Como tratar a infecção sinusal naturalmente

4: Métodos

Conteúdo

infecção Treatseios paranasais congestionados clarasMelhorar a sua imunidadeIdentificar a infecção nasal

A sinusite é uma inflamação dos seios da face, que são cavidades da testa e no rosto, que servem vários propósitos. Um destes efeitos é a produção de muco de modo a reter e remover patogéneos e outros corpos estranhos. Às vezes, sinusite geralmente causada por uma infecção, que pode impedir que o muco de drenagem, uma vez que é suposto fazer. Esta condição é chamada sinusite. pólipos nasais, alterações na pressão infecções dentárias ou atmosféricas também podem causar sinusite. Embora remédios naturais têm eficácia (particularmente contra infecções bacterianas) limitada pode reduzir os sintomas de sinusite ou prevenir o agravamento.

método 1
infecção Treat
1
Beba muito líquido. secas passagens nasais tornar mais difícil para o seu corpo para curar a infecção. Mantenha-se hidratado ajuda o acúmulo de muco fino e reduzir a sensação de pressão ou obstrução. fluidos adicionais também pode ajudar a aliviar uma dor de garganta.
  • Os homens devem beber pelo menos 13 xícaras (3 litros) de líquidos por dia. As mulheres devem beber pelo menos 9 copos (2,2 litros) de líquidos por dia. Se você luta contra uma infecção, você vai precisar de mais. Tente beber pelo menos 8 onças de água a cada 2 horas.
  • A água é a melhor escolha, porém chá sem cafeína e vinhos transparentes também são boas escolhas. Se tiver sido vômitos, bebidas esportivas contendo eletrólitos pode ser necessário para repor o equilíbrio de eletrólitos.
  • Evitar o álcool. Isto irá aumentar a inflamação nos seios. Álcool e cafeína também desidratá-lo, para evitá-los enquanto você estiver doente.
  • 2
    Tome extrato de sabugueiro. elder europeu é uma erva que é comumente usado para tratar doenças respiratórias. Tem propriedades anti-inflamatórias e anti-virais. Ele também ajuda a melhorar o seu sistema imunológico. Você pode encontrar extrato de sabugueiro como xarope, comprimidos ou cápsulas complementar na maioria das farmácias e lojas de nutrição.
  • Como alternativa, contemple três a cinco gramas de sabugueiro secas em uma xícara de água fervente por 10 a 15 minutos. Espreme as flores após as faias embebidos. Beba este chá para um máximo de 3 vezes por dia.
  • Não use elderberries verdes ou cru, pois ele pode ser tóxico.
  • Se você estiver grávida ou estão no estágio de lactação, não tomar extrato de sabugueiro ou sabugueiro.
  • Se você tiver uma doença auto-imune, tal como artrite reumatóide ou lúpus, converse com seu médico antes de fazer o sabugueiro ou sabugueiro extrato.
  • Sabugueiro podem interagir com medicamentos para a diabetes, com laxantes, com medicamentos de quimioterapia ou imunossupressores. Se você tomar qualquer um destes medicamentos, fale com o seu médico antes de tomar a baga de sabugueiro.
  • 3
    Comer abacaxi fresco. Abacaxis são de alta chamado enzima bromelina, que é usado em medicamentos para reduzir o inchaço e inflamação do nariz e seios paranasais.
  • Você pode obter a bromelina comer duas fatias de abacaxi fresco ou beber suco de abacaxi diariamente.
  • Se você é alérgico ao látex, trigo, aipo, repolho, erva-doce, o pólen de cipreste ou pólen de gramíneas, pode ocorrer uma reacção alérgica a bromelina.
  • Não comer soja ou de batata com abacaxi, porque eles contêm substâncias que impedem o efeito da bromelina.
  • 4
    A abundância do descanso. Durma o suficiente é importante para o seu corpo para curar-se. Tente jogá-lo enfrentar quando você tem congestionamento. Se você dorme ao seu lado, dormir sobre o lado que é menos congestionada. Se possível, tente descansar por um período de 24 horas completas.
  • Dormir com a cabeça apoiada em um travesseiro pode ajudar a prevenir muco seios entupidos. O travesseiro deve apoiar a curva natural do pescoço e deve fazer você se sentir confortável. Um travesseiro que é muito alto pode causar tensão muscular nas costas, pescoço e ombros. Escolha um travesseiro que mantenha o pescoço alinhado com o seu peito e costas.
  • Evitar dormir de barriga para baixo. Isso pode tornar a respiração difícil se você está congestionado. Além disso, você pode colocar pressão sobre o pescoço e ombros.
  • Evite cafeína, álcool e alimentos açucarados entre 4 e 6 horas antes de deitar.
  • Evitar exercícios 2 horas antes de ir para a cama. O exercício regular, moderado pode ajudar a dormir melhor, especialmente se você se exercita durante a tarde.
  • Fale com o seu médico se a dormir mal frequentemente. Você pode ter apnéia do sono, que muitas vezes interrompe sua respiração enquanto você dorme. O seu médico pode recomendar a cirurgia ou pressão positiva contínua (CPAP, por sua sigla em Inglês), que envolve o uso de uma máquina de pressão de ar pequeno enquanto você dorme.
  • 5
    Gerir o stress. O stress enfraquece o sistema imunológico e torna mais difícil para você para lutar contra a infecção. Reduzir o estresse pode ajudar a gerir sinusite.
  • Tente atividades para reduzir o stress, tais como socializar com os amigos, ouvir música ou ter um tempo de silêncio para si mesmo.
  • Erva-cidreira pode ser benéfico para aliviar o stress. Você também pode aliviar os sintomas de ansiedade e insônia. Você pode encontrar a erva-cidreira e frescas ou secas folhas, chá, cápsulas, extratos, tinturas e óleos essenciais. Para fazer o chá de erva-cidreira, embebido de 1,5 a 4,5 gramas (0,25 a 1 colher de chá) de erva-cidreira secas em água quente. Beber até 4 vezes por dia.
  • A camomila também alivia o estresse e promove o relaxamento. Para fazer chá de camomila, despeje um copo de água a ferver durante 2 a 4 gramas (2-3 colheres de sopa) de seca ou um saco de chá de camomila camomila. Deixar imersão camomila 10 a 15 minutos e beber 3 a 4 vezes por dia. Camomila pode não ser apropriado para mulheres grávidas, pessoas com asma, as pessoas com baixa de açúcar no sangue ou pessoas que tomam medicamentos para afinar o sangue. Algumas pessoas podem ser alérgicas a camomila.
  • método 2
    seios paranasais congestionados claras
    1
    Escolha um spray salino. sprays salinos adicionar a umidade das narinas. Eles também podem ajudar a limpar as crostas e muco. Você pode comprar sprays salinos na maioria das farmácias. Estes pulverizadores são, em recipientes pressurizados ou nebulizadores.
    • Pergunte ao médico ou farmacêutico que tipo de solução salina é melhor para você. sprays salinas hipertónicas tem uma concentração salina ligeiramente mais elevada do que a encontrada nos tecidos do corpo. sprays salinas isotónicas têm a mesma concentração de sal, como o corpo. sprays salinos hipotonia ter uma concentração ligeiramente menor de sal do que o corpo.
    • Se você tem pele sensível, usando uma pulverização da solução salina com um teor de sódio inferior a 1%. concentração de sal do corpo é de 0,9% (esta é a razão pela qual os fluidos de substituição que ocorrem em situações de emergência médica são 0,9% de soro fisiológico). sprays nasais pode queimar um pouco ou causar irritação se eles têm um maior teor de cloreto de sódio 0,9%.
    • A maioria dos sprays salinos são seguros de usar tão frequentemente como você gosta. Se você experimentar hemorragias nasais, parar de usar o spray nasal. Se o sangramento ou irritação persistir, consulte o seu médico.
  • 2
    Utilizar a pulverização salina. Se você usar um recipiente pressurizado, lavá-lo pelo menos uma vez por semana. Quando se utiliza um recipiente pressurizado, assoar o nariz uma vez para limpar o muco. Agitar o recipiente algumas vezes. Mantenha sua cabeça erguida e expire lentamente. Segure o recipiente contra uma grave e manter a outra narina fechada. Pressione o recipiente como você inala lentamente através do céu aberto. Repetir esta operação na outra narina.
  • Ao usar um spray, assoar o nariz uma vez para limpar o muco. Agitar o frasco levemente algumas vezes. Incline a cabeça ligeiramente para a frente e expire. Segure o spray contra uma grave e manter a outra fechada. Pressione o spray enquanto inalar pelo nariz. Repetir esta operação na outra narina.
  • Tente não espirrar ou assoar o nariz imediatamente depois de usar spray de soro fisiológico.
  • Siga as instruções na embalagem. Caso contrário, você pode acabar perdendo a droga ou causar ainda mais irritação.
  • 3
    Irrigar suas passagens nasais com um pote neti ou seringa. A maioria dos Neti potes e seringas vêm pré-embalados com uma solução (ou pacotes secos). Se você usar um pote neti ou seringa para irrigar suas narinas, começar a fazer uma vez por dia. Se você se sentir melhor, você pode subir duas vezes por dia.
  • A irrigação nasal tem efeitos colaterais mínimos. Você pode experimentar uma ligeira irritação ou ardor ao fazer irrigação, pela primeira vez.
  • Inclinar-se sobre a pia para que você fique olhando para a tigela. Você também pode fazê-lo no chuveiro ou banheira para evitar salpicos. Respirar pela boca. Incline a cabeça em um ângulo de 45 °.
  • Coloque a boca do lota no topo narina de modo a que a vedação é formada confortável. Não pressione a boca contra o meio do seu nariz. Incline o pote Neti para verter a solução em sua narina superior. A solução irá drenar ao longo de uma de suas narinas e para fora através do outro. Continue respirando pela boca.
  • Uma vez que o pote está vazio, com força exalar através de ambas as narinas. Isso ajudará a eliminar a água salgada adicional e muco. soprar um pouco o nariz com um lenço de papel.
  • Sempre lavar o sal da água adicional e lavar o pote Poti ou seringa com água e sabão após o uso.
  • É normal que o seu nariz "gota a gota" por até 30 minutos após a irrigação. Toma um tecido com você para que você pode limpar.
  • Se você queimar ou ferir seu nariz, usar menos sal na próxima vez.


