Como fazer uma análise de equilíbrio
A análise de equilíbrio é uma contabilidade de custos técnica muito útil. É parte de um grande modelo analítico chamado de custo-volume-lucro (CVU) e ajuda a determinar quantas unidades de seus produtos a sua empresa precisa vender para recuperar seus custos e começar a gerar utilidade. Para ativar como fazer uma análise de equilíbrio basta seguir alguns passos.
passos
1
Determina os custos fixos da sua empresa. Os custos fixos são os custos que não dependem do volume de produção. Aluguel e utilidades são exemplos de custos fixos, uma vez que a mesma quantidade seria pago por eles, não importa quantas unidades você produzir ou vender. Categoriza todos os custos fixos da sua empresa para um determinado período e consolídalos.
2
Determinar os custos variáveis de sua empresa. Os custos variáveis são os custos que variam com o volume de produção. Por exemplo, uma empresa que faz as mudanças de óleo terá que comprar mais filtros de óleo, se você fizer mais mudanças de óleo, de modo que o custo dos filtros de compra é um custo variável. Na verdade, como a empresa espera para comprar um filtro de óleo para cada mudança de óleo, este custo pode ser atribuído a cada mudança de óleo executada.
3
Determina o preço em que você vender seus produtos. As estratégias de preços são parte de uma estratégia de mercado muito mais completa e pode ser bastante complexo. No entanto, você sabe que seu preço será pelo menos tão alto quanto seus custos (na verdade, não existe legislação antitruste considerável que proíbe a venda abaixo do custo).
4
Calcule a sua margem de contribuição unitária. A margem de contribuição unitária representa a quantidade de dinheiro que cada unidade vendida depois de se recuperar contribui seus próprios custos variáveis. Ele é calculado subtraindo-se a unidade de custos variáveis de preço de venda. Considere o seguinte exemplo usando um negócio de mudança de óleo.
5
Calcule o ponto de equilíbrio para o seu negócio. O ponto de equilíbrio diz-lhe as vendas que você tem que conseguir recuperar todos os seus custos. É calculado dividindo-se todos os custos fixos pela margem de contribuição de seu produto.
6
Determina os seus ganhos ou perdas esperadas. Depois de ter determinado o volume de equilíbrio, você pode estimar os ganhos esperados. Lembre-se que cada unidade adicional que você vende produzir um lucro igual à sua margem bruta. Portanto, cada unidade vendida no ponto de equilíbrio irá produzir uma contribuição igual à sua margem de lucro e cada unidade vendida abaixo do ponto de equilíbrio irá gerar uma perda igual à sua margem bruta.
dicas
- Certifique-se de compreender as limitações da análise de equilíbrio. Uma vez que o cálculo é baseado nos custos e volumes estimados, não será possível produzir uma figura perfeitamente precisa de lucro ou perda.
Coisas que você precisa
- calculadora