Nomear uma cadeia de hidrocarbonetos utilizando o método iupac
5 Método:
alcanosalcenosalcinoshidrocarbonetos cíclicosderivados de benzenoHidrocarbonetos, ou compostos à base de uma cadeia de carbono e hidrogénio, são a base da química orgânica. Veja como nomeá-los de acordo com a IUPAC ou da União Internacional de Química Pura e Aplicada, que é o método actualmente aceite para citar as cadeias de hidrocarbonetos.
passos
1
Entenda por que existem regras. as regras IUPAC foram criados para remover os nomes antigos (como "tolueno") E substituí-los com um sistema mais coerente e para fornecer informações sobre a colocação de substituintes (átomos ou ligado a uma cadeia de moléculas de hidrocarboneto).
2
Ter uma lista de prefixos na mão. Esses prefixos irá ajudá-lo a atribuir nomes aos hidrocarbonetos. Eles baseiam-se no número de átomos de carbono "na cadeia principal". Por exemplo, CH3CH3 Seria etano. Seu professor provavelmente espera que você aprenda mais de 10 prefixos.
- 1: meth;
- 2: et;
- 3: prop;
- 4: mas;
- 5: reprimida;
- 6: Hex;
- 7: hept;
- 8: Outubro;
- 9: non;
- 10: dezembro;
3
Prática. Saiba o sistema IUPAC requer prática. Leia os seguintes métodos para ver alguns exemplos e links para a prática de olhar os problemas de química na Internet.
método 1alcanos
1
Ele entende o que é um alcano. Um alcano é uma cadeia de hidrocarboneto não contendo ligações duplas ou triplas entre as moléculas de carbono. O sufixo no final de um alcano deve sempre "-ano".
2
Desenhe a molécula. Você pode desenhar todos os símbolos, ou você pode usar uma estrutura de esqueleto. Descubra o que o instrutor quer usá-lo, e fazê-lo em conformidade.
3
Numerar os carbonos da estrutura. A espinha dorsal é a mais longa cadeia de carbono na molécula contínua. Números que começam com o substituinte do grupo mais próximo. Cada substituinte marcou a sua localização na cadeia numérica.
4
Coloque seu nome em ordem alfabética. Os substituintes deve ser chamado alfabeticamente (excluindo prefixos, tais como di-, tri- ou tetra) não em ordem numérica.
- Se você tiver dois substituintes idênticos na cadeia de hidrocarbonetos, escreve "di" antes do substituinte. Mesmo que estejam ligados ao mesmo carbono numerados, indicando o número de duas vezes.
método 2alcenos
1
Saiba o que é um alceno. Um alceno é uma cadeia de hidrocarboneto contendo uma ou mais ligações duplas entre átomos de carbono, mas não há ligações triplas. O sufixo no final de um alceno deve sempre "-eno".
2
Desenhe a molécula.
3
Encontre o backbone. A espinha dorsal de um alceno tem de conter ligações duplas entre átomos de carbono. Também devem ser numerados a partir da extremidade que está mais próximo de uma ligação dupla carbono-carbono.
4
Aviso em que lugar é a ligação dupla. Além de apontar onde os substituintes estão em um alceno de cadeia, você também deve observar onde a ligação dupla. Fazer isso para que o menor número na ligação dupla é usado.
5
Modifica com base no número de ligações duplas na cadeia principal sufixo. Se a corrente principal tem duas ligações duplas, seu nome termina em "-dieno". Se você tiver três é "trieno", e assim por diante.
6
Nomear os substituintes em ordem alfabética. Tal como acontece com alcanos, você deve incluir os substituintes em ordem alfabética em nome final. Exclui prefixos, tais como di-, tri- e tetra -.
método 3alcinos
1
Saiba o que é um alcino. Um alcino é uma cadeia de hidrocarboneto contendo uma ou mais ligações triplas entre os átomos de carbono. O sufixo no final de um alcino deve sempre "-ino".
2
Desenhar uma molécula.
3
Localize a cadeia principal. A espinha dorsal deve conter um alcino átomos de carbono ligação tripla. Numero los a partir da extremidade mais próxima da ligação tripla de carbono.
- Se você encontrar uma molécula que tem ambas as ligações duplas e triplas, começa a numeração a partir do final mais próxima qualquer ligação múltipla.
4
Observado em que a ligação tripla. Além de apontar os substituintes estão em um alcino de cadeia, você também deve observar que parte da ligação tripla é eucuentra. Para fazer isso, use o menor número na ligação tripla.
- Se a molécula contém ligações duplas e triplas, você deve encontrá-los também.
5
Modifica o sufixo Com base no número de ligações triplas na cadeia principal. Se a cadeia principal tem duas ligações triplas, o nome termina em "-dino." Se eles são triplos é "Trino", e assim por diante.
6
Nomear os substituintes em ordem alfabética. Como os alcanos e alcenos, os substituintes deve listar em ordem alfabética em nome final. Exclui prefixos, tais como di-, tri- e delta.
- Se a molécula contém ligações duplas e triplas ligações, as ligações duplas deve ser nomeado em primeiro lugar.
método 4hidrocarbonetos cíclicos
1
Descubra que tipo de hidrocarboneto cíclico ter. hidrocarbonetos cíclicos noncyclic função hidrocarbonetos como quando eles são nomeados - aquelas que não contêm ligações múltiplas são cicloalcanos, essas ligações duplas são cicloalquenos, e esses são cicloalquinos ligações triplas. Por exemplo, um anel de 6-carbono sem multijunction é um ciclo-hexano.
2
Saber a diferença nomeando um hidrocarboneto cíclico. Existem algumas diferenças notáveis entre nome cíclicos e hidrocarbonetos não-cíclicas:
- Uma vez que todos os átomos de carbono em um anel cíclico de hidrocarboneto são iguais, não é necessário o uso de um número Se o hidrocarboneto cíclico tem apenas um componente.
- Se o grupo alquilo ligado a um radical hidrocarboneto cíclico é maior ou mais complexo do que o anel, então o hidrocarboneto cíclico pode ser um substituinte, em vez de a cadeia principal.
- Se dois substituintes estão no ringue, eles são listados em ordem alfabética. O primeiro substituinte (em ordem alfabética) é 1, os seguintes números à esquerda ou à direita - o que resulta em menos para o segundo substituinte.
- Se houver mais do que dois substituintes estão no anel, o primeiro alfabeticamente está ligado ao primeiro carbono. Os outros estão listados à esquerda ou à direita - o que resulta em baixos números.
- Tal como os hidrocarbonetos não cíclicos, a molécula final é nomeado em ordem alfabética, excluindo prefixos, tais como di-, tri- e tetra-.
método 5derivados de benzeno
1
Ela compreende o que é um derivado do benzeno. Um derivado de benzeno é baseada numa molécula de benzeno, C6H6, em que três ligações duplas uniformemente espaçados.
2
Não se usam os números se houver apenas um substituinte. Tal como acontece com outros hidrocarbonetos cíclicos, não há nenhuma necessidade de usar um número, se o anel tem um substituinte.
3
Saiba as convenções de nomenclatura de benzeno. É possível que o nome da molécula de benzeno como com qualquer outro hidrocarboneto cíclico, começando com o primeiro alfabeticamente substituinte e a atribuição de números em torno. No entanto, existem algumas designações especiais para as posições dos substituintes nos moléculas de benzeno:
- Orto ou o-: os dois substituintes estão em 1 e 2
- Meta ou m-: os dois substituintes estão no 1 e 3
- Por, ou p: os dois substituintes estão em 1 e 4
4
Se a molécula de benzeno tem três substituintes, nomes como um hidrocarboneto cíclica normal.
dicas
- Se um hidrocarboneto tendo um (grupo hidroxilo) OH em qualquer parte do composto, torna-se um álcool e é chamado com o sufixo em vez de -ano -ol.
- Se existem duas possibilidades para uma cadeia longa, escolher a cadeia que tem mais ramificações. Se as duas cadeias estão no mesmo número de agências, escolhe este primeiro. Se as duas seqüências são idênticas, independentemente dos ramos, escolher apenas uma.
- Pratique! Se você encontrar esses problemas em um exame, o professor provavelmente concebido de modo que só há uma resposta possível. Lembre-se as regras e segui-las passo a passo.
avisos
- Muitos compostos são chamados por seus nomes comuns em vez de usar o novo sistema IUPAC. Por exemplo, uma cadeia lateral sob o sistema IUPAC tem o nome de (1-metiletil) é também conhecido como um grupo isopropilo. Tenha cuidado para não misturar esses sistemas de nomenclatura.
Referências == ==
- material- Fonte contém problemas práticos
- Wikipedia na nomenclatura IUPAC
- literatura oficial IUPAC de compostos de nomeação Publicado por Advanced Chemistry Development, Inc.