Como parar de sentir vazia

4: Métodos

Preencha sua vida com amorVocê entende por que você se sente vazioEncontrar sentido na vida cotidianaIdentificar seus valores

Você acorda de manhã com a sensação de que não há nenhuma boa razão para se levantar e enfrentar o dia? O vácuo é um sentimento que todo mundo experimenta ao longo do tempo e não é fácil para soltá-lo. Sensação mais vazia do tempo pode ser um sintoma de uma doença oculta, tais como a depressão. Você deve procurar ajuda de um profissional de saúde mental autorizado se quase sempre sinto vazio. Mas há coisas que você pode fazer para combater sentimentos ocasionais de vazio, como escrever em um jornal, tentar coisas novas e fazer novos amigos. Leia para saber mais sobre como parar o sentimento vazio.

método 1
Preencha sua vida com amor
1
Passar tempo com as pessoas que você ama. Poderia ser a sua família ou um grupo de amigos confiáveis. Passar o tempo com pessoas que sabem que você realmente ama e você por quem você é, é o remédio para o vácuo. Concentre-se no desenvolvimento e reforço das relações com essas pessoas. Você posso encontrar sentido no simples ato de passar o tempo com um ente querido que você desfrutar da sua companhia. tempo com os amigos e familiares gastando pode ajudar a reduzir o estresse e dar-lhe um sentido mais profundo de pertença.
  • Reduz o tempo gasto com as pessoas prejudicá-lo, mesmo que não faça de propósito. Se você não pode evitar o tempo gasto em torno de alguém que fere a sua auto-estima ou faz você se sentir impotente, certifique-se de definir um limite de tempo para reuniões com essa pessoa.
  • 2
    Faça um novo amigo ou começa um relacionamento romântico. O prazer de conhecer alguém com quem você se sentir conectado e permitir que o relacionamento a florescer de maneiras inesperadas é um excelente antídoto para sentimentos de vazio. Um novo amigo ou amor interesse lhe permitirá ter experiências novas e valiosas, além de mostrar que você é uma pessoa interessante e agradável. De repente, ele vai parecer que o mundo tem muito mais a oferecer do que se pensava anteriormente. Fazer amigos também permitem que você tenha um profundo senso de propósito e de pertença.
  • Às vezes é difícil de fazer novos amigos e conhecer pessoas, especialmente anos depois de terminar a escola. Junte-se a clubes, ter aulas ou passar algum tempo no seu lugar favorito são boas maneiras de conhecer pessoas.
  • Tente ser mais generoso com o seu tempo e responde com um "sim" quando você está convidado a fazer alguma coisa. Caso você sente que sempre ter tempo para compartilhar com seus novos relacionamentos, estes não vai progredir.
  • 3
    Adote um animal de estimação. A pesquisa mostrou que ter um animal de estimação pode tornar a vida se sentir mais completa e mais significativa. donos de animais também são menos propensos a sofrer de depressão e podem experimentar benefícios para a saúde devido a ter um animal de estimação. Ter um animal de estimação que depende de você para o cuidado, ele também pode ajudar a dar mais significado à sua vida. Considere adotar um gato ou um cão de um local animais do abrigo para reduzir seus sentimentos de vazio.
  • 4
    Seja gentil com os outros. atos espontâneos de bondade pode ajudá-lo a se sentir mais completa focando sua atenção em outros. Procure maneiras fáceis de benevolência para com os outros. Atos de bondade fazer você fazer outras pessoas se sentir bem, que pode fazer você se sentir mais completa.
  • Por exemplo, você poderia dar um elogio a um estranho, como "Eu amo o seu equipamento! É muito bonito". Encontrar maneiras de mostrar bondade em qualquer situação onde você está. Mesmo algo tão simples como sorrindo e acenando para as pessoas durante o dia, você pode dar ao luxo de alegrar o dia de alguém e fazer você se sentir mais completa.
  • método 2
    Você entende por que você se sente vazio
    1
    Fale com um amigo de confiança sobre seus sentimentos. Cuidado com sentimentos para si mesmo pode ser prejudicial ao longo do tempo. Às vezes, o simples fato de falar sobre seus sentimentos pode dissipar ou diminuir-los. Fale com qualquer um que se preocupa com você e você entende ou pelo menos alguém que você confia. Isso pode fazer uma grande diferença.
  • 2
    Escrever em um diário para manter o controle de seus pensamentos e sentimentos. Manter um diário pode ajudar a compreender melhor os seus sentimentos de vazio e também é uma excelente maneira de aliviar o stress. Para começar, escolha um lugar confortável e tentar passar cerca de 20 minutos por dia para escrever no diário. Você pode começar por escrever o que você sente ou pensa ou você pode usar uma pergunta. Algumas perguntas que você pode usar incluem:
  • Quando você perceber esse vazio? Quanto tempo você tem sido em torno de? Como é o seu velho vazio?
  • Que emoções você experimenta quando você se sente vazio?
  • Você está propenso a sentir-se vazio durante determinados períodos ou em certos lugares? O que você percebe sobre o seu ambiente, quando você se sente vazio?
  • Que tipo de pensamentos vêm à mente quando você se sente vazio?
  • 3
    Olhando para os sintomas da depressão. A depressão se manifesta de diferentes maneiras em diferentes pessoas, mas desânimo e sentimentos de vazio ou inutilidade são comuns. A depressão ocorre em episódios onde você se sentir bem por um tempo e, em seguida, muito ruim para semanas ou mesmo meses ou pode ser um sentimento constante. A depressão também é muito comum. Por exemplo, 6,7% dos adultos americanos sofrem de distúrbio depressivo maior. As mulheres são 70% mais propensos a sofrer de depressão do que os homens. Se você acha que poderia sofrer de depressão, você não está sozinho. Procurar tratamento do seu médico ou profissional de saúde mental se demonstrar qualquer um dos seguintes sintomas de depressão:
  • sentimentos persistentes de tristeza, ansiedade, ou "vazio"
  • Sentindo-se pessimista e sem esperança
  • Sentindo-se culpado, inútil ou impotente
  • Irritabilidade ou agitação
  • Alterações de humor ou comportamento
  • Perda de interesse em atividades que antes gostava
  • fadiga
  • Mudanças nos hábitos de sono
  • As alterações de peso
  • Pensamentos de ferir-se ou outros
  • Dores e dores que, aparentemente, não melhoram com o tratamento


  • 4
    Considere se você tem experimentado uma perda. o luto É outra causa comum de sensação de vazio. Embora o profundo sentimento de luto é mais comum após a morte de um ente querido, pode ser uma resposta a qualquer perda, incluindo a perda de um animal de estimação, perda de trabalho, a experiência do movimento das crianças, perda da saúde ou qualquer outra alteração significativa na vida. Os sentimentos de perda e dor pode causar uma variedade de emoções, incluindo tristeza e vazio e também podem afetar outras áreas da vida, tais como o apetite, concentração e hábitos. Se você experimentou uma perda ou uma mudança que pode causar sentimentos de tristeza e vazio, considere compartilhar seus sentimentos com alguém que você confia, como um amigo ou um ente querido. Você também pode se beneficiar de uma consulta com um conselheiro que é treinado no tratamento da dor.
  • Embora muitas pessoas acreditam que há "cinco fases" de tristeza, é realmente um equívoco. Os "cinco fases" (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação) do psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross se referem a seu trabalho sobre a morte eo morrer 1969. No entanto, Kubler-Ross disse passos usado para descrever a sentimentos de uma pessoa sobre a sua própria morte. Não é um quadro científico para todos os tipos de dor. Você pode experimentar todos, alguns ou nenhum destes estágios e que é bem a sua dor é exclusivamente sua e cada pessoa enfrenta em maneiras diferentes.
  • 5
    Determina se o vício pode ser um problema. O uso de determinadas substâncias é outra causa comum de sensação de vazio. Substâncias como álcool, drogas ilícitas e abuso de medicamentos pode levar à dependência física sobre eles. Isso pode causar um grave efeito sobre o humor, pensamentos e comportamento. Muitas vezes, as pessoas se voltam para o uso dessas substâncias, porque eles sentem que há um "buraco" em suas vidas que a substância pode preencher. Se você acha que pode ter um problema com o uso de substâncias, você não está sozinho: em 2012, cerca de 7,2% da população dos Estados Unidos foi diagnosticado com transtorno de uso de álcool (TUA). Muitos outros sofrem de transtorno de uso de substâncias, que envolve o uso de outras substâncias, como a maconha, estimulantes como a cocaína ou metanfetamina, alucinógenos do LSD como (dietilamida do ácido lisérgico) e opiáceos como a heroína. Se você está preocupado que você tem um problema como este, pergunte a si mesmo as seguintes perguntas. No último ano:
  • Você esteve em uma situação em que você acaba usando mais da substância do que você estava planejando usar?
  • Você já tentou, em vão, reduzir o consumo da substância?
  • Já passou muito tempo usando ou tentando obter a substância?
  • Você já experimentou desejos usando a substância?
  • Você tinha que usar muito mais da substância para obter o mesmo efeito que a primeira vez que você usou?
  • Você já experimentou os sintomas de abstinência, tais como dificuldade em dormir, tremores, pele pegajosa, irritabilidade, depressão, ansiedade, náuseas ou transpiração?
  • É a substância tenha interferido em sua vida ou responsabilidades diárias?
  • Você continuou a usar a substância, mesmo que causou problemas com a sua família ou amigos?
  • Você já deixou de participar em atividades que você usou para desfrutar, a fim de consumir a substância?
  • Você usou a substância em situações perigosas, como conduzir ou utilizar máquinas?
  • Addiction tem um forte componente hereditário. Por exemplo, parentes de pessoas com problemas de abuso de álcool são mais propensos a ter problemas de dependência, se eles se conheciam.
  • Se você está lutando com uma dependência de drogas ou álcool, converse com seu terapeuta sobre este problema. Você pode precisar de tratamento para a dependência, a fim de parar de sentir vazio.
  • 6
    Examine o seu comportamento para determinar se o limite poderia ter transtorno de personalidade (BPD). Pessoas que sofrem de transtorno de personalidade borderline frequentemente relatam sentimentos de vazio. Aqueles com um transtorno de personalidade manifestada padrões persistentes de sentimentos e comportamentos que causam sofrimento deficiência instáveis ​​ou sociais. Pessoas com transtorno de personalidade borderline têm dificuldade de regular suas pensamentos e sentimentos. Eles são propensos a um comportamento imprudente e ter controle de impulso pobre. Suas relações com os outros tendem a ser instáveis. Cerca de 1,6% dos adultos americanos têm um diagnóstico de transtorno de personalidade borderline em um determinado ano. BPD pode ser tratado eficazmente com a orientação de um profissional. Se você experimentar qualquer um ou mais dos seguintes sinais de DBP, consulta com um profissional de saúde mental:
  • Execute extremos para evitar o abandono, que pode ser esforços reais ou imaginários. Muitas vezes você pensa que você sair ou você separado de um ente querido. Reagir negativamente, e ficar muito zangado ou com medo, mesmo quando a separação é temporária (por exemplo, o seu parceiro vai funcionar). Você tem muito medo de estar sozinho.
  • Alternar entre idealização e desvalorização inteiramente a pessoas que estiveram nos relacionamentos. Pessoas com DBP geralmente começam seu relacionamento colocando a outra pessoa em um pedestal, vendo-o como perfeito ou ideal. Depois de um tempo, você começa a acreditar que a outra pessoa não se importa o suficiente sobre você ou não contribui bastante para o relacionamento. Seus relacionamentos são na sua maioria instável.
  • Você tem um sentido instável de sua própria identidade. Pessoas com DBP lutam com a manutenção de um senso estável de si mesmos, a sua identidade e auto-imagem.
  • Você é muito imprudente ou impulsiva. Isto é especialmente verdadeiro no caso de auto-destruição. Você poderia comprometer em comportamento imprudente, como dirigir embriagado, jogo descontrolado, abuso de drogas ou comportamento sexual de risco.
  • Muitas vezes se consideram as ameaças de ferir e matar a si mesmo. Você pode se machucar através de ações como corte, arranhão ou queimadura. Você também pode ameaçar a doer-lhe obter a atenção dos outros.
  • Muitas vezes você experimenta oscilações extremas de humor. Tais mudanças ocorrem com freqüência e são muito intenso, como ir da alegria ao desespero.
  • Experimentar sentimentos crônicos de vazio. Muitas vezes você pode sentir-se vazio ou entediado ou precisa de algo para fazer.
  • Você tem problemas para controlar sua raiva. Muitas coisas podem causar a sua raiva e responder com explosões que poderiam incluir: ressentimento, sarcasmo ou explosões verbais. Você são particularmente propensas a ficar com raiva se você acha que alguém não se importa com você.
  • Às vezes você sente paranóico com outras pessoas ou sentir que o ambiente é "real".
  • 7
    Medite para explorar seus sentimentos de vazio. A meditação também pode ajudá-lo a entrar em contato com os seus sentimentos de vazio e entendê-las melhor. A pesquisa mostrou que 30 minutos de meditação por dia pode ajudar a mudança de comportamento e função do cérebro. Para começar com a meditação, sentar-se em um lugar tranquilo, feche os olhos e concentrar-se na sua respiração. Emprega as seguintes perguntas para ajudá-lo a desenvolver uma compreensão de seu vácuo através da meditação.
  • Observe como você se sente no momento. Você sente uma sensação de vazio ou a falta de algo, como falta de mérito, a clareza, a compreensão ou falta de paz ou o amor? Você aceita que você se sente vazio no momento.
  • Observe como você experimenta esse vazio. Qual é a área do corpo se sentir vazio? Quanto espaço faz?
  • Considere o seu vácuo. Você traz de volta memórias do passado? Que emoções estão presentes, enquanto você observar esse vazio?


  • 8
    Procure a ajuda de um de saúde mental licenciado profissional. Falando com um terapeuta sobre seus sentimentos pode ajudar a compreender e gerir os seus sentimentos de vazio. Sentimentos de vazio pode indicar que você está deprimido ou você poderia ter uma outra condição escondida. Especialmente se você mostrar sinais de depressão, problemas com o uso de substâncias ou TLP, você deve procurar ajuda de um profissional de saúde mental.
  • O tratamento para a depressão muitas vezes envolve duas componentes: a psicoterapia e, se necessário, os medicamentos prescritos, tais como inibidores seletivos da recaptação (ISRS) (Prozac, Zoloft, Lexapro) ou inibidores da recaptação da serotonina e norepinefrina (IRSN) (Effexor, Cymbalta). A terapia cognitiva comportamental (TCC) e terapia interpessoal (IPT) são eficazes no tratamento da depressão. CBT ensina você a identificar e reduzir padrões de pensamentos negativos inúteis, além de maneiras de pensar de forma produtiva e rentável. IPT centra-se em ajudá-lo a gerenciar os relacionamentos que poderiam estar causando os seus problemas.
  • Vários tipos de psicoterapia são úteis para lidar com a dor, embora o tratamento de luto complicado (TDC) parece funcionar melhor para as pessoas que têm lutado com a dor durante um período prolongado.
  • O tratamento para transtornos por uso de álcool e outras substâncias, muitas vezes centra-se em individual e grupo de aconselhamento, mas muitos também poderia incluir o uso de medicamentos, se necessário. CBT é mais frequentemente usado para tratar o transtorno do uso de álcool.
  • O tratamento para a DBP é a psicoterapia usando o DBT (TDC). O TDC se concentra no aprendizado para identificar e regular as emoções, tolerar o estresse, aplique plena consciência e interagir com os outros de uma maneira saudável e produtiva. Você também vai aprender maneiras de lidar com suas emoções e habilidades sociais para ajudá-lo a interagir com os outros.
  • método 3
    Encontrar sentido na vida cotidiana
    1
    mindfulness prática. Mindfulness envolve estar consciente de pensamentos, sentimentos e experiências que ocorrem no momento presente, sem julgamento. A pesquisa mostrou os benefícios significativos de plena consciência, incluindo redução de problemas de estresse e ansiedade. Mindfulness pode até reconfigurar o cérebro responde ao estresse e ajudá-lo a se sentir mais conectado com os outros. Aprender a ser mais consciente de seus pensamentos e sentimentos e aprender a aceitá-los sem julgar ou julgar a si mesmo, pode ajudá-lo a se sentir mais leve, empatia e satisfação. Você pode aplicar em casa plena consciência através da meditação ou fazer um curso. Este é um exercício para você começar:
    • Olha, menciona e desempenha cinco objetos diferentes, observando a cor, textura, temperatura e peso de cada objecto.
    • Olhe, e tentar sentir o cheiro da comida para o jantar ou agradáveis ​​aromas florais durante uma caminhada, percebendo a cores, textura, sabor e aroma.
