Como ler a tabela periódica

4 partes:compreende estruturaLeia o símbolo eo nomenúmero atômico LeeLeia o peso atômico

A tabela periódica enumera os 109 elementos descobertos até hoje. Diferentes símbolos e os números que identificam diferenças entre os elementos, enquanto a estrutura dos elementos dos grupos de mesa com semelhanças. Você pode ler a tabela periódica tendo em conta as seguintes instruções.

parte 1compreende estrutura

1

Olhar para a tabela periódica a partir do canto superior esquerdo para o fim da última linha na parte inferior direita. A estrutura da tabela da direita para a esquerda em ordem crescente de número atômico. O número atómico é o número de protões em um único átomo.

  • Nem todas as colunas ou linhas estão completas. Embora existam lacunas no centro da leitura mesa continuará a partir da esquerda para a direita. Por exemplo, o hidrogénio tem um número atómico e está no canto superior esquerdo. O hélio tem um número atómico de 2 e está no canto superior direito.
  • Elementos de 57 a 102, normalmente, são designados como um subgrupo no canto inferior direito da tabela. Estes são chamados de "terras raras".

2

Encontrar um "grupo" de elementos em cada coluna da tabela. Há 18 colunas.

  • Usa o termo "ler um grupo para baixo" para ler de cima para baixo.

  • Numeração, geralmente estar no topo de columns- no entanto, eles podem aparecer abaixo de outros grupos, como os metais.
  • A numeração utilizada na tabela periódica irá variar significativamente. Pode ser romana (IA), árabe (1A) ou com os números de 1 a 18.
  • O hidrogénio pode ser localizado na família de halogénio e a família dos metais alcalinos ou de ambos.
  • 3

    Encontrar um "período" dos elementos em cada linha da tabela. Há 7 períodos. Usa a frase "ler um período longo" para ler da esquerda para a direita.

    • Normalmente períodos constantes de 1 a 7, no lado esquerdo da tabela.
    • Cada período é maior do que o último. Isto está associado com o aumento dos níveis de energia dos átomos da tabela periódica.

    4

    Compreende grupos adicionais de metais, semimetais e não-metais. As cores vão mudar consideravelmente.

    • Os metais estão sombreados uma cor. No entanto, o hidrogênio é muitas vezes agrupados sombreamento e não-metais. Metais têm brilho, normalmente são sólidas à temperatura ambiente, conduzir calor e eletricidade, são maleável e dúctil.
    • Não-metais são sombreadas juntos. Os elementos da C-6 a Rn-86, incluindo a H-1 (hidrogénio). Eles não têm brilho ou conduta calor ou eletricidade, nem são maleáveis. Normalmente, eles são gases à temperatura ambiente e pode ser sólido, líquido ou gasoso.
    • Semimetais ou metalóides são frequentemente tons de violeta ou verde, como uma combinação das outras duas cores. É uma linha diagonal que liga os elementos da B-5 para a 85-A. Eles têm algumas propriedades de metais e outros elementos não metálicos.

    5

    Ele considera que, às vezes, os elementos também são agrupadas em famílias. Estas são de um metal alcalino (1A), de metal alcalino-terroso (2A), halogéneos (7A), gases nobres (8a) e de carbono (4a).

    • numeração romana podem ser usados, ou números padrão árabe.



    parte 2Leia o símbolo eo nome

    1

    Lê o primeiro símbolo. É uma combinação de uma a duas letras, que é utilizado como padrão em diferentes idiomas.

    • O símbolo pode ser derivado do nome latino do elemento ou nome comum geralmente aceite.
    • Em muitos casos, o símbolo é muito semelhante ao nome em espanhol, como Hélio, o símbolo "I". No entanto, isso não é uma regra a seguir. Por exemplo, o ferro é "Fé". Por esta razão, o símbolo de combinação e nome é frequentemente armazenados para referência rápida.

    2

    Observe o nome comum. Este aparece logo abaixo do símbolo e da mudança, dependendo do idioma no qual a tabela periódica é escrito.

    parte 3número atômico Lee

    1

    Leia a tabela periódica seguinte o número atômico no centro da parte superior ou na parte superior esquerda da caixa de cada elemento. Como observado anteriormente, indo do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. A maneira mais rápida de obter mais informações sobre o item é saber seu número atómico.

    2

    Ele compreende que o número atómico é o número de protões no núcleo de um único átomo do elemento.

    3

    Você entende que ao adicionar ou remover prótons gerar um elemento diferente.

    4

    Localizar o número de prótons em um átomo também significa encontrar o número de elétrons. Os átomos têm um número igual de elétrons e prótons.

    • Note-se que há uma exceção a esta regra. Se o átomo ganha ou perde elétrons é um íon carregado eletricamente.
    • Se um sinal de mais (+) aparece ao lado do símbolo do elemento indica que é carregado positivamente e se um sinal de subtração aparece (-) indica que é carregado negativamente.
    • (-) Se o sinal de mais (+) ou menos não aparecer e seu problema químico não considera íons, provavelmente, prótons e elétrons são iguais.

    parte 4Leia o peso atômico

    1

    Encontrar o peso atômico. Este é o número sob o nome comum do item.

    • Embora possa parecer que os atômicas aumentos de peso em número a partir do canto superior direito para baixo à esquerda, isto não se aplica a todos os casos.

    2

    Ele entende que a maioria dos itens serão listados com casas decimais. O peso atómico é o total de partículas na core-no entanto é um peso aproximado de diferentes isótopos.

    3

    Use o peso atômico para encontrar o número de nêutrons em um único átomo. O peso atômico arredondado para o número inteiro mais próximo, chamado o número de massa. Em seguida, subtrai-se o número de protões para o número de massa para o número de neutrões.

    • Por exemplo, o peso atômico do ferro é 55.847, então o seu número de massa é 56. Ela tem 26 prótons. 56 (número de massa) menos 26 (prótons) é 30. Normalmente, existem 30 nêutrons em um átomo de ferro.
    • Alterar o número de nêutrons em um átomo cria isótopos que são versões mais pesadas ou mais leves do átomo.

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados