Como lidar com alguém que tem um transtorno de personalidade múltipla

3 Métodos:

Entendendo a transtorno dissociativo de identidadeApoiar uma pessoa com transtorno dissociativo de identidadegerenciar mudanças

transtorno dissociativo de identidade (DID), anteriormente conhecido como distúrbio de personalidade múltipla, pode ser uma doença debilitante e assustador para a pessoa que tem e para aqueles ao seu redor. A TID é caracterizada pelo desenvolvimento de diferentes identidades ou estados de personalidade. É uma doença controversa, assim que os sofredores podem sofrer um estigma extremo. Trate a pessoa com TID com compaixão a fim de promover seu bem-estar.

método 1
Compreender o transtorno dissociativo de identidade
1
Conheça os sintomas. A TID é caracterizada pela presença de diferentes identidades, muitas vezes chamados de personalidades alternativas. Essas identidades são muitas vezes complexas, com as suas próprias histórias pessoais e as características físicas únicas e comportamento. Por exemplo, uma das personalidades adulto alternativo poderia ser uma criança e, neste caso, você pode notar diferenças na voz e movimento físico, além de mudanças nas atitudes e preferências. Quando diferentes identidades alternativas são apresentadas, a pessoa pode relatar amnésia ou uma sensação de tempo perdido, porque você provavelmente não estão cientes do que acontece quando outra de suas personalidades está presente. A passagem de uma identidade para outra é conhecida como "mudança".
  • As pessoas com TID também podem sofrer de ansiedade ou depressão, dor, sofrem de distúrbios do sono e abuso de álcool ou drogas.
  • A gravidade dos sintomas varia grandemente de uma pessoa para outra.
  • 2
    Não julgue. Pessoas com transtornos mentais muitas vezes não procuram terapia ou não são coerentes com o tratamento por causa do estigma associado à doença mental. Isto pode ser especialmente verdadeiro no caso das pessoas que sofrem de TID, uma vez que não é universalmente aceite como uma doença, embora seja incluído no DSM-5 (acrónimo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), Um manual descrevendo os critérios diagnósticos todos os transtornos mentais. Evite contribuindo para vergonha e confusão, que já podia sentir uma pessoa com TID.
  • Ele reconhece o quão difícil deve ser para lidar com as reações dos outros. Isto irá mostrar que você entenda a complexidade de viver com um distúrbio mental.
  • 3
    Faça perguntas se você conhece bem a pessoa. Se for um amigo ou parente, perguntar sobre as suas experiências, a fim de mostrar que você se importa. Note-se que estranhos podem se sentir muito desconfortável se eles fazem perguntas sobre sua saúde mental, de modo que seja discreto.
  • Pergunte a ele como se sente antes e depois "mudança" para melhor compreender as suas experiências.
  • Manifesta a empatia para reconhecer como assustador, confuso e frustrante deve provar essas experiências.
  • método 2
    Apoiar uma pessoa com transtorno dissociativo de identidade


    1
    Ele permanece ao seu lado. Muitas vezes, vergonha e causam estigma pessoas com transtornos mentais sentir muito isolado. Ajude o seu amigo ou membro da família para manter um relacionamento saudável para interagir com ele. Não há necessidade de falar sobre o TID, de fato, pode ser melhor para passar o tempo em sua companhia sem falar da doença. Isso pode ajudá-lo a se sentir "normal".
    • Tente agendar um encontro semanal para garantir que você ficar em contato com freqüência.
    • Encontre uma atividade que você pode fazer em conjunto para focar a conversa em algo TID diferente.
  • 2
    Junte-se a um grupo de apoio. Os grupos de apoio são uma ótima maneira de encontrar outros que atravessam situações semelhantes. Para mostrar o seu interesse para a pessoa com TID, sugerem a possibilidade de ir com ela para um grupo de apoio.
  • Note que a TID é muito raro, por isso pode não ser capaz de encontrar um grupo de apoio que incidem especificamente sobre a desordem na sua área. Note-se que há, provavelmente, grupos que se concentram em transtornos dissociativos nas grandes cidades, mas em pequeno você pode ter que encontrar grupos focados em apoio geral de saúde mental.
  • Se você não consegue encontrar um grupo de apoio em sua área, considerar juntar um on-line.


  • 3
    Eu sou um defensor. Mostre-lhe a pessoa que lhe interessa e você quer apoiá-lo juntando um grupo de defesa para pessoas com transtornos mentais ou TID. Isso ajudará você a ter mais informações sobre o TID e dar-lhe a oportunidade de se sentir útil.
  • Incentiva a pessoa a participar do grupo de defesa com você. Participar de um grupo desse tipo poderia ajudar a entender melhor as suas experiências e superar o estigma social.
  • método 3
    gerenciar mudanças
    1
    Ajudar a pessoa com TID para evitar os gatilhos. O trauma é comum entre pessoas com TID e dissociação é geralmente associada com o estresse emocional aguda. Isto significa que as emoções fortes podem desencadear "mudança". De ajudar uma pessoa com TID para evitar mudanças, suporte, no reconhecimento e gestão de situações estressantes. Se você ver um encontro começa a carregar emocionalmente, alivia a tensão mudando de assunto ou peça à pessoa para acompanhá-lo em uma atividade diferente.
    • Drogas e álcool também podem desencadear "mudança"Então, ajudá-la a evitar o consumo dessas substâncias.


  • 2
    Apresente-se. Se você está com a pessoa quando "mudança" uma personalidade alternativa, apresente-se ou não poderia reconhecer. No caso em que uma personalidade alternativa não sei você, a pessoa pode sentir-se confuso ou assustado. Ele ajuda a acalmar a introduzir e explicar como e por comocen.
  • Se a pessoa é o seu cônjuge TID, você pode querer evitar apresentar-se como o seu marido ou esposa para algumas de suas personalidades alternativas. Por exemplo, se "mudado" personalidade do seu filho, isso pode ser muito confuso para tal divulgação e, se a sua personalidade alternativa é de um género diferente, pode sentir-se muito mal por causa das implicações da identidade sexual.
  • 3
    Incentiva a pessoa a continuar com sua terapia. Geralmente, o tratamento para a TID inclui terapias regulares e as mudanças no estilo de vida. Pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade ou ambos, pode também exigir medicamentos prescritos. Consistência é a chave para um tratamento eficaz é necessária, assim, apoiar, em seus esforços para cumprir.
  • Incentiva a pessoa a participar de terapia oferecendo-se para acompanhá-la.
  • Normalmente, as mudanças no estilo de vida envolve uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e se abster de drogas e álcool. Você pode incentivar a pessoa a cumprir com estas mudanças no seu estilo de vida adotá-las mesmo, pelo menos quando você está com ela.
  • Sugerem que definir um alarme para lembrá-lo de tomar os seus medicamentos como indicado.
  • Se a pessoa diz que não tem sido consistente com o seu tratamento ou que estejam pensando em deixá-la, aconselhá-la a falar com o seu médico sobre outras opções de tratamento.
  • dicas

    • saúde física contribui para a saúde mental e encorajar a pessoa com TID para comer uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente.

    avisos

    • Pare de tomar certos medicamentos, de repente pode ser perigoso. Incentiva quem quer parar de tomar a medicação para consultar o seu médico antes de fazer isso.
    • Se você se preocupa com a pessoa de se machucar ou prejudicar os outros, procurar ajuda imediatamente.
    • drogas e álcool pode aumentar a frequência e gravidade dos sintomas, por isso evite.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados