Como calcular o erro absoluto

3 Métodos:Realizar o cálculo usando a fórmula E = xi - xtRealizar o cálculo usando o erro relativoexemplo Problemas

Para a exatidão de um cálculo, deve expressar a medição quantitativa proximidade do valor real. O mais próximo é uma quantidade medida com o valor real, maior será a precisão da medição. A diferença entre a quantidade medida e seu verdadeiro valor é encontrado usando a fórmula E = xi - xt, onde xi é a quantidade medida, xt é o valor real e E é o erro absoluto. A palavra "absoluto" tem um significado diferente aqui do que em matemática. O "valor absoluto" indica a magnitude de um número, independentemente do seu sinal, enquanto que o "erro absoluto" pode ser negativo ou positivo. Se o valor medido for menor que o valor real, em seguida, o erro absoluto é negativa, ao passo que se a quantidade medida é maior do que o valor real, o erro absoluto é positivo.

método 1Realizar o cálculo usando a fórmula E = xi - xt

1

Encontrar a quantidade medida e o valor verdadeiro. A grandeza de medição é também chamado o valor inferido ou valor experimental. Ele obtém fácil uma vez que é o resultado direto de qualquer medida ou experiência. No entanto, você pode não saber o valor real. Neste caso, devemos buscar o valor aceito.

2

Subtrair o valor real da quantidade medida Com base na fórmula.

  • Por exemplo, uma quantidade medida de 100 tem um erro absoluto de 1 se o valor real é de 99 e um erro absoluto de -1 se o valor real é 101.



método 2Realizar o cálculo usando o erro relativo

1

Divida 100. A fórmula para o erro relativo é Er = x100, onde xi - xt é o erro absoluto e xt é o valor real. Normalmente, esses valores ocorrem com mais frequência do que o erro absoluto. É possível trabalhar em sentido contrário ao encontrar o erro absoluto.

2

Xt multiplicado pelo valor real. Desta forma, você obter a quantidade (xi - xt), que é o erro absoluto.

método 3exemplo Problemas

1

Se o erro relativo da média dos dados é de -2%, o que é o erro absoluto se a média é de 19,6 partes por milhão (ppm) e o valor real é 20,0 ppm? Solução: o erro relativo multiplicado pelo valor real e, em seguida, dividida por 100%. E = (-2 x 20,0) / 100. E = -0,4 ppm.

2

Apresenta um método de análise pesos amostrais ouro são abaixo de 0,3 mg. A percentagem de erro relativo causado por esta incerteza com o peso de ouro na amostra, que é de 800 mg, é igual a -0,04%. Calcule o erro absoluto.

Solução: Multiplique o erro relativo para o valor real e, em seguida, dividir por 100%.
E = (0,4 x 800) x 100
E = -0,32 mg.

dicas

  • Se não for dado um valor real, procura aceite ou valor teórico.
  • Os erros absolutos pode ser positiva ou negativa, dependendo se a acção é menor ou maior do que o valor real.
  • Normalmente, os valores são apresentados como, por exemplo, ± 2 20,0 eV (elétron-volts). Isto significa que o valor real da quantidade está dentro do intervalo de 18 eV a 22 eV. Não há erros nesta expressão.

Artigos Relacionados