Como equilibrar as equações químicas

2 métodos:

balanceamento tradicionalalgébrica de rolamento

A equação química é uma representação simbólica de uma reação química escrita. Os reagentes químicos ou listados no lado esquerdo e ou produtos químicos que ocorrem incluem o direito.


A lei da conservação da matéria determina que nenhum átomo pode ser criada ou destruída numa reacção química, de modo que o número de átomos presentes nos reagentes tem de ser igual ao número de átomos presentes nos produtos.


Siga este guia para aprender a equilibrar as equações químicas de forma diferente.

método 1balanceamento tradicional

Note-se a equação dada. Para este exemplo, você vai usar: C3H8 + ou2 --gt; H2O + CO2. Esta reacção ocorre quando propano (C3H8) É queimado na presença de oxigénio para produzir água e dióxido de carbono.

  1. 1

    Gravar o número de átomos para cada elemento tem em ambos os lados da equação. Veja os subscritos ao lado de cada átomo de encontrar o número de átomos na equação.

    https://pad2.whstatic.com/images/thumb/4/4b/Balance-Chemical-Equations-Step-2-preview.jpg/550px;Balance-Chemical-Equations-Step-2-preview.jpg

    https://pad3.whstatic.com/images/thumb/4/4b/Balance-Chemical-Equations-Step-2-preview.jpg/300px;Balance-Chemical-Equations-Step-2-preview.jpg

    / 6/64 / Equações equilíbrio químico Passo 2.360p.mp4

  2. Lado esquerdo: carbono 3, 8 e 2 de hidrogênio do oxigênio.
  3. Lado direito: 1 carbono, hidrogênio 2 e 3 de oxigênio.
  4. 2

    Sempre deixa o hidrogênio e oxigênio para o fim.

    3

    Se você tem mais de um item que falta para equilibrar, escolha o item que aparece em um único reagente molécula em uma molécula de produto único. Isto significa que você tem que equilibrar os átomos de carbono em primeiro lugar.

    https://pad3.whstatic.com/images/thumb/d/d0/Balance-Chemical-Equations-Step-3-preview.jpg/550px;Balance-Chemical-Equations-Step-3-preview.jpg

    https://pad3.whstatic.com/images/thumb/d/d0/Balance-Chemical-Equations-Step-3-preview.jpg/300px;Balance-Chemical-Equations-Step-3-preview.jpg



    / 3/3-B / Equações equilíbrio químico Passo 3.360p.mp4

Adicionar um coeficiente de átomo de carbono para a direita da equação para equilibrar com 3 átomos de carbono para a esquerda ecuación.C3H8 + ou2 --gt; H2O + 3CO2

  1. 1

  2. A frente 3 carbono lado direito indica coeficiente de 3 átomos de carbono, tais como o subscrito 3 indica o lado esquerdo 3 átomos de carbono.
  3. Em uma equação química, você pode alterar coeficientes, mas você nunca deve alterar os subíndices.

Em seguida, equilibrar átomos de hidrogênio. Você tem 8 para a esquerda, então você precisará de 8 próxima derecho.C porta3H8 + ou2 --gt; 4H2O + 3CO2

  1. 1

  2. À direita, você já adicionou 4 como o coeficiente porque os shows subscritos que já tinha 2 átomos de hidrogênio.
  3. Quando você multiplicar o coeficiente de 4 subscrito 2 você começa oito.
  4. 2

    As outras seis átomos de oxigénio provenientes de 3CO2. (3 x 2 átomos de oxigénio = 6 + a outra 4 = 10).

    3

    Equilibrar os átomos de oxigênio.

    https://pad1.whstatic.com/images/thumb/2/2f/Balance-Chemical-Equations-Step-6-preview.jpg/550px;Balance-Chemical-Equations-Step-6-preview.jpg

    https://pad3.whstatic.com/images/thumb/2/2f/Balance-Chemical-Equations-Step-6-preview.jpg/300px;Balance-Chemical-Equations-Step-6-preview.jpg

    / Equações F / fe / equilíbrio químico Passo 6.360p.mp4

    • Uma vez que os coeficientes tenham adicionado moléculas no lado direito da equação, o número de átomos de oxigénio é alterada. Agora você tem quatro átomos de oxigênio na molécula de água e 6 átomos de oxigênio na molécula de dióxido de carbono. Isto dá um total de 10 átomos de oxigénio.
    • Adicionar uma proporção de 5 para a molécula de oxigénio para o lado esquerdo da equação. Agora você tem 10 moléculas de oxigênio em cada lado:

      C3H8 +
      5ou2 --gt; 4H2O + 3CO2.
    • átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio são equilibrados. Sua equação é completa.

método 2algébrica de rolamento

1

Note-se a equação de símbolo e fórmula. Vamos dizer que a = 1, em seguida, escrever a equação com base na fórmula.

2

Substitui os números para a sua variável.

3

Verificar o número de elementos que se encontram no lado do reagente, e também sobre o lado dos produtos.

  • Exemplo: aPCl5 + bH2O = cH3PO4 + dHCl. Deixe que a = 1, b = = ?, C? e d =? e separando os elementos (P, Cl, H, O) para que você obtenha a = 1, b = 4, c = 1 e d = 5.

dicas

  • Lembre-se de simplificar.
  • Se você está preso, você pode escrever a equação em um site online que irá equilibrar-se. Basta lembrar que você não terá acesso a isso quando você está tomando um teste, por isso não se tornar dependente dele.

avisos

  • Durante o processo de laminação, você pode usar frações para ajudar, mas a equação não é equilibrada, se ainda existem coeficientes usando frações.
  • Para se livrar das frações, multiplique toda a equação (tanto à esquerda e à direita) pelo número no denominador da sua fracção.
  • Nunca utilizar fracções como coeficientes na equação química nunca vai criar uma molécula de metade ou metade de um átomo numa reacção química.

RELACIONADOS

Artigos Relacionados