    • Feche os olhos e tente ouvir sons diferentes. Observe o seu ritmo, força e volume.
    • Também tem sido mostrado que a meditação com total consciência é muito útil. O Centro de Pesquisa plenamente consciente da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos) oferece uma variedade de meditações guiadas on-line em formato MP3.
  • 2
    Fazer algo novo. Se você se sente vazio todos os dias, você provavelmente está preso em algum tipo de rotina. Que rotinas e padrões poderia estar recebendo para baixo? Encontrar uma maneira de infundir nova energia em sua vida. Mude sua rotina ou mesmo gastar 30 minutos por dia para tentar algo novo, você pode ajudar a preencher o vazio.
  • Por exemplo, se você se levantar e ir para a escola ou dia de trabalho é o que você deprime, encontrar uma maneira de tornar a situação mais interessante. Iniciar uma nova atividade extracurricular para motivá-lo a ir para a escola ou voluntário para cuidar de um novo projeto no trabalho.
  • Tente fazer algo um pouco fora de sua zona de conforto. Melhorias na nova área irá proporcionar algo interessante para pensar e permite desenvolver a confiança em si mesmo.
  • Mesmo pequenas mudanças podem fazer uma diferença muito grande. Tente uma tigela de uma cozinha que nunca antes tinha um sabor, usar a bicicleta para ir trabalhar em vez de ir de carro ou começar a praticar yoga na parte da manhã antes de sair para a escola.
  • Mude o seu ambiente pessoal também pode ser útil. Mudar as cortinas monótono de seu quarto com algo mais leve, pintar as paredes uma cor diferente, elimina a confusão e decore com algumas obras de arte interessante.
  • 3
    Perseguir objetivos e interesses importantes para você. A fim de se sentir completo, você deve trabalhar para alcançar os objetivos e interesses que são importantes para você. Não deixe que os outros controlar as metas ou interesses que escolher para prosseguir. Se você não perseguir objetivos e interesses importantes para você, você pode precisar de ajustar seus objetivos para se certificar de que você está seguindo o caminho que faz você se sentir bem.
  • Se você estiver na escola, considere se você está estudando o que você quer estudar ou o que seus pais querem que você estudar.
  • Outras pressões externas também podem afetar negativamente sobre as decisões que tomamos. Decida se você está fazendo o que você realmente quer fazer ou se você está fazendo algo que vai impressionar os outros.
  • Se você determinar que existem forças ou pessoas que o impedem de levar sua própria vida, tomar medidas para mudar esta situação. Uma vez que você o controle sobre as coisas, você vai ver como diminui a sensação de vazio.


  • 4
    Busca sentido na vida cotidiana. Quando você sente que a vida é insípida, é útil ter tempo para encontrar a beleza e significado nas coisas simples da vida cotidiana. O que faz você se sentir viva e feliz? Quando você encontrar algo que parece levantar o seu espírito, tornar presente em sua vida constantemente. Aqui estão algumas idéias para tornar a rotina mais significativo:
  • gratidão prática. Dedique alguns minutos pensando diariamente sobre as coisas que você é grato para e por que você é, ele pode ajudá-lo a sentir que sua vida mais significativa. Você pode falar ou até mesmo escrever a sua gratidão a reforçá-lo. Por exemplo, você poderia dizer ou escrever "Eu sou tão grato que o sol nasceu hoje, é lindo!", Ou "Estou muito grato pela minha família que quer me muito- me faz sentir tão especial."
  • Não se prive de seus alimentos favoritos. Se você adora chocolate, divirta-se! Não há necessidade de exagerar, mas dar-se esse prazer diária com moderação.
  • Sal para o ar fresco. A pesquisa mostrou que o tempo de passar ao ar livre faz as pessoas se sentir mais vivo e cheio de energia. Passar algum tempo fora todos os dias, assim que chove ou faz sol. Concentre-se em ar puro e de perceber o mundo natural mais profundamente.
  • Tire um tempo para enriquecer e tornar mais agradável o seu mundo. Transforma as tarefas aparentemente triviais em rituais positivos. Sente-se para ler o jornal enquanto bebe seu café da manhã ou chá em vez de começar pressa. Tome um longo banho quente no fim de semana, em vez de tomar um banho.
  • Mantenha agradável ambiente familiar. Cuidadosamente roupas vezes antes de guardar. Lavar os pratos do jantar antes de ir para a cama. Tende cama de manhã. Refresca sua casa, abrir as janelas e deixar entrar um pouco de luz e do vento. Não deixe de fazer uma limpeza completa. Talvez você pense que você não tem tempo para tudo isso ou não é muito importante, mas quando você sente que sua nova casa e, peças de rotina limpas de vida será mais fácil de suportar.
  • 5
    Cuide bem de si mesmo. Exercício, alimentação saudável, descanso e relaxamento são componentes importantes de uma vida significativa. Por cuidar bem de si mesmo, você envia sinais para a sua mente que você merece para cuidar de você e que sua vida tem valor. Certifique-se de dedicar tempo suficiente para cumprir o seu exercício necessidades básicas, alimentação, sono e relaxamento.
  • Tente fazer 30 minutos de exercício por dia.
  • Carrega uma dieta equilibrada que inclui alimentos integrais saudáveis ​​como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras.
  • Dorme 8 horas cada noite.
  • Separe pelo menos 15 minutos por dia para praticar ioga, exercícios de respiração profunda ou meditação.
  • método 4
    Identificar seus valores
    1
    Identificar seus valores. Lembre-se que você valoriza na vida eo que você valoriza a si mesmo pode ajudá-lo a se sentir completo, em vez de vazio. Nossos valores ou crenças fundamentais sobre a vida, geralmente com base em nossas experiências ao longo de nossas vidas, mas nem sempre nos dar tempo para examiná-las conscientemente. A fim de encontrar seus valores, você terá de dedicar algum tempo para refletir. Identificar seus valores digitando suas respostas para as seguintes perguntas:
    • Ele identifica as duas pessoas que mais admiro. Qual das suas qualidades fazem você admira e por quê?
    • Se a sua casa estava queimando e poderia salvar apenas 3 coisas, o que você escolheria e por quê?
    • Quais as questões ou eventos está animado? Que aspectos dessas questões são importantes para você? Por quê?
    • Identificar um momento em que você sentiu plena e feliz. Que parte do que o tempo que você se sentir completo? Por quê?
  • 2
    Determinar que qualidades estão em linha com os seus valores. Depois de ter terminado de responder a estas perguntas, tentar descobrir quais são as qualidades correspondem com os seus valores. Em outras palavras, ler suas respostas e decidir o que qualidades são mais adequados para os seus valores.
  • Por exemplo, se você optar por salvar um livro favorito, uma herança de família e um presente de seu melhor amigo, você poderia dizer que isto significa que você valoriza a inteligência, lealdade e amizade. Portanto, algumas das suas qualidades poderia ser você é inteligente, leal e um bom amigo.
  • 3
    Pense em atividades que permitem que você a aceitar seus valores. Depois de determinar o que você mais valoriza eo que são seus pontos fortes, você pode começar a determinar quais as actividades que faria você se sentir completo. Faça uma lista dessas atividades e escolher pelo menos um deles para incorporá-lo em sua vida.
  • Por exemplo, se a "comunidade" é um valor para você, você poderia oferecer a vigilância de bairro, servir como tutor na sua escola ou trabalhar em uma cozinha de sopa. Se a "fé" é um outro valor para você, você poderia encontrar maneiras de incorporar a sua fé para mais áreas de sua vida, como ir em uma viagem de missão ou visitar mais vezes a sua igreja, templo, mesquita ou outro local de culto.
  • Se você vive uma "congruentes com seus valores" a vida (ou seja, as decisões que você faz e o caminho de sua vida deve ser coerente com os seus valores), será mais fácil para se sentir completo e feliz.
  • dicas

    • Preencha sua vida com risos e amor. Reúna a sua família em torno de você, se você tem um ambiente familiar de apoio. Caso contrário, evitar este lugar disfuncional e que procuram amigos positivos que irão dar o seu apoio.
    • Olhando para envolver-se em alguma coisa. Você pode cair em um ciclo interminável de dúvida, inépcia e melancólico e deprimido se você tem paixões, interesses e nada para ocupar o seu tempo.

    avisos

    • Não tente esconder a depressão clínica grave, com um frenesi de atividades ou saídas infinitas. Fale sobre seus sentimentos com a família ou amigos de confiança. Se você não se sentir melhor logo, procurar a ajuda de um profissional de saúde.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados