Como detectar comportamento manipulativo
3 Métodos:
Conteúdo
Manipulação é a tentativa de influenciar indiretamente o comportamento ou ações de alguém. Como seres humanos, nossas emoções tendem a obscurecer nossa compreensão, o que torna difícil para nós ver a realidade por trás das intenções e motivações das diversas formas de comportamento. aspectos Drivers relacionadas à manipulação são às vezes muito sutil e pode facilmente passar despercebida, enterrado sob sentimentos de obrigação, o amor ou personalizado. No entanto, você pode reconhecer os sinais e evitar ser uma vítima.
método 1
Preste atenção ao comportamento dessa pessoa1
Veja se a pessoa sempre quer que você fale primeiro. pessoas manipuladoras quero ouvir o que você tem a dizer para eles para conhecer seus pontos fortes e fracos. Eles vão fazer perguntas de sondagem para você expressar suas opiniões e seus sentimentos pessoais. Estas perguntas geralmente começam com "o que", "por que" ou "como". Suas respostas e ações são baseadas nas informações que você lhes deu.
- O facto de alguém sempre quer falar primeiro manipulação não deve ser considerado, em primeira instância. Ele também leva em consideração as outras coisas que a pessoa faz.
- A pessoa manipuladora não vai revelar muita informação pessoal durante essas conversações, mas vai se concentrar em você.
- Se este comportamento ocorre na maioria das conversas que você tem com essa pessoa, você pode ser um sinal de adulteração.
- Embora possa parecer um interesse genuíno, estar ciente de que não pode ser escondida por trás de toda essa intenção questionamento. Se você tentar conhecer a pessoa e este recusa-se a responder a perguntas ou mudar de assunto rapidamente, provavelmente não é um interesse genuíno.
2
Veja se a pessoa usa seu carisma para conseguir. Algumas pessoas são naturalmente carismático, mas manipuladora usa o carisma para conseguir alguma coisa. Essa pessoa pode elogiar alguém antes de perguntar alguma coisa. É provável para dar um pequeno presente ou cartão antes de pedir a alguém ou dizer algo que vai fazer um favor para obtê-lo a fazer qualquer coisa.
3
Identifica o comportamento coercitivo. Manipuladores de convencer as pessoas a fazer algo fazendo uso da força ou intimidação. Eles podem gritar, criticar ou ameaçar uma pessoa para fazer fazer alguma coisa. O manipulador pode começar dizendo "Se você fizer isso, você ____" ou "eu não vou fazer até que você ____ ____." Um manipulador usado essa tática não só para obter uma pessoa a fazer algo, mas também para alcançar a parar um determinado comportamento.
4
Preste atenção em como a pessoa lida com os fatos. Se uma pessoa manipula os fatos ou tentar dominá-lo com fatos e informações, é provável que tentar manipulá-lo. Os fatos podem ser manipulados através de mentiras, desculpas, recusando ou exagero. Alguém também pode atuar como um especialista em um assunto e bombardeá-lo com fatos e estatísticas. Um manipulador faz para se sentir mais poderoso do que você.
5
Ver se a pessoa é sempre uma mártir ou uma vítima. Esta pessoa pode fazer coisas que você não pedir-lhe para fazer e depois lembrá-lo constantemente. Para "faça um favor" as suas expectativas para o fato de que você deve um aumento favor e é provável que reclamar se você não fizer o que você pedir.
6
Considere se a sua bondade é condicional. Pode ser doce e gentil com você, se você fazer uma determinada tarefa bem o suficiente, mas desencadear o inferno se você ousar fazê-lo errado. Este tipo de manipulador parece ter duas faces: uma angelical, quando você quer agradar e uma assustadora, quando você quer ter medo. Tudo parece bem até que você parar de atender às suas expectativas.
7
padrões de comportamento observados. Todas as pessoas têm comportamentos manipulativos ocasionalmente. No entanto, as pessoas que estão constantemente manipuladores têm esse comportamento. Um manipulador tem uma agenda pessoal e intencionalmente tenta explorar uma outra pessoa para poder, controle e privilégios à sua custa. Se estes comportamentos ocorrem frequentemente, essa pessoa pode ser manipuladora.
método 2
Examine sua comunicação1
Observe se alguém faz você se sentir incompetente ou julgados. Uma técnica comum é a incomodá-lo e ridicularizá-lo sentir-se incompetente. Não importa o que você faz, esta pessoa pode sempre encontrar algo de errado com você. Nada que você fizer será bom o suficiente. Em vez de oferecer quaisquer sugestões ou críticas construtivas, a pessoa apontar apenas as coisas negativas sobre você.
- Isto também pode ser conseguido por sarcasmo ou piadas. Um manipulador pode tirar sarro de suas roupas, o carro que você dirige, seu local de trabalho, sua família, sua aparência ou qualquer coisa. Embora os comentários são disfarçados como humor, a pessoa usa o humor para atacar. Ele faz você se alvo de piadas para fazer você se sentir mal sobre si mesmo.
2
Preste atenção se faz o tratamento do silêncio. Um manipulador costuma usar o silêncio para ganhar o controle. Você pode ignorar telefonemas, mensagens de texto e e-mails por quantidade razoável de tempo. Isso faz você se sentir inseguro ou para puni-lo por causa de "fez algo errado." O "tratamento silencioso" é diferente de levar algum tempo para se refrescar e, em seguida, retomar o contato. Ele é usado para tentar fazer com que a outra pessoa se sente impotente.
3
Você reconhece culpa. o culpa Ele faz você se sentir responsável pela condução do manipulador. Ele também coloca você no controle das emoções da outra pessoa: a felicidade, fracasso, sucesso, raiva e afins. Você acaba forçado a fazer coisas por este povo, até mesmo algo sentimento irracional.
4
Veja se você está sempre se desculpando. Um manipulador pode virar uma situação para que se sinta que você tenha feito algo de errado. Você pode fazer isso por culpar algo que você não fazer ou fazer você se sentir responsável pela situação. Por exemplo, se eles concordaram em se reunir às 1:00 p. m., mas a pessoa chega duas horas de atraso. Quando confrontado, ela pode responder algo como "Você está certo. Eu nunca fazer nada direito. Eu não sei por que você continua falando para mim. Eu não mereço você na minha vida. " A pessoa lhe fez sentir pena dela e mudou a natureza da conversa.
5
Preste atenção se a pessoa que você sempre comparar com os outros. Em um esforço para levá-lo a fazer alguma coisa, uma pessoa pode dizer-lhe que você não está no nível de alguém. Você pode também dizer-lhe que você vai ser ridicularizado se você fizer algo específico. Isso faz com que você se sinta culpado e pressioná-lo a fazer algo que lhe pediu.
método 3
Lidar com uma pessoa manipuladora1
Você sabe que não há problema em dizer "não". Uma pessoa vai manipulando você, enquanto você deixá-los. Você precisa dizer "não" para o seu próprio bem. Olhe no espelho e praticar dizer "Não, eu não posso te ajudar com isso" ou "Não, não é um bom plano para mim." Você deve defender a si mesmo, porque você merece ser tratado com respeito.
- Você não deve se sentir culpado por dizer "não". Você tem o direito de fazê-lo.
- Você pode educadamente dizer não. Quando um manipulador lhe pede para fazer alguma coisa, ele tenta dizer: "Eu o faria, mas estou muito ocupado para os próximos meses", ou "Obrigado por pensar em mim, mas não."
2
Define limites. O manipulador que tudo parece injusta e precária, tentar ganhar sua simpatia a usá-lo para promover suas próprias necessidades. Neste caso, o manipulador depender do sentimento de "impotência" e buscar o seu, apoio emocional financeira ou qualquer outro tipo de assistência. Olhe para atitudes e comentários como "Você é a única pessoa com quem eu posso contar", "Eu tenho que falar", etc. Você não é obrigado ou preparados para atender as necessidades de essa pessoa o tempo todo.
3
Evite culpa. O manipulador vai tentar fazer você se sentir incompetente. Lembre-se que tenta manipulá-lo para fazer você se sentir mal sobre si mesmo e você não é o problema. Quando você começar a se sentir mal sobre si mesmo, você reconhece o que está acontecendo e examinar seus sentimentos.
4
Seja assertivo. Manipuladores muitas vezes torcer e distorcer os fatos para torná-la mais atraente. Em resposta à distorção da verdade, pedir esclarecimentos. Ele explica que esta não é a maneira que nós lembrar os fatos e você quer uma melhor compreensão das coisas. Faça perguntas simples, como quando a pessoa chegou a um acordo sobre a questão, como você acha que o foco foi formada, etc. Quando jogo novamente um tema de interesse comum, tomar isso como um novo ponto de partida e não a versão distorcida. Por exemplo:
5
Ouça a si mesmo a você mesmo. É muito importante que você ouvir a si mesmo para que você saiba como você se sente sobre a situação. Te sentes oprimido, pressionado ou forçado a fazer coisas para essa pessoa que você prefere? Será que o seu comportamento parece afetá-lo indefinidamente, para que depois é esperado algum tipo de assistência para dar mais ajuda e apoio? Suas respostas devem servir como um guia real sobre onde está o seu relacionamento com essa pessoa.
6
Corte a culpa. Uma das coisas essenciais que você deve considerar quando se escapa da escravidão da culpa é que quanto mais rápido as estacas de raiz, melhor. Tire o foco volta para a culpa do remetente e não permitem a interpretação da pessoa no seu comportamento determinar a situação. Esta abordagem envolve lidar com o que o manipulador disse e dizer-lhe desrespeitoso, irreverente, irrealistas ou cruel que tem sido.
7
Concentre-se na pessoa manipuladora. Em vez de permitir que o manipulador fazer-lhe perguntas e coisas de demanda, assumir o controle da situação. Quando você pressiona para que você fazer algo irracional ou algo que faz você se sentir desconfortável, fazer a pessoa algumas perguntas de sondagem.
8
Não tomar qualquer decisão precipitada. Um manipulador pode tentar pressioná-lo a tomar uma decisão precipitada ou você pode empurrar-se uma resposta rápida. Em vez de desistir, diga à pessoa "eu acho". Isso vai evitar que você aceitar algo que você realmente não quer fazer ou encontrar-se entre uma rocha e um lugar duro.
9
Construa a sua rede de apoio. Concentre-se em relacionamentos mais saudáveis e passar tempo com pessoas que fazem você se sentir feliz e seguro. Procure a sua família, seus amigos, seus mentores ou um de seus pais na internet. Estas pessoas podem ajudá-lo a permanecer em equilíbrio e ser feliz com você mesmo. Não se isole.
10
Fique longe do manipulador. Se torna-se muito difícil ou prejudiciais interagir com uma pessoa manipuladora, ficar longe dela. Não é o seu trabalho para mudá-lo. Se o manipulador é um membro da família ou colega de trabalho com quem inevitavelmente tem que ter contato, tentar limitar suas interações com essa pessoa. Interage somente quando absolutamente necessário.
dicas
- A manipulação pode ocorrer em todos os tipos de relacionamentos, incluindo romântico, família ou platônico.
- Olhe para o padrão de certos comportamentos. Se você pode prever como alguém vai se comportar para conseguir alguma coisa, as chances são de que você está no caminho certo para reconhecer comportamentos manipuladores.
RELACIONADOS
- Como lidar com uma pessoa manipuladora
- Viver com uma pessoa controladora
- Como lidar com um manipulador
- Como terminar um relacionamento controlador e manipulador
- Como identificar uma chave ou um manipulador