Encontrar o número de oxidação

2 partes:

Atribuir o número de oxidação com base nas regras da químicaAtribuir números de átomos sem o uso de números de oxidação regras

Em química, os termos "de oxidação" e "redução" refere-se a reacções em que um átomo (ou grupo de átomos) perde ou ganha electrões, respectivamente. números de oxidação são números atribuídos aos átomos (ou grupos de átomos) produtos químicos que ajudam a manter o controle de quantos elétrons estão disponíveis para ser transferidos e se os reagentes são oxidado ou reduzido em uma reação. O processo de atribuição de números de oxidação de átomos pode variar de ser extremamente simples de ser complexa, dependendo da carga de átomos e da composição química das moléculas de que fazem parte. Para complicar, alguns átomos podem ter mais de um número de oxidação. Felizmente, a atribuição de números de oxidação ele é governado por regras bem definidas e simples a seguir, mas sabendo química básica e álgebra irá utilizar estas regras mais fácil.

parte 1Atribuir o número de oxidação com base nas regras da química

1

Determina se a substância em questão é fundamental. Livre átomos elementares e não são combinados sempre ter um número de oxidação igual a 0. Isto é verdadeiro para átomos cuja forma elementar consiste de um único átomo e também para átomos cuja forma elementar é diatômica ou polyatomic.

  • Por exemplo, Al(S) e Cl2 Eles têm um número de oxidação de 0, porque eles são, na sua forma elementar não combinada.
  • Note-se que a forma de enxofre elementar, S8 (L octosulfuro), embora seja irregular, também ele tem um número de oxidação de 0.

2

Determina se a substância em questão é um íon. Os iões tem um número de oxidação igual a sua carga. Isto é verdade para os íons que não estão vinculados a qualquer outro elemento e para formar parte de um composto iônico.

  • Por exemplo, o ião de Cl que tem um número de oxidação -1.
  • O ião Cl continua Tendo um número de oxidação de -1 quando parte do composto de NaCl. Uma vez que o ião Na, por definição, tem uma carga de 1, sabemos que o ião Cl tem uma carga de -1, em seguida, o número de oxidação continua -1.

3

Para íons metálicos, note que vários números de oxidação são possíveis. Muitos elementos metálicos têm mais de uma carga. Por exemplo, o ferro metálico (Fe) pode ser um ião com uma carga de 2 ou 3. A carga de íons metálicos (e, portanto, os seus números de oxidação) pode ser determinada considerando a carga dos outros átomos na forma composta ou quando eles são escritos em um texto, observando a notação em algarismos romanos (como no oração, "O ferro ion (III) tem um custo de 3").

  • Por exemplo, considere um composto que contenha o alumínio ião metálico. O composto AlCl3 tem uma carga média 0. Como se sabe que os iões Cl tem uma carga -1 e existem 3 iões Cl no composto, o ião Al deve ter uma taxa de 3 para a carga média de todos os iões adicionar 0. portanto, o número de oxidação é 3 Al.

4

Atribui um número de oxidação de -2 a oxigénio (com exceções). em quase todos os casos, os átomos de oxigénio tem um número de oxidação de -2. Existem algumas excepções a esta regra:

  • Quando o oxigênio está em seu estado elementar (O2), O seu número de oxidação é 0, como com todos os átomos elementares.
  • Quando o oxigênio é parte de um peróxido, seu número de oxidação é -1. Os peróxidos são uma classe de compostos que contêm uma ligação simples oxigénio-oxigénio (ou peróxido de anião ó2.) Por exemplo, na molécula H2ou2 (Peróxido de hidrogênio), o oxigênio tem um número de oxidação (e carga) -1.
  • Quando o oxigénio está ligado a átomos de flúor, o seu número de oxidação é 2. Leia regra de flúor mais tarde para obter mais informações.



5

Atribui um número de 1 a oxidação do hidrogénio (com exceções). Como o oxigênio, o número de oxidação de hidrogênio muda apenas em casos excepcionais. Geralmente, o hidrogénio tem um número de oxidação de 1 (a menos que, como indicado acima, se encontra na sua forma elementar, H2.) No entanto, no caso especial dos compostos de hidretos, hidrogénio tem um número de oxidação -1.

  • Por exemplo, em H2Ou, sabemos que o hidrogênio tem um número de oxidação de +1 porque o oxigênio tem uma carga de -1 e +1 2 encargos precisa agravar a carga total de zero. No entanto, hidreto de sódio, NaH, hidrogénio tem um número de oxidação -1 porque o ião de Na tem uma carga de um e de modo a que o composto em carga total 0, a carga (e, por conseguinte, o número de oxidação) deve valer -1.

6

flúor sempre tem um número de oxidação -1. Como mencionado acima, os números de oxidação de certos elementos podem variar dependendo de vários factores (iões metálicos, átomos de oxigénio em peróxidos, etc). Flúor, no entanto, tem um número de oxidação de -1 que nunca muda. Isto é por causa de flúor é o elemento mais electronegativo ou, em outras palavras, é o elemento que é menos susceptível de produzir qualquer dos seus próprios electrões e tem mais possibilidade de ter um electrão de um outro átomo. Por conseguinte, a carga não é alterado.

7

Define o número de oxidação de um composto igual a sua carga. A soma dos números de oxidação de todos os átomos de um composto deve ter o mesmo valor que o custo do composto. Por exemplo, se um composto não carregado é, a soma dos números de oxidação dos átomos deve ser 0- Se o composto é um ião carregado -1 poliatômico, números de oxidação deve adicionar-se a 1, etc.

  • Esta é uma boa maneira de verificar o seu trabalho, se a oxidação do seu composto não é igual à carga do composto, então você sabe que você tenha atribuído um número (ou mais) de forma incorrecta.

parte 2Atribuir números de átomos sem o uso de números de oxidação regras

1

Encontrar átomos aos quais não se aplicam as regras dos números de oxidação. Alguns átomos não têm regras específicas sobre os números de oxidação que pode adquirir. Se o seu átomo de não aparecer nas regras descritas acima e não é certo que a sua carga (por exemplo, se é parte de um grande complexo e, portanto, cargas individuais não mostrado), você pode encontrar o seu número de oxidação por o processo de remoção. Em primeiro lugar, você deve determinar a oxidação dos outros átomos no composto, então simplesmente resolve o desconhecido átomo Com base na carga total do composto.

  • Por exemplo, no composto de Na2SW4, a carga de enxofre (S) não é conhecido (e não em sua forma elementar, por isso não é 0, mas isso é tudo o que sabemos). Este é um bom candidato para este método algébrico da determinação de um número de oxidação.

2

É conhecido o número de oxidação de outros elementos do composto. Utilizando as regras de atribuição de números de oxidação, atribuir números de oxidação para os outros átomos do composto. Fique atento para casos excepcionais de O, H, etc.

  • Na No2SW4, sabemos, com base nas regras, o ião de Na tem uma carga (e, portanto, um número de oxidação) de um átomos de oxigénio e tem um número de oxidação de -2.

3

Multiplicar o número de cada átomo de pelo número de oxidação. Agora que sabemos que os números de oxidação de todos os átomos, exceto o desconhecido, devemos considerar que alguns desses átomos podem aparecer mais de uma vez. Multiplicar o coeficiente numérica de cada átomo (escrita em subscrito após o símbolo químico do átomo no composto) pelo seu número de oxidação.

  • Na No2SW4, sei lá 2 átomos de Na e quatro átomos de O que devemos multiplicar 2x 1, oxidação do Na, para obter 2, e multiplicou 4 vezes -2, oxidação de O, para obter -8.

4

Adicionar os resultados. Adicionar os resultados de produtos dá-lhe o número de oxidação do composto sem considerar o número de oxidação do átomo que você não sabe.

  • No nosso exemplo de Na2SW4, Devemos acrescentar 2 para obter -6 -8.

5

Calcular o número desconhecido de oxidação com base na carga composto. Agora você tem tudo que você precisa para encontrar o número de oxidação desconhecido usando álgebra simples. Estabelece uma equação que tem a resposta na etapa anterior mais o número de oxidação igualou desconhecido a carga total do composto. Em outras palavras: (Soma de números de oxidação conhecidos) + (Nome desconhecido número de oxidação você deseja obter) = (componente de carga) .

  • No nosso exemplo de Na2SW4 temos de encontrar a solução da seguinte forma:
  • (Soma de números de oxidação conhecidos) + (Nome desconhecido número de oxidação você deseja obter) = (componente de carga)
  • -6 + S = 0
  • S = 0 + 6
  • S = 6. O S tem um número de oxidação 6 na Na2SW4.

dicas

  • Em um composto, a soma dos números de oxidação deve ser igual a 0. Se não é um ião, tendo dois átomos, por exemplo, a soma dos números de oxidação deve ser igual à carga iónica.
  • Isso ajuda a saber como ler a tabela periódica estão localizadas e onde os metais e não-metais.
  • Os átomos na sua forma elementar sempre ter um número de oxidação igual a 0. Um ião monoatômico tem um número de oxidação igual a sua carga. metais do grupo 1A em sua forma elementar, como o hidrogénio, de lítio e de sódio, tem um número de oxidação de metais do Grupo 1 + 2a na sua forma elementar, tais como magnésio e cálcio, tem um número de oxidação de +2. Ambos hidrogênio e oxigênio têm a capacidade de tomar dois números de oxidação diferentes, dependendo dos elementos que estão vinculados.
  • Será útil para lembrar os seguintes pontos ao determinar a diferença entre a oxidação e redução:
  • Oxidação perdeu (elétrons), a redução de ganho (elétrons).
  • Perda de electrões = = electrões de oxidação-redução aumenta.
  • Os átomos de metal tendem a perder electrões para formar iões positivos (oxidação).
  • Os átomos de não-metais tendem a ganhar elétrons para formar íons negativos (redução).
  • iões existentes também pode ganhar ou perder electrões para se tornar um ião com uma carga diferente ou um átomo com carga neutra.

Coisas que você precisa

  • tabela periódica
  • Acesso à Internet, livros de química ou ambos
  • papel, caneta ou lápis
  • calculadora

Artigos Relacionados