Respondendo e-mails de clientes
3 partes:
Conteúdo
Responder e-mails de um cliente é importante para manter a sua lealdade e para abrir a porta para um futuro com este aspecto oportunidade. Para aproveitar ao máximo esse tipo específico de comunicação, é importante para garantir que a resposta a todos os clientes de e-mail indicando que leia atentamente o foco do e-mail original e que esta resposta está diretamente relacionada com o feedback dos clientes . Seguir alguns passos simples irá garantir que o email permanece dentro do assunto e obter a aprovação do cliente.
parte 1
Leia cliente de email1
leia cuidadosamente o seu e-mail. Evite a tentação de começar a formular uma resposta antes de começar a ler a última palavra da correspondência. Como você ler o texto inteiro, outras percepções poderia venirte à mente e torná-lo mais fácil de dar uma resposta verdadeiramente construtivo.
2
Você reconhece o seu e-mail o mais rápido possível. Deixe-o saber imediatamente que você se importa e que você pretende saber mais sobre as suas preocupações, existe uma equipe responsável por essas ações e que vamos chegar a uma solução. Tente algumas das seguintes respostas para personalizar e criar algum própria:
3
Registra todas as interações com os clientes. Há alguns pacotes de software para clientes que fazem este trabalho para você, mas, em geral, deve haver uma maneira de identificar o cliente, suas informações de contato e sua reclamação específica. Certifique-se de incluir informações suficientes, como um número de identificação único, caso ele tenha mais de uma experiência ruim.
parte 2
Interpretar as preocupações dos clientes1
Ponha-se na sua posição. Antes de determinar quem é a culpa, qual deve ser a resposta e que solução deve ser dada, tente realmente se identificam com o cliente. Pense em situações do passado em que você estava desgostoso com um negócio e faz o tipo de resposta tem-lo satisfeito.
2
Considere as suas perguntas ou preocupações. Às vezes, os clientes podem ser muito direta, enquanto outras vezes suas palavras podem sugerir algumas preocupações adicionais. Em caso de dúvida, não acho que suas intenções. Obter um esclarecimento para fazer uma pergunta.
3
Faça uma lista de problemas específicos. Peneire e-mail para separar as preocupações dos palavrões. Tentar desagregar e-mail em três seções diferentes.
parte 3
Responder ao e-mail do cliente1
Agradeça-lhe para o seu e-mail. Quando um cliente toma o tempo para enviar um e-mail, é-lhe dada a oportunidade de superar os obstáculos e fortalecer o relacionamento com ele. Ele deixa claro que o cliente é valioso e você encontrar uma maneira de fornecer um respostas concisas para resolver o seu problema.
2
Desculpar por erros. Às vezes, tudo que um cliente quer é o reconhecimento de um erro, um mau serviço prestado ou produto insatisfatório. Tente o seguinte para aliviar o cliente:
3
Ele estabelece uma expectativa razoável de responder. Muitas empresas têm uma política para responder a e-mails dentro das próximas 24 horas úteis ou menos. Certifique-se de seus clientes sabem quando você pode razoavelmente esperar para receber uma resposta.
4
Trate cada tópico mencionado no seu e-mail. Uma maneira fácil de responder a cada ponto está na mesma ordem em que foram mencionados no e-mail original. Isso muitas vezes faz com que seja mais fácil para se conectar rapidamente as respostas dos clientes aos seus comentários, uma vez que o fluxo de respostas são sincronizados com o layout do seu texto.
5
Faça perguntas para esclarecer alguns pontos. Se qualquer uma das observações apresentadas pelo cliente não está claro, de alguma forma, fazer algumas perguntas destinadas a obter mais detalhes. Evite algumas perguntas que só permitem dar uma resposta simples de sim ou não. Idealmente, você tem uma completamente suficiente para resolver os problemas que permanecem na mente dos dados dos clientes.
6
Cuidadosamente cuidar de clientes irritantes. Clientes que estão chateados é improvável para responder amavelmente a qualquer tratamento, exceto o reconhecimento e compreensão da sua reclamação.
7
Oferece soluções sem desculpas. Não responda negativamente, mesmo se um cliente quer algo que não pode ser cumprida. Diga soluções estão disponíveis para resolver o problema subjacente, especialmente se a culpa é sua empresa. Afinal de contas, os clientes estão mais interessados no que os provedores podem fazer, e não o que eles não podem.
8
Monitores de uma correspondência de acompanhamento com o cliente. Certifique-se a sua empresa está em conformidade com a solução fornecida e que o cliente está satisfeito. Nunca deixe um problema não resolvido.
dicas
- Mesmo que o assunto mencionado no e-mail é devido a erro do cliente, ele assume a responsabilidade pela reclamação. Evite culpá-lo. Ele vai saber quem cometeu o erro quando o assunto é resolvido e ser grato que você evitou culpa.
- Os clientes que enviam reclamações de e-mail está chateado com a situação, e não como uma pessoa. Ignorar o palavreado usado para descarregar sua frustração e não levá-la pessoalmente. Concentre sua atenção sobre a causa para o cliente pesar e responder a ele de uma forma que o problema insensível ou nenhum foco em seu ego em causa.