Como lidar com clientes rudes

3 partes:

Mantenha suas emoçõesAvaliar a situaçãoResolver o problema

A maioria das pessoas que trabalham em algum serviço ao cliente área encontrada em algum momento, com um cliente rude. Às vezes os clientes perdem a paciência com o funcionário, alguns clientes estão frustrados com problemas situacionais e outros clientes são simplesmente rude. Se o comportamento do cliente se justificava ou não, ele pode ser extremamente estressante para os trabalhadores que têm de lidar com o comportamento rude de clientes. Saber como desarmar uma situação tensa com um cliente rudes pode ajudá-lo a se sentir feliz e confortável no trabalho, independentemente da sua profissão.

parte 1
Mantenha suas emoções
1
Manter a calma. A primeira regra de serviço ao cliente é nunca perder a paciência com um cliente, não importa o quão rude. Perdendo a paciência com um cliente só agravam a situação e pode acabar rapidamente em sua demissão.
  • Respire profundamente e exalar suga o ar de seu diafragma em vez de seu peito. respirações profundas que são feitas a partir do estômago ajudar a relaxar o corpo, mesmo durante situações estressantes.
  • Imagine algo relaxante. Pode ser um lugar onde você esteve ou uma situação completamente imaginária, mas visualizar um lugar ou algo que ajuda a relaxar pode acalmar seus pensamentos acelerados e ajudá-lo a manter a calma.
  • 2
    Não tome insultos pessoalmente. Isto pode ser enganoso para algumas pessoas, especialmente para aqueles que tendem a internalizar as críticas. A chave é lembrar que não importa o que o cliente diz, a causa real do problema não tem nada a ver com você como uma pessoa. O mais provável é que é alterada pelo produto ou serviço adquirido esperado. É inteiramente possível que o cliente tem expectativas razoáveis ​​para iniciar ou talvez houvesse um simples erro que alterou momentaneamente. Concentre-se em resolver o problema em vez de se concentrar em magoado ou ofendido.
  • Repetir um mantra calmante em sua mente. Algo para ajudá-lo a se concentrar e manter a calma será fundamental. Tente pensar em sua mente: "Isso não é culpa minha. Ele não está com raiva de mim e não sobre mim". Pode ajudar a lembrar que você não têm necessariamente feito nada de errado e que o mau humor dos clientes acontecer em algum momento.
  • 3
    Ouvir e entender qual é o problema real. Se um cliente é rude com você, é possível que você ou um colega ter cometido um erro. Talvez o cliente não obter algo que era suposto que ele tinha para dar. Se o comportamento do cliente é adequado ou não para a situação, a chave é ouvir e tentar entender qual é a situação real. Pode ser difícil para ouvir um cliente irritado que grita obscenidades, mas sob tudo o que a raiva é um problema que provavelmente você ou seu colega pode resolver. Não pense sobre a atitude do cliente ruim e foco no problema fazendo com que sua má conduta.
  • Em vez de mencionar os problemas, basta fazer perguntas. Isso mostra ao cliente que você não tem uma atitude de resistência à sua reclamação e responder às suas perguntas podem ser notado que houve algum tipo de mal-entendido.
  • Tente ignorar nada insultuoso ou rude dizer ao cliente e se concentrar em sua reclamação. Se a sua reclamação não é clara, pergunte em um respeitoso, mas firme: "Senhor, não entendo muito bem qual é o problema. O que posso fazer para ajudá-lo hoje?".
  • Tente perguntar algo como "Quais eram as suas expectativas?" e respeitosamente continuar com pergunta "Por que essas expectativas?". Isto deve ser feito com muito cuidado, porque essas perguntas sem um tom calmo e respeitoso poderia fazer você parecer petulante. No entanto, é possível que essas questões fazem você chegar à raiz do problema. Por exemplo, o cliente pode interpretar mal o anúncio ou mal o que foi oferecido.
  • Você pode ter que indicar o motivo para a sua posição sobre o assunto. Isso é bom, mas não se esqueça de ficar longe do problema e seu raciocínio sem atacar o cliente ou sua lógica. Duvidando sua lógica ou personagem só agravar a situação e tornar mais difícil para lidar com o cliente.
  • 4
    Ele fala em voz baixa, lenta. Se um cliente fica cada vez mais chato, tentar suavizar sua voz e falar mais devagar. Isso às vezes pode ter um efeito calmante e também informa ao cliente que você está firme e profissional. É importante monitorar conscientemente seu próprio tom e do volume, porque se você se deixar levar pela raiva e você maltratar os clientes, isso só vai piorar as coisas.
  • Se sua correspondência ao cliente é por e-mail, levar alguns momentos para se concentrar antes de responder o e-mail. Respire profundamente algumas vezes, o foco em algo que faz você se sentir feliz e compor e-mail apenas quando tiver acalmado.
  • parte 2
    Avaliar a situação
    1
    Ele inclui cliente. Pode ser difícil se identificar com alguém que é rude ou agressivo, mas esta é a melhor tática. Esta mostra o cliente não para tentar arruinar a sua experiência e permite que você saiba que você está disposto a trabalhar com ele para resolver o problema. Isso pode ajudar a acalmar a situação tensa que você tem com o cliente.
    • Deixe-o saber que você compreender como o cliente se sente e por que ele está chateado. Tente dizer algo como "Eu entendo o seu problema, senhor. Soa como uma situação muito frustrante".


  • 2
    Coloque-se no lugar do cliente. Embora não seja necessariamente tem que imaginar a situação do ponto de vista do cliente, este pode ser útil. Pelo menos você deve fazer um resumo verbal da situação e cliente repeti-la do seu ponto de vista para mostrar que você é de sua parte.
  • Diga algo como "Bem senhor, só para ter certeza que eu entendi tudo certo ..." e, em seguida, repete o que o cliente lhe disse. Isso vai sutilmente informa ao cliente que você confia sua versão dos fatos e que você levar a sério tudo o que ocorreu.
  • 3
    Apologize respeitosamente com o cliente. Depois de ter determinado a verdadeira razão por que você está chateado e ter recapitulou a situação, oferecer um pedido de desculpas com respeito. Não importa se você sentir que o cliente merece um pedido de desculpas. A realidade da situação é que você não pode pacificar sem pedir desculpas e fazer um esforço para remediar a situação.
  • Tente dizer algo como "Peço desculpas pelo inconveniente, senhor. Deixe-me ver o que podemos fazer para resolver o problema para você".
  • 4
    Não se incline para trás. Se o cliente está errado e não é razoável, ainda que você precisa pedir desculpas por qualquer inconveniente, mas pode ser necessário para se manter firme para evitar que o cliente fazer o que quiser.
  • Usar frases fortes, mas respeitosa como "Por favor, deixe-me terminar", "Essa não foi a minha pergunta" ou "Não foi isso que eu quis dizer".
  • Se a comunicação é via e-mail eo cliente ignora algo que você disse, tentar mencioná-lo novamente ou escreva algo firme, mas respeitosa como "Senhor, nós discutimos este assunto com você. Existe alguma coisa que eu posso fazer para ajudar?".


  • 5
    Apoiou se não há nada que possa fazer. As chances são de que um cliente irado continuar com a sua atitude, se você acha que algo vai mudar no resultado. Se não há nada a seus colegas ou você pode fazer, basta dizer-lo ao cliente. Seja respeitoso, mas firme, eu digo algo como "Eu entendo sua frustração e eu realmente peço desculpas, mas não há nada que possamos fazer sobre este problema". Você pode ser alterada novamente, mas o mais provável é reconhecer que deve render-se e depois de sentir que ele disse o que ele pensa vontade.
  • parte 3
    Resolver o problema
    1
    Se houver uma solução simples, aplicar. Se você está autorizado a fazer devoluções ou trocas de produtos não satisfatórios com os clientes, fazê-lo. Isso fará com que o cliente feliz e reduzir seu potencial de stress. Muitas vezes, a solução mais simples é a solução mais desejável para todos os envolvidos.
    • Você pode considerar pedir aos clientes o que eles gostariam que você que fazer para corrigir o problema. No entanto, note que se o cliente ainda está de mau humor ou continua com uma atitude razoável, então você pode estar dispostos a fornecer solução razoável e prático.
  • 2
    Pesquisar documentos escritos. Se o cliente tiver um problema com uma compra, pedir para ver o recibo. Se o cliente faz exigências que vão contra um acordo assinado, você pode mostrar o acordo. Não importa que tipo de situação é, ter alguma documentação ou evidência de apoio irá ajudá-lo aplacar rapidamente às demandas de um cliente irado, se eles não são razoáveis.
  • Se sua correspondência ao cliente é através de uma série de e-mails, você pode enviar a prova de um contrato ou acordo ou simplesmente se referem a um e-mail anterior, se alguns e-mails antes tratados com o problema atual.


  • 3
    Consulta com o gerente. Se você não está autorizado a fazer retornos ou trocas, ou se você realmente ir contra as políticas da empresa, neste caso, fale com o seu supervisor. Você também deve deixá-lo saber o seu supervisor, se um cliente está chateado ou não é razoável porque o gestor pode ter a interceder ante as coisas pioram.
  • Deixe o seu supervisor que as reclamações dos clientes são, o que parece ser a razão para o problema e menciona que o cliente é difícil de tratar.
  • Seu supervisor pode dar-lhe instruções sobre como proceder ou se oferece para intervir e falar diretamente com o cliente. No mínimo, o seu supervisor deve ser capaz de ajudá-lo a planejar uma estratégia com uma solução razoável para o problema, o ideal é aquela que satisfaz todas as partes.
  • 4
    Faça uma pausa, uma vez terminado. Uma vez que a situação seja resolvida, ou pelo menos pacificada, é importante fazer uma pequena pausa (se o seu trabalho permite-lo). Sal para respirar um pouco de ar fresco, tomar uma xícara de café ou chá, ou simplesmente ir ao banheiro e lavar o rosto com um pouco de água fresca. Não importa qual a estratégia que você usa, é importante dar-se tempo para relaxar e esticar após uma situação tensa e potencialmente terrível.
  • 5
    Trabalha em deixar as coisas correrem. Depois de uma tensa situação, como lidar com um cliente rude, você pode ser tentado para desabafar sobre esse cliente com colegas ou até mesmo amigos ou família quando chegar em casa. No entanto, especialistas advertem que desabafar sobre uma situação que perturbar você pode realmente revelar-se prejudicial ao longo do tempo, se você fizer isso frequentemente. Mesmo que oferece um curto período de relaxamento e satisfação, eventualmente, a prática de relaxamento ou negar pode tornar-se inadvertidamente na forma preferida de seu cérebro para lidar com o estresse e raiva. Isso pode ser prejudicial para você e pode ser frustrante para os amigos, família e colegas.
  • Pense positivamente sobre si mesmo. Permita-se sentir orgulhoso de ter apaziguado uma situação estressante, sem perder o seu temperamento.
  • Remove dúvidas sobre si mesmo olhando para os fatos. Isso pode ser difícil, mas é importante que você se aposentar a matéria e reconhecer mais uma vez que o cliente não era necessariamente com raiva de você e todos juro que ele provavelmente não mencionou disse a sério. O cliente estava simplesmente chateado com a situação e por acaso você estivesse no meio.
  • 6
    Esforce-se para evitar problemas futuros. Pergunte-se honestamente se algo poderia ser feito de forma diferente para evitar o problema. Não se preocupe muito com isso, você simplesmente precisa para determinar se os seus colegas ou você poderia ter feito algo diferente. Em seguida, use este confronto desagradável como uma experiência de aprendizagem. Você reconheceu o problema com sucesso, e você se aproxima solucionaste. Isso é algo que vale a pena sentir-se bem. Da próxima vez será mais fácil e você vai saber como lidar com os clientes desagradáveis.
  • vídeo

    avisos

    • Nunca ignore as ameaças de um cliente rude com a sua pessoa, um colega ou sua empresa. Você deve relatar qualquer ameaça de violência a seu supervisor.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados