Como aumentar a auto-estima

2 métodos:

Aumentar a sua auto-estimaLidar com baixa auto-estima

o "auto-estima" Ele é composto de pensamentos, sentimentos e crenças que temos sobre nós mesmos. Porque os nossos pensamentos, sentimentos e crenças mudam o tempo todo, a nossa auto-estima também está em constante evolução. Ter baixa auto-estima pode ter um efeito negativo sobre a sua saúde mental, seus relacionamentos e sua escola de vida ou carreira. No entanto, há uma série de maneiras de se sentir melhor sobre si mesmo e aumentar a sua auto-estima.

método 1
Aumentar a sua auto-estima
1
Seja deliberada com seus pensamentos e sentimentos. Tente se concentrar em pensamentos positivos, incentivando e construtivas. Lembre-se que você é uma pessoa especial e único que merece amor e respeito dos outros e de si mesmo. Experimente estas estratégias:
  • Use declarações otimistas. Estou otimista e evitar profecia auto-realizável de pessimismo. Se você espera que coisas ruins acontecem muitas vezes. Por exemplo, se você espera uma apresentação der errado, é provável que aconteça. Em vez disso, eu sou positivo. Repita em sua cabeça: "Embora seja um desafio, eu posso lidar com esta apresentação".
  • Concentre-se em afirmações "eu posso" e evita afirmações "Eu". Este último implica que há alguma coisa que você deve fazer e isso pode fazer com que você se sentir deprimido, se você não pode atender a essas expectativas. Em vez disso, se concentrar no que você pode fazer.
  • Concentre-se no positivo. Pense nas boas partes de sua vida. Lembre-se de que as coisas têm corrido bem recentemente você. Considere as habilidades que você usou para lidar com situações desafiadoras.
  • Seja o seu próprio porta-voz. apoio positivo data e apreciação para as coisas positivas que você faz. Por exemplo, você pode notar que mesmo que você não está recebendo todo o exercício que você quer, você tem de ir ao ginásio um dia extra por semana. Reconhecer o seu crédito para fazer mudanças positivas. Por exemplo: "Minha apresentação não pode ter sido perfeito, mas os meus colegas perguntas e manteve envolvidos, o que significa que eu realizei meu objetivo".
  • 2
    Definir metas e expectativas. Faça listas de coisas que você quer alcançar e definir uma meta para atingir essas metas. Por exemplo, você pode decidir para oferecer mais voluntário, adoptar um novo hobby ou passar o tempo com seus amigos.
  • Certifique-se de seus objetivos e expectativas são realistas. Com o objetivo de impossível única desinflar, e não aumentar, a sua auto-estima. Por exemplo, não de repente decidir que, com a idade de 40, o seu sonho é jogar hóquei profissional. Este é irrealista e sua auto-estima é provável que receba um golpe quando você percebe o quão longe esta meta é inatingível.
  • Em vez disso, ele define metas mais realistas, e decidir a aprender a tocar guitarra ou um novo esporte. Definir metas para o qual você pode trabalhar conscientemente e, finalmente, pode alcançar pode ajudar a parar o ciclo de pensamentos negativos que fornece baixa auto-estima. Quando você definir suas metas e fazer com sucesso, você vai sentir uma sensação de satisfação e ser mais capaz de abrir mão de seus sentimentos de baixa auto-estima por não cumprir as metas fundamentalmente idealistas e inatingíveis, como sendo a noiva perfeita ou o cozinheiro perfeito.
  • Você também pode definir metas que ajudarão você a olhar e sentir suas próprias habilidades. Por exemplo, se você sentir que você quer ser melhor informado sobre o mundo, você decide que você vai ler um jornal todos os dias durante um mês. Ou dizer que você quer para capacitá-lo saber como consertar sua própria bicicleta, e optar por aprender a fazer seus próprios ajustes. Cumprir os objectivos que abordam as coisas que ajudam você se sentir poderoso e capaz irá ajudá-lo a se sentir melhor sobre si mesmo completamente.
  • 3
    Cuide-se. Alguns de nós gastam tanto tempo se preocupando com os outros e cuidar deles que negligenciamos o nosso próprio bem-estar físico e mental. Alternativamente, alguns de nós se sentir mal sobre nós mesmos por isso acreditamos que é inútil para dedicar tempo e esforço para cuidar de nós. Em última análise, cuidar de si mesmo também pode ajudar a melhorar sua auto-estima. O que você está saudável do corpo e da mente, a possibilidade de que você está satisfeito com si mesmo será maior. Observa que cuidar de si mesmo não significa que você tem que ser magra para ser muito em forma e perfeito. Em vez disso, isso significa fazer o seu melhor para ser saudável, qualquer que seja o que isso significa para você individualmente. Algumas indicações são:
  • Coma pelo menos três refeições por dia, que são baseadas em saudável e rica em nutrientes, tais como produtos inteiros alimentos, aves e peixes e legumes frescos para mantê-lo energizado e estimulado. Beber água para hidratar o corpo.
  • Evite alimentos processados, doces e bebidas com cafeína. Estes podem afetar seu humor e você deve evitá-los, se você está preocupado com as mudanças de humor ou emoções negativas.
  • Treinar-se. A pesquisa mostrou que o exercício pode realmente aumentar a auto-estima. Isto é porque o exercício faz com que o corpo libere "produtos químicos felizes" chamados endorfinas. Este sentimento de euforia pode ser acompanhado por um aumento na energia e pensamento positivo. Tente fazer 30 minutos de exercício vigoroso, pelo menos, três vezes por semana. Pelo menos ele separa tempo para uma caminhada cada passo luz do dia.
  • Reduz o stress. Faça um plano para reduzir o stress do seu tempo fazendo a vida diária para relaxamento e actividades que proporcionarão alegria. Meditar, ter uma aula de yoga, trabalhando no jardim ou fazer qualquer atividade que faz você sentir-se calmo e positivo. Observa que ser forçado, por vezes, pode tornar mais fácil para as pessoas a exagerar ou deixar que os sentimentos negativos mestre.
  • 4
    Refletir sobre sua vida e suas realizações. Provavelmente, você não está dando crédito suficiente para tudo o que você tem feito toda a sua vida. Impressionar a si mesmo e não outros. Tire um tempo para refletir e considerar as suas glórias passadas, desde o menor até o maior. Isto não só irá ajudá-lo a se tornar mais consciente destas realizações, mas também pode ajudar a validar o seu lugar no mundo eo valor que você oferecer às pessoas e à sociedade ao seu redor.
  • Pegue um caderno ou diário e definir um temporizador para 20 a 30 minutos. Durante este tempo, listar todas as suas realizações. Tenha em mente que tudo Deve ser incluído, desde as grandes realizações para as pequenas coisas todos os dias. Sua lista pode incluir coisas como aprender a dirigir, ir para a faculdade, mover-se para seu próprio apartamento, fazer um grande amigo, um cozinhar alimentos sofisticados, obter um grau ou diploma, conseguiu seu primeiro emprego "adulto", Etc. As possibilidades são infinitas! Voltar para a lista periodicamente para adicionar coisas. Você vai ver que muito do que você ter orgulho.
  • Verifique velhas fotografias, álbuns de recortes, anuários, lembranças de viagens ou até mesmo considerar fazer uma colagem de sua vida e suas realizações até à data.
  • 5
    Fazer as coisas que você gosta. tempo separado para fazer algo que te faz feliz todos os dias, mesmo que isso signifique cozinhar, ler, exercitar, trabalhar no quintal ou passar uma hora apenas conversando com seu cônjuge. Não se sinta culpado sobre o tempo que você tem em separado para desfrute que você merece. Diga-se que a declaração, conforme necessário.
  • Experiência com nova atividades- poderia aprender sobre talentos ou habilidades que você nem sabia que tinha. Talvez você começar a correr em uma pista e você descobre que são muito bons para corridas de longa distância, algo que você nunca teria pensado antes. Isso pode ajudar a aumentar a sua auto-estima.
  • Considerar a adoção de atividades artísticas, como pintura, música, poesia e dança. atividades artísticas, muitas vezes ajudar as pessoas a aprender a expressar-se e atingir uma sensação de "domínio" um tópico ou habilidade. Muitos centros comunitários oferecem aulas gratuitas ou a preços razoáveis.


