Como acalmar uma discussão com um cliente difícil
2 métodos:
Conteúdo
Uma das situações mais difíceis para um funcionário de serviço ao cliente pode acontecer é lidar com um cliente difícil. Independentemente você trabalhar em um comércio ou ser parte da indústria de alimentos ou de hospitalidade, mais cedo ou mais tarde você vai encontrar-se cara a cara com um cliente irritado e furioso ou simplesmente um encrenqueiro. Não tenha medo, porque há muitas maneiras de acalmar a situação, que irá manter tanto o cliente feliz seu chefe. Você pode ter uma atitude de "o cliente tem sempre razão" e satisfazer o que você pode, resistem aceitar suas demandas, se necessário, ou simplesmente tentar chegar a um compromisso.
método 1
Lidar com clientes difíceis1
Aprenda a ouvir. clientes difíceis não espere todas as suas exigências sejam atendidas com perfeição, mas simplesmente quer ser levado a sério. Preste muita atenção ao cliente e calmamente ouvir as suas queixas. Manter contato com os olhos e não sorrir ou fazer caretas. Balançando a cabeça quando o cliente tem um ponto válido.
2
Tente entender o cliente. A maioria das discussões entre um empregado e um cliente piorar porque há uma falta de compreensão entre eles. O cliente pode se sentir irritado porque o empregado não se importa o suficiente para entender seus problemas. Para deixar o cliente saber que você vai fazer o melhor para resolver os seus problemas, você vai estabelecer que você é um aliado do cliente e, portanto, a conversa não precisa ser hostil.
3
Lembre-se que outras pessoas observam a conversa. Imagine que você tem uma audiência na frente, para aprender a acalmar-se em uma situação difícil. Você nunca deve deixar seus clientes vê-lo se comportando mal. Ele assume que o cliente vai a outras pessoas o que aconteceu.
4
Ele fala devagar e relativamente calma. As emoções são contagiosas. Ao baixar o tom de sua voz e falar devagar, vamos demonstrar ao cliente que você tem o controle da situação e você está calmo. Isto é especialmente importante se o cliente está com raiva e gritando. Você não vai querer piorar a situação.
5
Desculpar com o cliente. Qualquer funcionário da empresa é capaz de desculpas pelo inconveniente, não importa qual a sua posição. Olhe o cliente nos olhos e garantir que a sua expressão e tom de voz são sinceros. Em seguida, dizer-lhe, em nome da empresa, desculpamos pelo inconveniente e faremos o nosso melhor para ajudar.
6
Fale com o seu supervisor. É uma boa idéia fazê-lo, mesmo se o cliente não pedir-lhe para entrar em contato com ele. Seu supervisor terá mais autoridade para resolver a situação, se ele está indo dar-lhe um desconto, de crédito ou concessão de qualquer outro cliente. Além disso, você vai a responsabilidade pela satisfação do cliente um empregado com maior pontuação do que você, assim que alguns clientes acham reconfortante.
7
Faça-lhe uma promessa de que pode cumprir ao cliente. Oferecer uma solução ou promessa de um cliente, então não fazê-lo, é uma das piores coisas que pode fazer. O cliente vai se sentir absolutamente frustrado se você faz. Se você não tem certeza sobre alguma coisa, fale com o seu supervisor. Não tomar uma decisão precipitada sob pressão.
8
Termina a conversa o mais positivo possível. Mesmo que você resolveu o problema exatamente como o cliente queria e isso ainda está com raiva, não deixe ir, indignada. Agradecê-lo por sua paciência e prometer que você vai fazer todo o possível para tornar a sua próxima experiência é o ideal. Por exemplo, dizer: "Obrigado por ser tão paciente enquanto lidamos com a situação. Eu vou ser feliz para monitorar sua próxima transação com a gente para garantir que não existem desvantagens. Sinta-se livre para perguntar-me ".
9
Você deve saber quando dizer o suficiente. Se o cliente começa a ficar agressivo ou não mostra sinais de querer se acalmar, segurança chamada ou emergências e pedir à polícia para resolver a situação. Se o cliente faz um barulho, insultos ou agressivo com você ou outros clientes, e fez o que podia e devia deixar que as autoridades cuidar da situação.
10
Deixe o seu orgulho de lado. Prepare-se para atender às necessidades do cliente, mesmo se você pensa que é errado. Você deve ser humilde e pedir desculpas por algo que você não pode pensar que é um problema. Nunca seja arrogante e sempre dá o melhor de você quando você tem que lidar com um cliente difícil.
11
Ir para os clientes e oportunidades difíceis. Você deve sempre ter em mente que, enquanto os clientes mais felizes tem, maior o seu lucro. Apesar de um cliente satisfeito não é sempre correr a voz de sua boa experiência para os outros, um cliente insatisfeito vai sempre reclamar. Isto significa que a sua empresa vai sofrer perdas econômicas. Quando você vai para acalmar uma discussão com um de seus clientes, penso que esta é uma excelente oportunidade para salvar uma venda ou serviço que, caso contrário perdem caminho.
12
Não tome as queixas de um cliente pessoalmente. Lembre-se que o que acontece no negócio não tem nada a ver com você como uma pessoa. Não deve tomar as queixas de um cliente como um insulto à sua pessoa, mesmo se o cliente verbalmente agredido você. Deixe o seu orgulho de lado. Embora seja tentador para tentar convencer o cliente que você está certo e ele está errado, não se enquadram essas coisas.
método 2
Lidar com tipos específicos de clientes difíceis1
Lidia com um cliente irritado. clientes irritados são um dos tipos mais complicados para acalmar clientes difíceis. Você precisa trabalhar com o cliente para alcançar a fonte da sua ira. Mantenha-se positivo durante a conversa, você reconhece como o cliente se sente, mostrar a ele que você quer ajudar e trabalhar juntos para encontrar uma solução para o problema.
- Diga ao cliente, "Eu sei que ele está irritado e queria ajudar. Você pode me dizer o que aconteceu? ". Nunca diga algo como: "Não há razão para ficar com raiva."
- Manter a calma e ser objetivo durante a conversa. Não faça promessas para o cliente que então não pode cumprir. Diga algo como: "eu vou me esforçar para resolver o problema o mais rápido possível", em vez de prometer fazer algo em um período de tempo específico. A regra geral é a prometer pouco e dar muito.
- Evite interromper o cliente quando você explicar o que acontece com você, porque só você colocar mais agitado. Nunca diga "Sim, mas ...", enquanto você fala.
- Sempre amarrar um acompanhamento do cliente para se certificar que tudo correu bem.
2
feixe feliz a um cliente insatisfeito. Em algum ponto você tem que lidar com um cliente que teve uma experiência negativa com outro funcionário da sua empresa. Digamos que você é o gerente de um restaurante e um cliente não está satisfeito com o serviço que deram um dos garçons. Cumprimentá-lo com um sorriso, diga-lhe o seu nome e oferecer sua ajuda. Como você conversar com o cliente, certifique-se de não dar desculpas para o mau serviço que você recebeu. Hazle questões abertas, verificação dá-lhe informações e toma a decisão de deixá-lo satisfeito.
3
Ela ajuda a um cliente indeciso. Alguns clientes têm muitos problemas para decidir qual produto comprar. Demora muito tempo para fazer compras e não deixe que você ajuda outros clientes. No entanto, você deve ser paciente, deixá-los em aberto perguntas, ouvir, oferecer sugestões e tentar orientá-los através do processo de fazer deciciones.
4
Lidia com um cliente autoritário. Alguns clientes podem ser dominador e controlador. Você tem que ser educado e amigável, mas não deixar o cliente andar em cima de você. Se comportar profissionalmente, tratar o cliente com respeito, ser assertivo e justo e dizer ao cliente o que você pode fazer por ele.
5
Lidia com um cliente grosseiro. Estes clientes podem insultar, entrar em uma fila de pessoas ou exigir sua atenção, não importa o que você está ajudando outros clientes. É muito importante que você manter a calma e se comportar profissionalmente quando se lida com essas pessoas. Nunca tente vingar-se.
6
Lidia um cliente falador. Alguns clientes tentar falar com os empregados e tempo perdido. Talvez eles falam sobre eventos atuais, tempo ou experiências pessoais. Embora você vai querer se comportar de forma educada e ser cordial, você precisa controlar a situação. Os clientes podem fazer muito desperdiçando seu tempo e impedi-lo interagir com os outros clientes.
dicas
- Não se comportam com condescendência. Nada pior situação como um empregado rude ou escárnio. Ele fala em um tom educado, mas genuína.
- Não deixe que o cliente andar em cima de você. Há uma grande diferença entre ser simpático e permitem que você abusar. Estabelecer limites e ser educado, mas firme.
- Evite a tentação de responder ao cliente antes de você terminar de falar e não oferecem uma solução em primeiro lugar. Depois de terminar de ouvir o cliente, em silêncio depois de pedir a pergunta crucial: "O que você quer?". Lembre-se, na maioria das negociações, a pessoa que oferece uma solução perde em primeiro lugar.
- Alguns clientes são mais difíceis do que outros. Não deixe que o cliente insulta ou te tocar. Chamar a segurança ou o gerente, se este for o caso.
- Se possível, chamar o cliente pelo nome. Para a maioria das pessoas que adoram ser chamados pelo nome, em vez de se referir a eles por "Mr". ou "Ms".
- Certifique-se de dizer ao seu chefe a verdade e nada além da verdade. Não tente ocultar ou minimizar o que você fez. Basta falar com o seu chefe se você tiver um problema com um cliente, mesmo que a causa do problema é você. Provavelmente, o seu patrão sensação satisfeito sabendo que você poderia lidar com a situação.
- Lembre-se de que o cliente tem sempre razão, mesmo que apenas em algumas coisas!
- Procurar ajuda se você não pode lidar com isso. Falar com o gerente ou ligue para o seu patrão, se você está sozinho. Não tente lutar em uma situação muito complicada, porque você só piorar as coisas.