Como calcular a taxa de retorno contábil

3 Métodos:investimento inicial como denominadorO investimento médio como o denominadorAvaliação de projetos de redução de custos

A taxa de retorno contábil (TRC) é também conhecido sob o nome de taxa média de retorno ou taxa de retorno simples. Representa o ganho esperado de um investimento e, portanto, utilizado no orçamento de capital para determinar o valor potencial de um investimento. Além disso, o TRC pode ser útil se você está avaliando um projeto para reduzir os custos. Precisa calcular o TRC?

método 1
investimento inicial como denominador
1
lucro anual previsto. Este método para determinar a taxa de retorno contábil usa a seguinte fórmula básica: TRC = Médio / lucro anual investimento inicial. Para começar, você deve saber o lucro anual. Este valor é baseado no agregado, e não dinheiro, e reflete os custos de amortização e depreciação.
  • 2
    Identifica o valor de depreciação. Se assumirmos que o investimento envolve a compra de um ativo (por exemplo, equipamentos ou máquinas), você tem que calcular o valor de depreciação. Este processo consiste em duas etapas:
  • Em primeiro lugar, subtrair o valor residual do ativo (valor de seus componentes separados quando ele não é mais operacional) do valor inicial do ativo. Se, por exemplo, uma máquina particular, tinha um valor inicial de US $ 1000 e seu valor residual é de US $ 500, você vai subtração por US $ 500.
  • Em segundo lugar, dividir o número resultante pela vida do ativo, que é o número de anos que o ativo deve funcionar de forma produtiva. Se, no nosso exemplo, a máquina deve funcionar bem para cinco anos, então você deve dividir $ 500 entre os 5 por US $ 100.
  • 3
    Encontrar o lucro médio anual. Subtrair a depreciação do lucro anual do projeto deve caber o lucro médio anual. Este número irá cumprir o papel de numerador na equação do TRC.
  • 4
    Dividir para o TRC. Divida o lucro médio anual entre o seu investimento inicial (o valor combinado dos investimentos em ativos fixos e todas as alterações no capital de giro causadas pelo investimento). O resultado, expresso em percentagem, é o seu TRC.


  • método 2
    O investimento médio como o denominador
    1
    Encontrar o lucro médio anual. Este método de determinação da taxa de retorno contábil usa a seguinte fórmula básica: TRC = Médio / investimento médio anual de lucro. Tal como acontece com o primeiro método, você tem que encontrar o lucro médio anual. Subtrair o benefício anual de depreciação de seu projeto e vai ficar com o lucro médio anual. Esta figura representa o numerador na equação do TCR.


  • 2
    Calcule a média de investimento. O investimento médio representa as despesas de capital necessário para iniciar um projeto, mais o valor do resíduo final de todas as máquinas, dividido por dois. Isso está expresso na equação do investimento médio = (investimento inicial + valor residual) / 2.
  • 3
    Dividir para o TRC. Divida o lucro médio anual entre a média de investimento. O resultado, expresso em percentagem, é o seu TRC.


  • método 3
    Avaliação de projetos de redução de custos
    1
    Calcular a redução do custo líquido. Quando você usa um monitor CRT para avaliar projetos de redução de custos, o melhor é recorrer à seguinte fórmula básica: TRC = redução de custos / investimento inicial líquido. Em primeiro lugar, você deve encontrar a redução líquida de custos. Este é um processo que envolve dois passos:
    • Suma despesas operacionais com a despesa de depreciação.
    • Subtrair o total desta soma para as despesas de salário projectados resultantes do uso da nova redução de equipamento.
  • 2
    Dividir para o TRC. Divida redução líquida de custos entre o investimento inicial. O resultado, expresso em percentagem, é o seu TRC.
  • dicas

    • É muito fácil de calcular a taxa de retorno equity- maioria das figuras que você precisa para executar os cálculos estão nas demonstrações financeiras.
    • Em geral, um projecto de investimento é aceitável se a taxa de retorno é maior do que o custo (ou encontrar um padrão específico que a empresa estabeleceu).
    Artigos Relacionados