  • 6
    Ajudar alguém. A pesquisa mostrou que as pessoas que se oferecem como voluntários tendem a se sentir mais feliz e ter maior auto-estima. Pode parecer paradoxal que, para se sentir melhor sobre si mesmo, você tem que ajudar alguém, mas a ciência tem realmente provado que sentimentos de conexão social que acompanham voluntariado ou ajudar os outros nos fazem sentir mais positivo sobre nós mesmos.
  • Existem infinitas possibilidades para ajudar os outros no mundo. voluntário em uma casa de repouso ou um abrigo para os sem-teto. Envolva-se com a sua igreja no ministério para os doentes e pobres. Doe seu tempo e serviços para abrigo de animais sem crueldade. Ser um big brother ou irmã mais velha. Limpe um parque local em algumas ocasiões organizada pela comunidade.
  • 7
    Ajuste sua imagem de si mesmo, conforme necessário. Mudam o tempo todo e você tem que atualizar a sua percepção de si mesmo para se ajustar a sua auto presentes. Por exemplo, aumentar sua auto-estima é inútil se a imagem que tem de si mesmo não é preciso. Talvez quando você era criança você era muito bom em matemática, mas agora você pode apenas calcular a área de sua casa. Talvez você já foram profundamente religioso, mas agora identificar-se como um agnóstico e não pode em massa. Ajuste sua percepção de si mesmo para se ajustar às realidades da sua vida atual. Não espere para ser bom em matemática ou ter alguma ligação com a espiritualidade.
  • Avalie-se baseado no AGORA e suas habilidades, interesses e crenças atuais, não baseado em qualquer versão anterior do mesmo.
  • 8
    Abandonar a ideia de perfeição. Nada é perfeito. Fazer esta sua nova mantra. Você nunca vai ter a vida perfeita, o corpo perfeito, a família perfeita, o trabalho perfeito, etc. Nem outros. A perfeição é um conceito artificial criado e proliferaram pela sociedade e os meios de comunicação, e nos dói muito, a maioria de nós sugerindo que a perfeição é atingível e o problema é simplesmente que não são bons o suficiente para alcançá-lo.
  • Concentre-se em esforço ao invés do desejo de perfeição. Se você não tentar algo porque você tem medo que você não vai fazer bem, você não tem chance de fazer em primeiro lugar. Se você nunca tentar entrar para o time de basquete, que está garantido para não entrar na equipe. Não deixe que a pressão para ser perfeito contê-lo.
  • Você aceita que você é um ser humano e que os seres humanos são fundamentalmente falho e cometer erros. Talvez você falou muito duramente com o seu filho ou contar uma mentira no trabalho. Está bem. As pessoas cometem erros. Ao invés de repreender por seus erros, olhar para eles como oportunidades para aprender e crescer e como você pode corrigir as coisas no futuro. Talvez você percebe que você tem que pensar mais cuidadosamente antes de falar ou que a mentira nunca é uma coisa boa para voltar a cair. Perdoar e ainda abaixo-isto não é fácil, mas é fundamental para evitar o ciclo de auto-piedade e baixa auto-estima.


