da resposta, lembre-se que é a sua resposta, não a sua opinião.

  • Quando a pessoa afetada, finalmente, aberto a qualquer pessoa, não é bom dizer que "fala demais" ou "é a única coisa a falar." Ela reconhece o fato de que a dor é provável que seja uma grande parte de suas vidas. Você pode não querer falar sobre coisas tais como férias, as compras feitas, praticando esportes ou fofocas lá.

9

Note-se que o silêncio também é bom. Às vezes o silêncio é compartilhar algo bom e a pessoa afetada é feliz que você está ao lado dele. Você não precisa de você ocupa cada minuto de conversa com suas palavras. Sua própria presença diz muito!

10

Admiti-lo cada vez que você não tem respostas. Não use frases clichês ou alegações em negrito que não são baseadas em fatos para esconder sua ignorância. Há muitos que até mesmo a comunidade médica sabe sobre dor crónica. Não há nada de errado em dizer "não sei" e oferecer para descobrir.

dicas

  • Lembre-se que não é culpa sua! Eles não pediram essa dor, por isso só vai se preocupar em cair ainda mais.
  • Um sorriso pode esconder mais do que você pensa.
  • Ofereça-se para fazer compras, enviar cartas, preparar algumas refeições, etc.
  • Lembre-se que a dor ou desconforto e capacidades variar muito de um dia para o outro.
  • Embora seja difícil, ele também pode ser atendimento satisfatório para alguém doente ou sofrendo de dor crônica. Às vezes você vai ter a oportunidade de vê-lo em boas condições e agindo mais como ela mesma. Tanto a pessoa que você se importa como os outros podem reconhecer e apreciar todos os seus esforços.
  • realmente pensar sobre toda a responsabilidade que implica cuidar de alguém doente antes de sair com essa pessoa. Por favor, note que há muitas coisas que têm de lidar e se você tiver a menor dúvida, não se incomode tentando convencê-lo a fazê-lo. Esteja disposto ou respeitá-lo tanto você quanto a outra pessoa a não forçá-lo a se envolver em uma situação como tendo um relacionamento. Pense que você não pode cuidar de qualquer pessoa com problemas de saúde não faz de você uma pessoa ruim, mas ele faz quando você se preocupar com ele ou você culpa sua doença.
  • Não se esqueça que as pessoas que sofrem de dor crónica são tão normais como você é, mesmo se eles têm problemas diferentes. Eles querem ver e quem quer que eles pelo que eles são.
  • As pessoas que sofrem de dor crônica não inventa a sua doença ou é hipocondríaca.

avisos

  • Por causa de sua relação com a depressão, com o aumento das doses de opióides para controlá-lo e que se torna insuportável dor crônica aumenta o risco de suicídio. Se você ou alguém que sofre de dor crónica sinais evidentes de depressão grave ou pensamentos suicidas, procure ajuda profissional. Pode também contactar a linha de prevenção do suicídio para o seu país.

Artigos Relacionados