Como calcular eletronegatividade

3 Métodos:Noções básicas de eletronegatividadeEncontre links para eletronegatividadeEncontre o eletronegatividade Mulliken

Em química, eletronegatividade É uma medida da quantidade de força que atrai electrões átomo em um link. Um átomo com alta eletronegatividade atrai elétrons fortemente, enquanto um com uma eletronegatividade baixo atrai fracamente. valores de eletronegatividade são usados ​​para prever como os átomos se comportam diferente quando eles ligam uns aos outros, fazendo isso como uma habilidade importante em química básica.

método 1Noções básicas de eletronegatividade

1

Note-se que as ligações químicas ocorrem quando átomos compartilham elétrons. Para entender eletronegatividade, é importante primeiro entender o que é um "link". Diz-se que dois átomos em uma molécula que estão "ligados" uns aos outros em um diagrama molecular têm uma ligação entre eles. Basicamente, isto significa que compartilham um conjunto de dois elétrons em que cada átomo contribui um elétron para a ligação.

  • As razões exatas porque os átomos compartilham elétrons e links são um pouco além do escopo deste artigo. Se você sabe Inglês e quer saber mais, leia este artigo falando de ligações básicas ou relacionados busca Artigos wikiHow.

2

Significa a forma em que a eletronegatividade afetar elétrons no link. Quando dois átomos compartilham um conjunto de dois elétrons em um link, nem sempre iguais. Quando um átomo tem uma electronegatividade superior àquele a que está ligado, os dois electrões atrair a ligação para si. Um átomo com um elevado eletronegatividade pode atrair elétrons completamente para o lado do link, compartilhá-los apenas com um outro átomo.

  • Por exemplo, NaCl (cloreto de sódio) numa molécula, o átomo de cloro tem uma electronegatividade relativamente alta e sódio tem um relativamente baixo. Portanto, os elétrons serão atraídos de cloreto de e longe de sódio.

3

Usa uma referência de tabela eletronegatividade. Uma elementos da tabela eletronegatividade é organizado exatamente como em uma tabela periódica, exceto que cada átomo é marcado com sua eletronegatividade. Estas podem ser encontradas numa variedade de livros de química e artigos técnicos, assim como na Internet.

  • esta É um link (em Inglês), que irá levá-lo para uma excelente mesa de eletronegatividade. Note-se que esta tabela usa a electronegatividade Pauling escala, o que é o mais comum. No entanto, existem outras maneiras de medir a electronegatividade dos quais estão descritos a seguir.

4

Lembre-se que a eletronegatividade é geralmente composto de cálculos simples. Então se você tem uma tabela de eletronegatividade na mão, você ainda pode calcular a eletronegatividade de um átomo com base em sua localização em uma tabela periódica convencional. Como regra geral:

  • A eletronegatividade de um átomo é superior como você movê-lo para o direito na tabela periódica.
  • A eletronegatividade de um átomo é superior medida que se desloca para cima na tabela periódica.
  • Portanto, os átomos localizados na parte superior direita tem o mais alto de electronegatividade e os encontrados na parte inferior esquerda inferior.
  • Por exemplo, no exemplo com a molécula de NaCl mencionado acima, pode saber que o cloreto tem uma electronegatividade superior ao de sódio, porque é quase no ponto mais alto do topo direito. Por outro lado, o sódio é muito longe para a esquerda, fazendo com que um dos átomos de nível mais baixo.



método 2Encontre links para eletronegatividade

1

Localizar a diferença de electronegatividade entre os dois átomos. Quando dois átomos estão ligados, a diferença entre os seus eletronegatividades ser capaz de dizer as qualidades de seu link. Subtrair o menor da maior para descobrir a diferença de eletronegatividade.

  • Por exemplo, se olharmos para a molécula HF, devemos subtrair a eletronegatividade de hidrogénio (2.1) Flúor (4.0). 4,0-2,1 = 1.9.

2

Se a diferença for menor do que cerca de 0,5, a ligação covalente é não polar. Neste caso, os elétrons são compartilhados quase igualmente. Estas ligações não formam moléculas com grandes diferenças de carga em cada extremidade. Ligações não polares são muitas vezes muito difícil de quebrar.

