Como encontrar o número de prótons, nêutrons e elétrons
2 partes:Calcular os prótons, elétrons e nêutronsCalcular os elétrons com os íons presentes
Prótons, nêutrons e elétrons são três principais partículas que compõem átomo. Como o próprio nome sugere, os prótons são carregados positivamente, elétrons e nêutrons com carga negativa não têm carga (são neutros). Os elétrons têm muito pouca massa, enquanto os prótons e nêutrons têm massas quase idênticos. Você pode encontrar o número de prótons, nêutrons e elétrons de um átomo facilmente usando as informações da tabela periódica.
parte 1Calcular os prótons, elétrons e nêutrons
1
Obter uma tabela periódica dos elementos. A tabela periódica é uma tabela que organiza elementos de estrutura atômica. É codificado por cores e atribui cada elemento uma abreviação para 1, 2 ou 3 letras. Outra informação básica inclui também o peso e número atômico.
- Você pode encontrar uma tabela periódica on-line ou em um livro de Química.
2
Encontre seu elemento na tabela periódica. Os elementos estão dispostos na tabela periódica pelo número atômico e são separadas em três grupos principais: metais, não-metais e metalóides (semimetais). Outros grupos elementares são metais alcalinos, halogênios e gases nobres.
- Use grupos (colunas) ou períodos (linhas) pode fazer um elemento mais fácil de localizar na tabela.
- Você também pode procurar a tabela do símbolo do elemento se você não sabe o que suas propriedades.
3
Localiza o número atómico do elemento. O número atómico é acima do elemento de símbolo no canto superior esquerdo da caixa. O número atômico vai indicar quantos prótons formar um átomo de um elemento.
- Por exemplo, o boro (B) tem um número atómico de 5, por conseguinte, tem 5 protões.
4
Determina o número de elétrons. Os protões são partículas no núcleo de um átomo e tem uma carga positiva. Os electrões são partículas que possuem uma carga negativa. Assim, um elemento no seu estado neutro irá ter o mesmo número de protões e de electrões.
- Por exemplo, o boro (B) tem um número atómico de 5, portanto, tem 5 prótons e 5 elétrons.
- No entanto, se o artigo que inclui um ião positivo ou negativo, em seguida, protões e electrões são os mesmos. Você vai ter que calculá-los. O número de iões aparece como uma pequena expoente após o elemento.
5
Procure a massa atômica do elemento. Para encontrar o número de nêutrons, você deve primeiro encontrar a massa atômica. A massa atómica de um elemento (também conhecido como peso atómico) representa a massa média de átomos de um elemento. A massa atômica pode encontrar abaixo do símbolo do elemento.
- Certifique-se de completar a massa atômica para o número inteiro mais próximo. Por exemplo, a massa atómica de boro é 10,811- no entanto, pode simplesmente dobrar a massa atómica e a 11.
6
Subtrair a massa atômica número atômico. Para encontrar o número de nêutrons tem que subtrair a massa atômica número atômico. Lembrar que o número atómico é o mesmo que o número de protões, que já identificada.
- No nosso exemplo com boro seria como se segue: 11 (massa atómica) - 5 (número atómico) = 6 neutrões
parte 2Calcular os elétrons com os íons presentes
1
Identifica o número de iões. O número de íons em um item aparece como um pequeno sobrescrito ao lado do item. Um íon é um átomo que tem uma carga positiva ou negativa devido à adição ou remoção de elétrons. Embora o número de protões no átomo permanecerá o mesmo, o número de electrões em um ião de alterar.
- Desde um elétron tem uma carga negativa, o íon se tornará positivo quando você remover elétrons. Por sua vez, ao adicionar mais elétrons, o íon passará a ser negativa.
- Por exemplo, N tem um custo de -3 enquanto Ca 2 tem uma carga.
- Note-se que não é necessário para efectuar este cálculo, se não há ião sobrescrito ao lado do item.
2
Resta carregar o número atômico. Se um ião tem uma carga positiva, os electrões átomo perdido. Para calcular o número restante de elétrons, subtrair a quantidade de carga adicional para o número atômico. No caso de um ião positivo, mais prótons que elétrons.
- Por exemplo, Ca tem uma carga de +2, portanto, perdeu dois elétrons de seu estado neutro. O número atómico de cálcio é 20, portanto, o ião tem 18 electrões.
3
Acrescenta carga ao número atômico para o íons negativos. Quando um íon é carregada negativamente, os elétrons ganhou átomo. Para calcular o número total de elétrons lá, basta adicionar a quantidade de carga adicional do número atómico. No caso de um ião negativo, existem menos do que protões electrões.
- Por exemplo, N tem um custo de -3, portanto, ganhou três electrões em relação ao seu estado neutro. O número atômico de nitrogênio é de 7, portanto, este íon tem 10 elétrons.