Como calcular a ordem de ligação em química

2 métodos:Para entender a ligação básicaCalcule a ordem de ligação para a teoria de orbitais moleculares

Ao nível atómico, o pedido de ligação é o número de pares de electrões são ligados entre dois átomos. Por exemplo, no caso de diazoto (N≡N), a ordem de ligação é 3 porque existem 3 ligações químicas que ligam os dois átomos de azoto. Na teoria molecular orbital, a ordem de ligação também é definida como metade da diferença entre o número de electrões de ligação e antibonding. Para uma resposta mais rápida, você apenas tem que usar esta fórmula: ordem de ligação = / 2.

método 1Para entender a ligação básica

1

Determina a ordem de ligação a olho nu. A ligação covalente única, tem uma ordem de ligação 1- uma ligação covalente dupla, tem uma ordem de ligação 2- tripla ligação covalente tem uma ordem de ligação de três e assim por diante. Na sua forma mais básica, a ordem de ligação é a quantidade de pares de elétrons encadernados que unem dois átomos.

2

Note-se como os átomos combinam-se para formar moléculas. Numa dada molécula, os átomos componentes são unidos por ligação de pares de electrões. Estes elétrons giram em torno do núcleo de um átomo em "orbitais", Cada um dos quais pode acomodar apenas dois electrões. Se um orbital não é "completo"Por exemplo, apenas uma ou nenhuma electrões electrões, os electrões emparelhados, em seguida, pode não ligar-se ao correspondente electrões de outro átomo que é livre.

  • Dependendo do tamanho e da complexidade de um átomo em particular, você pode ter a partir de um orbital, até quatro orbitais.



3

Quando o mais próximo orbital está cheio, os novos elétrons começam a atender na próxima órbita mais longe do núcleo e continuar até a segunda orbital está cheio. A coleção de elétrons continua em órbita cada vez maior porque os átomos maiores têm mais elétrons do que pequenos átomos.

4

Desenhe o gráfico de dispersão ou estrutura de Lewis. Isto é muito útil para visualizar como os átomos numa molécula estão ligadas às de outra ferramenta. Desenhe átomos utilizando os respectivos símbolos (por exemplo, H ou Cl para o hidrogénio ao cloro). Ilustrando as ligações entre eles por meio de linhas (por exemplo - para uma ligação simples, = para uma dupla e ≡ link para uma ligação tripla). Marca elétrons não ligados e pares de elétrons usando uma vírgula (por exemplo: C :). Quando tiver terminado de desenhar a estrutura de Lewis, conta o número de links: o resultado será ordem de ligação. Uma vez que você tenha desenhado a sua estrutura de pontos Lewis, contar o número de títulos: esta é a ordem de ligação.

5

A estrutura do dinitrogen pontos de Lewis seria N≡N. Cada átomo de azoto inclui um par de elétrons e três elétrons link. Quando dois átomos de nitrogênio, os seis elétrons combinadas misturam ligação formando uma poderosa ligação covalente tripla.

método 2Calcule a ordem de ligação para a teoria de orbitais moleculares

1

  • Veja um diagrama de orbitais de elétrons. Por favor note que orbitais estão cada vez mais a ser localizado mais longe do núcleo do átomo. De acordo com a propriedade de entropia, a energia sempre procura o menor ordem estatal possível. Elétrons procuram para ocupar as mais baixas orbitais estão disponíveis.
  • Saiba qual é a diferença entre a ligação e antibonding orbitais. Quando dois átomos de juntar-se para formar uma molécula, os electrões que procuram utilizar a outra para preencher as mais baixas possíveis estados orbitais de electrões. Os elétrons de ligação são essencialmente esses elétrons são mantidos juntos e cair em estados mais baixos de energia. elétrons Antibonding são os elétrons "livre" Desacoplada ou são empurrados orbital com os estados de energia mais altos.

2

elétrons não ligantes: assistindo orbitais estão cheios, você pode determinar quantos dos elétrons estados de energia mais altos pode preencher o orbital mais estável com os estados de energia mais baixos, o átomo correspondente. estes "elétrons em órbita de enchimento" Eles são conhecidos como elétrons de ligação.

  • antibonding electrões: quando dois átomos de tentar formar uma molécula de compartilhamento de elétrons, alguns elétrons no fato de ser dirigida para a orbital com estados de energia mais elevados, uma vez que o orbital com os estados de energia mais baixos já estão completos. Estes elétrons são chamados antibonding elétrons.

3

Saiba a fórmula. Na teoria molecular orbital, a ordem de ligação é definida como metade da diferença entre a quantidade de ligação e electrões antibonding: ordem de ligação = / 2.

4

Cada elétron entra em um moléculas de ligação orbitais ajuda a estabilizar a nova molécula. Cada um de electrões entrar orbital antibonding de moléculas ajuda a desestabilizar a nova molécula. Considere o novo estado de energia, como a ordem de ligação da molécula.

  • Se a ordem de ligação é zero, a molécula não pode ser formada. As ordens superiores ligar, indicando uma maior estabilidade na nova molécula.
  • Pense o seguinte exemplo. átomos de hidrogênio tem um elétron em órbita s , e orbital s Ele é capaz de acomodar dois elétrons. Quando dois átomos de hidrogénio estão ligados, cada elétron orbital completa s outro. Portanto duas orbitais de ligação são formados. Sem electrões é obrigado a mover-se em direcção ao orbital mais elevado seguinte, isto é, a orbital p (Assim, não formado orbitais antibonding). O fim da ligação é, por conseguinte, que é igual a 1. Desta forma, a molécula conhecida H2: Eu dihidrogenofosfato.

Artigos Relacionados