Encontrar o número atômico
2 partes:Localizar o número atômicoProcurar informações relacionadas
O número atómico de um elemento é o número de protões que possuem o núcleo de um átomo de esse elemento. O número atômico de um elemento ou um isótopo não pode ser alterado, de modo que você pode usar o número atômico para encontrar outras características, tais como o número de nêutrons.
parte 1Localizar o número atômico
1
Encontrar uma cópia da tabela periódica. O uso deste artigo se você não tiver um na mão. Cada elemento tem um número atómico diferente, por isso não há maneira rápida de aprender todos os elementos. Você deve procurar uma cópia da tabela periódica ou memorizar.
- A maioria dos livros de química tem uma tabela periódica impressa na capa.
2
Encontre o item que estudar. A maioria das tabelas periódicas incluir o nome completo dos elementos e o símbolo químico (como Hg para mercúrio). Se tiver dificuldade em encontrá-lo, fazer uma pesquisa online, digitando "símbolo químico", seguido do nome do item.
3
Pesquisar número atômico. Geralmente, o número atómico é, no canto superior esquerdo ou direito do elemento de caixa, mas pode estar em outro lugar. É sempre um número inteiro.
- Se o número inclui um ponto decimal, provavelmente você está vendo a massa atômica.
4
Confirma com base nos pontos próximos. A tabela periódica é disposta na ordem de número atómico. Se o número atômico do seu elemento é "33", o elemento à esquerda deve ser "32" e o elemento do direito deve ser "34". Se este padrão se mantém, então você definitivamente encontrado o número atômico.
- É provável que você veja vazia após itens 56 (Bario) e 88 (Radio). Não há vácuo real. Estes elementos com números atómicos estão localizados em duas filas abaixo do resto da imagem. Eles são apenas separados desta forma para se encaixar na tabela periódica de uma forma mais estreita.
5
Compreende o número atômico. O número atómico de um elemento tem uma definição simples: o número de protões em um átomo desse elemento. Esta é a definição fundamental de um elemento. O número de prótons determina a carga elétrica total de núcleos, que determina quantos elétrons podem manter átomo. Porque electrões são responsáveis por quase todas as interacções químicas, número atómico indirectamente estabelece todas as propriedades físicas e químicas do elemento.
- Dito de outra forma, cada átomo com oito prótons é um átomo de oxigénio. Dois átomos de oxigênio podem ter diferentes números de nêutrons ou (se um é um ion) número diferente de elétrons, mas sempre terá oito prótons cada.
parte 2Procurar informações relacionadas
1
Procure o peso atômico. Geralmente, o peso atómico é impresso com o nome do elemento na tabela periódica e inclui geralmente duas ou três casas decimais. Esta é a massa média de um átomo do elemento, ponderada de acordo com o que encontrado na natureza. Este número está em "unidades de massa atômica" (UMA).
- Alguns cientistas preferem o termo "massa atômica relativa" ao invés de peso atômico.
2
Compreender a massa atômica. A massa atómica está intimamente relacionado com o conceito de peso atómico. A única diferença é que um átomo específico em vez de observar a média de uma amostra. Um grama de ferro contém muitos átomos com um pouco diferentes massas, então você deve olhar para o "peso relativo" para encontrar a média. Se você tomar um único átomo de ferro, você não precisa se preocupar em média, você só tem que se preocupar com a massa exata do átomo específico.
- Na prática, os problemas da química que lidam com átomos individuais geralmente dizer a massa atómica. Basta compreender esse conceito, para não ser surpreendido com o fato de que é diferente do que o peso atômico.
3
Em volta do número de massa. O número de massa é o número total de prótons e nêutrons, contendo um átomo de um elemento. É fácil de encontrar: basta tirar o peso atômico impressa na tabela periódica e arredondar para o número inteiro mais próximo.
- Isso funciona porque os prótons e nêutrons são muito perto de 1 UMA e elétrons estão muito perto de 0 UMA. O peso atômico preciso utilizado para as medidas de valor decimal, mas só está interessado em números inteiros, o que dizer-lhe o número de prótons e nêutrons.
- Lembre-se, se você usar o peso atômico, obter uma média para uma amostra típica. Uma amostra de bromo tem um número médio de massa de 80, mas que é um único átomo de bromo quase sempre com um nero de massa de 79 ou 81.
4
Calcule o número de nêutrons. Agora que você sabe que o número atômico = o número de prótons eo número de massa = o número de prótons + número de nêutrons. Para encontrar o número de nêutrons em um elemento, subtrai o número de número de massa atômica. Aqui estão alguns exemplos:
- Um único átomo de hélio (He) tem um número de massa de 4 e um número atômico de 2. Deve ser 4-2 = 2 nêutrons.
- Uma amostra de prata (Ag) tem um número médio de massa de 108 (de acordo com a tabela periódica) e um número atómico de 47. Em média, cada átomo de prata na amostra é 108-47 = 61 nêutrons.
5
Entende isótopos. Um isótopo é uma forma específica de um elemento com um determinado número de neutrões. Se um problema de química mencionada "boro - 10" ou "B"Refere-se ao boro elemento com um número de massa de 10. utilizar esta massa, em vez de os valores de boro "típico".
- Isótopos nunca mudam número atômico. Cada isótopo do elemento tem o mesmo número de protões.
dicas
- Alguns elementos mais pesados têm um parêntese de peso atômico ou suportes. Isto significa que o peso atómico é o mais estável massa exacta, em vez de uma média de vários isótopos (que não tem efeito sobre o número atómico do elemento) isótopo.