Como calcular o retorno financeiro (rf)

3 partes:Calcule o retorno financeiroUsar informações de rentabilidade financeiraavaliar "saúde" uma empresa

O retorno sobre o patrimônio (ROE RF para o short) é um dos relacionamentos ou rácios financeiros utilizados por investidores comuns para analisar o mercado de ações. Ele indica o quão eficiente a equipa de gestão para gerar lucros com o dinheiro investido pelos acionistas. Os retornos financeiros mais elevados, uma empresa vai obter mais lucro a partir de um determinado montante investido e isso também reflete a sua "saúde financeira".

parte 1Calcule o retorno financeiro

1

Calcule o patrimônio dos acionistas (PN). Encontrar a diferença entre os ativos e passivos da empresa (ativo - passivo = patrimônio líquido). Esta informação está no relatório anual ou trimestral do balanço da empresa, que geralmente é publicado em seu site.

  • Por exemplo, $ 75.000 (A) - $ 50.000 (P) = $ 25.000 (PN). Você precisará deste número para calcular o Patrimônio Líquido médio.

2

Calcule o Patrimônio Líquido médio (PNprom.) Calcular e em seguida, soma os números para os activos líquidos que começam no final do ano e uma empresa (leia o passo 1). Em seguida, dividir esse número por 2: PNprom = (PN1 + PN2) / 2. Este indicador permite que os investidores para medir a variação da rentabilidade durante um período de um ano.

  • Por exemplo, calcula o patrimônio líquido em 31 de dezembro de 2014, que é igual ao activo menos passivo da empresa. Em seguida, ele faz o mesmo com os ativos e passivos em 31 de dezembro de 2013. Divide este número por 2. Por exemplo, suponha que a empresa tinha $ 75 000 (A) - $ 25.000 (P) = $ 50.000, de 31 de dezembro de 2014 . Em 31 de dezembro de 2013, mas foi de US $ 125.000 (A) - $ 50.000 (P) = $ 75.000. $ 50.000 + $ 75.000 = $ 125.000 / 2 = $ 62.500 patrimônio líquido médio. Este número servirá para calcular o retorno financeiro.
  • Você pode escolher qualquer data como a data de início e, em seguida, comparar os valores de um ano atrás em relação a esta data.

3

Encontre o lucro líquido (BN). Este indicador também aparece no relatório anual da empresa no comunicado publicado em seu site. É a diferença entre receitas e despesas. Se nenhum ganho, você pode usar um número negativo.



4

Calcular a rentabilidade financeira (RF). O lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido médio de accionistas: RF = BN / PNprom.

  • Por exemplo, dividir um lucro líquido de US $ 100.000 para o patrimônio líquido médio de $ 62.500 = 1,6 ou 160% RF. Isto significa que a empresa obteve um lucro de 160% para cada dólar investido pelos acionistas.
  • As empresas geralmente não excedem 15% RF.
  • Evitar investir em empresas com RF de 5% ou menos.

parte 2Usar informações de rentabilidade financeira

1

RF compara os últimos 5 a 10 anos. Isto lhe dará uma idéia mais clara do crescimento histórico da empresa. Observe que isso não garante que a empresa vai continuar a crescer a essa taxa.

  • Você pode ver os picos e quedas ao longo desse período de tempo, se a empresa contratada mais dívidas do que cancelada. As empresas não podem aumentar a sua rentabilidade financeira, sem incorrer em nova dívida ou vender mais ações. dívidas de pagamento reduz o lucro líquido. ações Vender reduz os lucros dos acionistas individuais.
  • As empresas com altas taxas de crescimento, muitas vezes têm alta RF, porque eles podem gerar receitas adicionais sem a obtenção de financiamento externo.
  • RF compara o valor das empresas de porte semelhante na mesma indústria. O RF pode parecer baixo, mas pode ser apropriado para um determinado tipo de indústria, se a indústria normalmente não gera uma grande margem de lucro.

2

Considere investir em empresas com baixa RF (menos de 15%). Uma empresa pode ter tido um elevado nível de despesas de uma só vez devido a um período de inatividade, por exemplo, e que tem causado um resultado líquido negativo, de modo que o RF foi baixa. Portanto, considerar apenas a rentabilidade financeira para determinar os lucros da empresa pode ser enganador. No caso de empresas de baixa rentabilidade financeira, você deve avaliar outros índices de rentabilidade, tais como fluxo de caixa livre (aparece no relatório anual da empresa), antes de decidir não investir nessa empresa.

  • Por exemplo, o lucro líquido da empresa ABC pode ter sido reduzido em nenhum ano em particular devido ao aumento das despesas de um período de inatividade, ou a compra de novos equipamentos ou movendo a sede. Isso não significa que a empresa não será rentável no futuro, uma vez que este aumento das despesas ocorreu devido a circunstâncias especiais.

3

RF compara com rentabilidade económica (ROA RE ou por sua sigla em Inglês). A rentabilidade económica reflete o que o lucro obtido pela empresa para cada peso (ou dólar ou euro), que tem em seus ativos. Os ativos incluem o dinheiro no banco, contas a receber, terra e bens, equipamentos, inventário, móveis, etc. O PR é calculado dividindo-se o lucro líquido anual (resultados) pelo total de ativos (balanço). A rentabilidade económica inferior, a empresa será menos rentável. Uma empresa pode ter uma diferença considerável entre a RF e RE, e esta diferença tem a ver com as dívidas.

  • Ativos = Passivos + equidade. Portanto, em uma empresa sem dívidas, o ativo é igual ao capital próprio. Além disso, o RE e RF também ser iguais.
  • Por outro lado, se a empresa adquire novas dívidas, aumento de ativos (devido ao influxo de dinheiro) e equidade será reduzido (devido a equidade = ativos - passivos).
  • Quando os activos diminui, os aumentos de rentabilidade financeira.
  • Quando os ativos aumenta, a rentabilidade diminui.

parte 3avaliar "saúde" uma empresa

1

Descubra o montante da dívida da empresa. Se a empresa está contratando um monte de dívida, o retorno financeiro pode ser artificialmente elevada. Isso ocorre porque a equidade diminuição da dívida (capital = ativos - passivos), causando um aumento no retorno financeiro. No entanto, os ativos aumenta devido aos rendimentos de empréstimo. Portanto, os retornos econômicos serão reduzidos e obtido pela divisão do lucro líquido pelo total de ativos.

2

Calcule a relação preço-lucro, ou PER (Inglês, relação preço-lucro, ou a relação P / E). Este indicador compara o preço atual da ação com o benefício individual a partir deles. Divida o valor de mercado das ações (preço corrente) para o benefício individual de ações, publicado no site da empresa.

  • Por exemplo, US $ 25 (preço atual da ação) / R $ 5 (lucro por ação) = (relação preço-lucro) 5.
  • Os investidores sabem que se investir em uma empresa com uma elevada relação preço-lucro irá obter um crescimento maiores lucros no futuro. A relação preço-lucro alta significa que a empresa pode ser desvalorizado ou está melhorando a respeito das tendências no passado. A relação preço-salário médio desde o rácio final do século XIX mantém-se num valor próximo de 16,6.

3

Comparar o lucro por ação. As empresas devem mostrar crescimento contínuo dos lucros obtidos com as vendas ao longo de 5 a 10 anos. Os lucros são lucros com os quais a empresa está à esquerda depois de pagar todas as despesas.

Artigos Relacionados