  • 4
    Trata de fazer a sua própria solução salina. Para reduzir o custo do tratamento com soro fisiológico ou ter mais controle sobre os ingredientes da solução, você pode preparar uma solução adequada.
  • Use uma colher de chá de sal kosher trimestre ou decapagem e 8 onças de água destilada quente ou água fervida. É importante usar água destilada ou fervida esfriou, uma vez que a água da torneira pode conter amebas ou parasitas.
  • 5
    Use um umidificador. O ar seco pode irritar e piorar a sua sinusite. Usando um umidificador ajudará a manter o ar úmido. Isto irá ajudar os seus seios drenar e impedir que seus sintomas seios piores.
  • Tentar obter a umidade adequada. O ar em sua casa deve ser entre 30 e 55% de umidade. Se a umidade é muito alta, ele pode estimular o crescimento de mofo e poeira, que são comuns alérgenos. Se a umidade é muito baixa, você pode ter os olhos secos e desenvolver irritação na garganta ou seios. Você pode comprar um sensor de umidade para calcular a umidade longe de sua casa na maioria das lojas de hardware.
  • Mantenha o seu umidificador limpo. O molde pode facilmente crescer nesses dispositivos e se espalhou por toda a casa.
  • Adicione algumas gotas de óleo essencial (como o eucalipto) para regar o umidificador pode ajudar a reduzir o congestionamento.
  • Considerar a obtenção de uma planta de casa. As plantas podem ajudar a regular a umidade interna através de "suar", em que flores, folhas e caules das plantas liberam vapor de água ao ar. Eles também ajudam a limpar o ar de dióxido de carbono e outros poluentes. As boas plantas de casa incluem aloe vera, palma de bambu, chorando figo, evergreen China e várias espécies de filodendro e dracaena.
  • 6
    Tente um tratamento de vapor. Inalar vapor a partir de um banho quente ou uma bacia de água quente é uma boa maneira para hidratar suas passagens nasais e reduzir o congestionamento. Alguns estudos sugerem que chuveiros quentes também ajudam a reduzir o estresse e ansiedade.
  • Limite seu tempo nos chuveiros quentes de 5 a 10 minutos. Pessoas com pele sensível só deve tomar um banho quente, uma ou duas vezes por semana para manter a pele seca e irritada.
  • A "bomba de banho" mentolado pode ajudar a reduzir o congestionamento, mas um pouco de irritação experiência pessoas do trato respiratório pelo seu conteúdo. Se você comprar um banho bomba Store, certifique-se de ler os ingredientes e etiqueta de aviso antes de comprar.
  • Para usar uma tigela de vapor, despeje a água quente em uma tigela de suportar altas temperaturas. Coloque a tigela em um lugar seguro e resistente como uma mesa ou balcão.
  • Dobre sua cabeça sobre a bacia. Não chegar muito perto porque o vapor ou água pode queimar seu rosto.
  • Cubra sua cabeça e bacia com uma toalha de algodão fino. Inalar o vapor durante 10 minutos.
  • Você pode adicionar 2 a 3 gotas de óleo de eucalipto ou outra água descongestionante petróleo para ajudar a limpar o congestionamento. Note-se que o eucalipto tem um aroma muito forte e as pessoas com asma ou aqueles que são sensíveis aos odores podem sentir-se oprimido pelo aroma.
  • Use-o para 2 a 4 vezes por dia.
  • 7
    Comer alimentos picantes. Alguns estudos sugerem que a comida picante, especialmente alimentos como rábano e pimentas, pode ajudar seios paranasais congestionados claras.
  • A capsaicina em pimentas e outros alimentos picantes podem ajudar muco fino e promover a drenagem dos seios.


