Como preservar a função renal residual

3 partes:Preservar a função renal residual através de dietaPreservar a função renal residual com outras mudanças no estilo de vidaPreservação da função renal com drogas

A doença renal crônica (DRC) é irreversível para a maioria dos pacientes. Muitos pacientes que sofrem da doença em seus estágios iniciais pode progredir e preservar a função renal residual: a capacidade dos rins de eliminar toxinas e fluido extra do seu corpo. Não importa o quão avançado pode ser a sua doença renal, é importante trabalhar com o seu nefrologista para ter certeza de fazer todo o possível para proteger a função renal. Se você fizer isso durante os estágios iniciais da DRC, você pode evitar opções dolorosos e caros, tais como diálise e transplantes. Se você fizer isso, após o início da diálise, você pode melhorar sua qualidade de vida e fazer o seu tratamento mais eficaz.

parte 1
Preservar a função renal residual através de dieta
1
Fale com o seu nefrologista sobre sua dieta. Sempre fale com um especialista sobre dieta. Se a insuficiência renal crónica atingiu a fase final (uma condição conhecida como doença renal em estado terminal ou insuficiência renal terminal em diálise ou transplante para sobreviver é necessário) ou têm outros problemas importantes de saúde, você terá orientações nutricionais mais específicas . Siga as instruções do seu médico.
  • 2
    Limite a ingestão de sal. Muito sódio pode elevar a pressão arterial, causando hipertensão. Você precisa de uma dieta saudável para manter suas funções renais pressão arterial. Evitar o saleiro, tanto quanto possível e:
  • Escolha vegetais frescos ou congelados, em vez de enlatados. Os alimentos enlatados são ricos em sódio. Se você comer vegetais enlatados, lavá-los com água para remover todo o sal possível.
  • Evite salgadinhos, alimentos congelados e carnes processadas.
  • Substituir o sal com um substituto, como limão ou outro tempero. Sempre fale com seu nefrologista antes decide- alguns substitutos do sal são ricos em potássio.
  • 3
    Reduzir a ingestão de gordura. Manter um limite a ingestão de gordura irá melhorar os níveis de colesterol, o que ajudará a manter suas artérias limpas. Desta forma, mais sangue vai alcançar seus rins. Escolha carnes magras, remove o excesso de gordura e pele da carne. Optar por assar, estufar ou grelhar em vez de fritar carne. Além disso:
  • Adicione as claras em vez de incluir a gema.
  • Escolha baixo teor de gordura ou produtos lácteos gratuito, tanto quanto possível.
  • Comprar maionese gratuito e molhos para salada baixos ou gordura.
  • Substituir as gorduras como manteiga e óleo vegetal com gorduras saudáveis, como azeite ou óleo de colza de oliva, ou usar um spray de cozinha antiaderente.
  • 4
    Consomem quantidades moderadas de proteína. O excesso de proteína pode forçar seus rins desnecessariamente. Isso não significa que você não precisa de proteína. Idealmente, consomem cerca de um grama de proteína por quilo de seu peso corporal. Em geral, tentar consumir porções moderadas de alimentos ricos em proteínas, como carne e peixe.
  • 5
    Diminui o consumo de alimentos ricos em potássio. Alguns pacientes precisam evitar alimentos ricos em potássio: fale com o seu nefrologista para ver se você está nesta categoria. Se assim for, evite bananas, pêssegos, feijão, espinafre, iogurte, salmão, cogumelos e outros alimentos ricos em potássio. Excesso de potássio no organismo pode aumentar o risco de arritmia cardíaca ou morte súbita.
  • 6


    Cuidado com o consumo de fósforo. O excesso de fósforo no corpo pode provocar a absorção de cálcio a partir dos ossos, provocando fracturas. Os doentes com disfunção renal têm altos níveis de fósforo. Portanto, é melhor evitar alimentos ricos em fósforo, como leite, queijo, nozes e refrigerantes.
  • 7
    Verifique com seu médico sobre suplementos de cálcio e vitamina D. Pacientes com experiência de doença renal crônica com perda frequente de cálcio e baixa produção de vitamina D. O cálcio ea vitamina D são cruciais para a formação óssea. Portanto, consulte o seu médico se você precisa consumir em sua forma de suplemento.
  • Os suplementos de cálcio podem ser especialmente importantes. Isto é porque necessita de cálcio e, ao mesmo tempo, evitar o consumo de muitas das fontes que têm mais de cálcio, tais como leite e queijo, como também eles são ricos em fósforo.
  • 8
    Diminui a sua ingestão total de calorias. Mesmo se você comer alimentos saudáveis, os pacientes com doença renal crônica precisa controlar as porções que eles comem e limitar a sua ingestão diária de alimentos. Leia os rótulos de nutrição com cuidado e ser rigoroso com a quantidade de ingestão sugerido. Não comer rapidamente, comer devagar prestar atenção a quanto você consome. Parar logo que você parar de sentir fome.
  • Lembre-se que o seu cérebro pode levar 20 minutos para registrar se você se sentir completo. Coma devagar e ouvir o seu corpo pode evitar consumir alimentos em excesso.
  • 9
    Beber cerca de um litro de água por dia. Converse com seu médico para se certificar de que você sabe o que é a opção mais segura para você. Em geral, os pacientes com doença renal crônica precisa limitar o consumo a um litro de água por dia, de acordo com o quanto pode sentir sede.


  • parte 2
    Preservar a função renal residual com outras mudanças no estilo de vida
    1
    Treinar-se. Você fica ativo ajudará a controlar a sua pressão arterial e peso corporal. Se você tem diabetes, o exercício também irá ajudá-lo a lidar com este aspecto. Não há necessidade de participar de um ginásio ou fazer algum muito sofisticado: o simples ato de caminhar pode ser um excelente exercício de baixo impacto. Fale com o seu médico sobre o plano certo para você e pedir que você considere uma referência a um fisioterapeuta, especialmente se você não está acostumado a se exercitar. Esta pessoa pode ajudar a criar um programa de exercícios que se encaixa com suas necessidades de saúde particulares.
    • Comece fácil. Para começar, tente exercitar por 15 a 20 minutos, três dias por semana. Uma vez que você pode fazer isso, exercer 30 minutos 5 dias por semana.
    • Alongar antes e depois do exercício. O alongamento é feito com cuidado serve como um aquecimento para os músculos, aumenta o fluxo sanguíneo e diminui as chances de cãibras.
  • 2
    Deixa de fumar. Fumar é prejudicial com todos, especialmente para as pessoas que tentam preservar a função renal residual. Deixar de fumar é importante para reduzir o aumento de danos no rim e manter um nível de pressão de sangue saudável.


  • 3
    Manter um peso saudável. Sendo sobrepeso ou obesidade aumenta o estresse sobre os rins. Fale com o seu médico para determinar o seu peso ideal e tentar ficar perto ou exatamente isso. As sugestões de que dispõe o médico para uma dieta e exercício vai ajudar.
  • 4
    Evitar a nefrotoxicidade. A nefrotoxicidade ocorre quando os rins são expostos às drogas que podem ser tóxicos para as células de rim, o que resulta em consequências graves para a saúde. Converse com seu médico sobre os medicamentos que você come e avaliação de alternativas, se necessário. Alguns medicamentos conhecidos por causar nefrotoxicidade são:
  • Ciclosporina (imunossupressores para evitar a rejeição de órgãos e tratamento da artrite reumatóide grave e psoríase severa). Marcas incluem: Sandimmune, Neoral e Sandimmune.
  • Aminoglicosídeos (antibióticos utilizados para tratar infecções bacterianas). As marcas incluem: gentamicina, estreptomicina e tobramicina.
  • As drogas da quimioterapia (medicamentos utilizados para o tratamento de tumores cancerosos). Marcas incluem: A cisplatina e ifosfamida.
  • drogas não esteróides anti-inflamatórios, ou AINEs (medicamentos que tratam a inflação, dor e febre, alguns são obtidos sem receita médica). Marcas incluem: Advil, Motrin, ibuprofeno e Nuprin.
  • Algumas preparações à base de plantas, tais como preparações de ervas chinesas com ácidos gengibre e aristoloquiáceos.
  • contraste com corantes (corantes com iodo, usados ​​em procedimentos diagnósticos como tomografia computadorizada ou CT).
  • parte 3
    Preservação da função renal com drogas
    1
    Controla a pressão arterial. Se a dieta eo exercício não são suficientes para manter sua hipertensão box, o médico pode prescrever medicamentos.
    • As drogas mais eficazes são inibidores da ECA (ECA) ou antagonistas do receptor de angiotensina (ARA). Além de diminuir a pressão sanguínea, estas drogas impedem a perda de proteína na urina e suor do corpo. Eles podem ser prescritos para pacientes que sofrem de doença renal induzida por diabetes.
  • 2
    Cuidado com anemia. Muitos pacientes com doença renal (exceto aqueles com PKD) desenvolver anemia. Isto é devido à falta de eritropoietina (uma hormona produzida nos rins que estimula as células vermelhas do sangue). Se você tem anemia, o médico pode prescrever suplementos de ferro ou injeções de eritropoietina. Estes irão ajudá-lo a combater a fadiga e fraqueza, ambos os sintomas comuns de anemia.
  • Note-se que a correção excessiva (receber o excesso de ferro) pode levar à hipertensão e trombose (coágulos de sangue nos vasos sanguíneos). O nível ideal de hemoglobina em pacientes com doença renal está entre 9,12 g / dL. Siga as instruções do seu médico cuidadosamente.
  • dicas

    • Os estágios da doença renal crônica são calculados com a taxa de filtração glomerular (TFG), que mede quão bem os seus rins estão a funcionar. IFG média normal é superior a 90. Se você tiver uma IFG mais velho 30, você poderia preservar a sua função renal, sem diálise. IFG, mesmo se você estiver sob 30, você poderia tentar manter alguma função residual em seu rim.
    Artigos Relacionados