Como ser perito do vinho

4 partes:

Desenvolver o seu conhecimento sobre o vinhoCultivar o gostoDesenvolver o seu paladarTorne-se um verdadeiro conhecedor

Se você é um enófilo (um amante do vinho) você provavelmente está se perguntando o que é que você precisa para se tornar um verdadeiro conhecedor. Felizmente, você não tem que ser um enólogo ou ter uma adega de vinhos para apreciar um bom vinho. Com um caderno e algumas garrafas na mão, você estará no caminho certo.

parte 1
Desenvolver o seu conhecimento sobre o vinho
1
Beber vinho com os quatro passos em mente. Mesmo se você não sabe muito sobre o vinho, você provavelmente sabe que há uma certa maneira em que meios você deve beber. Na verdade, você pode beber-lo da maneira que quiser, mas para aproveitar ao máximo o seu aroma e sabor, que formou uma arte legítima. Estes são os princípios em quatro etapas:
  • olhar. Examine a cor. Se ele é mais velho, um vinho branco será mais escura e um vinho tinto será mais claro (em geral). A cor pode também dizer-lhe um pouco sobre o processo de envelhecimento usado. Chardonnay, por exemplo, será mais dourada se é envelhecido em barris de carvalho.
  • transformá-lo. Abrange os lados do copo com vinho levemente para baixo. Isso libera o aroma, ajudando você a apreciar verdadeiramente o que está na frente de você.
  • I sentir o cheiro. Se é branco, olhando citrus ou toques tropicais, como limão e lima ou melancia. Você também pode detectar baunilha ou de carvalho. No geral, os lugares mais frios produzir mais citrus e vinhos cítricas. Se vermelho, aromas baga olhando ou ameixa. Os locais mais frios produzir vinhos com um cheiro mais baga (morango ou cereja gosta), enquanto os vinhos de lugares mais quentes apresentam aromas mais profundas, como amora ou ameixa. Você também vai encontrar-se com os aromas de café, fumo e chocolate como principais contendores.
  • Sips. Esta será uma combinação de sabor e aroma. Para saborear, basta perguntar a si mesmo se você gosta ou não. Então você pode passar para o porquê.
  • 2
    conhece a "taninos" e ele terroir. E enófilos experientes tanto o termo usado "tanino". Este é um elemento estrutural que faz com que o vinho "seca". Experimente um vinho muito "seca" e você terá uma idéia do que isso significa palavra (obviamente, o líquido não é matéria seca). Taninos naturalmente presentes nas uvas (e, na verdade, na casca, madeira e folhas) e adicionar a amargura, adstringência e complexidade ao sabor de um vinho. By the way, isso se aplica sobre tudo para os vinhos tintos.
  • o terroir É basicamente a origem do vinho: o clima e tipo de solo onde foi cultivada, topografia e que as outras plantas foram cultivadas na área. Isso influencia muito as uvas. Afinal, alguns vinhos (os americanos) são engarrafados pela uva, mas outros (europeus) são acondicionadas por região. o terroir É o que faz um vinho é, bem, ele mesmo.
  • 3
    Conhecer as temperaturas correctas. Cada tipo de vinho deve ser servido a uma temperatura ligeiramente diferente para trazer para fora o seu melhor sabor. Isto é o que você deve saber antes de organizar a festa de degustação de vinhos e convidar todos os seus amigos para a sua casa:
  • vinho tinto deve ser servido à temperatura ambiente, ou cerca de 20 a 25 graus Celsius (68-77 graus Fahrenheit).
  • vinhos rosados ​​ou rosés devem ser servido ligeiramente fresco, a cerca de 7-13 graus Celsius (44-55 graus Fahrenheit).
  • Vinho branco e vinho espumante deve ser mantido no refrigerador abaixo de 5 graus Celsius (40 graus Fahrenheit).
  • Após essa maravilhosa festa de degustação, não se esqueça de beber vinhos leves (menos álcool em torno de 11%) de 3 dias após a abertura. Os vinhos mais intensos podem ser consumidos por até 10 dias mais tarde.
  • 4
    Use o copo correto. Cada tipo de vinho faz melhor em um determinado tamanho e forma do vidro para exibir seu sabor cheio. Para fazer justiça ao vinho, servi-lo no copo certo:
  • Um copo padrão de vinho servido para a maioria dos vinhos tintos. Um Cabernet Sauvignon deve ter uma tigela alta e ligeiramente mais estreito, e derramar-se de apenas 30 a 55 ml (1 a 2 onças) para Pinot Noir.
  • bebidas padrão também são bons para os vinhos brancos, mas o Chardonnay tem uma vantagem mais ampla.
  • Um copo de vinho do porto precisa de uma flauta, madeira deve ser servido em uma haste longa de vidro grande e xerez em um estilo Martini estreita de vidro.
  • vinhos espumantes Vintage são melhor apreciados em uma bebida aberta, um copo tulipa ou uma flauta de vidro.
  • 5
    Também sabe como segurar o copo. Eles nunca confundido com um conhecedor de vinhos se você segurar o copo de forma incorreta. Para olhar como um perito, segurando e beber bebidas de vinho como se você se dedicar a isso, certifique-se de segurar o copo pela haste. Isto aplica-se em dobro para os vinhos brancos que são enfriados- não quer que o calor de suas mãos bacia morna, alterando o sabor.
  • A girar o vinho em torno da bacia, transformá-la pelo pulso, e não o braço. O cheiro do vinho, em seguida, encher a tigela do copo, exibindo o seu perfil de sabor.
  • 6
    Familiarize-se com a forma de descrever o aroma de um vinho. Sendo um conhecedor de vinhos é principalmente para descrever o que você está provando e reconhecer o que está acontecendo em seu paladar. Para chegar ao aroma de um vinho, geralmente existem cinco categorias: frutado, mineral, leite e nozes, doces e madeira, picante e salgado. Estes são o "sabores" que pertencem a cada categoria de fragrância:
  • Frutado: praticamente qualquer fruta, incluindo o aroma de jam
  • Mineral: pedras, pedras, terra, gasolina
  • Leite e nozes: manteiga, creme de leite, fermento, pão, torradas, nozes torradas, bolachas, amêndoas
  • madeira doce e: chocolate, caramelo fudge, caramelo, mel, baunilha, carvalho e cedro
  • Picante e salgado: rapé, fumo, alcaçuz, pimenta, trufas, bacon, café, canela
  • parte 2
    Cultivar o gosto
    1
    Vá a uma loja de vinhos e pedir recomendações da equipe. garrafas Pesquisa de vinho com a crítica com eles, cita prêmios e altas classificações em revistas. Tente ir quando você sabe que a loja vai organizar uma degustação com amostras-para muitas lojas, este é sábado de manhã. Faça perguntas para o pessoal: o que são os seus favoritos e por quê?
    • Auxilia com um menu em mente. Desta forma, você pode comprar vinhos que combinam com o sabor do alimento que você está indo para servir e começar a explorar combinações. Como regra geral, combinam vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com carne branca. E o champanhe vai com quase tudo, mas primeiro mestre o básico.


