2 métodos:
Gerir a sua situação actualDeixar o relacionamentocomportamento emocionalmente abusivo ocorre quando uma pessoa diz, sugira ou faz algo para ferir os sentimentos de alguém de forma deliberada e consistente ao longo de um período prolongado. Luta, irrite, insulto ou outros comportamentos negativos ocorrem em relações cotidianas comuns. No entanto, um padrão de conduta emocionalmente doloroso, em última instância pode se tornar um relacionamento emocionalmente abusivo. Você poderia estar em um relacionamento emocionalmente abusivo se o seu parceiro faz você sentir que você é bom para nada, insulta, despreza você, te ameaça ou intimida você ou você teme que seu parceiro te deixa. Se você está em um relacionamento abusivo, você reconhece que você não pode mudar o seu parceiro e é melhor procurar ajuda e deixar o relacionamento.
método 1
Gerir a sua situação actual1
Preste atenção aos sinais de abuso emocional. O objetivo do abuso emocional é fazer você se sentir pequeno e privá-lo de sua independência e auto-estima. Seu parceiro pode fazer você se sentir isolado, usando intimidação ou controlar o comportamento. Mesmo que o seu parceiro não usar a força física, ele pode te ameaçar com violência.
- Seu parceiro pode limitar a sua liberdade (por exemplo, não deixá-lo passar tempo com algumas pessoas ou insistir em saber o seu paradeiro), rejeitar (por exemplo, agir como se você não existisse e se culpa por coisas que não são sua culpa) ou menosprezar um insulto para você, sua família ou sua profissão.
- Controladores padrões e comportamentos abusivos podem afetar suas finanças. O abuso emocional pode incluir um casal que supervisiona suas finanças, você pergunta a cada penny contas, prende o dinheiro de você ou restringe as suas despesas.
- O abuso emocional pode também incluir monitorar sua vez, insistem em seu telefone e verificar seus e-mails e limite o contato com sua família.
2
Conheça os seus direitos. Você tem o direito de ser tratados com respeito em um relacionamento equilibrado com o seu parceiro. Você tem o direito de mudar sua mente e para terminar o relacionamento se você não convém. Você tem direito a ter suas próprias opiniões, mesmo se o seu parceiro não concordar com eles. Você tem direito a receber respostas claras e honestas a perguntas importantes. Você tem o direito de dizer não ao seu parceiro, se você não quer ter relações sexuais.
Estes são os seus direitos. Não deixe que o seu parceiro irá convencê-lo de outra forma.3
Perceba que você não pode mudar o seu parceiro. É sua a responsabilidade de fazê-lo entender ou perceber que dói. Abusadores não mudam para receber a sua compaixão, eles mudam aprender a agir com compaixão.
Não faça nenhum favor para o seu parceiro, se você ficar no relacionamento. Talvez você sinta que você é "a única pessoa que entende" ou que é "uma boa pessoa, se você começa a conhecer", mas não minimizar a dor que você causar essa pessoa para você. Não há nada estadia heróica com uma pessoa que você desrespeita.4
Ele não respondeu. Os abusadores são excelentes manipuladores e pode causar-lhe a ponto de fazer você perder o controle e depois culpar tudo. Não responder a qualquer indireta, insulto ou ameaça. Embora possa ser difícil de refrear o seu temperamento, lembre-se que é uma armadilha e você poderia ser o único a sofrer as consequências.
Nunca responda com força física, mesmo se você causar. Tentar controlar seus impulsos que saem do lugar, respiração profunda ou parar a discussão.5
Ela reconhece os riscos a longo prazo de um relacionamento abusivo. relacionamento abusivo pode contribuir para problemas físicos (tais como enxaqueca, artrite e dores no corpo), para os problemas de saúde mental (como depressão, transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e uso de álcool ou abuso de álcool ou drogas) e problemas de saúde sexual como um aumento o risco de infecções sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada.
6
Buscar apoio. Confie em seus amigos e familiares e pedir o seu apoio. Diga-lhes que está acontecendo e que você gostaria de ajudá-lo a sair da situação. Seguro estará disposto a ajudar de qualquer maneira que puderem.
Você pode criar um sinal para dizer-lhes que você precisar de ajuda, como um texto codificado. "Vou preparar lasanha para o jantar" poderia ser um código para dizer "Eu tenho problemas e eu preciso da sua ajuda."Recorreram a amigos, familiares, vizinhos, líderes espirituais ou qualquer pessoa que pode ajudar.método 2
Deixar o relacionamento1
Você deve saber quando dizer adeus. Às vezes os relacionamentos simplesmente dar errado e não pode ser salvo. Para o seu próprio bem e para o bem da sua sanidade, tentar reconhecer o mais cedo possível se vale a pena lutar por esta relação. Recordar que é improvável que o abusador mudará.
- Não permitir-se para segurar a relação só porque você está com medo de deixar ir. Lembre-se de toda a dor que a pessoa tem causado você e melhor para você é para sair. Pode ser difícil imaginar sua vida sem essa relação, mas merecem ser tratados com mais respeito.
- Nunca deixe o abuso continuar ou justificar o comportamento do seu parceiro.
2
Colocar sua segurança em primeiro lugar. Ele reconhece que os abusadores rara e, por vezes, a mudança é provável que se intensifique o abuso ao longo do tempo, a ponto de se tornar violência física. Com isto em mente, priorizar sua segurança. Você poderia responder a ameaças de forma diferente se você teme a violência, por exemplo, você não pode evitar ou reagir a eles. Apesar de não ser defender-se pode ser difícil ou doloroso, lembre-se que você está priorizando sua segurança até que você pode fazer o próximo movimento.
Se você estiver em perigo imediato e medo para sua segurança ou bem-estar, chamar os serviços de emergência e obter uma distância segura.Se você não se sentir seguro em sua casa, ir para casa de um irmão ou irmã, a casa de um amigo ou em qualquer outro lugar onde você se sinta seguro.Prioriza a segurança de seu filho. Se você tem um ou mais filhos, protegê-los. Enviá-los para um lugar seguro, como casa de um amigo.3
Levar um telefone celular em todos os momentos. Você pode precisar de pedir ajuda, chame a polícia ou lidar com uma situação de emergência em relação a sua segurança. Você deve tê-lo carregado e pronto em todos os momentos para garantir a sua segurança.
discagem rápida programa para contactá-lo com tudo o que você precisa chamar em caso de emergência, incluindo os seus amigos, a família ou a polícia.4
Fugir para um lugar seguro. Ao planejar uma fuga, pensar sobre os riscos que possam surgir. Por exemplo, se você tem filhos, se certificar que seu parceiro não ir atrás deles ou tentar prejudicá-los. Você poderia até mesmo escapar de um lugar diferente de seus filhos, se você se preocupa com sua segurança e deles em seu lugar. Vá em algum lugar que é seguro e onde você está protegido contra seu parceiro. Poderia ser a casa de um amigo, a casa dos seus pais ou seu irmão ou abrigo.
Sempre ter cuidado ao sair de um relacionamento abusivo, mesmo que seja "unicamente" de um relacionamento emocionalmente abusivo. Você pode obter ajuda para desenvolver um plano de segurança pedindo linha de apoio nacional para a violência doméstica 1-800-799-SAFE (7233), se você mora nos Estados Unidos, ou o número de ajuda contra a violência doméstica em seu país.Peça ajuda a um amigo ou membro da família que pode ajudá-lo a escapar imediatamente. Essa pessoa pode ajudá-lo a recolher seus pertences, cuidar de seus filhos, ou pode ser a pessoa a recorrer a escapar rapidamente.Muitos abrigos são crianças e animais de estimação.5
Quebrar todos os contatos. Depois de ter escapado com sucesso a relação, não deixe que o seu parceiro para a sua vida de alguma forma. Você poderia tentar persuadi-lo com belas palavras, desculpas ou dizer que as coisas mudaram. Lembre-se que é muito provável que o seu comportamento acontecer de novo, mesmo se o seu parceiro nunca promete acontecer novamente. Permita-se para curar o seu caminho sem o seu parceiro.
Apaga o número de telefone dessa pessoa e cortar todos os laços que você tem com ele em redes sociais. Você pode até mesmo alterar o seu próprio número de telefone.Não tente mostrar o seu parceiro que você está melhor sem ela. Sua recuperação deve ser pessoal, apenas para você.6
Cuidar de si mesmo. Lembre-se que o abuso não foi sua culpa. Ninguém merece ser abusado por qualquer motivo e nada justifica o que você gostava de ser tratado dessa maneira. Encontrar maneiras de ser feliz. Escreva em seu diário, ir para uma caminhada e realizar atividades divertidas, como caminhadas ou desenhar.
7
Obtenha ajuda profissional. Procurando por um profissional de saúde mental que pode ajudá-lo a superar a situação. O terapeuta pode ajudar com o lado emocional do intervalo e ajudá-lo a lidar com sentimentos de depressão, ansiedade, estresse pós-traumático ou raiva. Ele também pode ajudá-lo a lidar com a situação e superar suas emoções difíceis.
Para saber mais sobre consultar um terapeuta, leia o artigo "Como saber se você precisa ver um terapeuta."dicas
- Para obter ajuda e conselhos sobre como escapar de um relacionamento abusivo, ligue para a linha de apoio nacional para a violência doméstica 1-800-799-SAFE (7233) ou 1-800-787-3224 (se você mora nos Estados Unidos) .
RELACIONADOS