Viver com transtorno bipolar
2 partes:iniciar o tratamentoLidar com a doença em todos os dias
O transtorno bipolar (anteriormente conhecido como psicose maníaco-depressiva) é uma doença psiquiátrica em que as pessoas que têm que variam de episódios de extrema alegria e episódios de tristeza e entusiasmo desesperança. Estes episódios são desenvolvidos de forma cíclica e pode durar semanas ou meses por fases intermediárias de normalidade. Se este é o seu diagnóstico, continue a ler e aprender a viver com a doença e faz parte do grupo de pessoas que, apesar de seu diagnóstico são socialmente funcional e levar uma vida produtiva.
parte 1
iniciar o tratamento1
Aceitar a doença. Assim como hipertensão ou diabetes, a sua doença pode ser com você para a vida. Tal como acontece com as doenças físicas que você pode viver e lidar com os sintomas do transtorno bipolar, se você tomar a sua medicação e levar um estilo de vida saudável. Aceitar o problema é sempre o primeiro passo.
2
Saiba tudo sobre a doença. Torne-se um especialista no desenvolvimento e evolução da doença bipolar, desde o início dos sintomas, a regularidade, atendimento, fatores de risco e tratamentos. Se você aprender a reconhecer cada um desses itens que você pode identificar a possível aparecimento de um novo episódio e prevenir recaídas. O transtorno bipolar tem várias etapas ou fases a serem identificados para reconhecer quando você está iniciando um novo episódio.
3
Em conformidade com a tomar a sua medicação e assistir a sua terapia. Medicação é um elemento-chave da terapia. Certifique-se de tomar o medicamento regularmente, assim, o seu humor será normalizado e as chances de uma recaída são reduzidos. Certifique-se de tomar o medicamento regularmente. Se necessário, pedir a ajuda de familiares ou amigos para ajudá-lo a cumprir o seu tratamento.
4
Seja consistente. Participar de sua terapia e cumpre as tarefas atribuídas a você para a casa. Lembre-se que episódios ou alterações de humor ciclicamente repetidos afetando sua vida eo bom funcionamento como uma pessoa. Estas mudanças entre mania e depressão afeta o seu pensamento e seus sentimentos, que por sua vez influenciam o seu comportamento para condicionar sua funcionalidade. A psicoterapia ajuda a quebrar este ciclo e tomar o controle de seu pensamento e seus humores, e reconhecê-los, deixá-los controlar e prevenir a recaída para que você possa funcionar normalmente.
parte 2
Lidar com a doença em todos os dias1
Planejar o dia. Os sintomas de mudar de direção transtorno bipolar e intensidade, portanto, cada dia é um novo dia para você de acordo com seu humor. Acostume-se a elaborar um plano diferente para cada estado de espírito, pois quando você está cansado ou letárgico, quando você está cheio de energia ou quando você está desanimado. Lembre-se que os efeitos colaterais de medicamentos também podem afetar seu comportamento. Aqui estão algumas dicas para ajudar você lidar com os sintomas:
- Mantenha um horário de sono regular e alimentar regularmente e equilibrada. Neste ponto, o equilíbrio é importante, muito ou pouco, uma ou outra extremidade no sono e comida é prejudicial e pode causar um desequilíbrio químico no seu corpo e provocar mudanças no humor. Se você tiver problemas constantes com sono e apetite, consulte o seu médico ou terapeuta. Além de medicação e tranquilizantes são métodos muito eficazes para combater a insônia e hipersonia.
- Busca apoio da família e amigos. Diálogo com seus entes queridos é benéfico e vai ajudar você a detectar a presença de quaisquer sintomas e estar envolvido com sua rotina que vai fazer você se sentir melhor. Por exemplo, se você se sentir apático e sem energia talvez eles possam planejar alguma atividade para ajudá-lo tirá-lo desse estado juntos.
- Fique longe de situações estressantes. Isso não significa que você evite enfrentar a realidade no entanto, continua a ser verdade que o estresse é ruim para você e intensifica os sintomas. Conversa é o seu terapeuta ou amigo sobre este e juntos buscar métodos ou estratégias para ajudá-lo a superar situações de estresse de forma mais eficaz.
- Pergunte a si mesmo metas realistas. O problema com metas irrealistas é mais provável para terminar em frustração e desespero. Além disso, esta situação pode desencadear um episódio maníaco depressivo. Lembre-se que é preferível para obter uma conquista pequena para acumular metas irrealistas que permanecem truncados. Contratempos fazem parte da vida, então você deve se preparar para enfrentá-los. Note-se que o que perturba é o seu pensamento e não a própria situação. Uma mudança em seu pensamento pode trazer bons resultados.
2
A importância da auto-controle na vida diária. exercícios de prática regular, alimentação saudável e dormir bem ajuda a reduzir os sintomas. Qualquer imprevisto pode aumentar os sintomas, por isso é recomendado que você elaborar uma programação diária onde você deve documentar todas as suas atividades e poderá fazer para evitar inesperado. Lembre-se, se você estiver em um episódio maníaco você involucrarás com tantas atividades que você não pode cumprir, porque você está tão animado e hiperativo a perder a concentração. Tenha em mente que as atividades de planejamento e programação vai aumentar o seu nível de concentração e sua eficiência.
3
Faça um acompanhamento constante de seus sintomas. Projetando uma caixa semanal onde você deve documentar os seus sintomas ou um jornal são boas idéias que ajudarão você a olhar para dentro. Você vai se tornar consciente de si mesmo e você pode intervir ativamente quando você aprender a reconhecer seus humores. Além disso, você pode reconhecer disparadores um episódio maníaco depressivo. Remover o gatilho irá ajudá-lo a recuperar seu estado normal, para diminuir a chance de uma recaída e para desdobrar melhor.
4
Dominar suas emoções. Os sintomas do transtorno maníaco depressivo são principalmente emoções como raiva, irritabilidade, tristeza, desespero e outros de alta no seu melhor. Se você praticar adequada para gerir a raiva ou mudar seus pensamentos negativos e substituí-lo com as técnicas mais adequadas, então você vai ter um melhor controle sobre suas emoções. Desta forma, é possível controlar o seu humor.
5
Estabelece um plano de acção para identificar os sinais de alerta. A reconhecer o momento de fazer uma mudança é necessário prestar muita atenção. Quando você procurar e identificar os sinais de alerta que você se tornar responsável pelo seu bem-estar. Pessoas com esta doença são altamente funcional, está alerta e estão à frente dos sintomas. Se necessário pedir a ajuda de familiares e amigos para ajudá-lo a identificar esses sinais de alerta. Tenha em mente que estes variam de uma pessoa para outra. Além disso, você deve aprender a diferenciar estes sintomas, efeitos colaterais dos medicamentos que está tomando. Você também pode aprender a reconhecer um alarme, lembrando episódios passados a reconhecer os sintomas mais facilmente seguir estão alguns dos sinais de alarme mais comuns para o transtorno bipolar.
6
Preparar um conjunto para emergências. Tendo seguido uma terapia, você pode monitorar seu progresso para o qual é necessário o seguinte:
7
Acalme através da oração ou meditação. Se você é religioso oração pode ter um efeito curativo. Se você não for, a meditação vai ajudar a acalmar e controlar o seu humor, que por sua vez, liberar a tensão e relaxar o sistema nervoso. Muitas vezes, as pessoas com transtorno bipolar são altamente funcional adequadamente gerir as suas vidas através da prática da oração e meditação, juntamente com medicação e terapia.