  • método 3
    Melhorar a sua imunidade
    1
    Consumir mais vitamina C. Fortalecer sua imunidade vai ajudar seu corpo a curar mais rapidamente e reduzir o risco de contrair qualquer infecção futuro. O estudo mostrou que a vitamina C desempenha um papel vital como um antioxidante. Fortalecer seu sistema imunológico e reduzir o risco de doenças crônicas.
    • Seu corpo não produz ou loja de vitamina C. Se você consumir mais do que seu corpo pode tomar, você expulsar o excesso de urina. A ingestão diária recomendada é de 65 a 90 mg por dia e não mais do que 2.000 mg por dia.
    • Note-se que baixas doses de vitamina C pode ajudar na prevenção, mas fará pouco para combater o frio ou sinusite. Doses muito elevadas de vitamina C (1 000 a 2 000 mg) pode ajudar a matar bactérias ou um vírus.
    • A melhor maneira de aumentar a sua ingestão de vitamina C é adicionar mais alimentos ricos em nutrientes para sua dieta. Os seguintes alimentos são ricos em vitamina C e outros nutrientes essenciais:
    • As frutas cítricas (como laranja e toranja) e suco, vermelho e pimentão verde e kiwi são ricos em vitamina C.
    • Brócolis, morangos, melão, batatas assadas e tomates também contêm vitamina C.
  • As pessoas que fumam precisam de mais vitamina C do que não fumantes. Isso acontece porque a fumaça do cigarro aumenta a quantidade de vitamina C que seu corpo precisa para reparar os danos que os radicais livres fazer para suas células. Se você fuma, tomar 35 mg de vitamina C por dia do que o recomendado para a dose não fumantes.
  • 2
    Ele incorpora probióticos à sua dieta. Os probióticos são microorganismos que são encontrados naturalmente no sistema digestivo e em certos alimentos. O estudo mostrou que os probióticos podem reduzir a gravidade e duração dos sintomas de doenças como a gripe e resfriados. Os probióticos também ajudar a melhorar a produção de células do corpo que combatem a infecção.
  • Você pode encontrar os probióticos no iogurte, em alguns tipos de leite e de certos produtos de soja. Procure por produtos que contenham estirpes de "Lactobacillus" ou "bifidobactérias". Verifique se o produto diz que "contém culturas vivas".
  • Os probióticos também estão disponíveis como suplementos dietéticos.
  • Verifique com seu médico antes de tomar probióticos, se você tem um sistema imunológico enfraquecido ou está a tomar medicamentos imunossupressores atualmente. medicamentos antibióticos podem reduzir a eficácia dos probióticos.
  • 3
    Tomar zinco. O zinco é um mineral essencial encontrado em muitos alimentos que você pode comer regularmente, como carne vermelha, frutos do mar ou queijo. O zinco tem propriedades antibióticas que ajudam a proteger as células do corpo de danos causados ​​por bactérias e vírus. Alguns estudos têm mostrado que o zinco podem reduzir os sintomas causados ​​pelo resfriado comum. Os adultos devem tentar consumir entre 8 e 12 mg de zinco por dia.
  • Algumas boas fontes alimentares de zinco incluem frutos do mar (especialmente ostras), carne vermelha e de aves. Outras boas fontes incluem feijões, nozes, grãos integrais e laticínios.
  • Na maioria dos casos, comer uma boa dieta e tomar um suplemento multivitamínico deve dar-lhe todo o zinco que você precisa.
  • Se precisar de mais zinco, como tentar combater um resfriado, você pode encontrar zinco em muitos suplementos. As formas que são facilmente absorvidos zinco incluem o picolinato de zinco, citrato de zinco, acetato de zinco, glicinato de zinco e de zinco Monometionina. Não tomar altas doses de zinco para mais do que alguns dias sem consultar o seu médico.
  • 4
    Consumir mais vitamina E. A vitamina E é um antioxidante que protege o tecido do corpo contra danos causados ​​por bactérias e vírus. Além disso, melhora o seu sistema imunitário, ajuda na formação de células vermelhas do sangue e impede a coagulação do sangue. A dose diária recomendada para adultos foi de 15 mg por dia, mas aumentou recentemente de 50 mg ou 400 UI.
  • Olhando suplementos contendo, pelo menos, alguns gama tocoferol (o tipo mais eficaz de vitamina E), não só alfa-tocoferol (que é a taxa menos eficaz).
  • Algumas boas fontes alimentares de vitamina E incluem óleos vegetais, amêndoas, amendoins, avelãs, sementes de girassol, espinafre e brócolis.
  • O nível mais alto de segurança de suplementos de vitamina E para adultos é de 1 500 UI por dia para formas naturais e 1000 UI por dia para formas sintéticas. Converse com seu médico qual é a quantidade é melhor para você ,.
  • Ingerir vitamina E em alimentos não é prejudicial ou arriscado. No entanto, tendo em doses muito elevadas de vitamina E sob a forma de suplementos podem aumentar o risco de hemorragias graves no cérebro. As mulheres grávidas que tomam altas doses de vitamina E também estão em maior risco de dar à luz a crianças com defeitos de nascimento.
  • 5


    Evite alimentos que causam a inflamação. A inflamação ocorre quando uma parte do corpo começa a avermelhar, a inchar e doer como uma reação à lesão ou infecção. infecções nasais resultam em inflamação e certos alimentos pode diminuir a capacidade do seu corpo para curar a inflamação. Tente evitar os seguintes alimentos para evitar a inflamação:
  • carboidratos refinados (como pão branco, bolos e donuts)
  • alimentos gordurosos e fritos
  • bebidas açucaradas
  • carne vermelha (como vitela, presunto ou carne) (se possível, limitar esta para uma vez por semana)
  • carne processada (tais como salsicha)
  • margarina, gordura e o sedimento
  • 6
    Deixa de fumar. Além de ser prejudicial para o corpo em geral, fumar irrita a mucosa dos seios. A fumaça do cigarro, mesmo fumo passivo está ligada a sinusite recorrente.
  • O fumo passivo contribui até 40% dos casos de sinusite crônica nos Estados Unidos a cada ano.
  • método 4
    Identificar a infecção nasal
    1
    Verifique os indicadores de infecção. Sinusite pode ser difícil de diagnosticar, especialmente porque os sintomas são semelhantes aos de um resfriado. A sinusite aguda geralmente ocorre depois de ter um frio e os sintomas pioram após 5-7 dias. Os sintomas de sinusite crônica são geralmente um pouco mais suave, mas muito mais extensa. Os sintomas mais comuns de sinusite incluem:
    • dor de cabeça e febre
    • a pressão na testa, templos, bochechas, nariz, mandíbula, dentes, atrás dos olhos ou na parte superior da cabeça
    • sensibilidade ou inchaço facial, especialmente ao redor dos olhos e bochechas
    • congestão nasal e perda do olfato
    • a descarga nasal ou gotejamento pós-nasal (a sensação do gotejamento do líquido na parte de trás da garganta) (geralmente amarelo verde)
    • tosse e dor de garganta
    • mau hálito
    • fadiga
  • 2
    Pense em quanto tempo você tem experimentado sintomas. A sinusite pode ser aguda (duração inferior a 4 semanas) ou crônica (com duração superior a 12 semanas).
  • A sinusite aguda tem muitas causas, mas a infecção viral é a causa mais comum é a culpa para entre 90 e 98% dos casos. Este tipo de sinusite aguda geralmente melhorar ao longo de 7 a 14 dias.
  • sinusite crônica também tem vários causas, mas as alergias são os mais comuns. Além disso, você pode ser mais propensos a ter sinusite crônica, se você fuma ou tem asma.
  • 3
    Evite mudanças nos estímulos externos. Sinusite é comum durante as mudanças sazonais que podem provocar resfriados ou alergias. Mudanças em seu ambiente ou a exposição a produtos químicos ou partículas perigosas no ar também podem desencadear a sinusite.
  • Alérgenos (como o pólen ou poeiras) são causas comuns de sinusite.
  • O fumo do cigarro e gases nocivos irritar o tecido nasal, o que pode causar sinusite.
  • Alterações na pressão (como quando você pratica mergulho, viajar de avião ou grandes escalas alturas) pode causar infecções do seio.
  • temperaturas extremas ou a mudanças bruscas de temperatura também pode causar sinusite.
  • 4
    Verifique com seu médico. Alguns casos de sinusite pode ser causado por infecções bacterianas. Estes tipos de sinusite pode ser mais grave e poderão necessitar de tratamento com antibióticos. Como os sintomas da sinusite bacteriana, viral e alérgica são semelhantes, é importante consultar um médico que pode dar um diagnóstico e tratamento adequados.
  • Se você está grávida, informe o seu médico. Você também deve dizer se você teve recentemente a cirurgia relacionada a problemas dentários ou lesões físicas.
  • Procure ajuda profissional imediatamente se tiver febre acima de 40 ° C (104 ° F) ou sentir falta de ar. Estes podem ser sinais de uma doença mais grave.
  • As complicações estranhos associados com sinusite crônica incluem coágulos sanguíneos, abcessos, meningites, celulite orbitária e osteomielite (uma infecção que se espalha para os ossos da face).
  • Não tomar antibióticos para sinusite a menos que seu médico prescreve-los. Apenas 2 a 10% dos casos de sinusite são causadas por infecções bacterianas. Antibióticos somente tratar a sinusite bacteriana. Eles não vão trabalhar para outros tipos. Usando antibióticos quando você não precisa pode aumentar o risco de desenvolver infecções resistentes aos antibióticos.
  • Se os sintomas duraram mais de 8 semanas, o médico pode pedir exames de imagem (como um raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética). Seu médico também pode solicitar um teste de alergia para determinar se as alergias estão causando a sua sinusite.
  • 5
    Consulta com um otorrinolaringologista. Se os sintomas duram mais de 8 semanas, o médico pode encaminhá-lo para um otorrinolaringologista (especialista em nariz, garganta e ouvido). Um otorrinolaringologista pode realizar uma endoscopia nasal usando uma visão de fibra óptica para examinar seus seios.
  • Em alguns casos, o otorrinolaringologista pode sugerir a cirurgia endoscópica. Isso pode ajudar a eliminar a obstrução estrutural de um desvio de septo, pólipos, tecido danificado ou inflamada ou outros problemas que causam sinusite.
  • dicas

    • Lave as mãos com frequência pode reduzir as chances de infecção. Manter um desinfetante para as mãos perto quando você está ocupado ou Debas viagem.
    • vacina contra a gripe anual pode reduzir o risco de sinusite e outras doenças relacionadas respiratórios.

    avisos

    • Se você tem sinusite com uma febre de 40 ° C (104 ° F) ou mais, consulte o seu médico imediatamente.
    • Se você tem sinusite recorrente, fale com o seu médico. Você pode ter uma doença mais grave.
    • Se os sintomas não melhorarem depois de 10 dias, você deve procurar atendimento médico. Neste ponto, o médico deve determinar se você tem uma infecção bacteriana que exige antibióticos. Se a infecção não é bacteriana, provavelmente você pode ficar com tratamentos naturais até que os sintomas desapareçam.
    • Cuidado com sprays nasais de zinco: algumas pessoas que usam sprays nasais de zinco têm relatado a perda do sentido do olfato.
    • Se os sintomas persistem por mais de 8 semanas, você pode ter sinusite crônica ou outra condição médica.
    Artigos Relacionados