  • 2
    Participar de uma degustação de vinhos ou classe apreciação vinhos locais. Estas são realizadas em escolas para adultos, escolas enologia, adegas e restaurantes finos. Você não se sente intimidado- muitas pessoas que pensam que podem distinguir entre um lixo garrafa de US $ 2 e um bom vinho do vintage, muitas vezes não pode.
  • Se você visitar uma vinícola, separa um tempo para assistir a mais do que apenas degustação. Você vai aprender como vinho é feito, você vai ver como uvas são cultivadas e vai te ensinar o procedimento adequado para beber vinho.
  • 3
    Junte-se a um grupo de vinhos. O vinho é "elegante". Há bares de vinho, lojas de vinho, boletins informativos sobre o vinho e até mesmo podcasts sobre o vinho. Encontrar um grupo de amantes do vinho em sua área, provavelmente, muito mais fácil do que você pensa. Encontrando pessoas de pensamento similar que têm conexões e saber o que está acontecendo em sua área é o primeiro passo para desenvolver os seus conhecimentos.
  • A maioria dos grupos tem indivíduos em todos os níveis, desde aqueles que querem comprar o seu próprio vinho para aqueles que apenas gostam de beber vinho. Haverá um lugar para você no seu grupo.
  • 4
    Organiza uma degustação informal em sua casa, na casa de um amigo ou em um restaurante onde você pode trazer as suas próprias bebidas, em que cada pessoa toma uma garrafa de vinho diferente. Desta forma, você pode tentar um monte de coisas diferentes sem gastar um monte de dinheiro, para não mencionar você vai ter muita experiência (e vinho!).
  • Certifique-se de que você tem algo para limpar o paladar pode mastigar ou beber entre goles. Furar a bolachas leves (como bolachas) ou pão (um não granular Único naco francesa de pão) e água. A Graber azeitonas e rosbife mal cozida também por vezes utilizado. Evite queijos e frutas que são normalmente servidos com vinho, uma vez que estes disfarçar o verdadeiro sabor de cada vinho.
  • 5
    Comprar um notebook (ou obter uma aplicação móvel). Agora que você está prestes a mergulhar completamente no vasto mundo do vinho, conseguir algo para se lembrar de suas experiências. Isso pode ser tão simples como um caderno e uma caneta ou um aplicativo em seu telefone móvel (procurando "Diário vinho" ou algo semelhante). Assim, você vai se lembrar do que garrafas de que você gosta, o que você não gosta, e as características de cada vinho com o qual você está.
  • Alguns sites, como CellarTracker, são baseadas na comunidade. Em seguida, você pode compartilhar e comparar as notas com outros enófilos e mergulhar de cabeça na comunidade online de amantes do vinho.
  • parte 3
    Desenvolver o seu paladar

    1
    Comece a explorar variedades de vinhos. Muitas pessoas começam com um vinho branco frutado de sabor sutil e alguns simplesmente parar por aí. Você provavelmente tem um par de vinhos de saber que eles são seguros, então vamos começar a ramificar-se! Passa vinhos rosés e começa a mexer com os vinhos tintos de forma constante. Mesmo se você não gosta, agora você sabe se você gosta ou não.
    • Você não deve apenas mudar, mas também marca variedades e anos. Só porque você não gosta do Chardonnay de um produtor não significa que você não vai gostar do outro. Cada vinho é só- e pode também depender o seu humor.
  • 2
    Encontrar o seu vinho "Aha!". Muitas pessoas passam vários anos no campo da "Oh, na verdade eu realmente não gosto de vermelho forte" ou "Moscato é simplesmente demasiado doce" e conhecimento e compreensão vêm lá. E, em seguida, bam! Chega um vinho "Aha". É que o vinho realmente você pode provar o cedro ou fumaça ou chocolate. De repente, você entendeu. E como é que você encontrar o seu vinho "aha"? Através de tentativa e erro.
  • E um vinho "aha" Você não tem que ser bom ou um que você goste. Ele só tem que ser aquele em que de repente entende o seu paladar, você pode arrumar a variedade de sabores em um copo e saber o que você gosta eo que não e, melhor ainda, por que.
  • 3
    Começa a investigar. Agora que você tem os pés molhados, começa a deixar o seu próprio círculo de informações. Leia livros e blogs sobre vinho. teste Enciclopédia vinho do Novo Sotheby ("A nova enciclopédia de vinhos Sotheby") Por Tom Stevenson, ou wineeducation.com, onde você pode até fazer os exames em seu crescente conhecimento sobre o vinho. Compre guias de vinhos. Inscrever-se para revistas sobre vinhos. As possibilidades são quase infinitas.
  • Cadastre-se de boletins on-line gratuitos. Faça uma busca rápida no Google a partir de sites respeitáveis ​​que são dedicados ao desenvolvimento de uma comunidade de amantes do vinho.
  • GrapeRadio é um podcast dedicado ao vinho. Mesmo na hora do rush que você pode ser refinar suas habilidades.
  • 4
    Torne-se mais e mais ousados. Então você aprendeu o gosto de Pinot gris. Você sabe a diferença entre um bom e um bom Cabernet Merlot. Mas tem muitas coisas mais envolvidos. Você já aprendeu o básico, então vamos ser mais ousado. Aqui estão algumas que você pode tentar:
  • Syra ou shiraz
  • Malbec
  • Durif
  • Monastrell
  • Touriga Nacional
  • Cabernet Sauvignon
  • Petit Verdot


  • parte 4
    Torne-se um verdadeiro conhecedor
    1
    Começar a expandir o seu vocabulário para descrever vinhos. A diferença entre alguém que ama vinho e alguém que é um conhecedor de vinhos é em grande parte o fato de que o último pode falar com confiança sobre o vinho com outras pessoas (e acima, precisamente). Aqui estão alguns objetivos que você pode conseguir em descrever seus óculos seguintes:
    • Você pode nomear mais de 2 frutas e sabores no vinho.
    • Você pode nomear mais de 3 outras características, tais como canela, orégano, rosas, giz ou especiarias.
    • O sabor das mudanças de vinho a partir do momento em que você experimentá-lo até a hora de engolir, e pode identificar como.
  • 2
    Experimente os vinhos espumantes, vinhos de gelo e vinhos de sobremesa. Você foi corajoso, agora sair um pouco dos circuitos habituais: tentar outros vinhos, como os vinhos espumantes, sobremesa ou ice (gelo vinhos são feitos a partir de uvas que experimentaram uma geada). São vinhos que você vai experimentar com um prato principal em um restaurante cinco estrelas, mas ainda são importantes.
  • Experimente os vinhos de uma variedade de países e áreas, tais como vinhos da Nova Zelândia e os britânicos, ou os vinhos de Dakota do Sul e Idaho em os EUA Não apenas você ficar com vinhos europeus ou da Califórnia (mesmo quando se trata de vinhos de sobremesa doces).
  • 3
    Aprender sobre diferentes variedades de uva. Tradicionalmente, bom vinho preparado a partir de castas na sua maioria franceses, mas agora uma gama muito maior de variedades de uvas usadas. vinícolas estão surgindo em toda parte, e terroir a uva média está mudando. O que você acha de cada região e variedade?
  • França, Itália, Espanha, China, Turquia e os EUA Eles são os principais produtores de vinho (embora de nenhuma maneira são os únicos), e cada um tem castas específicas que podem crescer em suas respectivas regiões. Devido a isso, os vinhos de diferentes áreas do mundo têm diferentes sabores. O que você acha sobre eles?
  • 4
    Voltar ao básico. Agora que você é um viajante do mundo quando se trata de vinho, ele retorna aos primeiros vinhos que você tentou. Haverá uma diferença você quer saber quem era a pessoa que originalmente testado, ou como é possível que o vinho foi completamente transformada, mas é inegável que teria acontecido. Tome esse Chardonnay básico que foi armazenado em seu armário e goles, apreciando seu progresso.
  • Vai tornar-se evidente o quanto tem o seu paladar. que também se tornarão evidentes vinhos que você gosta eo que você nem sequer se preocupou em tentar. Para um verdadeiro desafio, você tem alguns vidros pretos para provas cegas e veja se você ficar consistente.
  • 5
    Encontrar uma escola enologia na sua área. A maioria dos cursos ou realiza degustações, oferecendo algum tipo de "certificado" ou "acreditação" ao terminar. escolas de adultos e restaurantes locais também realizam aulas de apreciação de vinhos. Quando as pessoas perguntam-lhe se você sabe vinho, você pode mencionar que mesmo que você estudado.
  • Embora, naturalmente, como com qualquer coisa não, você precisa uma escola para se tornar experiente. É simplesmente uma maneira fácil de provar que você sabe o que o seu.
  • 6
    Fazer o exame do Tribunal de Masters. Em os EUA, para ser um sommelier mestre, você tem que fazer o exame do Tribunal de Masters. Existe um campo que você pode tomar (você tem que aplicar), embora você pode fazer o exame sem levar o curso. Este é o mais alto que você pode obter no mundo do vinho, e vem com toda uma marca de respeito.
  • Eles também oferecem cursos internacionais. Atualmente, existem apenas 140 professores sommeliers na América do Norte. Pronto para ser o próximo?
  • dicas

    • Combinar o vinho com uma refeição e para provar o vinho e comer a comida, estar ciente da experiência e gravar a melhor combinação.
    • Se você tiver a oportunidade, passar algum tempo em uma região conhecida pelo seu vinho, como a região de Bordeaux, na França. Você vai encontrar excelentes vinhos a preços baixos e beneficiar da cultura local de apreciação do vinho.
    • Prepare vinho barato em forma de casa. Há kits em lojas de suprimentos para fazer cervejas caseiras ou online. Ensinam-lhe sobre a gravidade, o fermento, as fases de fermentação, clarificação e como ajustar o fermento e aromatizante, como o carvalho. O sabor do vinho muda mais rapidamente durante os primeiros meses de fermentação.

    avisos

    • Não tenha medo de começar. Ninguém nasceu sabendo tudo sobre o vinho. Apenas jogue-se e molhar os pés.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados