Superando a culpa
2 partes:
Conteúdo
A culpa pode ser um sentimento deprimente que mantém você seguir em frente com sua vida. Pode ser difícil saber como você pode parar de sentimentos negativos e lidar com ações passadas. No entanto, este artigo irá guiá-lo através do processo e ajudá-lo a avançar para um futuro positivo.
parte 1
Ele entende culpa1
Entende o propósito de culpa. Na maioria das vezes, você se sente culpado por ter feito ou dito algo que machucar alguém. Esse tipo de falha ajuda a saber quando você está em falta de algo, o que é saudável e normal.
- Por exemplo, se você esquecer o aniversário de um amigo, você pode sentir culpa porque os amigos esperam que você se lembrar e comemorar seus aniversários. Esta é uma falha saudável, porque alerta algo que falhou e que podem prejudicar o seu relacionamento com essa pessoa.
2
Ele reconhece a culpa improdutivo. Às vezes você se sente culpado quando você não precisa se sentir. Este tipo de falha é conhecida como culpa improdutiva ou insalubre, porque ele não serve para nada. Ela só faz você se sentir mal.
3
Identifique o que você se sinta culpado. Se você se sente culpado por alguma coisa, é importante que você identifique o que você sente culpado e porquê. Identificar a origem da avaria e por que você se sentir culpado pode ajudar a determinar se você experimentar uma culpa saudável ou não. De qualquer maneira, você vai ter que lidar com esses sentimentos para superá-los.
4
Escreva sobre seus sentimentos. Escrever em um diário sobre sua culpa pode ajudar a compreender e lidar com ele. Comece a escrever porque você se sentir culpado. Se é por algo que você fez ou disse a alguém, ele descreve o que aconteceu tão completamente quanto possível. Ele inclui em sua descrição de como você se sentiu isso e por quê. Por que você acha que você deve se sentir culpado por isso?
5
Se necessário, pedir desculpas. Depois de ter determinado se culpa é saudável ou não, você pode determinar se você precisa pedir desculpas por suas ações. No caso de você esqueceu o aniversário do seu amigo, você deveria pedir desculpas porque você parou de fazer algo que é suposto para fazer amigos.
6
Pondera a situação para evitar que um similar. Depois de ter considerado sua culpa, ter identificado a sua fonte e você se desculpou (se necessário), você deve levar algum tempo para refletir sobre suas ações para evitar uma situação idêntica no futuro. Acho que quando você fez algo ruim pode ajudá-lo a crescer a partir de uma experiência em vez de continuar a fazer o mesmo erro.
parte 2
excede culpa1
Alterar a culpa por gratidão. Sentindo-se culpado pode causar-lhe ter pensamentos de culpa, que é improdutivo e não fornece qualquer coisa que você pode aplicar à sua conduta futura. Em vez disso, tentar transformar seus pensamentos de pensamentos de culpa de gratidão.
- Por exemplo, se você esqueceu o aniversário do seu amigo, você pode pensar em si mesmo "Eu deveria lembrar que ontem foi seu aniversário." Este pensamento não permite melhorar a situação, só que o faz sentir-se pior por ter esquecido o aniversário de seu amigo.
- Altera declarações de culpa por declarações positivas como "Sou grato pela lembrança de que o meu amigo é importante para mim e a oportunidade de demonstrar que, no futuro".
2
Perdoe-se. Você perdoar a si mesmo, como você perdoar um amigo, é uma parte importante de aprender a lidar com a culpa. Se você lidar com uma culpa que surge das coisas que você pediu outros para perdoá-lo ou coisas fora do seu controle, você precisa aprender a perdoar a si mesmo. Uma maneira de começar a superar a culpa é perdoar a si mesmo quando você cometer um erro e perdoar um amigo querido.
3
Aprender uma lição com o personagem fictício Scarlett O`Hara. Considere as citações "Afinal de contas, amanhã é um outro dia." Perceba que cada dia é um novo começo cheio de promessas, de esperança e oportunidade para começar de novo. Compreender que, embora suas ações podem ter sido errado, não determinam seu futuro. Embora possam ter consequências, eles não têm controle completo do resto de sua vida.
4
Fazer uma boa ação. Ajudar os outros muitas vezes ajuda tanto a pessoa que oferece ajuda como para o destinatário. No entanto, você deve entender que as boas obras não irá reverter suas ações, mas vai ajudar a continuar em direção a um futuro positivo. Alguns estudos têm mostrado que ajudar os outros tem uma vasta gama de benefícios para a sua saúde física e mental.
5
Ele incorpora uma prática espiritual em sua vida. Algumas religiões oferecem maneiras para expiar o pecado, que pode ajudá-lo a lidar com sentimentos de culpa. Considere participar de uma casa serviço religioso que preferem ou desenvolver a sua própria prática espiritual. Os benefícios da espiritualidade para além de aliviar sentimentos de culpa. Estudos têm demonstrado que a espiritualidade e oração pode até aliviar o stress e reduzir o período de cicatrização durante a doença.
6
Se você não pode bater as culpas sobre o seu próprio, considere procurando a ajuda de um terapeuta. Para alguns, as culpas podem interferir com a vida diária e felicidade. Sem ajuda, ele pode ser difícil de entender a falha e determinar a melhor maneira de lidar com esses sentimentos. Um profissional de saúde mental pode ajudar a compreender esses sentimentos e vencê-los.
dicas
- Se você prefere manter a situação segredo, mas você precisa de consolo, dizer a uma pessoa de confiança (como um membro da família ou um amigo próximo).
- o depressão ou outras condições mentais podem causar culpa e pensamento obsessivo. Se necessário, procure um médico.