Como para calcular o rendimento em percentagem em química

4 partes:Encontre o reagente limitanteCalcular o rendimento teóricoCalcular a percentagem do rendimentocorrigir erros

Em química, rendimento reaccional representa a quantidade de produto produzido por uma reacção química. o rendimento teórico é a quantidade máxima de produto que pode ser produzido numa reacção perfeitamente eficiente. Na verdade, a maior parte das reacções não são perfeitos eficiência do desempenho real é geralmente menor do que o rendimento teórico. Para expressar a eficiência de uma reação, você pode calcular o rendimento percentual usando a seguinte fórmula: % Rendimento = (rendimento real / rendimento teórico) x 100.

parte 1Encontre o reagente limitante

1

Escreva o seu equação química balanceada. Para calcular a percentagem de rendimento, você deve equilibrar a equação. Uma equação equilibrada com o mesmo número de átomos de cada elemento em ambos os lados da equação. A lei da conservação de massa diz que a matéria não é criada nem destruída. Portanto, embora os compostos podem mudar, cada átomo entra numa reacção deve sair dela quando esta acabou.

  • Inicia a determinação do número de átomos de cada elemento de cada lado da equação.
  • Faça um coeficiente para cada composto até que cada elemento é equilibrado.
  • Balança hidrogênio e oxigênio para durar, pois é provável que aparecem em vários compostos.

2

Identifica os reagentes. Estes são geralmente do lado esquerdo da seta na equação. Os reagentes são compostos reagem em conjunto para formar os novos compostos encontrados no lado direito da equação. Estes também são referidos como "fontes". É possível ter um único reactivo.

  • Se há um número com reagentes, estes são chamados coeficientes. Estes representam as proporções em que os reagentes são consumidos.
  • O reagente limitante é o material de partida seja esgotado em primeiro lugar. Em reacções com vários materiais de partida, a não ser que cada consumidos em proporções de 1: 1 para todos os outros, e está presente na mesma quantidade molar, um reagente é consumido em primeiro lugar, e, em seguida, parar a reacção.

3

Calcula massa molar de cada reagente. A massa molar é a massa do composto por mole do composto. É calculado utilizando a massa atómica de cada elemento que contribui para o composto.

  • Identifica o número de átomos que contribuem para o composto. Por exemplo, a fórmula da glicose é C6H12ou6. Portanto, existem 6 átomos de carbono, de 12 átomos de hidrogénio e seis átomos de oxigénio.
  • Multiplicar o número de átomos de cada elemento por massa atómica do elemento.
  • Soma da massa total de cada composto para encontrar a massa molar.
  • Por exemplo, a glucose tem um peso molecular (6 x 12) + (12 x 1) + (6 x 16) = 180 g / mol.

4

Calcula o montante (mole) de cada reagente. Para fazer isso, dividir a massa de cada um dos reagentes entre a sua massa molar. A massa reagente é a quantidade total do referido composto a ser usado na reacção.

  • Provavelmente, a massa reagente é dada no problema ou determinado com base no desempenho obrigatório da reacção.
  • Por exemplo, 25 g (0,9 onças) 0,1388 mol de glicose produção de glucose e 40 g (1,4 onças) de oxigénio a produção de 1,25 moles de oxigénio.

5

Separe as moles de cada reagente entre o seu coeficiente na equação. Depois de uma equação está correctamente equilibrada, cada reagente tem um coeficiente na frente dele. Se não houver um coeficiente de escrita, então o coeficiente de que o composto é 1. dividir o número de moles determinado na etapa anterior entre o coeficiente desse composto na equação.

  • Por exemplo, o coeficiente é um coeficiente de glicose e oxigénio é 6.
  • Glucose: 0,1388 mol / 1 = 0,1388
  • Oxigénio: 1,25 mol / 6 = 0,208

6

Comparar estes números para determinar o reagente limitante. O reagente limitante é o composto que produz a menor quantidade. No nosso exemplo, glicose produz a menor quantidade e, por conseguinte, é o reagente limitante.



parte 2Calcular o rendimento teórico

1

Identifique o seu produto desejado. Os produtos de reacção são, no lado direito da seta na equação química. O produto desejado é o composto para o qual deseja calcular um rendimento teórico. A teoria é que vai calcular uma medida de como produto aguarda ocorrer se a reacção na equação química é perfeitamente eficaz.

  • Continuando com nosso exemplo acima, o nosso produto desejado é CO2 ou dióxido de carbono.

2

Torna-se a massa reagente limitante seu um número de moles. Para fazer isso, dividindo-se a massa do reagente entre a sua massa molar.

  • No nosso exemplo, a glicose é o reagente limitante. A sua massa molar é de 180 g / mol. Assim, 25 g (0,9 onças) 0.1388 moles de glicose produzida (25 g / 180 g / mol).

3

Define a proporção experimental. Dividir o número de moles do seu desejados entre o número de moles de reagente limitante o produto. Este é chamado o rácio experimental.

  • Por exemplo, há uma mole de glucose por 6 moles de dióxido de carbono. A proporção experimental é de 1: 6.

4

Calcula-se a massa molar de uma mole do produto desejado. A massa molar é a massa do composto por mole do composto. É calculado utilizando a massa atómica de cada elemento que contribui para o composto.

  • Por exemplo, a massa molar de CO2 Ele é de 44 g / mol.

5

Determina o rendimento teórico. Multiplicar o número de moles do reagente limitante e o rácio de massa molar experimental do produto desejado. Isto dará ao produto de massa que vai criar, se a reacção é perfeitamente eficaz (em outras palavras, rendimento teórico reacção).

  • Por exemplo, (25 g de glucose / 180 g / mol) x (1 glucose mol / mol CO 62) X 44 g / mole = 1,02 g CO2
  • O rendimento teórico de CO2 é 1,02 g por uma contribuição de 25 g de glicose.

parte 3Calcular a percentagem do rendimento

1

Fazer a reacção. O produto purificado encontra sua reação e calcular sua massa por pesagem em uma escala. Grave esta massa.

  • Vamos dizer que a reação real produz 0,5 g de CO2.

2

Define a percentagem de rendimento. O rendimento percentual determina a eficiência de sua reação. Nem todas as reacções são 100% eficazes. Por conseguinte, o desempenho real é provável que seja menor do que o rendimento teórico. O rendimento percentual, é a razão entre o rendimento real e rendimento teórico multiplicado por 100.

  • Percentagem Rendimento = (rendimento real / rendimento teórico) x 100
  • É possível calcular a percentagem de rendimento que é maior do que 100%, sem fazer um erro matemático. Se o produto final é pesos impuras (está contaminado por substâncias que não foram tomados em consideração na equação química original), estas impurezas podem produzir mais do que o rendimento teórico.
  • Por esta razão, é importante purificar cuidadosamente o seu produto por filtração, secagem, destilação ou outra purificação de diversos processos que variam com base nas propriedades físicas do produto.

3

Calcula-se a percentagem de rendimento. Divida o desempenho real entre o desempenho teórico, em seguida, multiplicar por 100. A resposta é uma percentagem que representa a massa do seu produto em comparação com a massa do produto de uma reação "perfeito".

  • Por exemplo, o rendimento teórico da sua reacção é de 1,02 g, enquanto o rendimento real foi de 0,5 g de CO2. Qual é a percentagem de rendimento?
  • Percentagem Rendimento = (rendimento real / rendimento teórico) x 100
  • 0,5 / 1,02 = 0,49. Multiplique este resultado por 100 para obter uma porcentagem.
  • Percentagem Rendimento = 0,49 * 100 = 49%

parte 4corrigir erros

1

Verifique a fórmula novamente se a sua restantes dois números. Alguns alunos confundem rendimento percentual (Como você conseguiu o número total possível) com o taxa de erro (Até que ponto é um resultado experimental dos resultados esperados). A fórmula correta para o rendimento percentual é rendimento real / rendimento teórico x 100. Se você subtrair dois retornos, você está usando a fórmula para o percentual de erro em vez disso.

2

Se você obter resultados muito diferentes, verifique suas unidades. Se o desempenho real é diferente do desempenho teórico por uma ordem de magnitude ou mais, você já deve ter usado as unidades erradas em algum ponto em seus cálculos. Repita os cálculos e monitora as unidades em cada etapa.

  • Por exemplo, para converter 25 g de glicose em glicose moles, calculados .

3

Revisita as quantidades de reagentes que você usou. Se você receber um resultado inesperado, você pode ter começado com a quantidade errada de reagentes. Veja como resolver esse erro:

  • Se o desempenho real é muito menor do que o esperado, pode ter acrescentado muito pouco do reagente limitante (ou muito pouco acrescentou outro reagente, tornando o novo reagente limitante). Refazer o experimento.
  • Se o erro não alterar a quantidade do reagente limitante, de qualquer maneira você pode calcular o rendimento percentual. Apenas certifique-se de usar os valores reais que você usou quando calculado o rendimento percentual.

4

Purifica-se o seu produto se a percentagem de rendimento é superior a 100%. Se o seu rendimento em percentagem é superior a 100% (e temos a certeza de que a matemática é correto), outras substâncias contaminaram seus produtos. Purificar produtos (como por secagem ou filtrá-los) e deverão eles escapam novamente. Se você obter o mesmo resultado, você pode ter cometido um erro na medição reagentes. Repita a experiência.

  • Se você obter este resultado em um problema da sua tarefa (não uma experiência real), que cometeu um erro matemático. Assumindo que o problema lhe dá desempenho real, você ter calculado muito baixo resultado do rendimento teórico.

RELACIONADOS

Artigos Relacionados