Dividindo um átomo

2 partes:divisão de base de um átomoFormas de divisão de átomos

Átomos podem ganhar ou perder energia quando um elétron se move a partir de um superior para uma órbita baixa ao redor do núcleo. No entanto, dividir núcleo lançamentos do átomo muito mais energia do que aquela que é liberada quando um elétron retorna para uma órbita mais baixa de maior energia que pode ser usada para propósitos destrutivos como tanto para fins produtivos e pacíficos. A divisão de um átomo é chamado de fissão nuclear e é um processo aberto em 1938 a divisão constante de um átomo é chamado de reação em cadeia.

parte 1divisão de base de um átomo

1

Escolha o isótopo correta. Alguns elementos ou isótopos de elementos sofrem decaimento radioativo. No entanto, nem todos os isótopos são criados da mesma forma quando se divide. O isótopo mais comum de urânio tem um peso atômico de 238, que consiste de 146 nêutrons e 92 prótons, mas seus núcleos estão absorvendo nêutrons sem ser dividida em núcleos menores de outros elementos. Um isótopo de urânio com três nêutrons menos, U, podem mais facilmente dividida que a U- chamado físsil isótopo disse.

  • Alguns isótopos pode ser quebrado com muita facilidade, tão rápido que você não pode estabelecer uma reação de fissão constante. Isto é chamado de fissão espontânea plutónio Pu isótopo é um desses isótopos, o isótopo Pu Ao contrário de ter uma taxa de fissão desacelerado.

2

Obter o suficiente para assegurar que a fissão isótopo continuar depois do primeiro átomo é dividido. Isso requer uma certa quantidade mínima de isótopo físsil para a reação de fissão é sostenible- isso é chamado de massa crítica. Para atingir uma massa crítica material de fonte suficiente é necessária para aumentar as chances de ocorrer fissão.

  • Por vezes, é necessário aumentar a quantidade relativa de isótopo físsil em uma amostra para garantir uma reacção de cisão ocorre sustentável. Isso é chamado de enriquecimento e tem sido utilizado vários métodos para enriquecer a amostra (para ver os métodos usados ​​para enriquecer urânio, consulte "Como enriquecer urânio").



3

Bombardeia os núcleos do isótopo físsil com partículas subatômicas. Uma partícula subatômica simples pode bater um átomo de U, dividido em dois átomos separados de outros elementos e solte três nêutrons. Comumente são usados ​​três tipos de partículas subatômicas.

  • Prótons. Estas partículas subatômicas têm massa e uma carga positiva. O número de protões em um átomo determina qual elemento é o átomo.
  • Nêutrons. Estas partículas subatômicas têm massa como prótons, mas estão sem carga.
  • As partículas alfa. Estas partículas são núcleos de átomos de hélio que são tomadas fora da órbita de elétrons. Composta por dois prótons e dois nêutrons.

parte 2Formas de divisão de átomos

1

Atire um núcleo atômico do mesmo isótopo contra a outra. Uma vez que é difícil de atravessar partículas subatômicas soltas, muitas vezes é necessário para forçá-los para fora dos átomos dos quais fazem parte. Um modo de conseguir isso é atirar uma determinada átomos de isótopos contra outros átomos do mesmo isótopo.

  • Este método foi utilizado para criar o U bomba atômica que foi lançada sobre Hiroshima. Uma arma como uma central de átomos de urânio U atira contra um pedaço de um material resistente U rápido o suficiente para fazer os nêutrons liberados acidente no núcleo de outros átomos de U e arma divisão. Por sua vez, os nêutrons liberados quando os átomos são divididos colidir com outros átomos e U divisão.

2

oprime fortemente a amostra atômica para físsil átomos se aglutinarem. Às vezes, os átomos se desintegram-se muito rapidamente e não pode ser demitido. Neste caso, se os átomos do grupo, a possibilidade de libertação de partículas sub-atómicas que atingiram e dividem outros átomos é aumentada.

  • Este método foi utilizado para criar a bomba atômica Pu lançada em Nagasaki. Quando explosivos convencionais detonam ter em torno de uma massa de plutônio, selo massa de plutônio e faz átomos de Pu estão perto o suficiente para que os nêutrons são liberados de bater e outros átomos de Pu divisão.

3

Excita os elétrons com luz laser. Com o desenvolvimento de lasers petawatt (10 watt), é agora possível dividir átomos utilizando luz laser para excitar electrões em metais que têm uma substância radioactiva.

  • Em um teste de 2000, no Laboratório Lawrence Livermore, na Califórnia, o urânio foi colocado em ouro e mantido em um recipiente de cobre. luz laser infravermelho de 260 joules foi alcançado o recipiente e eletrônica de excitação. Quando os elétrons retornar às suas órbitas normais, eles lançaram uma radiação gama forte que penetrou os de ouro e cobre núcleos liberando nêutrons que atingem átomos de urânio que estavam sob o ouro e se separaram. Como resultado da experiência, ouro e cobre ficou radioactivos.
  • Um teste semelhante foi realizado no Laboratório Rutherford Appleton, na Grã-Bretanha e 50 laser de terawatt (5 x 10 watt) apontando para uma placa de tântalo foi na frente de vários metais são utilizados: potássio, prata, zinco e urânio. uma porção dos átomos de cada grupo com sucesso.

avisos

  • Além de que certos isótopos fissão muito rápida, é possível que uma pequena explosão destrói o material físsil antes de atingir o nível desejado de reacção sustentada.

Artigos Relacionados