Como calcular a depreciação de ativos fixos

3 Métodos:

Utilizando o método linearUse o método de balanço de declínio duploUtilizando o método da soma dos números de anos

A depreciação é um método de cálculo do valor de um activo durante a sua vida útil. Existem vários métodos para calcular a depreciação de ativos fixos e dependem dos propósitos e políticas da empresa. Os métodos mais populares são: linear, saldo decrescente duplo e soma dos anos dígitos.

método 1Utilizando o método linear

1

Insira o valor do ativo compra. Por exemplo, se você comprou equipamentos industriais por US $ 1000, que é a quantidade que você deve usar como um valor de compra.

2

Para encontrar o valor depreciável, subtrair o valor residual da compra. O valor "residual" ou "resgate" um poço representa o que o seu valor uma vez que tenha perdido sua utilidade. Para o valor depreciável, subtrair o valor da compra.

  • Por exemplo, se você comprou equipamentos industriais mencionado anteriormente por US $ 1000 e você definir o fim da sua vida isso só vai ser de US $ 200, então o valor depreciável é de US $ 1000 - US $ 200 ou $ 800.

3

Para calcular a depreciação divide o valor depreciável da vida útil do bem. Os ativos que você compra vai ter uma expectativa de vida útil, assim como qualquer outro objeto (por exemplo, você provavelmente esperar para usar seu computador pessoal apenas por alguns anos). Você vai ter que descobrir o que a expectativa da utilização do novo recurso e, em seguida, dividindo o valor residual entre essa figura.

  • Por exemplo, se o valor depreciável do ativo é de R $ 800 e está prevista para durar cinco anos, em seguida, a depreciação será de US $ 800/5 = 160 $. Esse será o valor da depreciação que irá gravar nos livros a cada ano.

método 2Use o método de balanço de declínio duplo

1

Define a expectativa de vida do ativo. O ativo fixo tem uma vida útil após o que não é mais usado. Normalmente, esse número é medido em anos. Para os fins deste exemplo, suponha que você adquirir equipamentos industriais por US $ 1000, com uma expectativa de vida de cinco anos, e cujo valor de resgate é de US $ 200.

2

100% dividido pelo número de anos de activo e, em seguida, multiplicar por dois para encontrar a taxa de depreciação.

  • Lembre-se que está prevista para durar cinco anos de equipamento industrial, de modo que os cálculos deve ficar assim: 100% / 5 anos = 20% e 20% x 2 = 40%.



3

Determina o valor da compra. Neste exemplo, o ativo foi comprado por US $ 1000.

4

Multiplicar o valor atual da taxa de depreciação dos ativos. Este cálculo irá produzir uma depreciação diferente a cada ano.

  • No primeiro ano de uso, a depreciação será de R $ 400 ($ 1.000 x 40%).
  • Pelo segundo ano, o valor depreciável é de US $ 600 ($ 1000 - $ 400 de amortização do ano anterior) e a depreciação anual será de R $ 240 ($ 600 x 40%).
  • Pelo terceiro ano, o valor depreciável é de US $ 360 com uma depreciação de US $ 144 e assim por diante.

5

O ano em que o valor da depreciação é menor do que o valor de resgate, você deve parar a desvalorização do ativo.

  • Neste exemplo, o valor depreciável, no quarto ano será de R $ 216. O valor residual é de $ 200.
  • Naquele ano, ele calcula uma depreciação de US $ 16 para reduzir o valor final do ativo em R $ 200.
  • No quinto ano, não é necessário calcular a depreciação.

método 3Utilizando o método da soma dos números de anos

1

Faça um cronograma de amortizações. Você deve ter formato de tabela e usando uma planilha é ótimo para essas estimativas.

  • A tabela deve ter seis colunas e uma linha para cada ano de vida do ativo e uma linha adicional para o cabeçalho.

2

Na linha de cabeçalho, marcado colunas. Use as seguintes designações: Valor contábil no início do ano, o total de custo amortizado, a taxa de depreciação, despesas de depreciação, amortizações acumuladas e valor final do livro.

3

Na primeira coluna, com o valor de livro título no início do exercício, entre o preço de compra do ativo. Por exemplo, suponha que o preço de compra foi de US $ 1000, a vida de cinco anos eo valor de resgate de US $ 200.

4

Subtrair o valor residual, se disponível, do custo original e lugares que figura em todas as linhas da coluna amortizable Custo total. Neste exemplo, o preço de compra foi de US $ 1000- $ 200 a subtrair o valor residual, resultando em um custo total de amortização de $ 800.

5

Calcular a taxa de depreciação. Para fazer isso, como o mesmo nome de método implica, você deve adicionar os números de anos.

  • Adicione o número de anos do activo depreciável. No exemplo dos cinco anos seria 15 (1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15).
  • No primeiro ano, divida o último número da soma destes (5/15) - no segundo ano, divida entre o número penúltimo (4/15) e assim por diante, para encontrar a percentagem de depreciação anual .

6

Para calcular as despesas de depreciação, multiplique o custo de depreciação no primeiro taxa de depreciação ano. Você tem que usar a soma obtida na etapa anterior para atingir esse valor.

  • $ 800 x (5/15) = $ 800 x 33,33% = $ 266,67.

7

Subtrair a depreciação do primeiro ano do valor contábil no início do ano. Esse número indicará o valor livro final para esse ano e também será o valor contábil no início do ano seguinte.

  • Por exemplo: $ 1000 - $ 266,67 = $ 733,33.

8

Complete o resto da programação. Você deve seguir o mesmo padrão para os próximos anos e usar o valor inicial livro para cada ano como o ponto de partida e a percentagem adequada com base no ano correspondente (4/15, no segundo ano, 3/15, no terceiro ano, etc. .).

  • No segundo ano, o valor da depreciação será $ 213,33 ($ 733,33 x 26,67%) - no terceiro ano será $ 160 ($ 520 x 20%) - no quarto ano será $ 106,67 ($ 360 x 13, 3%) e no quinto ano será de $ 53,33 (253,33 x 6,67%).

9

Quando terminar a programação, verificar os cálculos. Todas as percentagens na coluna taxa de depreciação devem somar 100. A depreciação acumulada deve ser igual ao preço de compra menos a taxa de resgate (neste caso, US $ 200).

dicas

  • Antes de tentar calcular a depreciação do ativo imobilizado, consulta com o gerente de contabilidade da empresa. A maioria das empresas têm regras rígidas e políticas contábeis para depreciação.

Coisas que você precisa

  • detalhes de ativos
  • política de depreciação corporativa
  • calculadora

RELACIONADOS

Artigos Relacionados