Como obter a fórmula empírica

2 métodos:Compreender os conceitos básicosEncontrar a fórmula empírica

Se tiver sido atribuída uma tarefa onde você tem que obter a fórmula empírica de um composto, mas você não tem idéia de como começar, não se preocupe! WikiHow está aqui para ajudar! Em primeiro lugar, verificar o conhecimento que você deve ter para encontrar a fórmula empírica e, em seguida, testar o exemplo da parte 2.

método 1Compreender os conceitos básicos

1

Satisfazem a definição de fórmula empírica. Em química, a fórmula empírica é a maneira mais simples de descrever um composto que é basicamente uma lista de elementos que constituem um composto, organizado pela porcentagens. É importante notar que essa fórmula simples não descrever o liquidação dos átomos dentro do composto, define simplesmente os elementos de que é feito o referido composto. Por exemplo:

  • Um composto que consiste em 40,92% de carbono, 4,58% de hidrogénio e 54,5% de oxigénio terá uma fórmula empírica de C3H4ou3 (Veja um exemplo de como obter a fórmula empírica deste composto na parte dois).

2

Entende o termo "composição percentual". Isto refere-se à porcentagem de cada átomo individual durante todo o composto estudo. Para a fórmula empírica de um composto, você deve saber a composição percentual. Se você deseja obter a fórmula empírica para uma tarefa, você provavelmente vai ser dada as percentagens.

  • Em um laboratório de química para encontrar a composição percentual, o composto é examinada através de algumas experiências físicas e, em seguida, uma análise quantitativa. A menos que você está em um laboratório, você não tem que fazer esses experimentos.

3

Note que você terá que lidar com átomos gramas. Gram átomo é a quantidade específica de um elemento, que é o peso em gramas igual à massa atómica. Esta é a equação para o átomo grama: a percentagem do elemento no composto (%) dividida pela massa atómica.

  • Por exemplo, digamos que você tem um composto que é feito de 40,92% de carbono. A massa atômica de carbono é 12, então a nossa equação é: 40.92 / 12 = 3,41.

4



Você deve saber como obter a relação atómica. Quando você trabalha com um composto, você tem que calcular mais de um átomo grama. Depois de ter encontrado todos os átomos gram no composto, vê-los todos. Para a razão atómica, você tem que escolher o átomo grama menor de todos os átomos gram-lo calculados. Então você dividir todos os átomos gram entre o átomo grama menor. Por exemplo:

  • Vamos dizer que você trabalha com um composto que tem três átomos de gram: 1,5-2 e 2,5. O átomo grama menor entre os três números é de 1,5. Então, para encontrar a relação atómica, você deve dividir todos os números entre 1,5 e, em seguida, separe-os com o símbolo da relação:.
  • 1,5 / 1,5 = 1- 2 / 1,5 = 1,33- 2,5 / 1,5 = 1,66. Assim, sua proporção atómica é 1: 1,33: 1,66.

5

Entender como converter números para inteiros razões atômicas. Ao escrever uma fórmula empírica, você precisa de números inteiros. Isto significa que você não pode usar um número como 1,33. Depois de ter encontrado a razão atómica, você deve converter todos os números parciais (novamente, como 1,33) para números inteiros (como 3). Para fazer isso, você tem que encontrar um número inteiro que pode ser multiplicado por cada número individual de sua relação atómica. Por exemplo:

  • Tente 2. Multiplique os números da sua relação atómica (1- 1,33 e 1,66) por 2. Você terá 2 2,66 e 3,32. Estes não são números inteiros, então 2 não funciona.
  • Tente 3. Você vai ter 3, 4 e 5 para 1 multiplicado por 1,33 e 1,66. Portanto, sua relação atómica de inteiros é 3: 4: 5.

6

Você entende o que significam esses números para toda a fórmula empírica. A relação de número inteiro apenas resolvido se encaixa a fórmula empírica. Estes três números inteiros são pequenos números na parte inferior de cada carta representando cada elemento do composto. Por exemplo, a fórmula empírica deste exercício seria:

  • X3e4Z5

método 2Encontrar a fórmula empírica

1

Determinar a composição percentual do composto. Se você tentar obter a fórmula empírica para uma tarefa, provavelmente você vai ser dada a composição porcentual- apenas tem que saber para onde olhar. Por exemplo:

  • Vamos dizer que a tarefa pede-lhe para observar uma amostra de vitamina C. Isso tem 40,92% de carbono, 4,58% de hidrogênio e 54,5% de oxigênio. Esta é a composição percentual.
  • 40,92% de vitamina C é feita de carbono, enquanto o resto é feito de 4,58% de hidrogénio e 54,5% de oxigénio.

2

Obter o número de átomos-grama de composto. Como descrito na Parte 1, a equação para o número de átomos de Gram é: a percentagem do elemento no composto (%) dividida pela massa atómica do elemento. Para este exemplo, a massa atómica de carbono é de 12, é um de hidrogénio e de oxigénio é de 16.

  • O número de átomos de carbono grama = 40.92 / 12 = 3,41
  • O número de átomos de hidrogénio gram = 4,58 / 1 = 4,58
  • O número de átomos de oxigénio gram = 54.50 / 16 = 3,41

3

Veja a relação atómica. átomo de Pesquisa gramas é o menor dos átomos gram apenas calculado. Para este exemplo, é 3,41 (o carbono e o oxigénio têm o mesmo valor). Em seguida, você deve dividir todos os valores de átomos gram entre este número. Escrever a relação desta forma:valor do carbono: valor do hidrogénio: o valor de oxigênio.

  • Carbono: 3,41 / 3,41 = 1
  • Hidrogénio: 4,58 / 3,41 = 1,34
  • Oxigênio: 3,41 / 3,41 = 1
  • A razão atómica é 1: 1,34: 1

4

Converte relação aos números inteiros. Se a proporção atómica tem números inteiros, você pode pular esta etapa. No entanto, para este exemplo, você deve converter 1,34 em um inteiro. O menor número inteiro que deve ser multiplicado pelo número na proporção atómica para criar inteiros é três.

  • 1 x 3 = 3 (três funciona porque é um número inteiro).
  • 1,34 x 3 = 4 (4 também é um número inteiro).
  • 1 x 3 = 3 (novamente, 3 é um número inteiro).
  • Portanto, a proporção de inteiros é o carbono (C): de hidrogénio (H): oxigénio (O) = 3: 4: 3

5

Escrever a fórmula empírica. Para fazer isso, tudo que você tem a fazer é escrever as letras de cada componente, neste caso C para o carbono, H para o hidrogênio e O para o oxigênio, com seus números inteiros como subscritos. A fórmula empírica deste exemplo é:

  • C3H4ou3

dicas

  • A fórmula molecular representa o número total de elementos, enquanto que a fórmula empírica representa a menor proporção dos átomos individuais.
  • Se você tem que encontrar composições percentuais em um laboratório, você vai usar experimentos de espectrometria na amostra composta.

Artigos Relacionados