Como calcular a frequência relativa
A frequência absoluta é um conceito simples de entender: ela refere-se ao número de vezes que um determinado valor aparece em um conjunto de dados específico (uma coleção de objetos ou valores). No entanto, a frequência relativa pode ser um pouco complicado. Ele refere-se à proporção de vezes que um determinado valor aparece num conjunto de dados específica. Em outras palavras, a frequência relativa é essencialmente o tempo de um acontecimento ocorre como dividido pelo número total de resultados.
passos
1
Prepare o seu conjunto de dados. Observe a faixa de valores que pretende analisar.
- Como exemplo, suponha que você tenha o seguinte conjunto de dados:
{1, 2, 5, 4, 6, 4, 3, 7, 1, 5, 6, 5, 3, 4, 5, 1}
2
Selecione um valor particular. Escolha um valor específico que irá determinar a frequência relativa.
- No exemplo acima, o valor encontra frequência relativa "5".
3
Halla frequência absoluta. Antes que você possa determinar a frequência relativa, você deve encontrar a frequência absoluta: o número de vezes que o valor aparece em um conjunto de dados. Conte o número de vezes que o valor aparece.
- No exemplo acima, a frequência absoluta é 4 porque o valor "5" 4 vezes no conjunto de dados.
4
Calcular a frequência relativa. Depois de ter determinado a frequência absoluta, você pode encontrar a frequência relativa dividindo a frequência absoluta entre o comprimento total do conjunto de dados (em outras palavras, o número de valores no conjunto de dados). A fórmula para a frequência relativa mostrada acima.
- No exemplo acima, existem 16 valores no conjunto de dados, por conseguinte, que divide o absoluto, 4 frequência entre 16 para obter a frequência relativa de ¼ ou 0,25:
dicas
- Fisicamente falando, a frequência relativa indica a presença ou ocorrência de um determinado evento em uma série de eventos.
- Se você adicionar as frequências relativas de todos os elementos de um conjunto de dados, você deve obter a soma de um.
- Se o conjunto de dados é muito longo para uma contagem simples, você tem que encontrar a frequência absoluta com um computador, usando pacotes de software como o MS-Excel ou MATLAB para evitar erros.