  • método 2
    Lidar com baixa auto-estima
    1
    Pesquisar os gatilhos de sua auto-estima baixa. Pense em qualquer condição ou situação preocupante pode estar relacionado às razões pelas quais você se sentir mal sobre si mesmo. Para muitas pessoas, os gatilhos típicos podem incluir workshops, apresentações escolares, problemas interpessoais no trabalho ou em casa, e mudanças de vida significativas, tais como mudança de casa, mudar de emprego ou separadas de um casal .
    • Você também pode ter que pensar sobre as pessoas que fazem você se sentir mal sobre si mesmo. Você não pode controlar o comportamento de alguém mais- o que você pode controlar é como você reage e como seus impactos comportamento deixá-lo. Se outra pessoa é injustamente rude, dizer, desprezo ou desrespeito a você, entender que você pode ter seus próprios problemas ou questões emocionais que estão causando um acto negativo para você. No entanto, se essa pessoa está provocando a sua auto-estima baixa, é melhor se você pode ficar longe ou retirar-se de situações em que a pessoa está presente, especialmente se ele reage negativamente se você tentar confrontá-la sobre seu comportamento.
    • Enquanto as opiniões e idéias dos outros têm o seu lugar em sua vida, não definir sua vida de acordo com eles. Ouvir e levar em conta o que funciona para você. Você é o governador de sua própria vida. Ninguém mais pode fazer isso por você.
  • 2
    Esteja ciente dos padrões de pensamento que minam sua auto-estima. Para muitos de nós, pensamentos e crenças negativas podem tornar-se tão normal que simplesmente assumir que são reflexos precisos da realidade. Tente estar ciente de alguns padrões principais de pensamento que danificam a sua auto-estima:
  • Converter o positivo em negativo: Isto é, quando suas realizações de vendas e experiências positivas. Por exemplo, se você receber uma promoção, em vez de vê-lo como uma recompensa por seu trabalho duro, você diminuir a sua responsabilidade pessoal: "Apenas cheguei a promoção porque o patrão vive no meu bairro".
  • pensamento binário do tudo ou nada: Em sua mente, vida e tudo você só tem dois caminhos. As coisas são boas ou más, positivas ou negativas, etc. Por exemplo, se você não entrar na faculdade que era sua primeira escolha, mas Você entra outras cinco universidades, todas as formas insistem que você é um fracasso e todos completamente inútil porque entrou na Universidade de Harvard. Você vê as coisas como quer completamente bom ou ruim.
  • O filtro mentais: Você vê apenas o lado negativo das coisas e você filtrar tudo o resto. Isso geralmente resulta em distorção de indivíduos e situações. Por exemplo, se você cometeu um erro de digitação em um relatório, você assume que o relatório agora inútil e seu chefe vai pensar que você é um tolo e você não está qualificado para o trabalho.
  • Ir para conclusões negativas: Você assume o pior quando não há quase nenhuma evidência para apoiar essa afirmação. Por exemplo: "Meu amigo não respondeu ao convite enviou-lhe meia hora atrás, então eu deve me odiar".
  • sentimentos confusos com fatos: Inferir que o que sente é um reflexo de um evento maior. Por exemplo: "Eu me sinto como uma falha de tudo, então eu devo ser".
  • pensamentos negativosFale com você mesmo em termos negativos, incluindo menor mesmo, insulto e humor crítico si mesmo. Por exemplo, se você chegar cinco minutos atrasado, você repreender o seu nome várias vezes e "estúpido".


  • 3
    Afaste-se de seus pensamentos para reavaliar. Repita estes pensamentos negativos ao ponto de se tornarem absurdo ou quase como se alguém estava dizendo essas palavras. Pense em como, se você repetir a mesma palavra uma e outra vez, começa a quebrar (tente fazer isso com a palavra "garfo" para um exemplo). Você também pode escrever seus pensamentos negativos usando o seu não-dominante para entregá-los de forma diferente. Provavelmente não é sequer parecido com a sua escrita!
  • Tais exercícios podem ajudá-lo a alguma distância de seus pensamentos de modo que você pode observar com maior objetividade, quase como se você fosse um observador externo. Você também vai ver que estes pensamentos negativos e contraproducentes são realmente apenas palavras, nada mais. E as palavras podem ser alteradas.
  • 4
    Aceita todos os seus pensamentos mesmo negativo! Embora o velho ditado é geralmente mudar ou resistir certos pensamentos e sentimentos negativos, em alguns casos, isso só pode agravar a sua baixa auto-estima que você perceber que é mais fácil dizer do que feito. Em vez disso, você aceita estes pensamentos sem necessariamente validá-los. Os pensamentos negativos entram em sua cabeça. Não. Você pode estar incorreto, mas eles existem. Não tem que agradar você, mas você tem que aceitar que você está tendo.
  • Em vez de tentar controlar os pensamentos negativos, tentar diminuir o poder que têm sobre você. Perceber que os pensamentos negativos são contraproducentes e tentar não deixar fundamentalmente afetar a forma como você se sente sobre si mesmo ou seu valor no mundo.
  • 5
    Combinar pensamentos negativos por pensamentos positivos. Transforma as coisas negativas que você pensa de si mesmo em coisas positivas.
  • Por exemplo, se você diz a si mesmo que você é feio, você poderia dizer que você olha bom hoje. Se você disser que você nunca fazer nada direito, repetir em sua cabeça que você faz muitas coisas bem e dar-se alguns exemplos específicos. Considere fazer este exercício em um diário para monitorar seus pensamentos positivos. Leia-o antes de ir dormir e quando acordar.
  • Fazer sinais em notas pegajosas com estas afirmações positivas e colocá-los onde você pode vê-los, como no espelho do banheiro. Isso pode ajudar a reforçar estas declarações e imbuí-los em sua mente. Esperemos que, ao longo do tempo, pensamentos positivos irão substituir os negativos.
  • 6
    Pare de comparar. Comparando-nos com os outros quase sempre resulta em uma auto-estima mais baixa. Seu amigo ganhou uma bolsa e você não faz. Sua irmã conseguiu um emprego mal fora da faculdade e você não. Um colega tem 500 amigos no Facebook e você só tem 200. Quanto mais você se comparar com os outros, você se sente mais do que você ficar aquém. Essas comparações são injustas, especialmente porque eles assumem que cada situação é a mesma. Talvez sua irmã conseguiu um emprego rapidamente, porque ele fez um programa de estágio com muitas vagas. Ou talvez o seu colega tem tantos "pessoas" porque acrescenta a quase todos que ele conhece. Além disso, mantenha em mente que você não sabe os detalhes das vidas dos outros, só seu. É verdade, seu amigo pode ter uma bolsa de estudos, mas talvez seus pais não podem ajudá-lo financeiramente e ele trabalha 20 horas por semana a tempo parcial, além de ir à escola.
  • O que você deve focar é em si mesmo. Competir contra si mesmo. Desafie-se a ser melhor. Você quer que a bolsa de estudos? Em seguida, desafie-se para obtê-lo no próximo ano dedicar mais tempo às suas tarefas fora da classe. Lembre-se, o único comportamento que você pode controlar é a sua própria, de modo que é o que você deve focar.
  • dicas

    • Ninguém pode dar-lhe a auto-estima. Você tem que se ele se.
    • Evite a tentação de voltar-se para a auto-estima em orgulho e arrogância. Sendo compreensão de si mesmo não significa que você tem que ser "olhar para você umbigo"O ato de pensar em si e suas experiências ea forma demasiado auto-indulgente.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados