Como estequiometria
4 partes:Equilibrar a equação químicaConverter entre gramas e molesConverter entre litros de gás e molesConverter entre litros de líquido e moles
Em uma equação química, a matéria não pode ser criada ou destruída, assim que os produtos que saem de uma reação deve ser igual aos reagentes que entram nele. A estequiometria é a medida dos elementos dentro de uma reacção. Trata-se de cálculos que levam em conta as massas dos reagentes e produtos de uma determinada reacção química. estequiometria matemática é meio a meio e química gira em torno do princípio simples mencionado acima: o princípio de que o assunto nunca perdeu nem ganhou durante uma reação. O primeiro passo para resolver qualquer problema é química equilibrar a equação.
parte 1Equilibrar a equação química
1
Grave o número de átomos que compõem cada composto em cada lado da equação. utilização equação química, É possível identificar os átomos de cada elemento na reacção. Uma vez que uma reacção química pode nunca ser criada ou destruída nova matéria, uma dada equação é desequilibrada se o número (e tipos) de átomos de ambos os lados da equação encaixar perfeitamente.
- Não se esqueça multiplicado por um coeficiente ou subscrito se estiver presente.
- Por exemplo, H2SW4 + Fe --- gt; fé2(SO4)3 + H2
- O reagente do lado (à esquerda) da equação, existem 2 H, 1 S, 1 S e Fe 4.
- No lado do produto (a direita) da equação, existem 2 H, 3 S, Fe 12 O e 2.
2
Faça um coeficiente contra os outros do que o oxigênio e hidrogênio para equilibrar cada lado elementos. identifica o menor fator comum entre todos os outros elementos do que oxigênio e hidrogênio para obter um número igual de átomos de ambos os lados.
- Por exemplo, o menor factor comum entre 2 e 1 2 é para o Fe. Adicionar uma Fe 2 contra o lado esquerdo para equilibrar.
- O menor fator comum entre 3 e 1 é 3 para S. Adicionar a 3 contra o H2SW4 para equilibrar os lados direito e esquerdo.
- Nesta fase, nossa equação parece com isso: 3 H2SW4 + 2 Fe --- gt; fé2(SO4)3 + H2.
3
Balança átomos de hidrogênio e oxigênio. Os átomos de hidrogênio e oxigênio são equilibradas no final, porque várias moléculas comumente aparecem em cada lado da equação. Nesta fase do processo de equilibrar a equação, não se esqueça recontar se você adicionou coeficientes de átomos e moléculas.
- No nosso exemplo, nós adicionamos 3 contra H2SW4 e agora temos 6 hidrogênios à esquerda e apenas 2 para a direita da equação. Oxígenos também têm 12 esquerdo e 12 oxigênios à direita, de modo que eles são equilibrados.
- Nós podemos equilibrar os hidrogênios adicionando um 3 contra H2.
- Nossa equação equilibrada final é 3H2SW4 + 2 Fe --- gt; fé2(SO4)3 + 3H2.
4
Reconta o número de átomos de cada lado da equação para se certificar de que eles são iguais. Assim que estiver pronto, é sensato para voltar e verificar para ver se a equação é equilibrada. Isto pode ser feito através da adição de todos os átomos de novo em cada um dos lados da equação para se certificar que são iguais em ambos os lados.
- Nós revisamos nossa equação, 3 H2SW4 + 2 Fe --- gt; fé2(SO4)3 + 3H2, para ver se ele está equilibrado.
- No lado esquerdo da seta, existem 6 H, 3 S, Fe 12 O e 2.
- O lado direito da seta, há duas Fe, 3S, 12 O e 6 H.
- Os lados esquerdo e direito da equação são iguais-Portanto, a equação é equilibrada.
parte 2Converter entre gramas e moles
1
Calcula massa molar o composto indicado em gramas. A massa molar é a quantidade em gramas (g) de uma mole de um composto. Ele permite que você converter facilmente entre gramas e moles de uma substância. Para calcular a massa molar, você tem que identificar quantas moléculas há um elemento no composto e a massa atómica de cada elemento no composto.
- Define o número de átomos de cada elemento de um composto. Por exemplo, a glucose é C6H12ou6. Existem 6 átomos de carbono, de 12 átomos de hidrogénio e seis átomos de oxigénio.
- Identifica a massa atómica em gramas por mole (g / mol) de cada átomo. As massas atômicas de elementos em glicose são: carbono, 12,0107 g / hidrogénio toupeira, 1.007 g / mole e oxigênio, 15,9994 g / mol.
- Multiplicar a massa atómica de cada elemento ao número de átomos presentes no composto. Carbono: 12.0107 x 6 = 72,0642 g / hidrogénio mole: 1.007 x 12 = 12.084 g / oxigénio mole: 15,9994 x 6 = 95,9964 g / mol.
- Adicionar estes produtos produzem a massa molar do composto. + 12,084 95,9964 72,0642 + = 180,1446 g / mol. 180.14 gramas é a massa de um mol de glicose.
2
Gramas de uma substância convertido em moles utilizando a massa molar. Usando a massa molar como um fator de conversão, você pode calcular o número de moles presentes na espécie em questão de número grama. Dividir a quantidade conhecida de gramas (g) entre a massa molar (g / mol). Uma maneira fácil de verificar se você fez o cálculo correto é certificar-se de que as unidades são cancelados deixando apenas moles.
- Por exemplo: quantas moles estão lá em 8,2 gramas de ácido clorídrico (HCl)?
- A massa atómica de H e Cl é 1,0007 35,453 é, em que a massa molar do composto é 1,007 35,453 + = 36,46 g / mol.
- Dividindo-se o número de gramas de uma substância entre os resultados molares de massa: 8,2 g / (36,46 g / mol) = 0,225 moles de HCl.
3
Determina a razão molar dos reagentes. Para determinar o desempenho de um produto de uma determinada reação, você tem que determinar a razão molar. A razão molar diz que a proporção em que as substâncias reagem um com o outro e dada pelo coeficiente de espécies na reacção de equilíbrio.
- Por exemplo, o que é a razão molar de KClO3 O2 em reação 2 KClO3 ---gt; 2 KCl + 3 S2.
- Primeiro, verifique se a equação é equilibrada. Nunca se esqueça este passo ou suas proporções será errado. Neste caso, existem quantidades iguais de cada elemento em ambos os lados da reacção, por isso, é equilibrada.
- A proporção de KClO3 O2 É 2/3. Não importa o número de ir em cima e em baixo desde que mantenha os mesmos compostos na parte superior e inferior ao longo do resto do problema.
4
Fazer uma regra de três com a proporção molar de moles de encontrar outros reagentes. Para calcular o número de moles de uma espécie produzidos ou necessários para uma reação, você vai usar a razão molar. Os problemas geralmente pedir-lhe a determinar o número de moles necessários ou o número de moles produzidos numa reacção dado um determinado número de gramas de reagente.
- Por exemplo, dado a reacção de N2 + 3H2 ---gt; 2NH3, Quantos moles de NH3 Eles irão ocorrer dada 3,00 gramas de N2 H reagir suficientemente2?
- Neste exemplo, H suficiente2 Isso significa que não é suficiente disponível e não tem que ter em conta para resolver o problema.
- Em primeiro lugar, converte gramas de N2 moles. A massa atómica de azoto é 14,0067 g / mol, de modo que a massa molar de N2 é 28,0134 g / mol. Divida a massa entre a massa molar dá 3,00 g / 28,0134 g / mol = 0,107 mol.
- Estabelece as proporções indicadas na equação: NH3: N2 = X / 0,107 mol.
- Adicione uma regra de três com este rácio e a proporção molar de NH3 N2, que é de 2: 1. x / 0,107 mol = 2/1 = (2 x 0,107) = 0,214 mol = 1x.
5
Moles convertida em massa utilizando a massa molar das espécies. Você vai usar a massa molar novamente, mas desta vez se multiplicam para converter de volta à grama moles. Certifique-se de usar a massa molar das espécies certas.
- A massa molar de NH3 É 17028 g / mol. Portanto, 0,214 mol X (17,028 g / mol) = 3.647 gramas de NH3.
parte 3Converter entre litros de gás e moles
1
Determina se a reacção ocorre à pressão normal e temperatura (PTN). PTN é um dado conjunto de condições em que 1 mol de um gás ideal ocupa 22.414 litros (L) volume. A temperatura padrão é 273,15 Kelvin (K) e pressão normal é de 1 atmosfera (atm).
- Geralmente, uma reacção que ocorre dizer a 1 atm e 273 K ou simplesmente dizer PTN.
2
Use o fator de conversão 22.414 L / mol para converter litros de moles de gás. Se a reacção ocorre a PTN, pode utilizar 22414 L / mol para calcular o número de moles de um dado volume de gás. Dividir o volume de gás (G) entre o factor de conversão para determinar as moles.
- Por exemplo, 3,2 litros de gás torna-se N2 moles: 3,2 L / 22414 L / mol = 0,143 moles.
3
Use a lei dos gases ideais para converter litros de gás que não são para PTN. Se lhe for dada uma reação que não acontece com PTN, você terá que usar o PV lei dos gases ideais = nRT para determinar o número de moles na reação. P é a pressão em atmosferas, V é o volume em litros, n é o número de moles, R é a constante dos gases ideais 0,0821L-atm / mole-K e T é a temperatura em graus Kelvin.
- A equação pode ser rearranjada para encontrar o número de moles: N = RT / PV.
- As unidades da constante de gases ideais são projetados para cancelar as unidades de outras variáveis.
- Por exemplo, determina o número de moles em 2,4 L de O2 a 300 K e 1,5 atm. Substituir variáveis dá: n = (0.0821 x 300) / (1,5 x 2) = 24,63 / 3,6 = 6.842 moles de O2.
parte 4Converter entre litros de líquido e moles
1
Calcula densidade líquido. Por vezes, as equações químicas dará o volume de um reagente líquido e requerem muitas gramas ou moles necessários para a reacção. Para converter em gramas, você vai usar a densidade do líquido. A densidade é obtida pela massa dividida pelo volume.
- Se não lhe deu a densidade do problema, você pode ter que procurar um texto de referência ou online.
2
Converte volume para mililitros (ml). para converter o volume da massa líquida (g), terá de usar a densidade do líquido. A densidade é dada em gramas por mililitro (g / ml). Por conseguinte, o volume de líquido tem de estar em mililitros a girar.
- Identifica o volume dado. Por exemplo, digamos que o problema diz que você tem 1 litro de H2O. Para converter ml, basta multiplicar por 1.000. Existem 1.000 mililitros em um litro de água.
3
Multiplique o volume pela densidade. Ao multiplicar o volume (ml) de um líquido pela densidade do líquido (g / ml), mililitros são cancelados e ficar com as gramas da substância.
- Por exemplo, a densidade de H2Ou é 18,0134 g / ml. Se a equação química diz que você tem 500 ml de H2S, em seguida, o número de gramas é de 500 ml x 18,0134 g / ml = 9.006,7 g.
4
Calcula massa molar reagente. A massa molar é a quantidade em gramas (g) de uma mole de um composto. Ele permite que você converter facilmente entre gramas e moléculas de uma substância. Para calcular a massa molar, você tem que identificar quantas moléculas há um elemento em um composto e a massa atómica de cada elemento no composto.
- Define o número de átomos de cada elemento em um composto. Por exemplo, a glucose é C6H12ou6. Existem 6 átomos de carbono, de 12 átomos de hidrogénio e seis átomos de oxigénio.
- Identifica a massa atómica em gramas por mole (g / mol) de cada átomo. As massas atômicas de elementos em glicose são: carbono, 12,0107 g / hidrogénio toupeira, 1.007 g / mole e oxigênio, 15,9994 g / mol.
- Multiplicar a massa atómica de cada elemento ao número de átomos presentes no composto. Carbono: 12.0107 x 6 = 72,0642 g / hidrogénio mole: 1.007 x 12 = 12.084 g / oxigénio mole: 15,9994 x 6 = 95,9964 g / mol.
- Adicionar estes produtos produzem a massa molar do composto. + 12,084 95,9964 72,0642 + = 180,1446 g / mol. 180.14 gramas é a massa de um mol de glicose.
5
Converte gramas de uma substância utilizando os moles de massa molar. Usando a massa molar como um fator de conversão, você pode calcular o número de moles presentes na espécie em questão de número grama. Dividir a quantidade conhecida de gramas (g) entre a massa molar (g / mol). Uma maneira fácil de verificar se você fez o cálculo correto é certificar-se de que as unidades são cancelados deixando apenas moles.
- Por exemplo: quantas moles estão lá em 8,2 gramas de ácido clorídrico (HCl)?
- A massa atómica de H e Cl é 1,0007 35,453 é, em que a massa molar do composto é 1,007 35,453 + = 36,46 g / mol.
- Dividindo-se o número de gramas de uma substância entre os resultados molares de massa: 8,2 g / (36,46 g / mol) = 0,225 moles de HCl.