Como calcular o lucro antes de juros, imposto de renda, depreciação e amortização (ebitda)

2 métodos:

Calcular o EBITDA de uma empresaUse o EBITDA de forma responsável

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ou mais conhecido como "EBITDA", Por sua sigla em Inglês) é um indicador da eficácia operacional de uma empresa. O EBITDA é uma maneira de medir os lucros sem levar em conta outros fatores, como custos de financiamento (juros), as práticas contábeis (depreciação e amortização) e impostos. Normalmente calcular o EBITDA é muito processo muito simples que requer apenas a informação na demonstração de resultados e fluxo de caixa de uma empresa. Você deve ter cuidado ao usar o EBITDA para medir a saúde financeira de uma empresa, como a sua utilização para este fim é controversa.

método 1
Calcular o EBITDA de uma empresa
1
Obter a declaração demonstração de resultados e fluxo de caixa de uma empresa. O EBITDA é calculado de uma forma muito simples, com poucos relatos importantes do funcionamento da empresa. Para calcular EBITDA precisar de informações verificáveis O imposto de renda, juros, depreciação e amortização. Normalmente, os valores de imposto de renda e juros mostrado na demonstração de resultados da empresa, enquanto os valores de depreciação e amortização são encontrados nas notas de que o estado ou o estado de fluxo eficaz.
  • 2
    Subtrair os custos (acrescidos de juros e impostos) de renda para calcular o lucro operacional. Para calcular o EBITDA começa por encontrar o lucro operacional da empresa, que é basicamente o resultado da receita menos despesas (sem levar em conta os impostos e juros). Especificamente, o lucro operacional da empresa também é conhecido como o "EBIT" ("lucro antes de juros e impostos", Por sua sigla em Inglês).
  • Por exemplo, imagine que você tem uma empresa de construção com um lucro operacional no ano anterior de US $ 68.000.000. No entanto, as despesas operacionais (custo das vendas, os custos do trabalho, etc.) foram de US $ 45.000.000.
  • Neste caso, o lucro operacional da empresa (EBIT) é: receitas - despesas = $ 68.000.000 - $ 45.000.000 = $ 23.000.000.
  • 3
    despesas de depreciação Sum. O valor dos ativos da empresa pode ser diminuído ao longo do tempo pelo desgaste natural e as condições de mercado flutuantes. As despesas resultantes deste fenômeno é conhecido como "despesa de depreciação". Geralmente as despesas de depreciação listados na demonstração de resultados da empresa ou na demonstração dos fluxos de caixa. Recolher todos os elementos de despesas de depreciação para encontrar o valor total e registar (você vai precisar para calcular EBITDA).
  • Continuando o exemplo acima, imagine que a construtora comprou vários guindastes caros, há alguns anos, cujo valor total foi de $ 25.000.000. Estas gruas têm uma vida útil estimada de 10 anos.
  • Neste caso, e utilizando o método de depreciação linear, os guindastes terá uma depreciação acumulada de: $ 25 milhões / 10 = $ 2.500.000 por ano.


  • 4
    despesas de amortização de soma. A amortização está relacionada à depreciação, embora tecnicamente não é o mesmo. Amortização refere-se aos gastos incorridos por uma empresa durante a vida de um activo intangível, enquanto a depreciação refere-se a ativos tangível. Geralmente as despesas de amortização aparecem juntamente com as despesas de depreciação na demonstração de resultado ou fluxo de caixa. Recolher todos os elementos de despesas de amortização para calcular o valor total desses custos e gravá-lo.
  • Imagine que a construtora gastou US $ 1.000.000, há alguns anos para obter os direitos comerciais para uma canção pop famosa. Com essa quantidade comprou os direitos para 5 anos.
  • Neste caso, os custos de depreciação são: $ 1000000/5 = $ 200.000 por ano.
  • 5
    EBITDA calculada com a fórmula: EBIT + depreciação + amortização = EBITDA. Soma total das despesas de depreciação e amortização EBIT da empresa. EBITDA é um indicador de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, de modo a adicionar essas despesas ao lucro operacional, em vez de subtraindo-los, que resulta em um valor de renda que tem estas despesas que não representam uma saída de dinheiro.
  • Se não existirem as despesas de depreciação ou amortização (ou ambos), coloque um zero no lugar dentro da fórmula.
  • No exemplo da empresa de construção, imagine despesas de depreciação e amortização calculada acima são os únicos em que ele efectuou a empresa (claro, na vida real, pode ser necessário adicionar vários elementos de depreciação e amortização saber o valor total).
  • Neste caso, é possível calcular o EBIT EBITDA + fórmula de depreciação + amortização. $ 23.000.000 + $ 2.500.000 + $ 200.000 = $ 25.700.000. EBITDA para este exemplo é de R $ 25.700.000.


  • método 2
    Use o EBITDA de forma responsável
    1
    Não use o EBITDA como o único indicador para determinar a saúde financeira de uma empresa. EBTIDA útil na análise financeira, por exemplo, é uma maneira simples para determinar o dinheiro que uma empresa tem de pagar suas dívidas no curto prazo. Supondo que uma empresa tem uma dívida de US $ 2.000.000 interesse, mas EBITDA de US $ 3.000.000, pode-se dizer que tem muito dinheiro para liquidar a sua obrigação. No entanto, uma vez que o EBITDA não ter em conta os custos significativos e podem ser manipulados facilmente, não é aconselhável usá-lo como o único indicador para medir a saúde de uma empresa.
    • O EBITDA não é necessariamente um bom indicador que mostre se a empresa está fazendo ou perder dinheiro. Por exemplo, uma empresa pode ter um EBITDA positivo, mas o fluxo de caixa operacional negativo. Portanto, o EBITDA pode fazer uma empresa olhar mais saudável do que realmente é.
  • 2
    Não manuseie a forma como o EBITDA da empresa. indivíduos sem escrúpulos pode manipular o EBITDA através de práticas contábeis. Por exemplo, como depreciação e amortização são determinadas de maneira relativamente subjetiva (através de previsões, estimativas e experiência), você pode alterar as datas em que estes custos são contabilizadas alterando o EBITDA da empresa. Apesar de depreciação e amortização são despesas que não representam uma saída de caixa (a empresa fez dinheiro fora quando adquiriu a depreciação de ativos ou amortizados), existem por uma razão. No final, os ativos tangíveis e intangíveis falham são devidas e, quando isso acontece, a empresa incorreu em uma despesa real.
  • Um exemplo real de EBITDA manipulação visto em algumas companhias aéreas que mudaram as datas de amortizações das suas aeronaves para fazer o EBITDA parecer mais velho.


  • 3
    Não use EBITDA para deturpar a imagem financeira da empresa. Uma das maiores razões pelas quais o uso de EBITDA é criticado como um indicador fiável é que ele pode ser usado para enganar os investidores e credores. Por exemplo, em algumas indústrias os limites para empréstimos com base em um percentual do EBITDA são fixos, para que os empresários podem manipular o indicador de enganar credores e obter empréstimos que normalmente não iria ficar. Estas práticas fraudulentas destinadas a enganar as partes interessadas de empresas são antiéticos e pode até ser ilegal.
  • dicas

    • Amortização e depreciação são baseadas em compras anteriores (que não fazem parte dos fluxos de caixa futuros da empresa), por isso não necessita de ser incluída na determinação da saúde financeira de uma empresa através deste método valores.
    • Impostos não estão incluídos porque eles são afetados por outros do que a rentabilidade da empresa fatores. Nem interesses estão incluídas porque refletem o dinheiro ou activos que a empresa adquiriu uma forma de financiamento e são tratados, embora as despesas não estão relacionados com a rentabilidade.

    avisos

    • Também vale a pena mencionar que você não deve usar o EBITDA como o único indicador para avaliar a saúde financeira de uma empresa, mas pode servir para este fim, com a ajuda de outros indicadores (tais como fluxo de caixa).
    • Há controvérsias sobre o valor do EBITDA. Algumas pessoas afirmam que este indicador não reflete a verdadeira imagem da saúde financeira de uma empresa que não leva em conta certas despesas que podem ser real. Por esse motivo, alguns grupos acreditam que tais despesas devem ser incluídas na imagem financeira completa de uma empresa.
    • Note-se que o EBITDA não deve ser confundido com "Fluxo de caixa". Pessoas que valorizam o EBITDA considerá-lo uma forma de calcular o dinheiro está disponível para pagar dívidas no longo prazo. Além disso utilitários deve ser real, como o EBITDA pode ser manipulada para tornar as finanças de uma empresa olhar melhor. Você deve ter cuidado e certifique-se que há "controles" adequadas para garantir que nenhuma área da empresa tem muito poder, além de usar os princípios de contabilidade de som quando você calcular o EBITDA.

    Coisas que você precisa

    • financeira, tais como a declaração de renda ou de fluxo de caixa estados declaração
    • Papel, caneta ou lápis
    • calculadora


    Artigos Relacionados