Fazer alguém se sentir culpado
4: Métodos
Conteúdo
O ato de fazer alguém se sentir culpado, o que também pode ser considerado como vergonhoso para mudar suas ações pode ser realizada de várias maneiras. No entanto, você deve evitar a decepção significativa para evitar um conflito com a outra pessoa. Em qualquer caso, usando as emoções da outra pessoa a mudar seu comportamento em seu favor é geralmente o objetivo nesta situação.
método 1
Apelando à consciência1
Determine o que você quer mudança de comportamento. Existe um ponto com o qual você quer que a outra pessoa concorda ou ação que você quer que eu faça? Isso ajudará o seu diálogo.
- No caso de concordar com um ponto ou uma idéia, você poderia pedir a outra pessoa a admitir que estava errado dizer, escrever ou expressar certa opinião. Por exemplo, se a outra pessoa insultado sua aparência, você focar a culpa pela declaração.
- No caso da ação, você vai se sentir culpada por algo que fisicamente participou. Por exemplo, se você roubou de uma loja, você vai se concentrar em seus sentimentos sobre esse ato particular.
- Em qualquer situação, você pode expandir seu alvo para sentimentos gerais de ofensa a pessoa em causa.
2
Pedir a outra pessoa para a sua ofensa. Pode não obter uma resposta na primeira tentativa, mas não repetir a pergunta da mesma maneira cada vez.
3
Dar a outra pessoa uma chance de explicar suas ações. Isso permitirá que você percebe que você precisa assumir a responsabilidade e dar-lhe a oportunidade de oferecer alternativas.
4
Assinala os erros da outra pessoa. Você deve ter o cuidado de ligar o crime de outra pessoa com a consciência de ter feito algo mau- não acusá-la de mais de culpados.
5
Escolha o seu comportamento alternativo. Isto é o que você quer que a outra pessoa a mudar suas ações.
6
Restaura relações. Seja o que passou para você fazer a outra pessoa sentir-se culpado, e depois de ter cumprido o comportamento alternativo, você deve restaurar um relacionamento saudável.
método 2
Use passado1
Use o que você sabe sobre os dois. Escolha uma experiência comum, geralmente aquele em que a outra pessoa está em dívida com você de alguma forma. Você pode usar uma memória para que você saiba que a pessoa se sente culpado ou envergonhado, embora isso seja mais arriscado.
- Há uma grande variedade de opções em uma situação como esta, mas você deve selecionar algo vivo e com muita emoção ligada à memória. Por exemplo, um tempo em que você salvou a outra pessoa um mau desempenho ou afogamento em um lago.
- Se este é um lembrete para a outra pessoa se sentir culpado ou envergonhado, proceder com cautela. Por exemplo, se você usar uma velha memória de quando você assumiu a culpa para ela por roubar uma tenda há pouco risco de incriminação. Ou se você tem provas documentais de que a outra pessoa agiu vergonhosamente para o ganho material, isso poderia ser interpretado como chantagem.
2
Apela aos seus sentidos de memórias. Você precisa ter certeza de que a outra pessoa se lembrar corretamente o incidente que tentar fazer você se sentir culpado.
3
Ele descreve o quanto isso significa para ambos. Isto é para enfatizar o valor de memórias para que você obtenha o calculado você quer resposta da outra pessoa.
4
Usar o meio ambiente. Seria aconselhável envolver a pessoa em uma situação que evoca a memória.
5
Evoca uma resposta. Depois de selecionar a memória ea outra pessoa ter se lembrado, você pode optar por mudar o comportamento que você deseja enviar.
método 3
Considere uma abordagem positiva1
Verifique a ofensa da outra pessoa. Se um incidente expressivo ou física determina se a outra pessoa já está arrependida.
- Se a outra pessoa é claramente arrependido desde o início, pode ser aconselhável optar por uma resposta positiva e construtiva em vez de fazer você se sentir culpado na forma tradicional.
- Também é menos provável de causar este método ressentimento entre você ea outra pessoa.
- Considere um terceiro mediador do partido para discutir o problema entre você ea outra pessoa.
2
Ele oferece uma primeira oportunidade para se redimir. Neste método, é aconselhável fornecer uma maneira de corrigir a situação o mais rapidamente possível e não deixar que o problema persiste. É melhor se você fazê-lo diretamente, sem um mediador, mas é preferível a qualquer método que seja mais eficiente.
3
Compartilhar a recuperação da outra pessoa. Não deixe que a outra pessoa se sentir isolado em sua culpa.
4
Documenta as experiências de ambos. Mantenha o controle de suas respostas, escritas ou praticáveis.
5
Define qualquer lição aprendida. Deve haver algo que tanto pode ganhar com esta experiência. Seja claro que ambos têm pelo menos algumas idéias comuns sobre o que eles experimentaram deve ser parte do processo.
método 4
Deixe uma mensagem1
Ele dá uma mensagem. Isso pode ser feito pessoalmente, por e-mail, mensagem de texto, telefone ou em combinação. Seja qual for o método escolhido, certifique-se de que a outra pessoa recebe a mensagem de forma eficiente.
- Embora a culpa é uma emoção ligeiramente negativo, não é aconselhável adicionar mais negatividade sendo rude em suas mensagens.
- Torne-se entender ser firme e respeitoso ao mesmo tempo.
2
Use comunicações baseadas em texto. Para as comunicações baseadas em texto, incluindo e-mail, você não pode traduzir muito bem as emoções, por isso depende mais do texto de memórias ..
3
Use comunicação pessoal. Para a comunicação pessoal ou telefone onde você pode transmitir melhor a linguagem corporal ou emoções, você pode usar semelhante aos passos acima formulação, mas o grau em que você está irritado com a memória pode ser expressa por suas expressões e pode afetar a quantidade de culpa sonsaques a outra pessoa.
dicas
- Fazer uso de contato direto olho, sempre que possível durante as comunicações pessoais.
- Mantenha um tom firme e regular voz quando você fala.
- Faça uso da memória específica sempre que possível.
avisos
- Evite mentiras explícitas e fraudes elaboradas.
- Não use uma formulação excessivamente repetitivo pode parecer irritante ou chorona.
- Ameaçar alguém com atraso tomar sua propriedade (incluindo dinheiro) é considerado chantagem.
- Ao forçar uma mudança de comportamento, há sempre o risco de danificar o seu relacionamento com a outra pessoa.