  • Por exemplo, a molécula de O2 este tipo de link. Uma vez que os dois átomos de oxigénio têm a mesma electronegatividade, a diferença entre eles é de 0.

3

Se a diferença é entre 0,5 e 1,6, a ligação covalente é polar. Estas ligações têm mais electrões numa extremidade do que da outra. Isso faz com que a molécula é um pouco mais negativo no final com electrões e um pouco mais positivo no final que não faz. O desequilíbrio da carga sobre estas ligações podem causar a molécula envolvida em algumas reacções especiais.

  • Um bom exemplo disto é a molécula de H2O (água). O átomo de O é mais electronegativo que os dois átomos de H e manter os electrões mais apertados e faz com que toda a molécula é parcialmente negativa no final com o átomo de O e parcialmente positiva nas extremidades com os átomos de H.

4

Se a diferença for superior a 2,0, o vínculo é iônica. Nestas ligações, os elétrons estão completamente dentro de uma extremidade do link. O átomo mais electronegativo ganhará uma carga negativa, enquanto o átomo de menos electronegativo ganhará uma carga positiva. Estes tipos de links permitem que os seus átomos reagem bem com outros e até mesmo ser desunido átomos polares.

  • Um exemplo disto é a molécula de NaCl (cloreto de sódio). O cloro é tão electronegativo que atrai completamente ambos os electrões na ligação a si próprio, deixando o sódio com uma carga positiva.

5

Se a diferença é entre 1,6 e 2,0, verifique se há algum metal. Se um metal no link, este será iônico. Se apenas não-metais, a ligação será covalente polar.

  • Metais incluem a maioria dos átomos do lado esquerdo e no meio da tabela periódica. esta website (em Inglês) é uma tabela mostrando quais elementos são metais.
  • Nosso exemplo com a molécula HF mencionado acima está dentro dessa faixa. Uma vez que a H e F não são metais, ligará covalente polar.

método 3Encontre o eletronegatividade Mulliken

1

Encontrar a primeira energia de ionização do átomo. Mulliken electronegatividade é uma maneira um pouco diferente de medir a electronegatividade do que a utilizada na tabela anterior Pauling. Se você quiser encontrar a eletronegatividade Mulliken para um determinado átomo, é a primeira energia de ionização do átomo. Esta é a energia necessária para fazer a descarga do átomo é um único electrão.

  • Isso é algo que provavelmente deve procurar a química materiais de referência. esta do site (em Inglês) tem uma boa mesa que você pode querer usar (desloque-se para encontrá-lo).
  • Como exemplo, suponha que tentar encontrar a eletronegatividade de lítio (Li). O quadro encontrado no site acima, podemos ver que a energia de ionização é primeiro 520 kJ / mol.

2

Halla afinidade eletrônica do átomo. Esta é a medida da energia obtida quando um electrão é adicionado a um átomo para formar um ião negativo. Novamente, isso é algo que você precisa procurar o material de referência. esta do site (em Inglês) Web site tem recursos que você pode querer investigar.

  • A afinidade de electrões é de lítio 60 kJ mol.

3

Resolver a equação Mulliken eletronegatividade. Usando kJ / mol para as energias como unidades, a equação a ser Mulliken eletronegatividade PTMulliken = (1,97 x 10) (EEu+EEA) 0,19. Substitua os valores na equação e resolver INMulliken.

  • No nosso exemplo, isso poderia ser resolvido da seguinte forma:
    PTMulliken = (1,97 x 10) (EEu+EEA) 0,19
    PTMulliken = (1,97 x 10) (520 + 60) + 0,19
    PTMulliken = 1,143 + 0,19 = 1.333

dicas

  • Além escalas Pauling e Mulliken, outras escalas eletronegatividade como a escala de Allred Rochow-, escala Sanderson e escala de Allen. Todos eles têm os seus próprios equações para calcular electronegatividade (alguns dos quais podem ser muito complexo).
  • eletronegatividade É sem unidade.

Artigos Relacionados