Como parar de ser paranóico

3 partes:

Controle os seus pensamentosTermine a sua paranóia por meio da socializaçãoSuperando exemplos situacionais de paranóia

Deve você sempre com medo de que algo vai acontecer com você? Quantas vezes você ficar alerta para possíveis perigos ou pensa que os outros falam sobre você? Se esses cenários descrevem você, você poderia estar sofrendo de paranóia. o paranóia Você pode surgir a partir de pensamentos negativos ou crenças ou problemas de auto-estima. Pode até ser um sinal de um problema mais grave, como a paranóia esquizofrênica, nesse caso, você deve consultar um médico imediatamente.

parte 1
Controle os seus pensamentos
1
pessimismo Supera. Uma das razões pelas quais você pode ser paranóico é que você tende a assumir o pior em qualquer situação, em vez de ser realista sobre os possíveis resultados. Você pode pensar que todo mundo está falando sobre você, nós todo o ódio seu novo penteado ou o seu novo patrão tem alguma coisa contra ti. No entanto, é provável que nenhum dos isto é verdade. A próxima vez que você tem um pensamento pessimista muito, pare e faça o seguinte:
  • Pergunte a si mesmo como provável é que o pessimista que você tem que se tornar realidade.
  • Quando você esperar o pior, considere todos os resultados possíveis de uma situação, não só o mais negativo. De lá, você vai ver que existem muitas possibilidades em praticamente qualquer situação.
  • Tenta contrariar cada pensamento pessimista você tem dois pensamentos realistas. Por exemplo, se você está preocupado que todos fazem o divertimento de seus sapatos, considere o seguinte: 1) é improvável que um par de sapatos causar risadas durante todo o dia e 2) é mais provável que uma nova e hilariante cat meme exibir e capturar a atenção de todos.
  • 2
    Pare de obsessão sobre cada detalhe. Parte de ser paranóico é considerar não só que todo mundo está contra você, isso também significa pensar nisso constantemente. Quanto mais você têm o mesmo pensamento positivo, quanto mais você mergulhar em seus pensamentos paranóicos e convencê-lo que provavelmente precisa. Embora seja impossível de parar completamente obcecado, existem alguns truques que podem ajudar a minimizar os seus pensamentos obsessivos:
  • Proporciónate um certo tempo para se preocupar. Gastar esse tempo sentado com seus pensamentos paranóicos avaliá-los e tentar minimizá-los. Se uma preocupação surge em um momento diferente do dia, tente mover mentalmente em seu "tempo para se preocupar."
  • Mantenha um diário levar um registro de seus pensamentos paranóicos e reler semanal. Fazer isso pode ajudá-lo não só baixar parte dos seus sentimentos paranóicos de forma mais saudável, ele também pode ajudá-lo a ver alguns dos seus medos paranóicos foram completamente infundado quando re-ler o que você escreveu. Você pode perceber que você está preocupado que "X" acontece em uma determinada data. Depois de passar essa data e "X" não aconteceu, você pode ser capaz de aceitar que muito de suas crenças paranóicas são injustificadas.
  • 3
    Confiar em um amigo próximo. Ter alguém para conversar sobre seus sentimentos pode ajudá-lo paranóico expressar suas preocupações e para obter uma perspectiva diferente. Mesmo o fato de expressar seus medos podem ajudar você a ver o quão ilógico pode ser.
  • Se você disser a seu amigo que você acha que o seu grupo de amigos realmente te odeia, ele pode dar-lhe exemplos racionais e concretas que demonstrem o seu erro.
  • Apenas certifique-se escolher um de seus mais racional e sensata, porque os amigos não querem alguém que pode incentivar o seu comportamento paranóico e fazer você se sentir pior.
  • 4
    Mantenha-se ocupado. Outra maneira de evitar uma atitude paranóica é não ter muito tempo para pensar sobre o que os outros pensam de você. Enquanto mantê-lo ocupado não pode ajudá-lo a escapar de seus problemas, você pode permitir que você se concentre suas energias em como mais produtivo como perseguir seus interesses ou atingir seus objetivos pessoais coisas.
  • Se você gastar mesmo algumas horas por semana para buscar algo que você realmente ama, como ioga ou recolha de moedas, com certeza você vai ser menos absorvido em seus pensamentos paranóicos.
  • 5
    Coloque-se no lugar da outra pessoa. Este exercício é muito útil. Se você se colocar no lugar de pessoas de interesse para você, você vai ver que muitos dos seus medos são infundados. Por exemplo, suponha que você organizar uma festa e você repita para si mesmo:. "Provavelmente todos vão notar que eu estou vestindo a mesma roupa que eu usava na festa há três semanas" Pergunte a si mesmo se você se lembra o que alguém estava usando na festa e você vai perceber que as chances de que são muito escassas lembrar.
  • Pergunte a si mesmo quais são as chances de que todas as pessoas em causa está pensando de você tanto quanto você pensa. Você passa horas pensando sobre o quanto você não gosta dessas pessoas? Provavelmente não.
  • 6
    Veja se sua paranóia decorre de ansiedade. Se você sofre de ansiedade, então talvez você está cheio de preocupação e medo constante de que algo pode dar errado. Ansiedade pode até mesmo acionar seus pensamentos paranóicos, embora estas duas condições são diferentes. A ansiedade pode generarte preocupação para sofrer uma doença fatal. Pelo contrário, a paranóia pode fazer você acreditar que o seu médico faz você doente de propósito.
  • Se a ansiedade definitivamente é a principal causa de seus problemas, você pode querer procurar ajuda médica ou tomar medidas para parar.


  • 7
    Procure ajuda profissional se necessário. Há uma diferença entre ocasionalmente se preocupe que todos os seus amigos falar sobre você e deixá-lo consumi-lo completamente. Há também uma diferença entre saber que seus pensamentos são irracionais até certo ponto e delírios graves que todo mundo quer te machucar. Caso você se sentir seus pensamentos paranóicos estão controlando a sua vida e impedi-lo de desfrutar de suas interações diárias ou a sua capacidade de socializar, em seguida, ir a um psicólogo ou outro profissional de saúde mental para ajudá-lo a tratar a sua condição.
  • parte 2
    Termine a sua paranóia por meio da socialização
    1
    Pare de se preocupar com o que os outros pensam. Se você quer ser capaz de socializar sem constantemente se preocupar com a forma como os outros o percebem, então você deve aprender gradualmente parar de se preocupar sobre o que as pessoas pensam. Claro, isso é mais fácil dizer do que fazer, mas uma vez que você começa a acreditar em você e você se sentir confortável em torno de outras pessoas, você vai notar que todos os detalhes que você faz, diz ou uso realmente não importa a ninguém para o seu ao redor.
    • Tente ser menos inibidos. experiências subjetivas das pessoas inibidas dos outros, algo que ninguém tem controle preocupação. Ele reconhece que não importa o que alguém pensa em você, tem o poder de pensar sobre isso. Às vezes, outras pessoas fazem comentários sobre nós que refletem o que nós pensamos de nós mesmos. Mesmo nessas situações, isso não significa que esse parecer é um fato. Opta por ignorar estes comentários e pergunta que você parar cada vez que alguém faz uma opinião subjectiva de vocês.
    • Tente aceitar incondicionalmente. Independentemente se você tropeçou em um tapete ou se o seu cabelo que você fez uma ponta, você ainda é um ser humano. Todos os seres humanos são criaturas com defeitos. Aceitar suas características naturais e parar de pensar que todo mundo é perfeito, mas você. Você precisa de uma verificação da realidade? Vá ao YouTube e assistir a alguns vídeos de constrangimento que lembrá-lo de que todos os seres humanos cometem erros e, por vezes, esses erros são engraçados.
  • 2
    Tornar-se conhecido. Muitas pessoas têm medo tão paranóico de não agradar a ninguém, nem ninguém quer passar tempo com eles, muitas vezes passar algum tempo sozinho ou em casa, em vez de socialização. Se você nunca deu a conhecer, então só você esperar o pior, porque você nunca vai experimentar os aspectos positivos da interação social. Destinam-se a deixar a sua casa e passar tempo com pessoas ou, pelo menos, uma ou duas vezes por semana.
  • Quanto mais tempo você gasta socializar, você vai se sentir mais confortável com as pessoas ao seu redor e ser menos propensos a imaginar que tudo te odeio.


  • 3
    Preste atenção a toda a bondade que está ao seu redor. Depois de passar vez com um grupo de amigos, ou mesmo depois de falar com um vizinho na rua ou o caixa em seu supermercado local, você deve adquirir pelo menos algumas impressões positivas dos seus concidadãos do mundo. No final de cada dia ou semana, escreve todas as coisas boas que aconteceram com você quando você interagiu com as pessoas, todas as formas positivas fizeram você se sente e todas as razões porque estas interações beneficiadas sua vida.
  • Quando você se sentir paranóico, reveja esta lista. Lembre-se de todas as razões específicas pelas quais você deve ter mais de fé nas intenções dos outros pode ajudar a acalmar seus pensamentos paranóicos.
  • 4
    Aprenda a aceitar críticas. Você pode pensar que uma pessoa te odeia quando tudo o que faz é dar uma crítica construtiva e dizer-lhe como melhorar. Se o seu professor faz uma nota ruim em um teste, leia o comentário e tentar determinar se o seu ponto de vista é válido em vez de assumir que, porque ele não gostava de você.
  • Se você fez um doloroso crítica, lembre-se que inteiramente até você como você recebê-lo. Você pode lamentar u obcecado por ela durante semanas, ou você pode tomá-lo como uma oportunidade para se aperfeiçoar. Observe o comentário críticas e refletir sobre a sua validade. Se houver mesmo a menor chance de que a observação crítica é justificada, você deve considerar se este é um aspecto de você que quer mudar, ou se você estiver disposto a ficar na mesma.
  • 5
    Aceite o fato de que existem pessoas cruéis do mundo. Infelizmente, nem todas as pessoas que você conhece ou quem você quer interagir ou ser bom para você. No entanto, isso não significa que você não deve fazer-se conhecido. Na verdade, ter em conta o fato de que existem pessoas cruéis, descuidado ou amargas vai fazer você apreciar ainda mais todas aquelas pessoas boas em sua vida. Se alguém é rude com você sem motivo aparente, em seguida, aprender a aceitar o fato de que, devido às suas inseguranças e problemas pessoais, e não algo que você fez.
  • Lembre-se que o mundo é composto de muitos tipos de pessoas. Nem todos serão seus melhores amigos, mas isso não significa que todos serão seus piores inimigos.


  • parte 3
    Superando exemplos situacionais de paranóia
    1
    Confrontar o seu parceiro se você acha que enganado. Se você está preocupado que seu parceiro é batota, especialmente se você teve essa preocupação para cada pessoa com quem você entrar, então caso mais provável de paranóia. Pergunte a si mesmo se você tiver provas concretas de que isso poderia estar acontecendo ou se todas as suas preocupações são apenas na sua cabeça.
    • Ser honesto e falar com seu parceiro sobre o assunto. Diga-lhe que sabe que seus sentimentos são irracionais e você quer que eu ajudá-lo a lidar com eles.
    • Não acuse o seu parceiro enganando a si mesmo ou controla todos os minutos quando não estão juntos para ter certeza que não. Isso só vai fazer você se sentir que não há confiança no relacionamento.
    • Mantenha a sua própria identidade. Se você ficar obcecado demais com a pessoa com quem você inicia sais ou muito dependente dele, você será ainda mais propensas a sofrer de paranóia, porque você vai se sentir completamente dependente de sua lealdade. Manter outras relações que não são apenas o aspecto romântico.
  • 2
    Pergunte a si mesmo se seus amigos realmente falar de você. Pergunte a si mesmo o que quer dizer que você e seu grupo de amigos quando um de vocês está ausente. Será que eles gastam todo o tempo fofocando e falando sobre o quanto eles odeiam essa pessoa? A menos que você realmente tem um grupo de fofocas, amigos cruéis, provavelmente não. Pergunte-se como provável é que eles falam sobre você só quer que vá.
  • Seus amigos convidá-lo para fora?, Você enviar mensagens de texto?, Elogiá-lo?, Você pede conselhos? Nesse caso, por que você acha que completamente detesta?
  • 3
    paranóia de combate no local de trabalho. Uma preocupação paranóica comum que as pessoas muitas vezes têm no trabalho é que eles estão sempre prestes a ser demitido ou eles odeiam seus chefes. Se for esse o caso, então, perguntar o que prova que você tem que você vai perder o seu emprego. Você chega no trabalho no tempo?, Você atender às suas horas? Amostras de progredir? Se for esse o caso, por que você foi demitido? Se você ainda não teve aviso e pessoas ao seu redor não são disparados, então é muito provável que suas preocupações são apenas na sua cabeça.
  • Ajudar a se sentir melhor fazer uma lista de todas as grandes contribuições que você fez no seu trabalho.
  • Faça uma lista de todas as realizações ou feedback positivo que você deu seus patrões. Em seguida, escrever tudo negativo que lhes foi dito. Você vai ver que os pontos positivos superam os negativos e se eles não estão, preparou um plano de acção para levar os seus esforços em trabalhar em direção a uma direção positiva.
  • 4
    Lembre-se que tudo que você vê quando você excel. Outra forma de paranóia é impulsionado por ego. Você pode pensar que assim que atravessa os corredores ou para uma festa todo mundo vai olhar para você, rir ou tirar sarro de você pelas costas. Pergunte-se quantas vezes você ficar olhando para uma pessoa aleatória que vem a um lugar e mais provável é que, como a maioria das pessoas, você está tão focado em como você se vê e os outros percebem que você preste muita atenção todos os outros.
  • dicas

    • Perseverar. constantemente se preocupar com outros tentando machucá-lo e se comportam com base nessas preocupações pode levar a eventos muito doloroso para você. Isso é completamente normal. Perdoe novamente. Está tudo bem, vá em frente.
    • Acredite em si mesmo, porque você tem a confiança para fazer o que quiser. Não deixe que os detalhes que perturbam ou impedi-lo de alcançar seus objetivos.
    • A maioria das pessoas tendem a se sentir um pouco nervoso ou mais sensíveis (especialmente quando se trata de paranóia) quando não está dormindo bem. Dormir bem (entre 8 e 9 horas) e, provavelmente, você se sentir bem. É normal sentir um pouco de medo às vezes, mas não o tempo todo.

    avisos

    • Se você sofre de paranóia constantemente por mais de um mês e que prejudica a sua capacidade de funcionar como uma pessoa, você deve ir para um psicólogo imediatamente.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados