Lidar com uma pessoa controladora
4 partes:
Conteúdo
Estar perto de uma pessoa controladora nunca é fácil ou agradável, quer lidies com melhor amigo bossy, chefe ou um controlador com uma irmã mais velha que quer tudo feito à sua maneira. No entanto, existem alguns momentos em que você simplesmente não pode ficar longe de essa pessoa e você precisa aprender a lidar com seu comportamento para que eles não acabam frustrados. Quando se trata de lidar com uma pessoa controladora, você deve manter a calma, entender de onde vem o seu comportamento e evitar a situação sempre que possível. Se você quiser saber como lidar com este tipo de pessoa, leia os passos abaixo.
parte 1
Ele compreende a necessidade de essa pessoa ter controle1
Ele entende o que faz uma pessoa está controlando. As pessoas que são atributos esta tendência tem uma necessidade de controlar e muitas vezes resulta a outros. Eles se sentem fora de controle e procuram controlar outra pessoa. Eles temem o fracasso, especialmente o seu, e ser incapaz de compreender as consequências quando as coisas dão errado. Há uma essência de medo ou ansiedade sobre suas próprias limitações (muitas vezes inexplorada), a preocupação não receber respeito e desconfiança na capacidade dos outros para fazer o que eles são convidados.
- A pessoa que controla não pode confiar em alguém para fazer um trabalho melhor do que ela, e numa altura em que nos é dito constantemente não explicam completamente a razão (acho que de todas as regras, remorso e advertências com que vivemos diariamente) este tipo de pessoa gosta de preencher essa lacuna e parecem ser a única figura de autoridade lá, não importa se você tem uma compreensão adequada dos fatos (infelizmente, muitas vezes não).
- As qualidades básicas de uma pessoa controladora ou mandona incluem a falta de confiança nos outros, a necessidade de criticar, um sentimento de superioridade (arrogância) e um gosto pelo poder. Eles também podem pensar que eles merecem coisas que outros não têm e sentem que não precisa gastar tempo ou mostrar respeito pelos outros.
2
Determina se a pessoa controladora precisa de ajuda profissional. Às vezes uma pessoa é simplesmente controlador, mas há momentos em que a necessidade de ter o controle vai além de apenas uma personalidade irritante. As pessoas controladoras ou mandona pode sofrer de um transtorno de personalidade (possivelmente um transtorno de personalidade narcisista ou transtorno de personalidade anti-social) que se origina de experiências na infância ou início da idade adulta, que não poderia resolver de forma clara. Se a pessoa tem um verdadeiro transtorno de personalidade mandona, em seguida, a melhor maneira de lidar com isso é para obter ajuda.
3
Compreender a maneira pela qual uma pessoa controladora afeta os outros. som constantemente intransigente Bossy ou pessoas que controlam como um pai. Eles podem usar termos como "Faça agora!", "Eu sou o chefe, fazer o que você diz" ou "Mãos à obra!" Sem pedir educadamente ou usar outros tipos de modos. Se você sempre se sente como uma criança junto a esta pessoa, é quase certo que o seu objetivo é controlar você ou a situação. Essa pessoa poderia ignorar suas competências, experiências e direitos, escolhendo para enfatizar as suas capacidades acima seu. As pessoas que controlam tendem a pensar que têm o direito de intimidar os outros e de estar no comando. Isso os ajuda a se sentir melhor sobre si mesmos.
4
Note que, mesmo "nice" as pessoas podem ser mandona ou controlar. Este é o tipo de personalidade que "irrita", insistindo que "se você fizer X, as coisas vão terrivelmente errado." Você pode dizer que gentilmente, hoping`re grato pelas lembretes irritantes. Eles poderiam apresentar-se como a voz da razão, permitindo que você saiba que você é absolutamente irracional. Se você perceber que esta pessoa toma decisões sem consultar você "para seu próprio bem" e esperança de que você se sinta confortável com isso, então você pode ser uma vítima de um ditador benevolente.
5
Por favor note que o seu valor não vem com essa pessoa. Você sempre deve vê-lo como um igual, mesmo se o seu comportamento sugere o contrário. Isso é importante para o seu bem-estar. A pessoa controladora (especialmente se um membro da família) pode afetar sua auto-estima, mudando para pior. Não importa o quão ruim essa pessoa pode fazer você se sentir, lembre-se de que o seu natureza controlando é problema deles, não seu. Se você permitir que em sua cabeça, então você vai ganhar.
parte 2
Responder à pessoa controladora construtivamente1
Imponte. Isso não vai ser fácil se você não está acostumado a isso, mas é uma habilidade que você pode praticar e a pessoa controladora é tão bom um alvo como qualquer outro. É importante que a pessoa controladora está ciente de que você não vai tolerar mangonee- quanto mais tempo você deixá-lo passar, mais o padrão toma conta e a pessoa assume que você aceitar.
- Dirigida à pessoa controladora em particular para explicar as suas preocupações. Não transformar isso em uma questão pública.
- Mantenha a conversa centrou-se na maneira pela qual o comportamento dos condutores afectados você não insultar a pessoa a chamá-la de mandona. Por exemplo, se você sentir que seu patrão sempre diz-lhe o que fazer sem reconhecer suas habilidades, você poderia dizer algo como "Eu tenho trabalhado dessa maneira por cinco anos e eu sou bom neste trabalho. No entanto, quando eu pedir-lhes para dar os resultados que você possa rever tudo, sinto que ignora minhas habilidades e não valoriza o meu trabalho. Basicamente, acho que não confia em mim para fazer o trabalho para o qual eu estou bem treinado e não me respeitam. Eu gostaria de falar comigo e me tratar com mais respeito ".
2
Mantenha a calma. É importante que você tratar a pessoa controladora com calma e pacientemente, mesmo se você sentir vontade de gritar dentro. Ficando com raiva não resolve o problema. Ele também pode ajudar a evitar falar com ela quando ela está obviamente cansado, estressado ou doente. Se você começar exasperarte, evite usar linguagem agressiva e manter sua voz firme e uniforme.
3
Impede que a pessoa que puder. Às vezes, o melhor que você pode fazer é evitar o seu comportamento. Ao falar com ela sobre seu comportamento e como ela faz você se sentir pode ajudar a compreender e executar um plano para ajudá-los a trabalhar juntos e se dão melhor, às vezes você pode pensar que tudo o que você pode fazer é ficar longe da situação. Claro, isso depende da pessoa que você tentar evitar, mas estas são algumas coisas a considerar:
4
Controla os níveis de ansiedade da pessoa controladora. A pessoa controladora não tem habilidades de enfrentamento quando está estressado e que é quando atacar outros. Essas pessoas acreditam que ninguém pode fazer um trabalho tão bem quanto eles. Eles cobriram enlaces para as demais si e, em seguida, atacar. Tente ser consciente de sua mudança de humor e ficar alerta. Se você está ciente do aumento dos níveis de ansiedade pessoa mandona, então você sabe que vai ser mais propensos a assumir o controle.
5
Olhar para os aspectos positivos. Isto pode parecer impossível, mas pode ser uma maneira muito útil para recuperar o controle, especialmente quando você não tem escolha a não ser continuar a lidar com essa pessoa todos os dias. Você pode pensar "Meu chefe é realmente controlar e exigente, mas para o lado positivo, é encantador com os clientes e faz um monte de negócios. É também muito eficiente em X, desde que conseguimos mantê-la longe de Y ". Encontrar maneiras de lidar com os aspectos negativos e encontrar maneiras que você pode fazer o que é necessário.
6
Lisonjeia a pessoa que controla quando o merece. Preste atenção quando a pessoa controladora apresenta sinais de confiança. Se a pessoa mandona você mostrar a sua confiança, o seu respeito ou lhe dá uma certa responsabilidade, e vantagem halágala. Tendo em conta o bom e reconhecem abertamente, seu inimigo controlador pode se sentir bem por dentro o suficiente para querer fazê-lo novamente.
7
Observe que você não pode ouvi-lo. Se você é uma pessoa de ideias, criativas ou uma solução de problemas, trabalhando com uma pessoa controladora pode desanimá-lo. Você poderia sugerir ideias, soluções ou avisar sobre possíveis consequências apenas para você ignorar ou menosprezar você. E aqui estão os resultados, a sua ideia ou solução é apresentada semanas ou meses mais tarde como "sua" conquista. De alguma forma, o que você disse foi filtrada, só que não recebeu o reconhecimento por isso. Infelizmente, esse comportamento frustrante é muito comum dentro dos controladores. Se isso acontecer, aqui estão algumas maneiras de lidar com ele:
parte 3
Verifique as suas próprias tendências1
Considere o seu próprio papel na atitude mandona. Às vezes, você pode ser vítima de suas atitudes bossy ou irritantes por causa das coisas que você fez. Isso não justifica qualquer comportamento controlador e manipulador. Em vez disso, ele tenta manter as coisas em perspectiva e reconhecer que pode haver momentos em que você tem alguém exasperado! Seja honesto na sua auto-avaliação, se você realmente quer chegar ao coração dessa pessoa. Aqui estão algumas coisas a considerar:
- você tem feito (ou não feito) algo que pode ter causado a atitude de controle? Por exemplo, se você não cumprir os prazos regularmente, ou se você nunca limpar seu quarto, você não deve se surpreender se alguém responsável pela sua educação ou o seu salário se comporta de uma maneira um pouco mandona você.
- pessoas Bossy muitas vezes reforçam a sua atitude em relação ao que eles percebem como inútil. Em particular, essas pessoas ver o comportamento passivo-agressivo semelhante a um touro vê um vermelho-casaco simplesmente torna o controle tornam-se ainda mais frustrado porque a resposta maneira dissimulada. É melhor ser honesto com o seu descontentamento e endurecimento em vez de tentar minar a pessoa mandona.
2
Considere suas próprias tendências mandona. Ninguém é um santo, quando se trata de ser mandón- todos nós estamos propensos a mandar em outros em torno de nós em momentos diferentes em nossas vidas. Isso pode ocorrer quando você sabe que algo em grande detalhe, quando você tem uma posição de autoridade ou quando você se sentir um pouco mais arrogante do que o normal devido à ansiedade ou pressão, mas haverá momentos em sua vida quando você se comporta dessa maneira. Use sua memória dessa experiência para ajudar você a entender um pouco melhor o constantemente mandona e talvez para ver a razão por trás de sua pessoa atitude.
3
Aprenda a avaliar honestamente seus próprios pontos fortes e falhas. Possivelmente você pode fazer isso por discutir o assunto (em particular) com uma terceira pessoa não envolvida. Certifique-se de escolher alguém em quem você pode confiar informações para entender como lidar com situações semelhantes e que conhece bem o suficiente para dar um comentário precisa. Ninguém está completamente bom ou ruim todos eles têm seus pontos fortes e fracos. Quando você sabe a verdade sobre si mesmo (bom ou mau), você não vai deixar os caprichos e táticas emocionais da pessoa controladora enganá-lo.
parte 4
Decide se livrar da pessoa controladora1
Note-se que a vida é importante. Há sempre outros postos de trabalho e as pessoas que têm relacionamentos saudáveis. Se a situação é intolerável, não tortures- em vez disso, encontrar uma saída. Ninguém deve ter o poder de "controlar" sua vida. Não se esqueça. Mesmo se você acha que nunca vai encontrar outro emprego, se você estiver em um ambiente de trabalho tóxico é melhor deixar para sua própria saúde mental.
- Se você é um adolescente e você ainda tem que esperar para ter idade suficiente para escapar, encontrar um lugar onde você pode oferecer, actividades desportivas, um emprego ou outras coisas que fazem você sair de sua casa. Pergunte aos seus pais para obter a faculdade paga se eles têm o dinheiro para fazê-lo, em seguida, correndo por vários que estão fora da cidade. Se discutem sobre dinheiro, explicam que a faculdade que você deseja participar é o único que oferece "X" (é algo realista e razoável).
2
escolher perdoar. Controladores de pessoas sofrem com medos e inseguranças que sempre deixa insatisfeito e infeliz. Eles exigem a perfeição de si mesmos, algo difícil e muitas vezes impossível de alcançar. Sua incapacidade de compreender que o fracasso é parte do ciclo de vida prejudica sua capacidade de se tornar seres humanos plenamente competentes e emocionalmente impede que é um estado muito triste em que estagnar. Seja qual for sua situação, você pode diminuir o zoom e procurar a felicidade para si mesmo, mas a menos que essa pessoa decide mudar sua maneira de pensar, nunca poderia encontrar a paz em sua vida.
3
Começa a reconstruir sua confiança. É muito provável que tenha sido afetada, assim que seja gentil com você mesmo. Se você está sob o controle de uma pessoa controladora, eu poderia ter convencido você é inútil, como o faz como uma forma de evitá-lo de seguir em frente e sair. Não acredite em suas palavras nem por um segundo. A controladores pessoas gostam de fazer os outros se sentem inseguros sobre si mesmos. Não caia para seus truques. Aos poucos, começa a se distanciar. Você acredita no seu valor como pessoa está dentro de você.
4
Você decide o que vai fazer a seguir. Neste caso, elabora um plano para continuar o trabalho ou a relação romântica, ou ficar longe, mas estabelece um prazo para que você possa sentir que você tem o controle sobre o assunto. Se você vive com uma pessoa controladora, tentar resolver as coisas de forma estratégica e com cuidado. Não alimente discusiones- partes que você sente forma eficiente e silencioso. Você não precisa estar sob controle- lembrar que você tem o direito de fazer o que quiser.
dicas
- A pessoa que controla pode usar as emoções para controlá-lo. Por exemplo, você poderia entrar em pânico sobre qualquer coisa sabendo que ele vai colocar sob seu controle a sentir pena dela.
- Se possível, tente não se envolver em um relacionamento ou trabalhar com uma pessoa controladora. Existem sinais de alerta que indicam que uma pessoa está bem quando você precisa insistir para que tudo seja feito o seu caminho, quando constantemente encontrar erros nos outros, quando não é capaz de relaxar e permitir que outros a assumir um projeto. Você pode sentir a necessidade de controlar cada ação que você tomar em um relacionamento pessoal, e pode ser extremamente ciumento e possessivo, sem motivo aparente.
- Durante uma entrevista, certifique-se de olhar para os sinais. O ciúme e culpa pode ser uma forma de controle de pessoas. Controladores também são pessoas muito boas para manipular. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos!
- Para uma pessoa controladora, é mais importante sentir que é certo sobre algo que o relacionamento que você tem com você. Se este é o seu patrão, só concorda com ele sobre as pequenas coisas, mesmo se você não fizer isso a sério. No entanto, não se comprometer a quebrar a lei ou ferir outras pessoas. Mantenha a sua postura e conhecer a pessoa que tem a moral e os valores.
- Tenha cuidado se uma pessoa mandona quer fazer tudo para você em um relacionamento, e ter no carro, fazer as compras para você, etc. Posta à prova, dizendo que você tem outros planos para o fim de semana. Se você não pode parar de chamar ou tentando se envolver em sua vida, você está perto de uma possível "pessoa que controla". Tenha cuidado, você está caminhando para um desastre.
- A pessoa que controla pode-se dizer que se preocupa com você e que só faz esse tipo de coisa, porque você se preocupa. Isso pode fazer você se sentir confortável com isso e talvez você quer saber se é você que você entendeu as coisas da maneira errada. Desta forma, você cair sob o seu controle.
- Note que a pessoa controladora poderia ter muitos problemas em sua vida. Tente sentir pena dela, pois isso irá ajudá-lo a ser mais calmo quando você está ao lado dele e não ficar frustrado com tanta facilidade. Pode não ser um comportamento aceitável, mas essa pessoa pode vê-lo como uma maneira de se sentir melhor sobre si mesmos ou como uma forma de gerir o stress. Dito isto, você não precisa ceder e deixá-lo fazer o que proíbe simplesmente reconhece o que motiva esse tipo de comportamento, em seguida, tentar lidar com isso de uma maneira que você se proteger.
- Se você é um adolescente e seu pai é uma pessoa controladora, é importante que você explique como isso afeta você. Sua intenção poderia ser "proteger" más decisões, mas é preciso perceber que você tem o direito de ter o seu próprio, porque é a sua vida está na sua natureza querer controlá-lo.
- A pessoa que controla pode tentar fazer você pensar que você é paranóico e é você quem tem o problema (tentar deixá-lo louco). Isso pode fazer a sua saúde mental é prejudicada. não você quem tem o problema, mas esta tática pode fazer você perder a guarda, que é exatamente o que você quer que a pessoa controladora.
avisos
- Não suponha que uma pessoa controladora é alguém que você não pode lidar, especialmente em trabalho de parto e contextos sociais. Sim, existem pessoas dispostas a violência e sim, há problemas mais íntimos com algumas pessoas que são impossíveis de resolver a menos que você fique longe deles para o bem, mas geralmente optam por se dar bem com todos os tipos de pessoas, juntamente tua vida. Minimizar o contato pode ser uma resposta saudável para gerar mais drama. Mantenha o seu comportamento em perspectiva como você enfrentar qualquer contratempo que você tem com relação à criação de limites com outros, tais como aprender a firmando como uma pessoa ou para se comunicar com mais clareza.
- Alguns tipos de controladores podem ser difíceis de tratar e, por vezes, até mesmo perigoso quando eles rejeitá-las dentro do contexto de uma relação pessoal. Se você está ciente de que esta pessoa tende a espiral fora de controle e tem sentimentos frágeis, eles tem cuidado de quebrá-los. Se possível, dê um motivo para romper com você, como não suficientemente comunicativa, gastar muito dinheiro ou qualquer outra coisa para sugerir que você são difíceis de controlar. Dessa forma, será a sua ideia e vai se encaixar melhor com ele. Se isto é muito, ela termina o relacionamento de uma forma que lhe permite sair com uma sensação de segurança, pois isso por telefone ou acompanhados de amigos para apoiá-lo. Pode ser útil para demonstrar que você tem um grupo de amigos e familiares que você apoia antes que essa pessoa tentar ameaçá-lo de qualquer forma.
- Grave qualquer possível ameaça que este tipo de pessoa não deixá-lo escapar de um relacionamento. Em seguida, ir à polícia e obter uma ordem de restrição. Certifique-se de que a pessoa tem conhecimento do documento e armazena o número de policiais na velocidade discar todos os seus telefones. Pergunte aos seus vizinhos para ver você. Se você realmente sente medo, mudar para outra cidade ou para um abrigo, se você está em risco e não têm amigos próximos com quem ficar. Se você tem parentes próximos ou amigos com quem para ficar, seria sábio para se certificar de que eles podem proteger você e eles mesmos. Usa alguém que você se sentir seguro e disposto a enfrentar a pessoa controladora e também ser alguém com quem essa pessoa não quer entrar em um confronto (especificamente, alguém que não pode controlar).