Como escrever uma equação química
3 partes:Faça fórmulas químicas de compostos covalentesFaça fórmulas químicas de compostos iónicosDeterminar os reagentes produtos dadas
Uma boa maneira de pensar de uma reação química é o processo de cozimento cookies. Mistura os ingredientes (farinha, manteiga, sal, açúcar e ovos), a cozer e vê-lo tornar-se algo novo: os cookies. Em termos químicos, a equação é a receita, os ingredientes são a "reagentes" e biscoitos são "produzir". Todas as equações químicas são semelhantes aos "Um --gt + B; C (+ D ..)"Em que cada variável é um elemento ou uma molécula (um conjunto de átomos quimicamente ligado). A seta representa a reação ou mudança ocorre. Para escrever as equações, há uma série de regras importantes que você deve saber.
parte 1Faça fórmulas químicas de compostos covalentes
1
Memorizar os prefixos para o número de átomos. Na nomenclatura compostos, os prefixos gregas são utilizadas para indicar o número de átomos em cada elemento. Em compostos covalentes, o primeiro elemento é completamente escrito enquanto que o segundo elemento é adicionado o sufixo "auroque" (ou "ido" quando o elemento é oxigénio). No entanto, ao escrever o nome do composto, esta ordem é invertida e o segundo elemento é primeiramente escrito. Por exemplo, o pentóxido de trissulfureto tem uma fórmula química de P2S3. Aqui você vai encontrar os prefixos para números de átomos 1 a 10:
- 1: macaco;
- 2: di;
- 3: tri;
- 4: tetra;
- 5: penta;
- 6: hexa;
- 7: hepta;
- 8: octa;
- 9: nona;
- 10: deca;
2
Faça o símbolo químico para o primeiro elemento. Depois de escrever o nome de um composto, você deve identificar os elementos que a compõem e conhecem os seus símbolos químicos. O primeiro elemento que está escrito na fórmula é a "nome do meio" composto. Use a tabela periódica para encontrar o símbolo do elemento químico.
- Por exemplo: hexafluoreto dinitrogen. O primeiro elemento é azoto e o símbolo químico azoto é N.
3
Adicionar o número de átomos como um subscrito. Para identificar o número de átomos de cada elemento, você simplesmente tem de ver o elemento de prefixo. Memorizar os prefixos gregos vão ajudar você a escrever fórmulas químicas rapidamente, sem ter que procurar por qualquer coisa.
- Por exemplo: diazoto tem o prefixo "di"O que significa 2. Portanto, dois átomos de nitrogênio presente.
- escrever "dinitrogen" como N2.
4
Faça o símbolo químico do segundo elemento. O segundo elemento é a "primeiro nome" composto e continuar o primeiro elemento. Para compostos covalentes, o nome do item será sufixo "auroque" (ou "ido" Se o elemento é oxigénio), em vez de o elemento de terminação de costume.
- Por exemplo: hexafluoreto dinitrogen. O segundo elemento é o fluoreto. Dado que "fluoreto" e termina em "auroque"Basta deixá-lo como está. O símbolo fluoreto química é F.
5
Adicionar o número de átomos presentes como um subscrito. Como foi feito com o primeiro elemento identifica o número de átomos presentes no segundo elemento lendo o prefixo. Com esse código, digite o número de átomos como um índice para a direita do símbolo químico.
- Por exemplo: hexafluoreto tem o prefixo "hexa"O que significa 6. Portanto, há 6 átomos de flúor presentes.
- escrever "hexafluoreto" como F6.
- A fórmula química final para hexafluoreto dinitrogen é N2F6.
6
Praticar com alguns exemplos. Quando você acabou de começar a aprender química, há muita memorização envolvidos. É um pouco como aprender uma nova língua. Os outros exemplos que você usa para a prática, será mais fácil de decifrar as fórmulas químicas no futuro e aprender a língua da química.
- dióxido de enxofre: SO2
- tetrabrometo de carbono: CBr4
- Difósforo pentóxido: P2ou5
parte 2Faça fórmulas químicas de compostos iónicos
1
Identifica os símbolos químicos de cátions e ânions. Todos os produtos químicos têm o que pode ser chamado de um nome. O nome é o ânion (iões negativos), enquanto que o nome é o de cátions (íons positivos). Os catiões são escritas como o nome do elemento, enquanto os aniões são o nome do elemento com o sufixo "auroque" (ou "ido" no caso de iões contendo oxigénio).
- Você pode encontrar o símbolo químico para cada elemento na tabela periódica.
- Ao contrário de compostos covalentes, os prefixos gregos não são usados para indicar o número de átomos em cada elemento. Você tem que equilibrar as cargas dos elementos para determinar os átomos.
- Por exemplo, o óxido de lítio é Li2O.
2
Reconhece íons poliatómicos. Às vezes, o cátion ou ânion é um íon poliatômico. Estes são moléculas que possuem dois ou mais átomos com grupos iónicos. Não há um bom truque para lembrar, você só tem que memorizá-las.
- Existem apenas três e cátions poliatómicos são de amônio (NH4), Hidrônio (H3) Eo mercúrio (I) (Hg2.) Todo mundo tem uma carga de +1.
- O resto dos iões poliatómicos têm cargas negativas que variam de -1 a -4. Alguns iões comuns são o carbonato (CO3), Sulfato (SO4), Nitrato (NO3) E cromato (CrO4.)
3
Determina a carga de valência de cada elemento. A carga de valência pode ser determinada através da observação da posição do elemento na tabela periódica. Existem algumas regras que você deve ter em mente para ajudar a identificar as cargas:
- Todos os elementos do Grupo 1 têm uma carga de +1.
- Todos os elementos do grupo 2 têm uma carga de +2.
- elementos de transição têm números romanos para indicar o carregamento.
- A carga de prata é um, o zinco é +2 e +3 é de alumínio.
- Os elementos do grupo 17 possuem uma carga de -1.
- Os elementos do grupo 16 possuem uma carga de -2.
- Os elementos do grupo 15 possuem uma carga de -3.
- Lembre-se: quando trabalhar com íons poliatómicos, basta usar a carga de íons.
4
Equilibrar as cargas positivas e negativas dos iões. Depois de ter identificado a carga de cada elemento (ou ião polyatomic), estes encargos que irá utilizar para determinar o número de átomos em cada elemento. A carga composto deve ser zero, de modo que você irá adicionar átomos para equilibrar cargas.
- Por exemplo: óxido de lítio. O lítio é um elemento do grupo 1 e tem uma carga de um. O oxigénio é um elemento do grupo 16 e tem uma carga de -2. A fim de equilibrar a carga de oxigênio -2, você precisa de dois átomos de lítio. Portanto, a fórmula química de óxido de lítio é Li2O.
5
Praticar com alguns exemplos. A melhor maneira de aprender a escrever fórmulas é praticando com muitos exemplos. Use exemplos de seu livro de química ou procure exercícios práticos online. Faça como muitos como você pode até se sentir confortável fórmulas químicas da escrita.
- Nitreto de Cálcio: O cálcio é o símbolo do símbolo de Ca e de azoto é N. O cálcio é um elemento do Grupo 2 e tem uma carga de +2. O azoto é um elemento do grupo 15 e tem uma carga de -3. Para equilibrar isso, você precisa C3 cálcio (6) e 2 átomos de nitrogênio (-6): Ca3N2.
- Fosfato de mercúrio (II): o símbolo de mercúrio é Hg e fosfato de iões PO é poliatômico4. Mercúrio tem uma carga de 2, tal como indicado pelo numeral romano II com ele. O fosfato tem uma taxa de -3. Para equilibrá-los, você precisa de 3 átomos de mercúrio (+6) e 2 moléculas de fosfato (-6): Hg3(PO4)2.
parte 3Determinar os reagentes produtos dadas
1
Identifica todos os cátions e ânions nos reagentes. Em um substituto equação básica de casal, você tem duas cátions e ânions dois. A equação geral assume a forma de AB + CD --gt; AD + BC, em que A e C são os catiões e B e D são aniões. Você também deve determinar as cargas de cada íon.
- Por exemplo: AgNO3 + NaCl --gt; ?
- Cátions são Ag e Na. Os aniões são NO3 e Cl.
2
Alterar os ânions para desenvolver produtos. Depois de ter identificado todos os ânions e suas cargas, reorganízalos para que a primeira cação está agora conectado com o segundo ânion e cátion segunda está agora conectado com o primeiro ânion. Lembre-se a equação: AB + CD --gt; AD + CB.
- Lembre-se de equilibrar as cargas para formar novos compostos.
- Por exemplo: AgNO3 + NaCl --gt; ?
- Ag agora emparelhado com Cl para formar AgCl.
- Na agora emparelhado com NÃO3 para formar NaNO3.
3
Escreva a equação completa. Depois de escrever os produtos formados na equação, você pode escrever a equação completa com produtos e reagentes. Manter os reagentes no lado esquerdo da equação e digitar os novos produtos do lado direito com um sinal de mais entre eles.
- Por exemplo: AgNO3 + NaCl --gt; ?
- AgNO3 + NaCl --gt; AgCl + NaNO3
4
balanços Eq. Depois de ter escrito a equação e você tem todos os produtos e reagentes, você deve se certificar que tudo está equilibrado. Uma equação é balanceada somente quando você tem o mesmo número de átomos de cada elemento em ambos os lados.
- Por exemplo: AgNO3 + NaCl --gt; AgCl + NaNO3
- Contar o número de átomos de cada lado: 1 Ag do lado esquerdo, um lado direito Ag 1N lado esquerdo, do lado direito 1N 3 O esquerdo, lateral 3 do lado direito ou do lado esquerdo 1 Na 1 Na 1 Cl do lado direito do lado esquerdo, do lado direito 1 Cl.
- Esta equação é equilibrado porque há uma boa quantidade de átomos em ambos os lados esquerdo e direito da equação.
5
Praticar com alguns exemplos. A única maneira de melhorar a escrita de equações químicas está fazendo. Trabalhar com estes exemplos para certificar-se de que você realmente entender o processo:
- NiCl2 + (NH4)2S --gt; ?
- Catiões: Ni e NH4
- Ânions: Cl e S
- Íons recombinados para criar novos produtos: NIS + NH4Cl
- Insira a equação: NiCl2 + (NH4)2S --gt; NIS + NH4Cl
- Equilibrar a equação: NiCl2 + (NH4)2S --gt; NIS + 2NH4Cl