Naming compostos químicos
3 Métodos:Naming compostos iônicosNomear os compostos poliatómicosNomear os compostos covalentes
Para ter sucesso em química, aprender a nomear os produtos químicos de base é essencial. Siga este guia para aprender algumas regras básicas sobre como os produtos químicos obter o seu nome e como nomear compostos com os quais você ainda não estão muito familiarizados.
método 1Naming compostos iônicos
1
Sabe como um composto iônico. compostos iónicos contendo um metal e um elemento não-metálico. Refere-se aos elementos da tabela periódica para ver quais as categorias pertencem aos elementos do composto.
2
Construir o nome. Para um composto de dois elementos iónicos, de nomenclatura é simples. A primeira parte do nome é o nome do elemento metálico. A segunda parte é o nome do elemento não-metálico com o sufixo "I -ido".
- exemplo:2ou3. ao2 O = composição alumínio3 = Oxigênio. Assim, o nome seria: o óxido de alumínio.
3
Reconhece-se os metais de transição. Metais em blocos D e F da Tabela Periódica conhecidos como "metais de transição". Seu fardo é escrito com um numeral romano para escrever o nome do composto. Isto porque elas podem ter mais do que uma carga e pode formar mais do que um composto.
- Exemplo: FeCl2 e FeCl3. Fe = Cl Hierro-2 Cl = Cloro -2-3 Cloro = -3. Os nomes são: ferro (II) e cloreto de ferro (III) cloreto.
método 2Nomear os compostos poliatómicos
1
Ela compreende o que um composto polyatomic. Estes compostos são construídos a partir de grupos de átomos estão ligados, e quando todo o grupo tem uma carga, positiva ou negativa. Você pode fazer três coisas básicas com compostos poliatómicos:
- Adicionar hidrogénio no início do composto. Palavra "hidrogênio" É adicionado ao início do nome do composto. Isto reduz a carga negativa por 1. Por exemplo, "carbonato" CO3 se converte em "hidrogenocarbonato "HCO3.
2
Memorize a maioria dos grupos iônicos comuns. Estas são as bases para formar maioria dos produtos químicos. Em seguida, eles estão em ordem crescente de carga negativa, são:
- ião hidróxido: OH
- ião nitrato: NÃO3
- iões de hidrogénio: HCO3
- ion permanganato: MnO4
- ião carbonato: CO3
- ião cromato: CrO4
- ião dicromato: Cr2ou7
- íon sulfato: SO4
- ion sulfito: SO3
- ion tiossulfato: S2O3
- PO ião fosfato4
- de iões de amónio: NH4
3
Construir os nomes dos compostos com base na lista. Associar qualquer item (s) ligado ao grupo iônico e dar seu nome em conformidade. Se o item aparece em frente ao grupo iónico, o nome do elemento é simplesmente adicionado ao início do nome do composto.
- Exemplo: KMnO4. Você deve reconhecer o ion MnO4 como permanganato. K é o potássio e o nome do composto é permanganato de potássio.
método 3Nomear os compostos covalentes
1
Ele compreende um composto covalente. compostos covalentes são formadas por dois ou mais elementos não metálicos. O nome do composto é baseado em quantos átomos estão presentes. O prefixo é a palavra latina para o número de moléculas.
2
Saiba prefixos. Memorizar até 8 átomos de prefixos:
- 1 átomo: "mono-"
- 2 átomos de carbono; "di-"
- C3: "tri-"
- C4: "tetra-"
- C 5: "penta-"
- C6: "hexa-"
- 7 átomos de: "hepta"
- C8: "octa"
3
Nomear os compostos. Nomeia um novo composto, usando os prefixos corretas. Você deve juntar-se prefixos para qualquer parte do composto que tem vários átomos.
- Exemplo: CO faria monóxido de carbono e CO2 Seria dióxido de carbono.
dicas
- Claro, todas essas regras têm muitas exceções, por exemplo, apesar de ter um 2 no final, CaCl2 Ele ainda é chamado simplesmente de "cloreto de cálcio", NO "dicloreto de cálcio" como se poderia esperar.
- Estas regras são projetados para pessoas que estão começando em química e ciência. Em química avançada, são aplicadas regras diferentes, por exemplo, as regras de valência variável.
- É muito importante notar que esta não se aplica a química orgânica.